Spin-off: Pokémon Bank / Poké Transporter

Pokémon Bank
&
Poké Transporter

[Editado] O Pokémon Bank era um software disponibilizado pela Nintendo eShop do 3DS para armazenar até 3000 pokémon de uma só vez. Ele não apenas disponibiliza espaço para enviar seus pokémon em nuvem online, como também permite transferir pokémons de jogos Virtual Console e os jogos da 5ª geração para os jogos da 6ª geração, por meio de outro aplicativo chamado Poké Transporter, que pode ser baixado gratuitamente, assim como o do Pokémon Bank. O jogo requeria antigamente um pagamento anual da taxa de disponibilidade do serviço (a partir da data de 23 de Março de 2023 ele recebeu a gratuidade para uso). Obviamente, o aplicativo requer conexão com a Internet pra enviar e transferir os seus pokémon no armazenamento em nuvem. Ele tem um sistema de proteção que impede que pokémons hackeados possam ser transferidos. Ele também possui ferramentas avançadas de busca e organização. Bridgette, a personagem de Pokémon Box: R/S, estará de volta para te dar orientações sobre o Pokémon Bank.

Pokémon Bank possui um sucessor chamado Pokémon Home, um aplicativo que faz os mesmos serviços, desde que você possa assinar o plano para ter acesso a totalidade de espaço disponibilizado para armazenamento.

Pokémon Bank

&

Pokémon Transporter

O Poké Transporter é uma extensão do aplicativo Pokémon Bank, com o propósito de migrar os pokémon presentes nos jogos da 5ª geração (Black/ White/ Black 2/ White 2) e de jogos Virtual Console (Pokémon Red/ Blue/ Yellow/ Gold/ Silver/ Crystal) para os jogos da 6ª geração (X/ Y/ Omega Ruby/ Alpha Sapphire/ Sun/ Moon/ UltraSun/ UltraMoon). Sim, requer ao menos um jogo da 6ª Geração para permitir abrir o aplicativo Pokémon Bank.

Um pequeno gráfico com exemplo de conectividade de jogos para usar no Pokémon Bank

É possível passar um Box inteiro de pokémons para o Pokémon Bank, em vez de transferir um pokémon de cada vez. Existe uma restrição: só é possível passar os pokémons que estiverem no Box 1 dos jogos citados (B/ W/ B2/ W2/ R/ B/ Y/ G/ S/ C). Se quiser passar pokémons de outros boxes, deverá colocá-los antes no Box 1. Lembrando que é um caminho sem volta, uma vez transferidos, os pokémons não poderão voltar. É preciso estar online para utilizar essa ferramenta.

Um detalhe é que qualquer item presente nos pokémon B/W/B2/W2/G/S/C estiver segurando será automaticamente colocado na mochila se você tentar transferí-los. Em outras palavras, itens não podem ser transferidos. Fique tranquilo que itens que são necessários para mudar a forma de seus pokémons, por exemplo, poderão todos serem obtidos novamente nos novos jogos. Ovos de pokémon ou os pokémon fusionados como Black Kyurem ou White Kyurem não poderão ser transferidos.

Ambos os aplicativos (Pokémon Bank e Poké Transporter) foram disponibilizados primeiramente pro Oriente (Japão, Coréia, Taiwan e Hong Kong) em 25 de Dezembro de 2013 e a data de lançamento prevista pro Ocidente era dia 27 de Dezembro de 2013, mas por conta do tráfego muito grande através do Nintendo Network IDs criadas em 25 de Dezembro de 2013, Pokémon Bank e Poké Transporter foram removidos temporariamente no Japão e na Ásia. Por conta disso, o lançamento Americano, Europeu e Australiano do Pokémon Bank (e de Poké Transporter) foram adiados. Os aplicativos foram relançados definitivamente na Ásia em 21 de janeiro de 2014, na Europa e Oceania em 4 de fevereiro de 2014 e nas Américas em 5 de fevereiro de 2014.

Ambos os aplicativos infelizmente ficaram indisponíveis para se obter, por conta da descontinuação do Nintendo eShop 3DS em 27 de março de 2023 (como noticiado aqui em inglês e aqui pelo nosso site PokéMyth). Porém, os aplicativos do Pokémon Bank não requerem mais assinatura para utilizar.

[editado*] Prós:

– Depois do término da loja eShop 3DS, o app está gratuito para uso.
– Possibilidade de transferir um grande lote de pokémons.
– Possui comunicação com o aplicativo de armazenamento atual, Pokémon Home.
– Ferramentas avançadas de busca e organização.

 

[*] Contras:

Pagamento de taxa anual.
– Caso não pague continuamente, os pokémon eram deletados (agora que é gratuito, não existe mais este risco).
– Porém, para enviar os pokémon do Pokémon Bank para o Pokémon Home, requer no mínimo a assinatura de 30 dias (que não custa muito além de 11 reais atualmente).
– Não é possível transferir pokémons de volta para os jogos da 5ª geração ou dos jogos Virtual Console.
– Ferramentas avançadas de busca e organização.

Screenshots