Jogos: Diamond/Pearl

DIAMOND/PEARL

As versões onde você pode perceber quando um pokémon é macho e quando é fêmea. Pokémon Diamond e Pokémon Pearl foram criados para a plataforma de nintendo DS. Os pokémons representantes destas versões são Dialga (Diamond) e Palkia (Pearl). São jogos da geração IV.

A cada geração que passa, os jogos de pokémon vêm com cada vez mais novidades, e Diamond/Pearl não poderia ser diferente! São 107 novos pokémons (já são quase 500 no total! E boa parte dos novos são evoluções/pré-evoluções dos pokémons antigos), novos ginásios, novos vilões, enfim, aquela porrada de coisas novas de sempre. O jogo traz algumas referências de Johto (o continente que parece ter se afastado), a principal delas, é a aparição de Jasmine, umas das líderes de ginásio de Johto. O professor desta região é o Profº Rowan, este tão velho quanto o Profº Carvalho, e por falar nele, também aparecerá no jogo. Até agora o Profº Carvalho só não apareceu por Hoenn mesmo.

Uma grande novidade de D/P: você poderá identificar diferenças em alguns pokémons machos e fêmeas. Vamos tomar como exemplo o Pikachu (como sempre…). O macho tem a ponta do rabo reta, a fêmea, com um pequeno corte no centro.

Pikachu Macho
Pikachu Fêmea

Assim como em G/S/C, você poderá ver o dia passando. Estou dizendo que você notará quando é dia, noite, tarde, manhã, madrugada, horas matutinas e vespertinas. Você verá o amanhecer, entardecer e anoitecer a cada hora que se passa. Você vê a cor da tela mudar nesses horários:

Às 09:00 passa a ser o período da manhã
Às 12:00 já é de dia
Às 15:00 já começa a entardecer
Às 16:00 é a tarde
Às 17:00 começa o período vespertino
Às 18:00 já começa a anoitecer
Às 19:00 é noite
Às 20:00 já é considerado madrugada
Às 04:00 já está amanhecendo
Às 05:00 é o período matutino
Às 09:00 passa a ser o período da manhã novamente

Praticamente de hora em hora muda alguma coisa. Às 20:00 é possível ver as luzes das casas acesas, 0:00 já estão apagadas. Às 9:00 a sombra do personagem é pequena, 10:00 é grande (e 0:00 quase não tem sombra). Como em G/S/C, alguns pokémons podem aparecer só à noite, ou mais facilmente de manhã. Normalmente os períodos seriam 10:00 para começo do dia, 20:00 para noite e 4:00 para manhã. Outra coisa: quando passa a ser noite, a música de fundo de muitos lugares passa a ser mais pacífica, num ritmo mais calmo. Ah, e claro, haverá eventos que será possível fazer uma vez por dia ou uma vez por semana.



Depois da PokéGear e da PokéNav, agora temos o Pokétch, um aparelho multifuncional em formato de relógio. Além de mostrar as horas, ele é calculadora, bloco de notas, contador de passos, mostra seus pokémons e seus stats, localiza itens escondidos numa espécie de radar, mostra onde você plantou suas berries, mostra os pokémons que você deixou no DayCare, marca lugares num mini mapa, é calendário … enfim, são mais de 20 funções que podem ser realizado por um aparelho desses.

Há uma nova classificação de golpes: físicos e especiais. Físicos são golpes onde o usuário tem um contato físico (corporal) com o adversário). Já os especiais são os golpes que podem ser usados a uma certa distância, não sendo  preciso encostar no adversário para causar o dano. Há também golpes classificados como outros, normalmente são aqueles que não são de causar dano, mas de algum outro efeito.

O Subterrâneo de Sinnoh! Nestes games você poderá ir ao subterrâneo do continente, com um kit escavador e encontrar muitos itens, como as pedras de evolução antigas e os fósseis dos pokémons, desta geração e mais para frente os das gerações anteriores. Nestes jogos ninguém mergulha no oceano, porém temos a chance de explorar o subterrâneo do continente.

A Pokédex agora está mais moderna, ela pode mostrar as diferentes formas que um pokémon pode ter (no caso, diferença de macho e fêmea, ou um pokémon como Shellos que tem mais de uma forma). Além disso, ela pode comparar a altura ou o peso do treinador com a altura ou o peso do pokémon.

Diferente dos últimos pares de jogos, em Diamond/Pearl existem muitas coisas que podem ser feitas após derrotar a elite 4. O destaque vai para a Battle Zone, uma grande ilha que se localiza ao noroeste do continente, onde os grandes treinadores vão atrás de grandes desafios. Mas também há muitos outros eventos menores para se fazer depois da elite 4, sem falar nas áreas opcionais que existem durante todo o jogo.

Em Hoenn existiam os Pokémon Contests, aqui existem os Super Pokémon Contests! Super, porque há muitos detalhes mais que antes não existiam. Pokémons agora podem vestir acessórios que podem ajudar no concurso. Se você vencer o concurso que participar, seu pokémon ganhará um acessório especial, além da medalha do respectivo concurso. O Super Contest tem 4 níveis (Normal, Great, Ultra e Master) que variam em 5 categorias (beauty, cool, cute, smart e tough). Notem que os níveis de Contest mudaram o nome (antes tinham o nome dos níveis das pokébolas japonesas – normal, super, hyper, master – agora têm o nome dos níveis das pokébolas em inglês – normal, great, ultra, master). Claro que o Super Contest não deixa de ser um lugar opcional.

E não é só isso. Diamond e Pearl são grandes jogos com várias coisas para fazer e descobrir. Portanto, vá atrás delas e descubra um repleto mundo cheio de coisas novas!

 

Vilões:

Equipe Galactic
E os vilões de Sinnoh são galácticos! (caramba, esses foram a gota d’água! Vocês precisam ver o uniforme deles!) Eles têm o plano de dominar o tempo/espaço, para isso, vão tentar controlar Dialga/Palkia, os Guardiões do tempo/espaço. Depois de muito esforço, eles conseguem chegar ao topo do Mt. Coronet, você deve ir lá e impedir que eles causem o terror no mundo pokémon.

A equipe é formada pelos seus membros comuns, 3 commanders (membros superiores, equivalentes aos Admins das Equipe Aqua/Magma em R/S/E) e um chefão, Cyrus, líder da Equipe Galactic. Como esta é a equipe galáctica, seus commanders tem os nomes dos planetas marte, júpiter e saturno.

Membros

Mars

Jupiter

Saturn

Líder:

comuns

Trio de Commanders

Cyrus

Iniciais:

Nestas versões, você poderá iniciar sua jornada contando com um destes pokémons

Turtwig (planta)
Chimchar (fogo)
Piplup (água)

Conectividade:

  • D/P são compatíveis com os jogos de Game Boy Advance R/S/E/FR/LG logo após que você consegue a National Dex. Basta colocar sua fita no slot de GBA do Nintendo DS, ao mesmo tempo da sua fita de D/P. Você pode tranferi-los via Pal Park, eles não podem ter golpes de HMs, terão de ser re-capturados e não poderão ser mandados de volta para seu jogo de origem
  • Com o game de GBA inserido no GBA slot do seu DS, é possível encontrar pokémons que não costumam aparecer em Sinnoh. Por exemplo, tendo Ruby inserido no GBA slot, você pode encontrar Seedot, Mawile, Zangooze e Solrock por Sinnoh (note que esses pokémons são exclusivos de Ruby, isto é, não aparecem em Sapphire)
  • Com a conexão Wi-Fi, você poderá trocar, batalhar e se comunicar com outros jogadores
  • Com o Global Trading Station, você e outros jogadores podem colocar um pokémon para ser trocado e buscar por pokémons de outros jogadores
  • Tem uma certa conectividade com Ranger (Manaphy), Pokémon Battle Revolution e My Pokémon Ranch

Diferenças:

Diferenças de uma versão para outra
Alguns pokémons só poderão ser capturados em Diamond … outros apenas em Pearl … Dialga é encontrado somente em Diamond … Palkia só em Pearl.

Diferenças de D/P para as versões anteriores
Comparando D/P com todos os jogos RPG de pokémon que já passaram, podemos destacar:

  • A mochila nunca mais ficará cheia, todos os itens cabem agora, por conter partições mais específicas
  • Você pode usar cápsulas para enfeitar suas pokébolas e causar um efeito ao lancá-las (bom em Contests)
  • Melhor organização de golpes físicos, especiais e outros
  • Diferenças de pokémons machos e fêmeas
  • Surgimento de uma série de pokémons com mais de uma forma
  • Os TMs e HMs juntos totalizam 100!
  • Você pode ir ao subterrâneo
  • Apenas uma bicicleta, porém com duas “marchas”
  • Novos meios de captura e de evolução
  • Pokétch como aparelho multifuncional
  • Gráficos dando a sensação de volume (3D)
  • A Battle Tower tem um líder
  • Compatibilidade com os games da geração anterior
  • É possível notar quando é manhã, noite, tarde, madrugada, etc.
  • Alguns treinadores batalham em dupla ao seu lado, surgindo até batalhas em dupla com pokémon selvagens
  • Novidades e informações diferentes na Pokédex
  • Super Pokémon Contests e muito mais!

Screenshots:








 

SEÇÕES

Detonado
Action Replay Diamond: Inglês / Espanhol
Action Replay Pearl: Inglês / Espanhol
TMs e HMs
FAQ
Continente Sinnoh
Pokémons exclusivos
Grupos de cruzamento
Trocas com NPCs
Eventos Diários e Semanais
Move Tutors
Manadas de Pokémons
Pokémon Especiais
Pokémons encontrados com PokéRadar
Pokémons baseados no slot de GBA
Pokémons Indisponíveis
Os Plates de Arceus
Conseguindo um Spiritomb
Batalhas em Dupla com Selvagens
Períodos do Dia
Subterrâneo de Sinnoh
Pokétch
Os Selos de Pokébolas
Pokémon Super Contests
Trainer Card
Mystery Gift

SPRITES

Sprites D/P Normais Frame 1
Sprites D/P Normais Frame 2
Sprites D/P Fêmeas Frame 1
Sprites D/P Fêmeas Frame 2
Sprites D/P Shiny Frame 1
Sprites D/P Shiny Frame 2
Sprites D/P Fêmeas Shiny Frame 1
Sprites D/P Fêmeas Shiny Frame 2
Sprites D/P Normais de Costas
Sprites D/P Fêmeas de Costas
Sprites D/P Shiny de Costas
Sprites D/P Fêmeas Shiny de Costas
Pokémons com mais de uma forma (todos os jogos)
Sprites Treinadores (todos os jogos)