SMUSUM: Pokémon Refresh

Pokémon Refresh

O Pokémon Refresh veio para substituir o Pokémon Amie. Com ele, você continua podendo interagir com seu pokémon, agora com algumas diferenças. Os mini-games que tínhamos no Amie foram removidos, bem como as tentativas de reconhecimento facial. As funções de fazer carinho e dar comida continuam. Você pode fazer carinho esfregando a stylus em partes como a cabeça ou a barriga do pokémon. Lembrando que alguns pokémons não gostam de serem acariciados em certos lugares, outros possuem lugares que podem machucar (como as bochechas de Pikachu). Para alimentação não temos mais os PokéPuffs, em seu lugar temos os Poké Beans. O Pokémon Refresh agora é uma opção no menu (junto com Pokédex, Pokémon, Bag, Save, etc.). Basta acessá-la para começar a interagir com seu pokémon.

Stats do Pokémon Refresh

Assim como no Pokémon Amie, existem três stats no Pokémon Refresh: o afeto, a fome e a diversão. O afeto (ícone coração) determina a afeição que o seu pokémon tem por você, a fome (ícone Poké Bean) determina quantos Poké Beans seu pokémon precisa comer e a diversão (ícone nota musical) determina o quanto o seu pokémon se divertiu com você. Existem os medidores desses stats. São cinco ícones de coração, cinco de Poké Bean e cinco de nota musical.

Quando você vai dando Poké Beans para seu pokémon comer, os ícones dos Poké Beans vão acendendo. Quando todos os 5 ícones de Poké Beas estiverem acesos, seu pokémon terá matado a fome e recusará ser alimentado. Fazer carinho e cuidar de seu pokémo vai aumentando os ícones de nota musical. Os ícones de fome e diversão vão sempre diminuindo caso você fique muito tempo sem interagir no Pokémon Refresh.

Quando você dá comida ou faz carinho nos pokémons, ele soltam alguns coraçõezinhos no ar. Para aumentar o afeto, o stat mais importante e que nunca diminui, você deve fazer com que seu pokémon vá soltando esses coraçõeszinhos. Para acender o primeiro ícone de coração do medidor, basta que seu pokémon solte um coraçãozinho. Para acender o segundo ícone, 50 coraçõeszinhos são necessários. Para acender o terceiro, são necessários 100. Para o quarto, 150. E para o quinto, 255.

Quando você faz carinho, seu pokémon pode soltar de 3 a 5 coraçõeszinhos. Quando você alimenta seu pokémon, o número de coraçõeszinhos obtidos varia de acordo com o tipo de Poké Bean que você deu. É possível obter mais Poké Beans no Poké Pelago ou nos Cafés dos Centros Pokémon.

Cuidando de seu Pokémon

Uma novidade do Pokémon Refresh é a opção de poder cuidar de seu pokémon. Em certas ocasiões, você verá o jogo oferecendo a opção de cuidar após uma batalha. Ela aparece em forma de botão na tela de baixo do seu Nintendo 3DS. Basta selecionar esse botão ou pressionar Y. O Pokémon Refresh será aberto após a batalha e você poderá cuidar de seu pokémon. Geralmente essa opção aparece quando seu pokémon ficou com algum problema de status durante a batalha, ou quando algum golpe capaz de “sujar” tenha sido utilizado durante a batalha.

Quando algo assim acontece, o Refresh disponibiliza algumas ferramentas que você pode utilizar para cuidar de seu pokémon. Basta usar a ferramenta correta para remover o problema de status ou para limpar o seu pokémon. Você só terá que esfregar a stylus nas partes afetadas de seu pokémon. Fazendo isso, você aumenta os stats de afeto e diversão.


Medicamento
Quando seu pokémon ficar com algum problema de status, seja Poison, Sleep, Burn, Paralysis ou Frozen, você pode usar a ferramenta do medicamento para curá-lo logo após o término da batalha. É um ótimo recurso para você economizar nos itens de cura.

Pente
O pente permite você arrumar a pelugem/penugem de seu pokémon. Quanto mais longa é a batalha, maior é a chance de seu pokémon ficar com os pelos ou penas bagunçados. Certos golpes quando usados em batalha sempre farão com que seu pokémon precise ser penteado. Pokémons que não possuem pelos ou penas nunca precisarão do pente.

Toalha
A toalha é usada para remover a sujeira de seu pokémon, de maneira geral. Essas sujeiras se parecem com manchas de lama que aparecem pelo corpo de seu pokémon. Quando golpes que envolvem lama, como Mud-Slap, são usados em batalha, é certeza que seu pokémon ficará com esse tipo de sujeira.

Escova
A escova serve para tirar o pó ou a areia de seu pokémon. As manchas de poeira aparecem em seu pokémon geralmente quando golpes que envolvem terra ou areia, como Sand Attack, são usados durante a batalha. Basta escovar seu pokémon para remover a poeira.

Secador
Certos golpes do tipo água ou gelo, como Water Gun ou Icicle Spear, podem deixar o seu pokémon molhado. Isso também pode acontecer quando há chuva durante a batalha. Nesses casos, você deve usar o secador para remover a água, secando seu pokémon. Muitos pokémons de água nunca precisam de secador.

Atenção: Se você não limpar o seu pokémon imediatamente após a batalha, essas condições não irão permanecer em seu pokémon caso abra o Pokémon Refresh depois. Portanto, não perca a oportunidade quando isso acontecer, pois ajudam a aumentar o afeto do Refresh. A única exceção é no caso dos problemas de status. Como eles continuam no pokémon mesmo após a batalha, é possível abrir o Refresh e usar o Medicamento para remover o problema de status. Os itens de cura de status só serão realmente necessários caso queira curá-los durante uma batalha, pois mesmo após a batalha ainda é possível curá-los pelo Refresh.

Efeitos em Batalhas

Tal como acontecia no Pokémon-Amie, você consegue benefícios nas batalhas caso você aumente o afeto de seu pokémon pelo Pokémon Refresh. Esses benefícios podem acontecer a qualquer momento durante a batalha de forma aleatória. Se o medidor de afeto de seu pokémon tiver 2 ícones de coração, ele irá ganhar 20% a mais de exp. em batalhas. Com 3 ícones de coração, seu pokémon pode sobreviver com 1 HP um dano que iria derrotá-lo. Com 4 ícones de coração, seu pokémon pode desviar de alguns ataques (mesmo daqueles que nunca erram) e também se curar sozinho de algum problema de estado (perdendo a paralisia, a queimadura, o veneno, descongelando, acordando ou saindo da confusão). Com todos os 5 ícones de coração, seu pokémon tem mais chances de causar um Critical Hit.

Esses benefícios, no entanto, não acontecem com um pokémon mega evoluído, nem em batalhas online ou aquelas feitas na Battle Maison. Um detalhe superficial que você notará é que um pokémon com 2 pontos de afeição, ao entrar numa batalha, balançará duas vezes. Com 3 pontos dará dois pulinhos. Com 4 ou 5 pontos, o pokémon olha para o lado ao entrar numa batalha. Também aparecem mensagens diferentes quando seu pokémon entra em batalha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!