Vantagens × Desvantagens
Fraquezas × Resistências × Imunidades
Uma das coisas que todo treinador pokémon deve saber é qual pokémon é melhor para se obter vantagem numa batalha. Uma das formas para conseguir isso é pelo tipo do pokémon adversário. Sabendo qual é a fraqueza daquele tipo, basta usar um pokémon que tenha um golpe do tipo que tenha vantagem ao tipo do tal pokémon. Complicado? É mais fácil do que parece! Vamos pegar como exemplo 2 tipos básicos: fogo e água. Todos nós sabemos que a água apaga o fogo. A idéia é parecida, use um golpe de água em um pokémon de fogo e obterá a vantagem! Isso significa que pokémons de fogo tem fraqueza (desvantagem) ao tipo água. Também tem a questão da resistência. Se atacarmos um pokémon de água com um golpe de fogo, causará a metade do dano normal. Isso acontece porque pokémons de água têm resistência ao tipo fogo. Mas nem sempre ocorre assim. O tipo elétrico tem vantagem a água, mas ele não tem resistência a água. Isso quer dizer que se atacar um elétrico com golpe aquático, o dano será normal.
Se você tiver vantagem ao tipo do adversário, você causa o dobro do dano normal (×2), se o tipo do adversário tiver resistência ao tipo de seu golpe, você causa a metade do dano normal (×½), se os tipos não tiverem condição especial entre si, você só causa o dano normal (×1). Também existe a imunidade, que é quando o golpe não afeta o pokémon; não causa nenhum dano (×0). É o caso de atacar um fantasma com golpes do tipo normal.
Existem pokémons que têm 2 tipos. Vamos tomar como exemplo os tipos água/voador. Esses dois tipos têm desvantagem a elétrico. Então, se usado um golpe elétrico num pokémon desses (pode ser Mantyne, Pelliper, Gyarados...), você causa o quádruplo do dano normal (×4). Agora, se usado um golpe de planta em um pokémon do tipo fogo/voador (Charizard, Moltres, Ho-oh), o golpe causará a quarta parte do dano normal (×¼), porque tanto o tipo fogo como o tipo voador têm resistência ao tipo planta, fazendo com que o dano caia para a metade da metade.
Na tabela abaixo você pode verificar todas as vantagens, resistências, fraquezas e imunidades possíveis, inclusive todas as combinações de tipos de pokémon que existem. As linhas (fileiras horizontais) é o tipo do golpe que o pokémon atacante usa, ou seja, é o tipo emissor. As colunas (fileiras verticais) é o tipo do pokémon que recebe o golpe, ou seja, é o tipo receptor. Note que golpe tem apenas um tipo, mas o pokémon pode ter até dois.
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T I P O D O P O K É M O N Q U E R E C E B E R Á O G O L P E |
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T D G A
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Legenda:
Tipos:
- Normal
- Fogo
- Água/Aquático
- Elétrico
- Planta/Grama
- Gelo
- Lutador
- Veneno/Venenoso
- Terra/Terrestre
- Voador
- Psíquico
- Inseto
- Pedra/Rocha
- Fantasma
- Dragão
- Noturno/Dark
- Metálico/Aço
- Fada
Valores:
4× | O golpe tem dupla vantagem sobre o adversário (dano ×4) - It’s super effective! |
2× | O golpe tem vantagem sobre o adversário (dano ×2) - It’s super effective! |
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Não tem condição especial, o dano causado é normal (dano ×1) |
½× | O adversário tem resistência sobre o golpe (dano ×½) - It’s not very effective... |
¼× | O adversário tem dupla resistência sobre o golpe (dano ×¼) - It’s not very effective... |
0× |
O golpe não causa dano, o adversário fica imune (dano ×0) - It doesn’t affect... |
[VERSÃO DA TABELA PARA DOWNLOAD]