Informações: Tabela de Tipos

Vantagens × Desvantagens

Fraquezas × Resistências × Imunidades

Uma das coisas que todo treinador pokémon deve saber é qual pokémon é melhor para se obter vantagem numa batalha. Uma das formas para conseguir isso é pelo tipo do pokémon adversário. Sabendo qual é a fraqueza daquele tipo, basta usar um pokémon que tenha um golpe do tipo que tenha vantagem ao tipo do tal pokémon. Complicado? É mais fácil do que parece! Vamos pegar como exemplo 2 tipos básicos: fogo e água. Todos nós sabemos que a água apaga o fogo. A idéia é parecida, use um golpe de água em um pokémon de fogo e obterá a vantagem! Isso significa que pokémons de fogo tem fraqueza (desvantagem) ao tipo água. Também tem a questão da resistência. Se atacarmos um pokémon de água com um golpe de fogo, causará a metade do dano normal. Isso acontece porque pokémons de água têm resistência ao tipo fogo. Mas nem sempre ocorre assim. O tipo elétrico tem vantagem a água, mas ele não tem resistência a água. Isso quer dizer que se atacar um elétrico com golpe aquático, o dano será normal.

Se você tiver vantagem ao tipo do adversário, você causa o dobro do dano normal (×2), se o tipo do adversário tiver resistência ao tipo de seu golpe, você causa a metade do dano normal (×½), se os tipos não tiverem condição especial entre si, você só causa o dano normal (×1). Também existe a imunidade, que é quando o golpe não afeta o pokémon; não causa nenhum dano (×0). É o caso de atacar um fantasma com golpes do tipo normal.

Existem pokémons que têm 2 tipos. Vamos tomar como exemplo os tipos água/voador. Esses dois tipos têm desvantagem a elétrico. Então, se usado um golpe elétrico num pokémon desses (pode ser Mantyne, Pelliper, Gyarados…), você causa o quádruplo do dano normal (×4). Agora, se usado um golpe de planta em um pokémon do tipo fogo/voador (Charizard, Moltres, Ho-oh), o golpe causará a quarta parte do dano normal (×¼), porque tanto o tipo fogo como o tipo voador têm resistência ao tipo planta, fazendo com que o dano caia para a metade da metade.

Na tabela abaixo você pode verificar todas as vantagens, resistências, fraquezas e imunidades possíveis, inclusive todas as combinações de tipos de pokémon que existem. As linhas (fileiras horizontais) é o tipo do golpe que o pokémon atacante usa, ou seja, é o tipo emissor. As colunas (fileiras verticais) é o tipo do pokémon que recebe o golpe, ou seja, é o tipo receptor. Note que golpe tem apenas um tipo, mas o pokémon pode ter até dois.



Legenda:

Tipos:

 – Normal
 – Fogo
 – Água/Aquático
 – Elétrico
 – Planta/Grama
 – Gelo
 – Lutador
 – Veneno/Venenoso
 – Terra/Terrestre
 – Voador
 – Psíquico
 – Inseto
 – Pedra/Rocha
 – Fantasma
 – Dragão
 – Noturno/Dark
 – Metálico/Aço
 – Fada


Valores:









O golpe tem dupla vantagem sobre o adversário (dano ×4) – It’s super effective!
O golpe tem vantagem sobre o adversário (dano ×2) – It’s super effective!
  Não tem condição especial, o dano causado é normal (dano ×1)
½× O adversário tem resistência sobre o golpe (dano ×½) – It’s not very effective…
¼× O adversário tem dupla resistência sobre o golpe (dano ×¼) – It’s not very effective…
O golpe não causa dano, o adversário fica imune (dano ×0) – It doesn’t affect…

[VERSÃO DA TABELA PARA DOWNLOAD]