Voltando às origens: Quer ajudar a Pokémon Mythology?

(Tempo de Leitura: 6 minutos)

Boa tarde!

De tempos em tempos, nós costumamos abrir vagas no site para quem quer ajudar o site como news editor, publicando notícias. Enquanto planejávamos novas inscrições, tivemos uma ideia um pouco diferente dessa vez, mas que se parece à como a Mythology funcionava no início: e se todos os visitantes pudessem escrever notícias? Calma que a gente explica.

Bem antigamente, existia um site chamado ScizorTemple, que era parte de outro site maior, a Anime Network (ANNBR). Em 2004, o pessoal da ScizorTemple teve a ideia de criar um MSN Groups, um site que era um pouco limitado, mas que permitia a criação de páginas e que tinha também um quadro de mensagens onde todos podiam escrever o que quisessem, parecido com um fórum. Assim nasceu a Pokémon Mythology, que depois acabou se tornando independente. Além de ser um lugar para os fãs interagirem, as notícias que os visitantes divulgavam no grupo eram também publicadas na ScizorTemple, com os devidos créditos. Muitos gostavam daquele esquema, pois era uma forma de ter o seu espacinho pra falar sobre Pokémon.

Imagem do nosso primeiro site (olha eu ali!)

Hoje, 13 anos depois, temos nosso próprio site, Facebook, um fórum, um Twitter, um Discord… opções para os fãs interagirem não faltam, mas quase sempre tivemos falta de voluntários na equipe para publicar notícias. Depois que preenchíamos as vagas, a maioria acabava saindo poucos meses depois.

Mas o WordPress, que usamos hoje, tem uma função que bem poucos blogs aproveitam, que é a de permitir que os visitantes cadastrados no site sejam colaboradores. O cargo de colaborador funciona da seguinte forma: o usuário pode escrever a matéria normalmente, só não pode publicá-la de imediato (precisa que um moderador revise e aprove antes). E é daí que tivemos essa ideia: por quê não usarmos isso?

Com os jogos Ultra Sun & Ultra Moon chegando, muitas informações surgem a cada dia e às vezes os News Editores atuais não dão conta de escrever tudo, pois a maioria de nós já tem várias responsabilidades. Sobra menos tempo ainda para completar as páginas de informações que faltam. Mas com essa ideia, se os visitantes quiserem ajudar escrevendo as notícias como colaboradores, isso ficaria mais leve para todos, o site ganharia movimento e os visitantes conseguiriam informações mais rápidas sobre Pokémon. Todos se beneficiariam =)

=== Colocando em prática ===

A partir de hoje, todos os que se cadastrarem no site (pelo menu direito, ou clicando aqui) vão ganhar o cargo de colaboradores. Aqueles que se registraram antes já foram alterados para colaboradores também. Após se registrar e logar no site, no topo você verá uma barra que permite abrir a página de criação:

Depois é só escrever o post desejado e clicar em “Enviar para revisão”. Assim, quando um moderador, ou um admin como eu e ou o Robert, lermos o post para conferir se está tudo ok, publicaremos no site.

O que posso publicar?
Queremos ajuda com notícias sobre os jogos e o anime, principalmente. Mas você pode aproveitar a chance para divulgar algum evento relacionado à Pokémon que vai acontecer na sua região (um torneio de TCG, ou um evento com cosplays, por exemplo). Tutoriais também são bem vindos. Alguns gostam de postar dicas de como conseguir algo nos jogos, ensinar a desenhar algum Pokémon, ou mesmo curiosidades, todos esses nós aceitaremos também. Se for bem escrito e tiver um bom tamanho, podemos transformar o post numa matéria. =)

Todos os posts dos colaboradores serão publicados?
Não, mas acredito que a maioria poderá. É claro que, como todos poderão escrever, pode acontecer de duas pessoas redigirem a mesma notícia antes de serem publicadas (colaboradores conseguem ver o título de outros posts não publicados, use isso para saber se alguém já não está escrevendo sobre a mesma coisa). Em caso de notícias repetidas, daremos prioridade ao que foi escrito primeiro, ou ao post que estiver melhor escrito ou mais detalhado (permitimos emoticons e internetês, mas capriche no português!). O critério será nosso, e o tempo para aprovação pode variar também, depende do nosso tempo.

Com o tempo, posso virar um News Editor permanente?
Sim! Se você conseguir que 5 posts sejam escolhidos e publicados no site (essa quantidade pode mudar no futuro), alteraremos seu cargo para Autor. Com isso você poderá publicar posts diretamente. Após ganhar esse cargo, caso fique inativo por mais de 4 meses, você voltará a ser colaborador, mas poderá enviar posts normalmente para tentar conseguir o cargo de novo sem problemas.

E se eu fizer uma cagada? =B
Se você escrever algo ofensivo ou com conteúdo impróprio (use de bom senso), ou algo que claramente não era pra estar na Pokémon Mythology, mesmo sendo apenas um rascunho para revisão, perderá até o cargo de colaborador e passará a ser um visitante comum. Dependendo da gravidade, perderá até a conta. Também maneire na quantidade de posts. Escrever 5 posts num único dia, se não forem realmente necessários, pode atrapalhar o trabalho de revisão.

Ah, importante: Notícias que vieram de sites oficiais de Pokémon (por exemplo, no site oficial pokemon.com, no YouTube, etc) não precisam que se mencione a fonte, visto que é uma informação pública. Mas caso busque informações de algum fan-site, mesmo que seja nosso parceiro, é importante mencionar a fonte. Plágio ou simples copiar/colar, se forem detectados, levarão à perca do cargo.

Já tenho um site, posso fazer propaganda dele nos posts?
De certa forma, sim. Nas configurações do seu perfil, há um espaço para colocar suas informações biográficas, onde você pode se descrever para que outros te conheçam melhor. Essa “bio” vai aparecer no final de todos os seus posts. Se quiser você pode informar ali seu perfil do YouTube, Twitter, o nome e endereço do seu site, sem problemas. Também pode republicar nos seus posts alguma notícia de seu site no nosso, informando que ele é a fonte. Apenas não faça posts simplesmente pedindo para visitar seu site, isso é spam e pode levar à perda do cargo.

Ganho algo com isso?
Já teve gente que mandou currículo para nós pedindo emprego (-q), mas isso não é um contrato. Tudo o que fazemos na Pokémon Mythology é voluntário, não ganhamos nada financeiro com isso. Até temos uma discreta propaganda do Google na lateral para tentar cobrir as despesas, mas em dois anos ele rendeu apenas 20 dólares, sendo que o site custa para mim 300 dólares por ano para manter online (é). Ou seja, nem nós que cuidamos do site ganhamos algo, fazemos isso só porque gostamos mesmo, é o nosso hobby. Mas gostamos quando vemos que algo que postamos ajudou alguém que tinha alguma dúvida sobre os jogos, alguém que ia esquecer de um evento com um lendário shiny e quase perdeu se não fosse nosso aviso, por exemplo. Ajudar outros às vezes alegra mais do que receber algo, esperamos que goste desse hobby também ^^.

Bom, é isso. Alguns detalhes desse novo formato podem ser mudados no futuro dependendo do que acontecer, ou caso aconteça algum bug. Em caso de dúvidas, podem me procurar no Discord ou no Twitter. Obrigado pela atenção e desde já agradeço a quem quiser colaborar o/

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.