Jogos: Sun/Moon

Sun/Moon

As versões onde o seu pokémon pode disparar um poderosíssimo golpe: o Z-Move. Pokémon Sun e Pokémon Moon foram criados para a plataforma de Nintendo 3DS. Os pokémons representantes dessas versões são Solgaleo (Sun) e Lunala (Moon). São jogos da geração VII.

Nossa nova aventura irá se passar em Alola, uma região formada por um conjunto de 4 ilhas, onde 81 novos pokémons nos esperam (além de vários outros que já conhecemos). E não é só isso: alguns pokémons que conhecemos são totalmente diferentes por lá. São as chamadas formas de Alola. Trata-se de um fenômeno que aconteceu com esses pokémons que fez com que eles ganhassem uma nova aparência. Eles podem possuir tipos e habilidades diferentes, aprender novos golpes, entre outras coisas.

Aqui você receberá uma Rotom Dex, uma pokédex habitada por um Rotom. Logo, Rotom poderá conversar com você e ajudar a te guiar durante o jogo. Ele fornece um mapa do local onde você está e indica a sua próxima parada. Cada ilha de Alola possui uma seção diferente na pokédex, com uma porção de pokémons cada uma. Outra função da Rotom Dex é o Poké Finder. Esse recurso lhe permite tirar fotos de pokémons selvagens em determinados lugares do jogo, nos remetendo ao clássico Pokémon Snap do Nintendo 64.

Não tem ginásios? Isso mesmo! Nesses jogos, pela primeira vez, nosso objetivo não será colecionar insígnias. Nosso desafio agora é participar da Island Challenge. Você deverá viajar pelas ilhas e participar de provas (trials) que são oferecidas por um captão de provas (Trial Captain). Nessas provas, você deverá enfrentar um Totem Pokémon, um pokémon que é maior e mais forte que o comum, graças a uma aura que o envolve. Vencendo todas as provas, você deverá fazer uma grande prova (Grand Trial), que consiste em enfrentar um kahuna numa batalha. O kahuna é como se fosse um grande líder de uma ilha, cada uma das quatro ilhas possui um kahuna. Quando os quatro kahunas são vencidos, você fica apto a desafiar a Elite Four.

A grande novidade da vez fica por conta dos Z-Moves. Estes são golpes superpoderosos que os pokémons podem usar e quem sabe definir uma batalha! Pois é, agora mesmo os pokémons fracos podem ser uma ameaça. Para a magia acontecer, o pokémon precisa segurar uma Z-Crystal, uma espécie de cristal que irá transformar um golpe comum em um Z-Move. Esses golpes superpoderosos só podem ser usados uma vez em cada batalha, portanto é preciso escolher sabiamente o melhor momento. Existe um cristal para cada tipo e eles são obtidos ao completar as Trials e Grand Trials, ou em alguns pedestais que estão espalhados por Alola. Existem ainda alguns Z-Crystals que liberam um Z-Move exclusivo de um determinado pokémon.

Você poderá cuidar de seus pokémons através do novo recurso chamado Pokémon Refresh. Ele é o sucessor do Pokémon-Amie, trazendo de volta a possibilidade de fazer carinho e dar comida. Ele traz como novidade a possibilidade de limpar a sujeira de seus pokémons após uma batalha, de secá-los quando se molham e até de curá-los de algum problema de status.

Além das 4 ilhas principais e de 1 ilha artificial, Alola possui ainda um pequeno arquipélago chamado Poké Pelago. Lá é possível conseguir vários Poké Beans, que servem de alimento para seus pokémons no Pokémon Refresh. Este local é também um paraíso pokémon, onde os pokémons que você possui no PC vêm para fazer uma visita. Nas ilhas daqui é possível fazer várias atividades com seus pokémons. Você pode plantar Berries, mandar seus pokémons numa expedição para conseguir itens, treinar efforts, aumentar a felicidade e até chocar ovos. As ilhas podem ser desenvolvidas para se obter efeitos melhores. É necessário usar alguns Poké Beans para fazer as atividades e desenvolver as ilhas.

O jogo também conta com novas modalidades de batalha. Uma delas são as batalhas de S.O.S., onde um pokémon selvagem é capaz de chamar um aliado e o seu pokémon deverá derrotar sozinho outros dois. Isso é bem comum em batalhas contra Totem Pokémon. Outra modalidade é o Battle Royal. Este é um lugar onde 4 treinadores participam juntos de uma mesma batalha, cada um por si. Você é livre para atacar qualquer um dos três adversários. A batalha segue até que um treinador tenha todos os seus pokémons derrotados. Então, o treinador com melhor desempenho é eleito vencedor.

O fim dos HMs: nesses jogos, você não será mais obrigado a colocar golpes em seu pokémon para poder atravessar o cenário. Com o retorno das montarias, essa função passa a ser assumida inteiramente por eles – os pokémons de montaria! Com o novo recurso chamado Poké Ride, você poderá invocar um pokémon de montaria que irá lhe ajudar a quebrar pedras, atravessar terrenos rochosos, voar pelos céus ou surfar sobre as águas. Você não precisa capturar o pokémon em questão, basta que tenha a montaria registrada em seu Ride Pager para poder invocá-la sempre que precisar.

Como substituto do PSS, temos o Festival Plaza. É neste lugar onde você pode se conectar com outros jogadores para trocar e batalhar. Além disso, ele traz também alguns recursos de jogos antigos, como a possibilidade de fazer missões (como acontecia no Entralink) e a possibilidade de criar diversas lojas (como acontecia na Join Avenue). Aqui você poderá ir subindo o Rank e liberando novas funcionalidades. Você conseguirá Festival Coins, que servem como moeda para adquirir as coisas por aqui.

E um novo conceito de pokémon surge nesses jogos: as Ultra Beasts. Essas criaturas nada mais são do que pokémons que vieram de uma outra dimensão, conhecida como Ultra Espaço. Elas possuem uma aparência fora do cumum e são envolvidas por uma aura que as tornam bastante poderosas. Algumas delas começaram a escapar de seus mundos, vindo causar problemas na região de Alola. A Polícia Internacional está investigando essas criaturas e você, claro, terá um papel fundamental nessa história.

A cada geração que passa, novos e mais novos conceitos vão surgindo. Sempre estamos experimentando um jeito novo de jogar Pokémon. Se você quiser viver uma aventura diferente de tudo o que você já viu, Pokémon Sun/Moon são jogos perfeitos para você!

Vilões:

Equipe Skull
A Equipe Skull está aqui para fazer bagunça. E é só isso mesmo! Eles não possuem nenhum propósito, a não ser causar encrenca e se meter em confusões. Seus membros são punks que adoram fazer várias poses. Eles são um bando de cabeças de vento que falharam no Island Challenge e agora vivem por aí sem ter o que fazer. Muitos em Alola não os consideram como uma ameaça, apenas como uma gangue de perturbadores. Eles podem roubar pokémons, fazer vandalismo, grafitar muros e tomar as coisas dos outros apenas para espalhar o caos. Como herói, o trabalho que você terá é de por a ordem na casa e colocar os baderneiros em seu devido lugar.

Guzma Plumeria
Membros comuns

A equipe é composta apenas pelo chefe Guzma, a admin Plumeria e os membros comuns.

Fundação Aether
Esta não se trata de uma equipe de vilões. A Fundação Aether é uma organização que tem como propósito cuidar de pokémons feridos. Eles oferecem abrigo aos pokémons e os mantém a salvo da Equipe Skull. Contudo, essa organização possui um grande interesse nas ultra beasts e está atrás de Cosmog, um pokémon que possui um poder oculto. O que será que eles pretendem afinal? Caberá a você descobrir.

A Fundação Aether é formada pela presidente Lusamine, os chefes de ramo Faba e Wicke, e diversos empregados, entre eles alguns cientistas que trabalham em laboratório.

Iniciais:

Nestas versões, você poderá iniciar sua jornada contando com um destes pokémons

Rowlet (planta)
Litten (fogo)
Popplio (água)

Graças a um recurso chamado Island Scan, você também poderá ter acesso aos seguintes pokémons

Chikorita (planta)
Cyndaquil (fogo)
Totodile (água)
Serperior (planta)
Emboar (fogo)
Samurott (água)

Diferenças:

Diferenças de uma versão para outra
Além dos pokémons exclusivos e do lendário principal, um detalhe bastante notável é o tempo invertido. Enquanto em Sun exibe o horário normal que está configurado em seu Nintendo 3DS, em Moon é exibido o horário com 12 horas de diferença. Isso quer dizer que se você joga ao meio-dia, na verdade será meia-noite em Pokémon Moon. Isso afeta diretamente os eventos que obedecem o período do dia. Além disso, o primeiro Totem Pokémon que você enfrenta no jogo será diferente de uma versão para a outra. Existem também algumas roupas que só são encontradas em uma das versões. O Festival Plaza também possui algumas lojas exclusivas em cada versão. Temos ultra beasts exclusivas em cada versão. E temos também alguns treinadores que só podem ser batalhados em uma das versões na Battle Tree.

Diferenças de S/M para as versões anteriores
Comparando S/M com os jogos RPG de pokémon mais antigos, podemos destacar:

  • Ausência de bicicleta, patins ou algo parecido.
  • Ausência dos HMs, visto que as montarias agora fazem essa função.
  • Os treinadores agora são vistos logo atrás de seus pokémons durante as batalhas.
  • O jogo volta a ter a música de fundo em diferentes tons de acordo com o dia ou a noite, como era em Diamond/Pearl.
  • Os treinadores que você enfrenta durante o jogo podem manter seus pokémons dentro de outros tipos de pokébolas além da tradicional.
  • Inclusão do sistema de Island Challenge em substituição ao sistema de ginásios.
  • Possibilidade de usar Z-Moves.
  • Pokémons com variações regionais (formas de Alola).
  • Novas modalidades de batalha incluídas: Batalhas de S.O.S e Battle Royal.
  • Modalidades de batalha removidas: Batalhas em horda, batalhas no céu, batalhas em trio, batalhas rotacionais
  • Pokémon Refresh substitui o Pokémon-Amie
  • Super Training é removido.
  • Hper Training é incluído, permitindo treinar os IVs.
  • Inclusão do Festival Plaza em substituição ao PSS.
  • Pokémos agora possuem Evolution Moves, golpes que são aprendidos no momento da evolução, idepententemente do level ou do método evolutivo.
  • Não é mais possível visualizar o seu Hall of Fame pelo PC.
  • Ausência da National Dex (pokémons de fora da Alola Dex não possuem entradas na Pokédex).
  • Possibilidade de receber pokémons de eventos por QR Codes (bem como registrar pokémons na Pokédex).
  • Algumas mecânicas de jogo foram revisadas e atualizadas.
  • Diversas outras mudanças

Screenshots: