Novo emulador Citra: Muito mais leve e fácil de usar

(Tempo de Leitura: 3 minutos)

Parece que finalmente os jogos de 3DS vão ficar acessíveis àqueles que não tem condições de comprar um portátil. Isso porque recentemente o emulador Citra recebeu melhorias que, em média, dobraram a velocidade do emulador e o deixaram muito mais otimizado.

Isso na versão Canary, uma versão de testes. Conforme eles explicam no site oficial, agora o emulador não precisa de uma CPU (processador) tão potente, porque ele vai aproveitar a GPU (“placa de vídeo”) para renderizar os gráficos mais rapidamente. Mesmo quem possui apenas um Core i3, i5 ou i7 de terceira geração em diante e respectivos Pentiums, mas sem placa de vídeo dedicada, também poderá notar melhoras de velocidade, pois o HD Graphics da Intel vai ajudar nessa parte.

Apenas como exemplo de como o emulador está mais leve, o usuário João#8945 publicou no nosso Discord alguns testes que ele fez. Ele foi nas opções e colocou o jogo pra rodar em resolução 4K (10 vezes mais do que o original do 3DS), e sua placa de vídeo, uma GeForce 1060, precisou usar apenas 34% da capacidade.

Em outro teste, ele reduziu a velocidade de seu processador para apenas 1.8 GHz e configurou o Citra para usar apenas 2 núcleos da CPU, simulando um dual-core. Ainda assim o Citra ficou com 100% da velocidade, e o processador ainda teve folga. Isso quer dizer que mesmo notebooks não devem ter tanta dificuldade em rodar o emulador agora.

Lembrando que os requisitos básicos continuam os mesmos: É preciso pelo menos ter um sistema operacional de 64 bits e uma GPU que suporte OpenGL 3.3 ou superior.

Assim, com todas essas melhorias, removemos do site o “Citra Rápido” (que era antigo e nem tão rápido assim) e substituímos por esta versão mais nova. Clique aqui para acessar a página de Emuladores.

Além disso, essa versão aparentemente também não exige mais que se instale arquivos extras do 3DS para poder rodar os jogos, ficando bem mais fácil de usar. Por isso, atualizamos também o tutorial dele. Não deixe de dar uma lida caso tenha alguma dúvida, e pode nos comunicar caso algo encontre algum erro nele.

Esperamos que gostem ^^

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.