SMUSUM: Batalhas de S.O.S

Batalhas de S.O.S.

As batalhas de S.O.S. são muito comuns em Alola. Tratam-se de batalhas onde o pokémon selvagem chama por ajuda, fazendo com que outro pokémon selvagem entre na batalha contra o seu pokémon, tornando uma batalha de 2 contra 1. Os pokémons Totem sempre usam esse recurso durante uma batalha. Quando um pokémon Totem chama por ajuda, sempre haverá um pokémon que virá atender ao seu pedido. Pokémons comuns também podem chamar por ajuda, porém, seus pedidos nem sempre são atendidos.

O pokémon que vem para a batalha de S.O.S costuma ser da mesma linha evolutiva que o pokémon que o chamou, existem algumas exceções. Quanto menos HP um pokémon comum tem, maiores são as chances de ele chamar por ajuda. Um pokémon Totem chama por ajuda logo quando termina o 1º turno da batalha.

Quando um pokémon selvagem comum chama por ajuda, derrote o pokémon que ele chamou para a batalha. Há chances de ele chamar outro pokémon depois disso. Embora isso possa ser frustrante, existem vantagens de você ficar segurando a batalha para que mais pokémons sejam chamados. Conforme você vai derrotando os pokémons que vão entrando na batalha, você tem mais chances de encontrar um pokémon com o máximo de IVs, podendo ter até 4 IVs no máximo. Além disso, o pokémon que aparecer pode ter uma Hidden Ability. As chances de aparecer um pokémon shiny também aumenta nessa brincadeira.

Quantidade de pokémons que
precisam ser derrotados
Quantidade de
IVs perfeitos
Chances de vir com
Hidden Ability
Chances de
vir Shiny
5+ 1 0% 1/4096
10+ 2 5% 1/4096
11+ 2 5% 5/4096
20+ 3 10% 5/4096
21+ 3 10% 9/4096
30 4 15% 9/4096
31+ 4 15% 13/4096

Essa cadeia de vantagens pode ser quebrada caso derrote todos os pokémons do campo ou caso um pokémon de outra linha evolutiva entre na batalha. Para os jogadores mais competitivos, cada vez que você avança nessa cadeia de pokémons, os EVs gerados por cada pokémon derrotado é multiplicado por 2. Sendo assim, com a ajuda de um Power Item ou de um Pokérus, você pode receber 36 EVs de um pokémon derrotado e maximizar um dos stats após 7 derrotas numa batalha.

Mantendo a cadeia da batalha de S.O.S.

Existem algumas coisas que você pode fazer para “forçar” o pokémon selvagem a continuar chamando mais e mais pokémons para a batalha. A primeira é simplesmente manter o pokémon que está chamando ajuda com pouco HP. Um golpe como False Swipe pode te ajudar nisso. Lembre-se que o pokémon não vai chamar por ajuda se já houver algum outro no campo para ajudá-lo.

Outra forma é usa o item Adrenaline Orb, que pode ser facilmente comprado no balcão do PokéMart dos Centros Pokémon. Quando esse item é usado durante uma batalha, as chances de um pokémon chamar por ajuda aumentam ainda mais. Você pode usar apenas um por batalha, mas o efeito permanece até o fim da batalha. Outra maneira é usar um pokémon que tenha as habilidades Intimidate, Pressure ou Unnerve. Elas tornam o pokémon selvagem mais propenso a chamar por ajuda.

Note que mesmo que um pokémon chame por ajuda, não é garantido que um outro pokémon virá para ajudá-lo. Se o selvagem estiver afetado por uma condição de status, ele não chamará por ajuda. Pokémons lendários, ultra beasts e pokémons que aparecem via Island Scan nunca chamam por ajuda. Os pokémons a seguir também nunca chamarão por ajuda:

Butterfree
Poliwrath
Gengar
Electrode
Exeggutor
Chansey (S/M)
Starmie
Mr. Mime
Jynx
Snorlax
Dragonite
Crobat
Sudowoodo
Politoed
Espeon
Umbreon
Slowking
Octillery
Blissey
Sableye
Castform
Huntail
Gorebyss
Salamence
Ambipom
Happiny
Gabite
Lucario
Vanillite
Vanillish
Vanilluxe
Pawniard
Volcarona
Pangoro
Floette (laranja)
Floette (azul)
Floette (branca)
Goomy
Sliggoo
Toucannon
Vikavolt
Mareanie
Wimpod
Minior
KomalaKommo-o

Pokémons de uma linha evolutiva diferente

Em algumas ocasiões, o pokémon que vem para a ajuda pertence a uma linha evolutiva diferente do pokémon que chamou por ajuda. Por conta disso, existem certos pokémons que só podem ser encontrados via uma batalha de S.O.S., como é o caso de Mareanie. Você não encontrará Mareanie normalmente, você deve entrar numa batalha com um Corsola e esperar que ele chame por ajuda, um dos pokémons que vem para ajudá-lo é Mareanie.

Além disso, é possível conseguir alguns pokémons evoluídos em levels mais baixos, como é o caso de Salamence, que aparece para ajudar numa batalha de S.O.S. com um Gible. Fique atento pois, uma vez que você derrote o pokémon original que chamou por ajuda e o pokémon que chegou depois não for da mesma linha evolutiva do pokémon original, nenhum outro pokémon será chamado para a batalha.

Batalhas de S.O.S. afetadas pelo clima

Existem algumas áreas do jogo onde podemos encontrar uma condição de clima natural. Podemos encontrar chuva nos seguintes lugares: Malie Garden, Exeggutor Island, Lush Jungle e Route 17. Podemos encontrar tempestade de areia no Haina Desert e encontrar nevasca na Tapu Village e Mount Lanakila. Enquanto esse clima estiver ativo, pokémons diferentes poderão ser chamados para as batalhas de S.O.S. Esses pokémons não aparecerão em nenhum outro lugar, o que torna um pouco chatinho de consegui-los. Um detalhe interessante é que não é preciso estar chovendo, nevando ou tendo tempestade de areia no momento que você estiver na área específica. Caso você esteja na área certa mas o clima não esteja ativo, basta usar um golpe ou ability que ative o clima correspondente que os pokémons exclusivos da batalha de S.O.S de clima se tornarão acessíveis.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!