Fizemos uma seleção de 50 coisas intrigantes no mundo pokémon. A seguir você encontrará diversas situações bastante questionadas e vivenciadas pelos fãs de pokémon. Para descobri-las, basta clicar nos botões que aparecerão ao longo desta matéria.
Tênis de Corrida
Os famosos Running Shoes são tênis feitos especialmente para correr. Ou melhor, para permitir que você seja capaz de correr. Imagine só você não poder correr por estar usando sapatos comuns!
Mistério não desvendado
Afinal, como é o corpo de Diglett e Dugtrio que fica por baixo da terra?
Dropped my balls
Esta é uma frase ambígua, literalmente “caíram minhas bolas”, dita por um juggler, o treinador malabarista, ao perder a batalha.
Tamanho do ovo
No mundo pokémon, os ovos dos pokémons possuem sempre o mesmo tamanho, independente se o pokémon que nascerá dele é um pequeno Joltik ou um enorme Onix. Aparentemente, o anime mostra que ao chocar, o ovo “evolui” no pokémon que está nascendo, o que justificaria um Onix caber num ovo comum. Também é estranho o fato de um pokémon feito de pedra nascer de um ovo. Isso é devido a todos os pokémons nascerem de ovos, até mesmo aqueles que foram baseados em animais mamíferos onde a mãe passa por uma gestação em vez de botar um ovo.
Pokébolas idênticas
De alguma forma, os personagens do anime sempre sabem qual pokémon está dentro de cada pokébola que eles possuem, mesmo todas elas sendo idênticas. Como Ash sabe que a pokébola do Bulbasaur é do Bulbasaur mesmo, e não do Squirtle?
A mochila está cheia ou não?
Nas primeiras versões dos games, quando se alcançava uma determinada porção de itens diferentes, a mochila era considerada cheia e não era possível colocar um item diferente na mochila. No entanto, ainda era possível colocar dezenas de itens dos quais você já possuía. O espaço da mochila definitivamente inexplicável.
Sai da frente, estou passando…
Enquanto estamos andando de bicicleta nos jogos, podemos trombar com qualquer pessoa no caminho que ela não será atropelada.
Nascendo adulta
Quando chocamos o ovo de uma Kangaskhan nos jogos, a pokémon já nasce adulta – e pasmem – já com um bebê Kangaskhan em sua bolsa marsupial.
Aumentar a chance de captura
Parece que existe algum tipo de supertição de que se apertar as teclas A ou B e seta para baixo enquanto estiver tentando capturar nos jogos, facilita a captura. Contudo, apertar essas teclas não influencia em nada na captura.
Insígnias do poder
Enquanto você não tiver uma determinada insígnia, seus pokémons não são capazes de voar, nadar, cortar e empurrar pedras. Os movimentos de HMs usados fora de batalha só são liberados caso o jogador ganhe a respectiva insígnia. Isso quer dizer que enquanto não obtiver a insígnia, por mais que seu pokémon tenha belas asas ou nadadeiras, não poderá realizar tais movimentos.
Terremoto maluco
De acordo com o sistema de vantagens e desvantagens, o golpe Earthquake é super efetivo em um Magnemite, mesmo ele sendo um pokémon que flutua no ar, e não afetaria um Doduo, mesmo sendo um pokémon que está sempre com os pés no chão. Isso ocorre pois o sistema leva em consideração apenas os tipos dos pokémons.
A lógica dos golpes
Zangoose, um pokémon de garras afiadas, não pode aprender o golpe Cut. No entanto, Diglett, que não tem nenhuma garra visível, pode aprender esse golpe. Scyther, um pokémon com longas asas de inseto, não pode aprender o golpe Fly. Já Doduo, sem possuir nenhuma asa visível, pode aprender esse golpe.
Mergulhando na selva, abrindo um buraco no mar
Usar golpe de escavação em pleno mar? Golpe de mergulho em terra firme? No mundo dos games isso é possível!
Efeito de itens
Um pokémon de pedra pode ter suas energias restauradas com uma Fresh Water, item feito de água. Da mesma forma, um pokémon pode ser descongelado com um Casteliacone, item feito de sorvete. Alguém consegue explicar isso?
HSOWA
Essa é a abreviação para Hot Skitty On Wailord Action e se refere ao fato de um pokémon gigantesco como Wailord ser capaz de acasalar com um pokémon minúsculo como Skitty e gerar filhotes. Diglett, um pokémon ainda menor que Skitty, também pertence ao mesmo grupo de cruzamento de Wailord, porém o caso de Skitty e Wailord ficou mais famoso, provavelmente porque Diglett não era capturável nas versões de Hoenn, que introduziram Skitty e Wailord.
Bicicleta e ovos
Para seus pokémons botarem um ovo no Day Care, bem como para se chocar um ovo nos games, é necessário dar um grande número de passos. Sabe o que isso significa? Que muito provavelmente você vai passar um tempo pedalando com sua bicicleta, a fim de acelerar o processo.
Tarde demais para Critical Hit
Aquele momento onde você faz um grande esforço para derrotar um adversário e, quando apenas um golpe mais basta para derrotá-lo, consegue dar um critical hit… poxa, depois de tanto sacrifício o dano crítico só vem funcionar na hora que um golpe qualquer terminaria a batalha.
De onde surgiu esse Lapras?
Algo comum de acontecer nas versões de Gold/Silver/Crystal. Seja qual for o pokémon escolhido para surfar, ele assumia imediatamente a aparência de um Lapras.
Teletransporte
Abra é um pokémon capaz de fazer teletransporte. E é exatamente isso que ele faz quando é encontrado por um jogador nos jogos, fugindo da batalha. Isso torna difícil a sua captura, para a tristeza de muitos que o procuram.
Item falso
Os itens que são encontrados pelo jogo permanecem com a aparência de uma pokébola enquanto não são recolhidos pelo jogador. Encontrar uma pokébola significa que encontramos um item surpresa. Nem sempre a pokébola é o item que o treinador quer pegar. Às vezes é um pokémon como Voltorb ou Foongus disfarçado, que atacará imediatamente quando incomodado. Uma armadilha para os colecionadores de itens.
F.E.A.R.
Essa é uma técnica usada em batalhas pokémon competitivas. Seu nome vem de Focus Sach, Endeavor, Quick Atack e Rattata. Ela consiste em derrotar um adversário com o HP no máximo e em qualquer nível, mais notavelmente lv.100, mesmo que o usuário esteja no lv.1. Outros golpes de prioridade, bem como outros pokémons, também podem realizar a estratégia, mas Quick Attack e Rattata são os mais famosos. Se um Rattata lv.1 recebe um golpe de um pokémon lv.100, certamente seria derrotado no mesmo instante. A presença do item Focus Sach iria prevenir que esse Rattata fosse derrotado, deixando-o com apenas 1 ponto de HP. Então, o golpe Endeavor faz com que o adversário (o pokémon de lv.100) fique com o HP igual ao do usuário (ou seja, 1 de HP). Em seguida, o golpe Quick Attack, que tem prioridade para atacar primeiro, derrotaria o 1 ponto de HP do pokémon de lv.100 antes que ele atacasse, tornando o Rattata de lv.1 vencedor!
New Game
Deixar seu irmãozinho jogar o seu jogo de pokémon e, quando você vai jogar, percebe que ele deu New Game e você perdeu tudo o que tinha salvo.
Vamos checar na pokédex
Ainda hoje, Ash Ketchum continua verificando na pokédex informações sobre pokémons que ele já conhece. Ele verifica até mesmo pokémons que ele já capturou em algum momento de sua jornada.
Agindo normalmente
Para encontrar pokémons selvagens, o jogador deve ficar andando para lá e para cá pelos matinhos que existem no jogo. O que você pensaria de um treinador que fica passeando e dando voltas pelo gramado, sem rumo algum? Pois é assim que você age no jogo!
Captura infeliz
Enquanto se captura um pokémon, é necessário enfraquecê-lo. Seria algo bastante infeliz da parte do treinador dar um critical hit quando o pokémon que está tentando ser capturado está bastante fraco, derrotando-o “sem querer”. Outro fato lamentável numa captura é ter um pokémon forte demais para capturar outro mais fraco, a ponto de derrotá-lo no primeiro golpe. Também existe o caso quando há um treinador te acompanhando em batalhas em dupla e… ele derrota o pokémon que você quer capturar. E o mais engraçado de tudo isso é que enquanto o pokémon ainda é capaz de lutar é possível capturá-lo, mas se ele estiver desmaiado ao seus pés (completamente indefeso), você é incapaz de capturá-lo.
Força pequenino, força!
Pokémons extremamente pequenos podem carregar humanos bem maiores quando realizam Fly e Surf. Isso significa que você pode usar seu pequeno Taillow para te levar voando para algum lugar, ou seu pequeno Azurill para te ajudar a atravessar o mar.
Desmaiado, mas ainda capaz…
Seu pokémon voador foi derrotado numa batalha? Precisa voar para um Centro Pokémon? Sem problemas. Mesmo estando desmaiado, ele ainda é capaz de voar, bem como nadar, empurrar pedras, subir cachoeiras, etc. Os movimentos ensinados por HMs continuam disponíveis fora das batalhas, ainda que seu pokémon tenha sido nocauteado. É estranho, mas nos games, é extremamente necessário que essas habilidades continuem funcionando.
Golpes sequenciais
Existem golpes como Doubleslap e Fury Attack que podem atingir o adversário de duas a cinco vezes. Muitos jogadores usam esses golpes na esperança de acertar todas as cinco vezes, mas acabam acertando duas, o mínimo que podiam acertar. Ainda por cima sofrem quando são atacados por eles, sendo acertados todas as cinco vezes.
Vamos lá, acerta logo!
Se tem algo que pode deixar uma batalha cansativa é ser atingido por um golpe que diminui a pontaria de seu pokémon. Da mesma forma, quando o adversário usa um golpe para aumentar a evasão. Muitos treinadores tentam atacar excessivas vezes o adversário, mas demoram até conseguir acertar um golpe, o que definitivamente é desgastante numa batalha.
Entra logo na pokébola!
Lendários são pokémons extremamente difíceis de serem capturados. Por mais que você os enfraqueça e faça com que eles durmam, eles insistem em escapar da pokébola. Treinadores gastam dezenas de pokébolas dos mais diversos tipos para conseguir capturar um lendário. Ironicamente, alguns acabam sendo capturados por uma pokébola comum, após dezenas de tentativas frustradas com pokébolas mais precisas.
Como consegue fugir?
Nos jogos, certos lendários ficam passeando pelo continente e aparecem repentinamente pelos matinhos. No entanto, após dar o primeiro golpe, o lendário foge, e o treinador deve continuar procurando pelos matinhos do continente até reencontrá-lo novamente. Por incrível que pareça, tais lendários ainda são capazes de fugir, mesmo que estejam dormindo ou congelados.
Informação que vem do além
Durante uma batalha pokémon nos jogos, cada vez que derrotamos um pokémon do adversário somos informados sobre qual o próximo pokémon que ele irá usar. A questão é: Quem é que nos passa essa informação? Como descobrimos o próximo pokémon que vão utilizar?
O eterno Ash e seu magnífico Pikachu
Após anos se passarem desde que o anime estreou na televisão e mesmo com várias indicações de que o tempo passou durante os episódios, o anime afirma que Ash continua com 10 anos de idade. Já Pikachu, que derrotou grandes lendários como Regice e Latios, perde para um Snivy que mal foi treinado.
Super Potion, Hyper Potion, Full Restore
Nos games, certos treinadores de destaque, como líderes de ginásio e membros da elite 4 possuem esses itens. Eles restauram a energia dos pokémons numa batalha. De uma maneira bem irritante, esses treinadores estão programados pelo jogo a usarem esses itens somente quando você estiver muito perto de derrotar os pokémons que eles possuem, te dando o trabalho de ter que enfraquecê-los novamente.
Sem mover um músculo
É comum de vermos nos jogos treinadores que ficam parados dia e noite sem se mexer. Eles simplesmente não possuem liberdade de se mover e aguardam eternamente a sua passagem diante de seus olhos para te desafiar numa batalha. Em alguns lugares há vários deles, enfileirados inclusive, só esperando você passar por ali. Há muitos jogadores que, para economizar tempo, tentam evitar ao máximo passar diante deles e acabam sendo surpreendidos por algum outro que está do lado e se vira no momento em que você está passando.
A equipe dos 6 super guerreiros
A cada geração que passa, sempre encontramos um jogo onde um dos treinadores é um pescador com uma equipe completa de 6 Magikarps! E tudo o que podem fazer é atacar com Splash.
Bicicleta rápida demais
A bibicleta é um recurso bastante usado pelos jogadores para se locomover numa maior velocidade. O grande desafio é: passar por uma porta. Na pressa, muitos jogadores tentam entrar em alguma casa, mas acabam batendo na parede imediatamente ao lado da porta. Então, movem-se para o lado e ao tentar entrar novamente, batem na parede do outro lado. Simplesmente a porta é um buraco difícil de acertar. Desmontar da bicicleta e ir a pé resolveria, mas poucos se rendem a isso.
Caminho fechado
Muitas passagens durante o jogo são fechadas por um pequeno arbusto. Treinadores simplesmente não podem prosseguir caso não possuam a técnica de cortar (Cut), por mais minúsculo que seja esse arbusto. Ainda que o treinador tenha golpes que poderiam destruir completamente o arbusto (um lança-chamas, por exemplo), não poderá usá-los. Apenas Cut resolve esse problema.
Relevo complicado
Existem pequenas elevações (pequenas mesmo) no relevo onde o jogador é incapaz de subir. Isso quer dizer que, se houver algum item parado logo acima da elevação, o treinador não poderá pegá-lo. Numa situação real, bastaria esticar o braço para alcançar tal item…
Professor, onde você está?
Sempre que você tentar montar em sua bicicleta dentro de casas, ou usar uma vara de pescar onde não há água, você ouvirá uma voz do além. É o professor para te alertar que não é a hora certa de se usar esses itens. Seja onde quer que você esteja, você ouvirá a voz do professor… e ele saberá que você está usando esses itens na hora errada.
Bem-vindo ao Centro Pokémon
Quem nunca esteve com pressa e metralhou o botão “A” do Game Boy/Nintendo DS enquanto a enfermeira Joy pergunta se você quer curar os seus pokémons? Sim, e após ela ter curado os pokémons, continuar apertando “A” e acidentalmente fazer ela repetir todo o diálogo para perguntar se quer ter os seus pokémons curados… de novo.
Shorts
Os youngsters são treinadores famosos por serem obsecados por shorts. O primeiro youngster de toda a história dos jogos de pokémon, ao desafiar o jogador para uma batalha, dizia “Hi! I like shorts! They’re comfy and easy to wear!”. Isso mesmo. Em vez de apenas perguntar por uma batalha, esse treinador estava mais preocupado em dizer o quanto gostava de shorts, que são confortáveis e fáceis de vestir.
Percentual superior de Rattata
O Youngster Joey é o primeiro treinador de quem você pode obter o telefone nas versões de Johto dos games. Ele pode ligar para você a qualquer momento, mesmo durante a madrugada, apenas para lhe dizer que o seu Rattata é diferente dos outros e está no “Top Percentage of Rattata”.
Espaço incompreensível
Você já se perguntou como itens tão grandes como a bicicleta e a vara de pescar cabem dentro da mochila?
Metapod vs Metapod
Metapod é conhecido pelo seu grandioso golpe de endurecer. Na maioria das vezes esse é o único golpe que ele é capaz de fazer, que serve apenas para aumentar sua defesa. Isso quer dizer que uma luta épica entre dois Metapods nunca teria fim. Algo similar seria uma luta entre dois Magikarps que só usam o golpe Splash, golpe que não faz absolutamente nada numa batalha.
Incapaz de capturar
Há ocasiões nos jogos que um pokémon muito raro, ou mesmo um shiny, aparece e… ao checar a mochila… vemos que não há pokébolas para capturá-lo. Tudo o que você pode fazer é batalhar e perder a oportunidade de uma ótima captura.
Confuso até a morte
Uma situação nada agradável que pode acontecer com um jogador é ter um pokémon sob o efeito de confusão. Mesmo confuso, o pokémon ainda é capaz de lutar, mas… também é capaz de ferir a si mesmo. Muitos que tentam continuar uma batalha nesse estado ficam frustrados, pois o pokémon pode não acertar o adversário e não sair tão logo da confusão, fazendo-o ficar se ferindo constantemente.
Zubats em toda parte
Algo comum de acontecer é atravessar uma caverna e encontrar Zubats pelo caminho. No entanto, esses pestinhas surgem aos montes, infernizando a vida dos jogadores que precisam atravessar uma caverna, principalmente por usar golpes que causam confusão. Outros pokémons conhecidos por surgirem por todos os lados são os Geodude nas cavernas, Tentacool pelos mares, Magikarp nas varas de pescar, Rattata pelo gramados, e seus respectivos correspondentes em gerações posteriores.
Esqueci o nome do meu neto!
Nos primeiros games o rival do jogador é o neto do professor Carvalho. Na introdução do jogo, o professor pergunta ao jogador qual é o nome de seu neto! Como pode um avô não saber o nome do seu neto… o incrível é que ele se lembrará imediatamente após o jogador dizer o nome de seu rival. Ele poderá até mesmo se lembrar de que seu neto se chama imbecil, idiota, ou qualquer outro nome vulgar que o jogador possa ter dado a ele.
Você é menino ou menina?
A frase que estamos acostumados a encontrar quando começamos um jogo de pokémon: “are you a boy or a girl?”. Quem pergunta isso geralmente é o professor da região onde você começará a jogar, mas… imagine a cena. O professor te vendo e sendo incapaz de identificar se você é menino ou menina! Que é isso professor?