TCG: Guia para Pokémon TCG Online

(Tempo de Leitura: 22 minutos)

Como estou percebendo o interesse da comunidade de pessoas jogando o Pokémon TCG Online dentro da comunidade do Pokémon Mythology, resolvi criar algo para orientar vocês a usufruir dos recursos do jogo. Este conteúdo basicamente traz dicas e sugestões de como adquirir pacote de cartas, como obter as cartas específicas, fichas (moedinhas do jogo) etc. Este conteúdo ficou gigante, então, caso tenha interesse de ler uma dica específica vou listar o conteúdo aqui para que consulte o que quer buscar neste post.

  • Encerramento de PTCGO [*Update 08-05-2023]
  • Tutorial;
  • Desafio do Treinador + Loja (Trainer Challenge + Shop);
  • Resgatar Código (Redeem Code); [*Update 10-01-2021]
  • Modo Versus & Escala VS/ Versus & Vs Ladder;
  • Premiações Modo Versus;
  • Recompensas de Login;
  • Recompensas Desafios Diários/ Level Up;
  • Trocas & Como Trocar Cartas? [*Update 08-05-2020]
  • Eventos [*Update 10-01-2021]

 

A parte do post com informações para trocas de cartas no sistema do Pokémon TCG Online está exatamente nos dois últimos tópicos.

 

ENCERRAMENTO DE PTCGO

O app do Pokémon Trading Card Game Online (TCGO) será removido do App Store, Google Play e no site Pokemon.com a partir de 5 de Junho de 2023, a partir das 9h PDT (ou 13h de Brasília) por conta do lançamento global de Pokémon Trading Card Game (TCG) Live em 8 de Junho de 2023. Pokémon TCG Live está atualmente disponível em fase beta para jogadores em todo o mundo para os dispositivos iOS e Android, assim como PCs e Macs.

TUTORIAL

1. A primeira delas pode ser muito boba para quem já conhece as regras do jogo ou como se joga Pokémon Trading Card Game, mas você ganha uma recompensa muito boa ao completá-la. Ao clicar no primeiro ícone para Jogar você encontrará o Tutorial localizado na última opção, você se depara com uma sequência de jogadores e, uma vez completadas as tarefas ditas no tutorial, você conquista Fichas (tokens) e uma carta Pokémon-EX (na época dentro do bloco de cartas da era-BW e da era-XY) ou Pokémon-GX (era de bloco de cartas da era-SM) ou Pokémon-V (era de bloco de cartas da era-SwSh).

Lembre-se de que, uma vez completado todas as tarefas do tutorial, o prêmio não pode ser obtido novamente, você deverá explorar outros modos.

 

DESAFIO DO TREINADOR + LOJA (TRAINER CHALLENGE + SHOP)

2. Outra dica para quem está iniciando a carreira dentro do Pokémon TCG Online é a de jogar um pouco no modo “carreira”, o Desafio do Treinador (Trainer Challenge). Neste modo, você luta contra a Inteligência Artificial do jogo usando os decks temáticos que você já recebe ao entrar neste modo.

Neste exemplo eu tenho os decks BW Green, BW Red, HS Basic Green, HS Basic Red, HS Basic Blue.

 

Aqui você ganha 1 pacote de booster logo depois de ter derrotado uma pessoa da respectiva liga com 4 decks diferentes. Você vai perceber que aparece marcas de V verdes ao lado do treinador (para demonstrar que o deck que selecionou já derrotou este treinador específico na liga em que participa). Isto facilita para não ficar travando várias batalhas com o mesmo treinador e esperar ser recompensado por derrotar ele 4x seguidas com o mesmo deck selecionado. Logo, você conquista uma estrela dourada por vitória usando um deck diferente. Como as partidas demoram para finalizar, não tem problema em não completar esta tarefa na primeira vez. Ao todo existem as ligas Ouro (Gold), Platina (Platinum) e Campeonato Municipal (City Championship). Em cada liga você pode obter 12 pacote de boosters.

Ainda tem mais! Se completar uma liga com 4 estrelas douradas em todos os 12 oponentes, você conquista +3 pacotes de booster adicionais! Vale a pena fazer esta tarefa difícil!

Somando todas as recompensas de pacotes de boosters, tem-se ao todo, +45 pacotes de boosters, caso complete 4 estrelas em todos os treinadores. Caso já tenha completado esta tarefa, não se preocupe. Você ainda pode desbloquear um pacote de booster específico. Vou lhes mostrar em breve:

 

Estão vendo este deck temático de Ultra Prisma? No lado inferior da caixinha tem uma barra verde que indicará quantas vitórias necessita para pegar um pacote de booster de Ultra Prisma. O mesmo procedimento pode ser feito com o outro deck também de Ultra Prisma.

Para conseguir estes decks temáticos adicionais, você precisará gastar as fichas recebidas nos demais modos de jogo, compre-os dentro da Loja (Shop) online por 500 Fichas (Tokens) ou use um código-chave (na opção Resgatar Códigos/ Redeem Code) do produto físico de Pokémon TCG. Existem ao todo mais de 80 decks (entre os decks de HeartGold&SoulSilver até os mais recentes de Sword&Shield).

Diferente dos decks recebidos no modo Desafio do treinador, estes decks temáticos comprados na Loja (Shop) online e também aqueles decks que recebeu por meio códigos-chave em produtos físicos são decks fechados e que não permitem serem editados.

O Desafio do Treinador é o único local onde você deverá usar os decks prontos recebidos neste modo, para que você possa evoluir os decks (conquistando vitórias dentro da liga com aquele deck específico). Neste processo, você conquista novas cartas no deck temático que é atualizado automáticamente para comportar as cartas novas. Para ter um deck temático completo, você precisará derrotar 7 pessoas diferentes (podendo ser de qualquer liga). Assim, 7 cartas novas são incorporadas e você destravará este deck específico no Modo Versus e em outros modos também.

Neste exemplo, temos o deck de Água e Articuno o Profundidades Ocultas (Hidden Depths). Na sua primeira vitória, você ganha um Seaking que é imediatamente incorporado no Modo deck temático e dentro do Modo Versus. Este é um bom momento de jogar com estes deck temáticos para que você possa treinar e compreender como é que eles funcionam.

 

RESGATAR CÓDIGOS/ REDEEM CODE

3. Resgatar Códigos/ Redeem Code é por onde você poderá inserir os códigos-chave de produtos oficiais de Pokémon TCG e você destrava decks e pacotes de boosters digitalmente. O conteúdo dos pacotes de boosters são randômicos, sendo assim, as cartas que você abriu fisicamente não serão as mesmas cartas que você abre digitalmente, fique avisado. Aqui tem uma lista de códigos-chave que podem ser inseridos, para destravar alguns itens. (tente usar dois códigos para pegar o deck Rallying Cry duas vezes, assim, você terá o número máximo de cópias dos cards de treinador deste deck (4x Bola de Nível, por exemplo).

  • PrimalClash : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • PhantomForces : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • FuriousFists : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • FlashFire : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • PlasmaFreeze : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • PlasmaBlast : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • PlasmaStorm : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • BoundariesCrossed : você receberá o Rallying Cry (deck)
  • DragonsExalted : você receberá o item (para avatar) Pokémon-EX hat
  • DarkExplorers : você receberá o item (para avatar) Pokémon-EX hat
  • Mewtwo2012 : você receberá o item (para avatar) Mewtwo T-Shirt

OBS: Os códigos acima expiraram em dezembro/2020.

 

MODO VERSUS & ESCALA VS/ VERSUS & VS LADDER

4. Outro modo de evoluir e pegar mais fichas (tokens) e pacotes de boosters é entrando no modo Versus. Aqui você poderá entrar em desafios com outras pessoas online em cada um dos 4 formatos (Baralho Temático/Theme; Padrão/ Stardard; Expandido/ Expanded e Legado/ Legacy).

PS: Logo que entra neste modo, você recebe o Baralho do Poder Mental, para aproveitar e testar suas habilidades no modo Versus.

O mais recomendado para se jogar é criando um baralho com uma boa estratégia e com uma boa quantia de cards de treinadores e jogar no Expandido/ Expanded e Padrão/ Standard. Caso você ainda não possua muitas cartas, pode jogar no modo Deck Temático/ Theme. Caso queira decks mais competitivos, sugiro procurar os da série de Sol&Lua: Golpe Supersônico/ Mach Strike (deck de Garchomp de Ultra Prisma), Chama Implacável/ Relentless Flame (deck de Charizard de União de Aliados), Batalha Mental/ Battle Mind (deck de Mewtwo de Elos Inquebráveis), Invocador de Tempestades/ Storm Caller (deck de Raikou de Trovões Perdidos) são alguns dos exemplos de decks que tem uma boa estratégia, muitos cards de treinadores importantes para construir novos baralhos e podem garantir um bom número de vitórias depois de conhecer a estratégia de cada deck.

A forma de pontuação dentro do Versus advém do série de vitórias (win streak). Uma vitória sempre gera 10 pontos. Cada vitória consecutiva (ou série de vitórias) adiciona +5 pontos. Caso o oponente esteja marcado com o símbolo de *vantagem no começo da partida, você ganha +5 pontos adicionais por derrotar aquele deck. A lista de pontuação por cada vitória seguida é assim:

  1. Recebe 10 pontos;
  2. Recebe 15 pontos;
  3. Recebe 20 pontos;
  4. Recebe 25 pontos;
  5. Recebe 30 pontos;
  6. Cada vitória após a quinta vitória seguida você recebe 30 pontos (ou 35 pontos caso o oponente esteja marcado com o símbolo de *vantagem).

É mais fácil de acumular pontos rápido caso você consiga várias vitórias consecutivas. Uma recomendação para quem está jogando é que, especialmente partidas de deck temático, você procure conceder a vitória caso veja que não terá como virar a partida, para que você possa fazer uma nova partida e ter mais chances de vitória. Quando você tem 5 prêmios para puxar e o oponente já está com 3 prêmios ou com apenas 2 prêmios para terminar a partida é seguro conceder. Por mais que você esteja realizando alguma das missões de Desafios (os Challenges serão explicados mais adiante no texto) é mais em conta começar uma partida nova em que tenha chances de ganhar e conquistar pontos no modo Versus por isso. Por mais que você perca, você ainda poderá recebe 1 ponto de vitória por cada prêmio que conseguiu puxar durante a partida (com no máximo 5 pontos de vitória se puxou os 5 prêmios mas perdeu a partida contra o oponente).

 

PREMIAÇÕES MODO VERSUS

5. O modo Versus concede dois tipos de premiações. Uma baseada na campanha do modo Versus que dura um ciclo de 21 dias e sempre é gerado uma nova campanha com premiações diferentes da anterior. E a premiação por vitórias diárias (dura 24h e depois é resetada). Vamos para a premiação de campanha:

Na primeira seção de prêmios, você consegue Fichas, Bilhetes de Evento, Baús Incomuns, Pacote de Booster e uma carta Pokémon-EX ou Pokémon-GX da campanha atual
Na segunda seção (pode ser acessada ao clicar diretamente nestas duas estrelas ou apenas subindo a sua pontuação no modo Versus) você obtém mais Fichas que na seção anterior, mais Baús Incomuns, mais Bilhetes de Evento, dois Pacotes de Booster e outra cópia do Pokémon-EX ou Pokémon-GX da campanha atual
Na última seção temos uma Baú Raro Holográfico, 3 Pacotes de Booster, Bilhetes de Evento, uma recompensa gorda de Fichas (o suficiente para comprar um deck temático na Loja), 5 Pacotes de Booster e por fim, uma cópia de uma carta de treinador na versão Full Art dela (geralmente é do mesmo set em que o Pokémon-EX ou Pokémon-GX pertence).

A premiação dentro da campanha do modo Versus aparece em três seções. À medida em que você conquista vitórias, você sobe a pontuação (o local da pontuação é esta do raio e dos números em amarelo). Os dados do cronômetro ao lado da pontuação atual da campanha é o tempo para vencer/ expirar a campanha. Quando uma campanha do modo Versus expira, todos os pontos são resetados.

De uma forma um pouco mais diferente da outra premiação, temos a premiação Versus diárias.

As recompensas Versus diárias vão até a décima primeira vitória. Cada vitória logo depois da décima primeira sempre geram a mesma premiação mínima (+5 Fichas). Por ser uma recompensa simples, neste momento em que você termina 11 vitórias o jogo te recompensa melhor se tentar explorar outros modos.

A lista de recompensas começa com Caixa Misteriosa com 1 vitória; Caixa Misteriosa com 2 vitórias; 10 Fichas com 3 vitórias; Caixa Misteriosa com 4 vitórias; 20 Fichas com 5 vitórias; 30 Fichas com 6 vitórias; Caixa Misteriosa com 7 vitórias; 50 Fichas com 8 vitórias; 1x Bilhete de Evento com 9 vitórias; 50 Fichas com 10 vitórias; Caixa Misteriosa com 11 vitórias; 5 Fichas para cada vitória após a décima primeira.

Os prêmios de Caixa Misteriosa (Mystery Box) no modo Versus sempre são randômicos. Mas é bem comum receber 25 Fichas (Tokens); algumas vezes recebe 50 Fichas; raramente sai 100 Fichas; se estiver com muita sorte ainda tem o prêmio de 375 Fichas; pode gerar 1x Bilhete de Evento, 2x Bilhetes de Evento, 4x Bilhetes de Evento ou então pode gerar 10x Bilhetes de Evento; e um pouco mais raro, pode gerar um Pacote de Booster Pack (formato Padrão)

Somando os prêmios de Fichas obtidos apenas ao se jogar na premiação diária você consegue acumular tranquilamente +250 Fichas (podendo até ser mais do que isso se topar sorte de gerar +100 ou +375 Fichas ). Se precisa de mais decks com cards de treinador específicos, tente acumular um pouco de Fichas e compre os decks para obter estas cartas. Você não possui a mesma oportunidade que tem para puxar os Pokémon-EX ou Pokémon-GX em boosters, mas garante 100% de que vai ter os cards de treinadores fundamentais para a criação de decks.

 

RECOMPENSAS DE LOGIN

6. Você também pode ser recompensado quando faz login no jogo. A melhor parte é de que não tem a obrigação de logar diariamente para progredir na escala de recompensas dele, pois não reseta quando você deixa de logar diariamente. Procure abrir sempre o pacote na tela principal (que renova cada 24h) e na quinta vez que abrir o pacote, você recebe um pacote de booster.

Ao abrir a página do jogo no canto inferior direito aparece um pacotinho de pokébola que fica quicando e fazendo ruídos a todo momento, clique nele para abrir a recompensa de login…
… Os pacotes de booster gerados no 5.o dia de login sempre mudam, mas pertencem às coleções que de cards para o formato Padrão!

 

RECOMPENSAS DESAFIOS DIÁRIOS/ LEVEL UP

7. Sempre que loga no jogo, existem algumas missões que aparece para selecionar. Estas missões são os chamados de Desafios /Challenges, e se renovam a cada 24h. Quando você começa a jogar, você vai ativar os 4 primeiros desafios pré-determinados que são gerados.

Os primeiros Desafios

  • Vença uma partida usando um Deck Temático de Água, você pega 2 EXP Água e 25 Fichas
  • Vença uma partida usando um Deck Temático de Fogo, você pega 2 EXP Fogo e 25 Fichas
  • Vença uma partida usando um Deck Temático de Raios, você pega 2 EXP Raios e 25 Fichas
  • Nocauteie 2 Pokemon usando seus pokémon Psíquicos, você pega 3 EXP Psíquico e um pacote de booster randômico

Logo depois de terminar o 4.o desafio, você vai poder gerar os desafios normais do jogo.

Desafios Diários Randômicos

  • Os desafios comuns (possui um símbolo de Bolinha) lhe fornecem 1 EXP e algumas Fichas. Será necessário causar um determinada quantia de dano usando aquele tipo de Pokémon.
  • Os desafios incomuns (possui um símbolo de Losango) lhe fornecem 2 EXP e mais Fichas. Será necessário evoluir uma certa quantidade daquele tipo de Pokémon.
  • Os desafios raros (possui um símbolo de Estrela) lhe fornecem 3 EXP e um pacote de booster randômico do formato Padrão. Será necessário Derrubar um determinado número de Pokémon usando um tipo específico de Pokémon.

 

Cada desafio possui vários símbolos que representam algumas informações importantes. Por exemplo, neste desafio “Undertow” lhe dá 3XP tipo Água. Além disso, você pode ver símbolos ativados de Estrela, Raio e Troféu ao lado esquerdo do prêmio. Eles representam os modos Desafio do Treinador, Versus e Torneios de Eventos respectivamente. Significando que, para completar este desafio, deverá estar em algum destes três modos.

Um perfil recém criado possui Level-0 em todos os tipos. Para avançar, precisará selecionar os desafios que precisa para subir de Level em um tipo específico. Caso já tenha algum desafio ativado, ele aparecerá na tela de Desafios dentro do seu perfil. Tente sempre cumprir um desafio diário para que possa aumentar o seu level aos poucos. À seguir, tem uma escala de informações para cada escala de nível dos jogadores.

Desafios Diários Gerados Para Jogadores no Level 0~ 5

  • Desafio Comum (1 EXP): Faça 500 Dano usando um Tipo específico. Recompensa: 25 Fichas
  • Desafio Incomum (2 EXP): Coloque 5 cards de Evolução de um Tipo específico em jogo. Recompensa: 50 Fichas
  • Desafio Raro (3 EXP): Nocauteie 5 Pokémon do oponente usando seus Pokémon com um Tipo específico. Recompensa: Pacote de Booster Randômico Travado

Desafios Diários Gerados Para Jogadores no Level 6~ 15

  • Desafio Comum (1 EXP): Faça 750 Dano usando um Tipo específico. Recompensa: 30 Fichas
  • Desafio Incomum (2 EXP): Coloque 7 cards de Evolução de um Tipo específico em jogo. Recompensa: 55 Fichas
  • Desafio Raro (3 EXP): Nocauteie 12 Pokémon do oponente usando seus Pokémon com um Tipo específico. Recompensa: Pacote de Booster Randômico Travado

Desafios Diários Gerados Para Jogadores no Level 16~ 30 (máximo)

  • Desafio Comum (1 EXP): Faça 1.000 Dano usando um Tipo específico. Recompensa: 35 Fichas
  • Desafio Incomum (2 EXP): Coloque 10 cards de Evolução de um Tipo específico em jogo. Recompensa: 60 Fichas
  • Desafio Raro (3 EXP): Nocauteie 16 Pokémon do oponente usando seus Pokémon com um Tipo específico. Recompensa: Pacote de Booster Randômico Destravado

De acordo com o level de seu perfil, você pode conquistar mais desafios e os prêmios pelos desafios também melhoram.

Nesta tela vemos 4 desafios ativados, o primeiro desafio era parte dos desafios temporários, que forneciam cartas promo e caixinhas de deck, mas retiraram das versões atuais do jogo, uma pena, muita gente ainda pede que retornem este sistema nos fóruns do Pokémon TCG Online

Esta escala possui as informações do que pode destravar com cada Level específico do jogador, confira:

  • Level 0: Pode escolher 1 Desafio Diário por dia, 1 Desafio Ativo por vez.
    • Comum: 25 Fichas | Incomum: 50 Fichas
  • Level 3: Pode escolher 1 entre 2 Desafios Diários por dia; pode reservar 1 Desafio Ativo por vez.
  • Level 5: Pode escolher 1 entre 2 Desafios Diários por dia; pode reservar 2 Desafios Ativos ao mesmo tempo
  • Level 6: Desafios Diários médios e aumenta as recompensas.
    • Comum: 30 Fichas | Incomum: 55 Fichas
  • Level 8: Pode escolher 1 entre 3 Desafios Diários por dia; pode reservar 2 Desafios Ativos ao mesmo tempo
  • Level 10: Pode escolher 1 entre 3 Desafios Diários por dia; pode reservar 3 Desafios Ativos ao mesmo tempo
  • Level 16: Desafios Diários difíceis e aumenta as recompensas.
    • Comum: 35 Fichas| Incomum: 60 Fichas
    • Desafios Raros dão agora Pacote de Booster Destravados como recompensa.
  • Level 30: Level Máximo (Sem qualquer recompensa especial)

Cada vez que evolui algum tipo específico você também conquista alguns brindes adicionais.

Os prêmios de cada símbolo envolvem a Moeda temática, um Shield/ Sleeve (capa que aparece no verso das cartas no pokémon online) e uma caixinha de deck

O Level só contabiliza a partir do momento em que a barrinha amarela encha por completo, como você pode identificar debaixo de cada símbolo do TCG (representam os tipos Planta, Fogo, Água, Raios, Psíquico, Luta, Dragão, Metal, Fada, Escuridão). O sistema de evolução é comum para todos eles.

Evoluindo Cada Símbolo

  • Você precisa de 5 pontos Exp para subir do Level-0 ao Level-1
  • Você precisa de 5 pontos Exp para subir do Level-1 ao Level-2
  • E por fim, você precisa de 10 pontos Exp para subir do Level-2 ao Level-3 (Level máximo)

Caso tenha dúvidas de como está o seu progresso você poderá consultar a qualquer momento ao entrar no Perfil (ícone de pessoa) e então selecionar Desafios. Ao mover o cursor do mouse sobre um símbolo (e esperar um pouco) aparece uma caixa de texto que indica quantos pontos falta para completar a barra amarela daquele tipo.

 

8. TROCAS & COMO TROCAR CARTAS?

Uma das principais dúvidas no Pokémon TCG Online é relacionado a trocas. Muitas das vezes, você pode ter puxado algumas cartas raras ou douradas secretas de cartas de treinador, mas elas não podem ser trocadas. Para que você possa realizar trocas, você precisa entrar nos Torneios de Eventos, que é um modo de jogo que está dentro das opções, logo depois do ícone Jogar (ele é representado pela taça).

No exemplo acima, por duas Boosters de Elos Inquebráveis (Destravados) lhe dará uma Sylveon E Gardevoir GX Aliados nesta oferta de troca

Caso não tenha ideia de que tipo de ofertas existam nas trocas, você precisa desmarcar a caixa de texto “Apenas Trocas Aceitáveis“.

*NOTA: Caso queira ter uma ideia melhor de quanto cada carta ou pacotinho de cartas vale, poderá conferir os dados que estão neste link (em Inglês). Nele temos o valor de moeda de troca de cada pacote de booster de cada coleção, bem como o valor de cada carta, em cada tipo dela, seja em: arte regular (RA – regular art) / arte inteira (FA – full art) / secreta rara ou dourada (SR – secret rare) / rara arco-íris (RR – rainbow rare) / arte alternativa (AA – alternate art) / arte inteira brilhante (SV – shiny vault). Confira mais logo aqui!

https://forums.pokemontcg.com/topic/74281-ptcgo-price-guide-wip-added-all-rebel-clash-vs-fas-and-sr-trainers/

 

9. EVENTOS
Os eventos são os chamados de Torneios por Demanda (On Demand). No qual você entra na fila de inscrição usando os bilhetes de eventos (que somente podem ser adquiridos por meio de logins diários, recompensas dentro da Escala Versus ou através de vitórias diárias no modo Versus).

PS: Antigamente se comprava os Bilhetes de Eventos num servidor do Pokémon TCG, mas ele foi desligado e só é possível adquirir os bilhetes jogando bastante e acumulando-os.

PS2: Por advento dos acontecimentos de 2020 (sub-entenda-se, pandemia), a TPCi cancelou todos os eventos presenciais do ano, incluso o Pokémon World Championship (Campeonato Mundial de Pokémon) marcado para agosto/2020. A “Play! Pokémon” (organizadora de eventos de torneios) anunciou que a temporada contará com competições online em substituição à presencial, denominada de Pokémon Players Cup (Copa de Jogadores de Pokémon).

Para tal finalidade, foram criadas as Chaves de Torneio (item) para participar destes eventos especiais, que podem incluir restrições sobre que jogadores são aptos a participar. Cada jogador apto recebe uma quantidade fixa de Chaves de Torneio no começo do evento, e quais outras Chaves de Torneio não utilizadas serão removidas no final do mesmo. Estas mesmas Chaves não podem ser obtidas como recompensas em nenhum dos modos de jogar no Online.

A participação nas diferentes modalidades da competição exige que o jogador seja maior de 16 anos e esteja registrado na divisão Masters do Play! Pokémon. Para realizar a inscrição em cada um dos jogos, é necessário:

  • Os jogadores serão qualificados para participação de acordo com sua pontuação na leaderboard de junho no Pokémon Trading Card Game Online (PC), seguindo o formato Standard

Após a qualificação inicial, cada torneio segue um método diferente para a definição do campeão, o qual será convidado a viajar para uma futura edição do International Championships (Campeonato Internacional).

As competições estarão disponíveis via transmissão online para o público assistir,
https://twitch.tv/pokemon e https://youtube.com/pokemon

Como pode perceber, existem algumas categorias para entrar nos torneios. O Baralho Temático (Theme); Padrão (Stardard) e por último Expandido (Expanded). Cada um dos modos pede para pagar a entrada de participação do torneio, os torneios de Padrão e do Expandido você paga 8x Bilhetes de Eventos e no Baralho Temático você paga 4x Bilhetes de Eventos

… Recentemente abriu evento especial que utiliza as Chaves de Torneio. A premiação é diferente. Você ganha Pontos de Reputação de Torneio (Tournament Rep Points) e Fichas de Treinador.

Cada uma das modalidades oferece uma premiação padrão, dependendo de quantas vitórias conseguiu. Nenhuma vitória você fica com o prêmio de 5.o a 8.o colocado; uma vitória garante o prêmio de 4.o a 3.o colocado; duas vitórias garantem o prêmio de 2.o colocado e se vencer todas as três partidas você garante o prêmio de 1.o colocado!

Logo abaixo, descreverei os prêmios para cada modalidade. (os prêmios padrão sempre serão iguais, mas algumas vezes, especialmente no lançamento de algum set novo, os prêmios mudam um pouco)

… Algumas vezes, existem Eventos que permitem que pegue apenas os boosters do set mais recente lançado, como este do Sintonia Mental (lançado em agosto 2019). Este exemplo é a premiação num torneio Baralho Temático

Baralho Temático (Theme)

Entrada = 4 bilhetes de evento

  • 5.o – 8.o Lugares: 1x Baú Incomum (Destravado)
  • 3.o – 4.o Lugares: Fichas de Treinador 50x; Pacote de Booster aleatório (formato Padrão) 1x
  • 2.o Lugar: Fichas de Treinador 100x; Pacote de Booster aleatório (formato Padrão) 2x
  • 1.o Lugar: Fichas de Treinador 200x; Pacote de Booster aleatório (formato Padrão) 3x

Expandido (Expanded)

Entrada = 8 bilhetes de evento

  • 5.o – 8.o Lugares: Fichas de Treinador 50x; Baú Incomum 1x (Destravado)
  • 3.o – 4.o Lugares: Fichas de Treinador 100x; Pacote de Booster aleatório (formato Expandido) 2x
  • 2.o Lugar: Fichas de Treinador 200x; Pacote de Booster aleatório (formato Expandido) 4x
  • 1.o Lugar: Fichas de Treinador 400x; Pacote de Booster aleatório (formato Expandido) 6x

Padrão (Standard)

Entrada = 8 bilhetes de evento

  • 5.o – 8.o Lugares: Fichas de Treinador 50x; Baú Incomum 1x (Destravado)
  • 3.o – 4.o Lugares: Fichas de Treinador 100x; Pacote de Booster aleatório (formato Padrão) 2x
  • 2.o Lugar: Fichas de Treinador 200x; Pacote de Booster aleatório (formato Padrão) 4x
  • 1.o Lugar: Fichas de Treinador 400x; Pacote de Booster aleatório (formato Padrão) 6x

# Especial – Players Cup Qualifiers (Standard)

Entrada = 1 chave de torneio

  • 5.o – 8.o Lugares: Fichas de Treinador 5x; nenhum Ponto de Reputação de Torneio
  • 3.o – 4.o Lugares: Fichas de Treinador 20x; +1 Ponto de Reputação de Torneio
  • 2.o Lugar: Fichas de Treinador 35x; +3 Ponto de Reputação de Torneio
  • 1.o Lugar: Fichas de Treinador 50x; +5 Pontos de Reputação de Torneio

#OBS: Evento Especial somente é aberto por um prazo curto e caso você esteja apto para participar do mesmo, de acordo com as restrições.

 

Além de pegar a premiação (após o término do evento/ torneio), cada vitória lhe concede a chance de rodar a Roleta da Vitória (Winner’s Wheel).

Assim como no modo Versus onde você conquista várias recompensas por cada vitória, neste modo você recebe um prêmio surpresa, logo depois de girar a roleta. Tem muitas chances de cair 25x Fichas de Treinador (uma pra cinco); algumas chances de Bilhete de Evento (uma de três) e algumas chances de cair Caixa Misteriosa (uma de duas)

 

 

Logo depois de anunciados os resultados das partidas, você recebe uma mensagem com os prêmios e também aparece esta janela

 

Mesmo perdendo…
… Os baús incomuns permitem pegar algumas cartas não muito raras, como treinadores ou pokémon mais simples!

Após conseguir um bom número de boosters destravados, você pode: abrir alguns deles (e torcer para sair uma carta rara que pode ser usada para Trocas futuras); fazer uma Oferta; ou então, procurar por algum pedido que já tenha na lista de Trocas.

Clicando em Criar Troca, gera esta janela, questionando se você quer fazer uma oferta pública (que requer algumas poucas fichas para que lance esta oferta) ou uma oferta privada (para alguém específico na sua lista de amigos já adicionados, neste tipo de oferta privada, não requer nenhuma ficha neste procedimento)
Caso nenhuma carta apareça para você, tente desmarcar a opção ao lado do “Filtros”, assim, aparece as cartas que você consegue trocar. Neste exemplo, tenho 3 cartas Energia Tripla de Aceleração destravadas e 2 cartas bloqueadas.
Se você fez alguma oferta pública, você pode selecionar por quanto tempo esta oferta pode ficar online. Por 8h você paga 8x Fichas; por 24h pague 24x Fichas e por 48h pague 48x Fichas

*NOTA: Caso precise de uma ideia melhor de quanto pedir por cada carta que precise para o seu deck, você poderá conferir logo abaixo no link do fórum (em Inglês):

https://forums.pokemontcg.com/topic/74281-ptcgo-price-guide-wip-added-all-rebel-clash-vs-fas-and-sr-trainers/

Publicado em TCG

Bakujirou

Gamer e que gosta de aproveitar o tempo livre para escutar J-music. Conheci a franquia desde meados de 1999 pelo guia traduzido Nintendo Power Official Player's Guide Red & Blue Version. Typhlosion é um dos pokés que mais gosto e eu prefiro jogos spin-off como Pokémon Mystery Dungeon. Sou apaixonado por card games e por músicas. Autor de alguns detonados: PMD1, 2, 3; os dois jogos TCG de Gameboy; o jogo Legends Arceus. Fiz os guias de cards online (Pokemon TCG Online e TCG Live).