Jogos: Crystal

CRYSTAL

A versão em que os pokémons se movimentam! Pokémon Crystal foi criado para a plataforma de game boy color. O pokémon representante desta versão é o Suicune. É um jogo da geração II.

Olha, ele se mexe! Isso é o que todos falavam quando Crystal foi lançada. Cada vez que se encontra um pokémon, você vê uma animação no começo da batalha, e o pokémon visto se mexe por um instante. Outra grande novidade é que agora você pode escolher entre jogar como menino ou menina. Antes, o treinador protagonista sempre era um menino. Quem era do sexo feminino e jogava pokémon provavelmente não gostava muito disso, mas agora tem uma personagem feminina, caracterizando melhor as jogadoras.

O desenrolar do jogo é praticamente o mesmo de Gold/Silver, mas com uma ou outra alteração, com algumas coisas novas para fazer. Existe algumas coisas mais a fazer na caverna dos Unowns, tanto é que aparecem Unowns na abertura do jogo. Em Crystal, quando você entra numa cidade ou rota, uma legenda aparece mostrando o local que você acaba de entrar (o que não acontecia em nenhuma das versões anteriores)

Nesta versão existe um novo personagem: o Eusine. Ele é como se fosse um segundo rival e está sempre atrás do Suicune. Em algumas ocasiões você se encontrará com ele no jogo, às vezes até tendo que batalhar contra ele. Como esta é a versão do Suicune, você o verá algumas vezes no decorrer do jogo, mas só poderá enfrentá-lo depois de derrotar a Equipe Rocket em Goldenrod.

E o que acontece com Ho-oh e Lugia? Também poderão ser capturados, ambos no lv.60, diferente de G/S (onde o guardião da versão em que se joga era lv.40 e o da versão oposta lv.70). Para batalhar com estes lendários é preciso fazer algumas coisas. Assim como Gold, você precisa falar com o velho de Pewter para poder ir nas ilhas do Lugia. Se você for à Tin Tower, terá que enfrentar Suicune, mas não será possível lutar contra Ho-oh. É preciso capturar Suicune e também Raikou e Entei pelos matinhos. Tendo capturado o trio lendário, a Tin Tower estará liberada para se encontrar Ho-oh.

Neste jogo, como sempre, alguns pokémons estão localizados em lugares diferentes. Quem jogou G/S verá que não tem Mareep logo depois do 1º ginásio, quem estava pensando em capturá-lo terá de buscar outro elétrico. E também alguns golpes aprendidos mudaram, alguns pokémons podem aprender golpes novos naturalmente e por TM.

Um ovo especial, o Odd Egg! Neste jogo, além do ovo de Togepi, você poderá receber outro ovo. No Day-Care, a casa onde você podem deixar pokémons para botarem ovos, você pode pegar o Odd Egg, um ovo em que nascerá um pokémon bebê (pré-evolução de um pokémon da geração anterior). O pokémon que sair desse ovo terá 50% de chances de ser shiny! Os pokémons que podem nascer são: Igglybuff, Pichu, Cleffa, Tyrogue, Magby, Elekid ou Smoochum. Quando nascerem, um dos golpes será o Dizzy Punch.

Apenas em Crystal é possível pegar o telefone de algumas pessoas que podem te ligar e te dar uma predra de evolução. Assim você poderá evoluir pokémons que precisam das pedras mais cedo no jogo. São eles:

Fire Stone – Schoolboy Alan na route 36
Water Stone – Fisherman Tully na route 42
Thunder Stone – Lass Dana na route 38
Leaf Stone – Picknicker Gina  na route 34

Existe uma Battle Tower em Crystal. Ela fica em Johto, na cidade de Olivine. Neste lugar o treinador poderá testar suas habilidades, lutando com pokémons do mesmo nível que o seu. Para entrar, é preciso estar carregando 3 pokémons e eles devem estar de preferência no mesmo nível, e em um nível redondo (lv.10, 20, 30, …, 100), assim você poderá ver se é mesmo um bom treinador! Conseguindo derrotar os treinadores de lá você recebe um item de prêmio.

Tem um MoveTutor no jogo. Ele faz com que seu Pokémon aprenda um golpe especial pagando 4000 coins (moedas que são usadas no Game Corner). Esses golpes são Ice Beam, Thunderbolt e Flamethrower. Ele aparece no Game Corner às quartas e domingos, mas isso se você já tiver derrotado o Ash (ou seja, depois que acabam os eventos mais importantes do jogo …).

Em suma, Pokémon Crystal é uma versão com muitos eventos diferentes e interessantes.

Vilões:

Equipe Rocket
A Equipe Rocket continua a mesma de Gold/Silver. Quem já jogou essas versões já estará preparado.

Iniciais:

Nestas versões, você poderá iniciar sua jornada contando com um destes pokémons

Chicorita (planta)
Cyndaquil (fogo)
Totodile (água)

Diferenças:

Diferenças de Crystal para G/S
A presença do personagem feminino e de Eusine na história foram as mais marcantes, vejamos algumas outras delas:

  • Pokémons animados
  • Nova área nas ruínas do Unowns
  • Um ovo surpresa
  • Treinadores que te ligam para te dar itens
  • Presença da Battle Tower
  • Coisas diferentes a fazer para Clair te dar a 8ª insígnia (você ainda recebe Dratini)
  • Legenda ao entrar numa área

Diferenças para a versão japonesa
Algumas coisas também mudaram da versão japonesa para a ocidental de Crystal:

  • Na versão japonesa você não recebia o ovo no Day-Care, você recebia o Egg Ticket para depois ser trocado pelo ovo
  • O Centro Pokémon de Goldenrod era enorme na versão japonesa, pois tinha outra funções e era chamado de Pokémon Communication Center
  • Jogadores podiam trocar pokémons e batalhar através do celular com um aparelho (Mobile Adaptor), funcionando como o Cabo Link, mas você não precisaria estar ao lado se seu amigo
  • No Japão era possível ter a GS ball que fazia Celebi aparecer, nas versões ocidentais, Celebi não está disponível

Screenshots:









 

SEÇÕES

Detonado
GameShark
TMs e HMs
FAQ
Continente Johto
Pokémons Exclusivos
Grupos de Cruzamento
Trocas com NPCs
Capture o Celebi
Buena’s Password
Odd Egg
Lista de Telefones
Eventos Diários
Pokémons Especiais
Conseguindo os 3 iniciais
Clonando Pokémons
Fabricando Rare Candy

SPRITES

Sprites Crystal Animados
Sprites Crystal Animados Shinies
Sprites G/S/C de Costas
Sprites G/S/C de Costas Shinies
Sprites Treinadores (todos os jogos)