TCG: Glossário

GLOSSÁRIO

A

ACE SPEC, carta de treinador (ACE SPEC TRAINER CARD):

Uma poderosa carta de Treinador. Você só pode ter uma carta de Treinador ACE SPEC em seu deck.

ATAQUE GX (ATTACK GX): 

Um tipo poderoso de ataque. Somente Pokémon-GX possuem ataques GX. Um jogador não pode usar mais de um ataque GX em uma partida.

ATIVO, pokémon (ACTIVE POKÉMON):

Seu Pokémon em jogo que não está no banco. O seu Pokémon, que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Apenas o Pokémon Ativo pode atacar.

ANCESTRAL E FUTURISTA, paradoxo (PARADOX ANCIENT & FUTURIST):

Pokémon e outras cartas que têm uma marcação especial que os classifica como “Ancestral” ou “Futurista”. Os Pokémon Ancestrais tendem a focar em ataques primitivos e muito poderosos, enquanto Pokémon Futuristas são capazes de desferir ataques técnicos e precisos.

ATAQUE (ATTACK):

1) Quando o seu Pokémon Ativo luta contra o Pokémon do seu oponente.

2) O texto escrito em cada carta de Pokémon que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter vários ataques).

B

BANCO (BENCH):

O lugar para seus Pokémon que estão em jogo, mas não estão lutando ativamente. Eles saem e lutam se o Pokémon Ativo recua ou é Nocauteado. Quando Pokémon no Banco sofrem dano, não aplique Fraqueza ou Resistência.

C

CHECAPE POKÉMON (BETWEEN-TURNS STEP):

O momento da partida em que os turnos são alternados entre os jogadores, conhecido anteriormente como “entre as vezes de jogar”. Neste momento, deve-se checar se há algum Pokémon Adormecido, Envenenado, Paralisado ou Queimado, além de conferir se algum Pokémon foi Nocauteado.

CONTADOR DE DANOS (DAMAGE COUNTER):

Um contador colocado no seu Pokémon para mostrar que ele sofreu 10 de dano. Ele permanece no seu Pokémon mesmo que ele esteja no banco ou evoluído. Embora contadores de 50 e 100 danos às vezes sejam usados por conveniência, se uma carta se refere a um “contador de danos”, significa o contador padrão de 10 danos.

D
DANO (DAMAGE):

O que geralmente acontece quando um Pokémon ataca outro. Se um Pokémon tiver dano total maior ou igual aos seus Pontos de Saúde, ele será Nocauteado.

E

ENERGIA, carta de (ENERGY CARD):

Cartas que fortalecem seus Pokémon para que eles possam atacar. Veja também: Carta de Energia Básica.

ENERGIA BÁSICA, carta de (BASIC ENERGY CARD):

Uma carta de Grama {G}, Fogo {R}, Água {W}, Raios {L}, Psíquico {P}, Lutador {F}, Escuridão {D}, Metal {M} ou Energia de Fada {Y}.

ESTILOS DE BATALHA (BATTLE STYLES):

São Pokémon especiais de estilo “Golpe Decisivo”, “Golpe Fluido” ou “Golpe Fusão”. Os Pokémon Golpe Decisivo costumam se concentrar em ataques poderosos, que causam muito dano. Pokémon Golpe Fluido são mais habilidosos com ataques sorrateiros e técnicos. Os Pokémon “Golpe Fusão”, focam sua estratégia no trabalho em equipe e combinam as forças dos estilos Golpe Decisivo e Golpe Fluido. Cartas de Treinador e de Energia também podem ser categorizadas como Golpe Decisivo, Golpe Fluido ou Golpe Fusão, e elas costumam ajudar Pokémon do Estilo de Batalha correspondente.

ETAPA ENTRE TURNOS (BETWEEN-TURNS STEP):

A parte de cada turno em que o jogo muda de um jogador para outro. Verifique Envenenado, Queimado, Adormecido e Paralisado nesta etapa e veja se algum Pokémon foi nocauteado.

EVOLUÇÃO, carta de (EVOLUTION CARD):

Uma carta que você joga em cima de uma carta de Pokémon Básico (ou em cima de outra carta de Evolução) para torná-lo mais forte.

EVOLUÇÃO TURBO (BREAK EVOLUTION):

Um tipo especial de evolução. Quando um Pokémon evolui para um Pokémon TURBO, ele mantém os ataques, habilidades, fraqueza, resistência e custo de recuo de sua evolução anterior.

F

FORMAS REGIONAIS (REGIONAL VARIANTS):

Você encontrará alguns Pokémon familiares com uma aparência diferente! Eles são conhecidos como Pokémon de Paldea, Pokémon de Hisui, Pokémon de Galar ou Pokémon de Alola. Talvez até encontre alguns que evoluem para Pokémon completamente novos! Note que “de Paldea”, “de Hisui”, “de Galar” ou “de Alola” faz parte do nome de um Pokémon. Isto significa que Clodsire de Paldea ex só pode evoluir de Wooper de Paldea, e não de Wooper, e Persian de Alola só pode evoluir de Meowth de Alola, e não de Meowth ou Meowth de Galar. Além disto, você pode ter até 4 Wooper e até 4 Wooper de Paldea no seu baralho, se desejar.

FOSSIL TRAINER CARDS (CARTAS DE TREINADOR FÓSSIL):

Um tipo especial de carta de Treinador que funciona como um Pokémon Básico quando colocado em jogo. Quando uma carta de treinador Fossil está em sua mão, baralho ou pilha de descarte, ela não é considerada um Pokémon Básico.

G

H

HABILIDADE (ABILITY):

Uma habilidade é um efeito em um Pokémon que não é um ataque. Alguns estarão ativos o tempo todo, enquanto outros você precisará escolher para usar. Leia cada Habilidade para ter certeza de que você entende exatamente como e quando ela funciona.

I

IN PLAY (ZONA DE JOGO/ EM JOGO):

As suas cartas estão em jogo quando estão na mesa. As cartas de Pokémon Básico, Evolução e Energia não podem ser usadas, a menos que estejam em jogo. O seu baralho, a sua pilha de descarte e as suas cartas de Prêmio não estão em jogo, mas os seus Pokémon no Banco estão.

ITEM CARD (CARTA DE ITEM):

Um tipo de cartão de Treinador. Siga as instruções do cartão e descarte-o.

J

K
KNOCKED OUT (NOCAUTEADO):

Um Pokémon é Nocauteado se sofrer dano maior ou igual aos seus Pontos de Vida. Esse Pokémon vai para a pilha de descarte junto com todas as cartas ligadas a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente for Nocauteado, pegue uma das suas cartas de Prêmio.

L

LIGAR (ATTACH):

Quando você pega uma carta da sua mão e a coloca em um dos seus Pokémon em jogo.

M

MARCADOR DE QUEIMADURA (BURN MARKER):

O que você coloca em um Pokémon para lembrá-lo é Queimado. Remova o marcador se o Pokémon estiver no Banco ou evoluído.

MARCADOR DE VENENO (POISON MARKER):

Objeto colocado em um Pokémon para lembrá-lo de que ele está envenenado. Remova o marcador se o Pokémon estiver no Banco ou evoluído.

MARCADOR GX (GX MARKER):

Uma ferramenta de lembrete às vezes incluída na folha de contador de danos. Ao usar seu ataque GX no jogo, vire seu marcador GX voltado para baixo.

MARCADOR V-ASTRO (V-STAR MARKER):

Um objeto de lembrete incluído em certos produtos. Quando você usar o seu Poder V-ASTRO na partida, vire o seu marcador V-ASTRO para baixo.

N

O
OWNER (DONO):

Um Pokémon com o nome de um treinador no título, como Brock’s Sandshrew ou Team Rocket’s Meowth. Cartões com , , , ou Frontier Brain NÃO contam como cartas de “Dono de Pokémon”.

P

PILHA DE DESCARTE (DISCARD PILE):

As cartas que você descartou. Estas cartas estão sempre viradas para cima. Qualquer pessoa pode ver esses cartões a qualquer momento.

POKÉ-BODY:

Um efeito que fica ativo assim que o Pokémon entra em jogo e dura até o Pokémon sair do jogo.

POKÉ-POWER:

Um poder que aparece uma vez por turno em Pokémon Ativos e no Banco que você deve escolher usar. A maioria dos Poké-Powers são desativados se o Pokémon tiver uma Condição Especial.

POKÉMON:

Os personagens coloridos que lutam por você no Pokémon Trading Card Game. Eles são representados no jogo por Pokémon Básicos e cartas de Evolução.

POKÉMON ATACANTE (ATTACKING POKÉMON):

O Pokémon Ativo, ao realizar um ataque.

POKÉMON BABY (POKÉMON BEBÊ):

É um tipo especial de carde de Pokémon básico, que pode evoluir para outros Pokémon. Se um Pokémon bebê evoluir para um Pokémon básico, o mesmo é tratado como uma evolução e não um card de Pokémon básico. Cards que fazem referências a Pokémon básicos também as fazem a esses cards.

POKÉMON BÁSICO, carta de (BASIC POKÉMON CARD):

Uma carta que você pode jogar diretamente da sua mão no seu turno. Veja carta de evolução.

POKÉMON DE TIPO DUPLO (DUAL-TYPE POKÉMON):

Um Pokémon que possui dois tipos ao mesmo tempo.

POKÉMON DEFENSOR (DEFENDING POKÉMON):

O Pokémon que recebe um ataque.

POKÉMON-EX:

Os Pokémon-EX são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem especial: quando o seu Pokémon-EX é nocauteado, o seu oponente recebe duas cartas de Prémio em vez de uma. Pokémon-EX são cartas de pokémon básico.

POKÉMON ex:

Os Pokémon ex são Pokémon poderosos, mas quando o seu Pokémon ex é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio. Pokémon ex e Pokémon-EX não são a mesma coisa. Pokémon ex podem aparecer em qualquer estágio de Evolução.

POKÉMON EVOLUÍDO (EVOLVED POKÉMON):

Um Pokémon em jogo que possui outro Pokémon abaixo dele.

POKÉMON-GX:

Os Pokémon-GX são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem especial: quando o seu Pokémon-GX é nocauteado, o seu oponente recebe duas cartas de Prémio em vez de uma. Cada Pokémon-GX possui um poderoso ataque GX. Pokémon-GX podem aparecer em qualquer estágio de Evolução.

POKÉMON LENDA (POKÉMON LEGEND):

São cartas duplas especiais que exibem poderosos Pokémon Lendários. Ambas as cartas devem ser jogadas juntas e ao mesmo tempo.

POKÉMON LV.X:

Versões mais fortes de um Pokémon normal, colocadas em cima do Pokémon normal de mesmo nome e adicionando habilidades extras ao Pokémon original.

POKÉMON MEGA EVOLUÇÃO (MEGA EVOLUTION POKÉMON):

Um tipo de Pokémon-EX muito poderoso com uma desvantagem adicional: quando um dos seus Pokémon se torna um Pokémon de Mega Evolução, seu turno termina.

POKÉMON POWER (PODER POKÉMON):

Uma habilidade especial que alguns Pokémon possuem. Os Pokémon Powers são divididos em duas categorias: Poké-Power e Poké-Body. Eles sempre incluem as palavras “Poké-Power” ou “Poké-Body” para que você possa dizer que não são ataques.

POKÉMON SP:

Um Pokémon especial treinado por um treinador específico, com um símbolo em seu nome para mostrar seu dono. Um cartão Zapdos tem um nome diferente de um cartão Zapdos porque Zapdos é um Pokémon do Team Galactic e faz parte do nome.

POKÉMON-V:

Os Pokémon-V são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem especial: quando o seu Pokémon-V é nocauteado, o seu oponente recebe duas cartas de Prémio em vez de uma. Pokémon-V são cartas de pokémon básico.

POKÉMON-VMAX:

Os Pokémon VMAX podem elevar os seus Pokémon V a outro nível! Estas cartas incrivelmente poderosas contam com PS e ataques monstruosos, dignos destes Pokémon gigantescos! A maioria dos Pokémon VMAX tem 300 ou mais PS e é muito difícil derrubá-los em batalha. Mas todo esse poder traz um risco enorme: se o seu Pokémon VMAX for Nocauteado, seu oponente pega 3 cartas de Prêmio. Pokémon-VMAX são cartas de evolução.

POKÉMON-V STAR (POKÉMON-V ASTRO):

Pokémon V-ASTRO evoluem de Pokémon V e oferecem 2 cartas de Prêmio quando são Nocauteados. Cada Pokémon V-ASTRO conta com um Poder V-ASTRO especial.

POKÉMON-V UNION (POKÉMON-V UNIÃO):

Um Pokémon enorme composto de quatro cartas diferentes. Para jogar um Pokémon V-UNIÃO, você deve colocar todas as quatro cartas da sua pilha de descarte no seu Banco ao mesmo tempo.

POKÉMON TOOL (FERRAMENTA POKÉMON):

Um tipo especial de carta de Treinador (um Item) que você pode anexar ao seu Pokémon para ajudá-lo. Cada Pokémon pode ter apenas 1 Ferramenta Pokémon anexada por vez.

PONTOS DE SAÚDE (PS) / HIT POINTS (HP):

Um número que cada Pokémon possui, informando quanto dano ele pode sofrer antes de ser nocauteado.

PRISM STAR CARD (CARTA ESTRELA PRISMA):

Um tipo de carta poderosa com algumas regras especiais. as cartas podem ser Pokémon, cartas de Treinador ou Energia Especial. Você não pode ter mais de uma carta com o mesmo nome no seu baralho. Se uma carta for para a pilha de descarte, coloque-a na Zona Perdida.

PRIZE CARDS (CARTAS DE PRÊMIO):

As 6 cartas que você coloca viradas para baixo enquanto se prepara para jogar. Cada vez que um dos Pokémon do seu oponente é nocauteado, você pega 1 de suas cartas de Prêmio e coloca-a na sua mão (ou 2 cartas de Prêmio, no caso de um Pokémon-EX, Pokémon ex ou Pokémon-GX). Ao pegar sua última carta Prêmio, você ganha!

 

R

 

REGULATION MARK (MARCO REGULATÓRIO):

Um símbolo de letra encontrado em cada carta que identifica se é legal usá-la em torneios. Marcas regulatórios foram introduzidas nas cartas a partir da série Sword & Shield.

RESISTANCE (RESISTÊNCIA):

Um Pokémon com Resistência sofre menos danos quando atacado por Pokémon de um determinado tipo. A quantidade de Resistência é impressa ao lado do(s) tipo(s) de Resistência que um Pokémon possui, se houver.

RESTORED POKÉMON CARD (CARTA DE POKÉMON RESTAURADO):

Uma carta que você joga com a carta de item fóssil associada.

RETREAT (RECUO):

É quando você troca o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémon no Banco. Para recuar, você deverá descartar a quantidade de Energia ligada ao Pokémon que está recuando que é igual à quantidade indicada no custo de Recuo do Pokémon. O custo de Recuo aparece no canto inferior direito da carta. Você só pode recuar uma vez por turno.

REVERTER (DEVOLVE):

Certas cartas podem reverter um Pokémon evoluído, que é o oposto de evoluir o seu Pokémon. Quando um Pokémon é revertido, ele também perde as suas Condições Especiais e quaisquer outros efeitos.

S
SPECIAL CONDITIONS (CONDIÇÕES ESPECIAIS):

Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado e Envenenado são chamados de Condições Especiais.

STADIUM CARD (CARTA DE ESTÁDIO):

Um tipo de carta de Treinador que é semelhante a uma carta de Item, mas permanece em jogo depois de você jogá-la. Apenas uma carta de Estádio pode estar em jogo por vez – se uma nova carta entrar em jogo, descarte a antiga e termine seus efeitos. Você pode jogar apenas uma carta de Estádio por turno.

SUDDEN DEATH (MORTE SÚBITA):

Às vezes, ambos os jogadores ganham ao mesmo tempo. Neste caso, você joga um jogo curto chamado “Morte Súbita” (use apenas 1 carta de Prêmio cada, em vez de 6).

SUPPORTER CARD (CARTA DE APOIADOR):

Uma carta de Treinador semelhante a uma carta de Item. Você pode jogar apenas uma carta de Apoiador por turno. Você só pode baixar uma carta de apoiador por turno. O jogador que jogar primeiro não poderá jogar uma carta de Treinador no seu primeiro turno.

T

TAG TEAM (ALIADOS):

ALIADOS são um tipo especial de Pokémon-GX Básicos com um poder ainda maior e uma desvantagem ainda mais significativa: quando seus ALIADOS são Nocauteados, seu oponente pega 3 cartas de Prêmio. Cada carta de ALIADOS tem um ataque GX superpoderoso que ganha um bônus quando se cumpre um requisito.

TAG TEAM SUPPORTER CARDS (CARTA DE APOIADOR ALIADOS):

Um tipo especial de carta de Apoiador que une até dois Treinadores em uma carta. Além do seu efeito primário, cada Carta de Apoiador ALIADOS oferece um efeito adicional se você descartar cartas extras quando jogá-la.

TEAM FLARE HYPER GEAR (HIPEREQUIPAMENTO DA EQUIPE FLARE):

São cartas especiais que você pode usar para atrapalhar os planos do seu oponente. São cartas de Ferramenta Pokémon que você liga aos Pokémon-EX do seu oponente. Elas têm um impacto negativo nesses Pokémon, fazendo com que seja mais difícil para que eles derrotem você. Note que se a carta for removida do Pokémon por qualquer razão, ela irá para a pilha de descarte do jogador que originalmente jogou a carta.

TEAM PLASMA CARDS (CARTAS DA EQUIPE PLASMA)

As cartas da Equipe Plasma (Pokémon, cartas de Treinador e Energia) têm um visual marcante e único. Você irá notar primeiro que a carta possui uma borda azul e então verá o nome Equipe Plasma. Finalmente, o famoso escudo dos vilões aparece na caixa de texto. Qualquer carta com este visual é considerada uma carta da Equipe Plasma. Nas cartas de Pokémon, o nome Equipe Plasma não é considerado parte do nome do Pokémon. Por isso, se tiver 4 Liepard da Equipe Plasma no seu baralho, você não poderá ter nenhuma outra carta de Liepard. Ademais, os Pokémon da Equipe Plasma evoluem normalmente. Os Liepard da Equipe Plasma evoluem

TECHNICAL MACHINE (MÁQUINA TÉCNICA):

Uma espécie de carta de treinador (um item) que você pode anexar ao seu Pokémon. Quando anexado, seu Pokémon pode usar o ataque Máquina Técnica como se fosse seu. As cartas de Máquina Técnica permanecem anexadas, a menos que o texto da carta indique o contrário.

TRAÇO ANCESTRAL (ANCIENT TRAIT):

Traços Antigos são poderes especiais (como Ω-Barreira, α-Recuperação, θ-Max) que aparecem em certos cards de Pokémon, logo abaixo do nome do Pokémon. Eles não são ataques ou Habilidades, então as cartas que impedem seu uso não afetarão os Traços Antigos.

TRAINER CARD (CARTA DE TREINADOR):

Cartas especiais que você joga para obter vantagens no jogo. São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então as descarta. Consulte Carta de Item, Carta de Estádio, Carta de Apoiador.

TRAINERS’ POKÉMON (POKÉMON DE TREINADORES):

É um Pokémon que tem o nome de seu treinador no titulo. como o “Sandshrew do Brock”. Você não pode evoluir um Sandshrew normal para um “Sandslash do Brock”, além de não poder evoluir um “Sandshrew do Brock” para um Sandslash normal. Trate o “Sandshrew do Brock” e o Sandshrew normal como dois Pokémon totalmente diferentes.

U

ULTRA BEASTS (ULTRA CRIATURAS):

As Ultracriaturas são criaturas misteriosas que podem aparecer como Pokémon-GX, que se destacam por sua cor carmim, bem diferente da cor azul típica das cartas GX. Algumas cartas têm efeitos que interagem especificamente com as Ultracriaturas, que podem ser identificadas por uma barra no canto superior direito da carta. Cada Ultracriatura tem um ataque que tem algo a ver com as cartas de Prêmio, então fique de olho nas formas interessantes como podem ser usados.

V

W
WEAKNESS (FRAQUEZA):

Um Pokémon com Fraqueza sofre mais danos quando atacado por Pokémon de um determinado tipo. O efeito da Fraqueza é indicado próximo ao(s) tipo(s) de Fraqueza que um Pokémon possui, se houver.

X

S

Z

ZONA PERDIDA (LOST ZONE):

As cartas enviadas para a Zona Perdida não poderão mais ser jogadas durante o jogo. Coloque-os virados para cima em qualquer lugar fora do jogo.