RUMORES sobre o Pokémon Direct : 6 novos pokémon, Galon Forms, novos personagens e as novas mecânicas de ginásio!

(Tempo de Leitura: 13 minutos)

Temos um Pokémon Direct marcado para o dia 05/06, onde finalmente teremos mais detalhes sobre Sword & Shield. E com a proximidade, novos rumores começaram a pipocar na internet. Um em particular me chamou a atenção novamente por estar bem detalhado, bem amarrado e ser “pé no chão”, ao mesmo tempo em que não tem medo de dizer o que esperar da nova mecânica de batalha (inclusive desmente o outro grande rumor que publicamos no começo do ano, principalmente por descrever os lendários de forma diferente). Se esse rumor é verdade ou não, semana que vem saberemos, mas se for, cuidado pois este post pode conter spoilers. E se não for verdade, não vá se decepcionar. Leia por sua conta.

O rumor foi publicado no https://pastebin.com/kcQLBDmK . Abaixo, fiz uma tradução aproximada das informações. Comentários pessoais colocarei entre parênteses (), assim como algumas partes onde não entendi bem a informação. Se houver algum erro, agradeço se puderem me informar. O texto é longo e deu bastante trabalho.

O rumor está escrito na forma de alguém que assistiu o que será mostrado no Direct:

* Iniciais
– Confirmado que eles te seguirão pelos mapas, apesar de serem os únicos explicitamente mostrados fazendo isso. (O rumor diz também que, mesmo se você não escolher trazer eles contigo para batalhar, eles continuarão do seu lado como um ajudante em sua aventura. Então, o autor sugere que você pode depositá-los na box, mas ainda assim vão te seguir. Achei grudento.)
– Se eles não estiverem atualmente batalhando, poderão ainda assim ser vistos ao lado do seu treinador.
– Na cidade inicial de Mattersdale, a pokébola recém adquirida de seu amigo é roubada por uma figura sombria, que você seguirá até chegar no misterioso Moredread Woods. Você encontra uma mulher que pergunta que pokémon você viu – e é assim que você escolhe seu inicial – e então ela te dá a pokébola como um presente, com o qual você captura o pokémon inicial.
* Grookey:
– Usa aquele graveto para abrir cascas de frutas e nozes. Também bate ele contra objetos duros para mandar sinais a outros Grookey. Humanos (desta região, aparentemente) também aprenderam a se comunicar com outros usando este método.
– No meio de uma batalha, Grookey pode usar o novo ataque do tipo normal chamado Climb para invocar uma árvore, subir nela, e pegar uma berry. É mostrado usando isto em uma batalha contendo árvores no cenário, então talvez isso funcione com cenários de fundo interativos como na 6ª geração?
* Scorbunny:
– Aquelas faixas não são ataduras, mas trilhas onde seu pelo se queimou. Ele começa sua vida no norte com um pelo completamente branco, que vai lentamente ficando queimado a medida que ele usa habilidades de fogo.
– Tem um novo ataque tipo fogo chamado Hot Foot. Parece ser um ataque que tem prioridade de movimento, onde ele chuta seu oponente com um pé flamejante.
* Sobble:
– Pelos seus olhos produz bolhas feitas de uma substância irritante. Se a bolha estoura e acerta seus olhos, você chora de tanto que ela irrita.
– Possui um novo ataque do tipo fairy chamado Cry Together. Ele faz com que ambos os pokémon chorem, diminuindo o Attack de ambos.
* Marttens:
– Pokémon doninha. Normal/Ice.
– Marrom, é uma doninha bípede com uma cabeça esbranquiçada. Parece que está usando luvas em suas patas (pode ser pela coloração dos pelos).
– Eles adoram brincar na região gelada de Galar, sua pelagem os fornece calor. Sua pele é valorizada pelos comerciantes – mas cuidado, pois eles podem estender suas garras retráteis de suas patas para lançar um ataque brutal.
– Possuem tanto Fluffy como Tough Claws como habilidade.
– Se está tendo dificultade para pegar pokémon no início, eles podem ajudá-lo com False Swipe.
* Scaven:
– Pokémon corvo. Dark/Flying.
– É basicamente apenas um corvo. Um pássaro com aparência mais “natural”, com sua característica mais diferenciada sendo os olhos bastante grandes e estranhamente realistas.
– Uma praga comum entre o povo de Galar devido a roubar a produção das safras, ele pode detectar o menor farelo de comida no ar com sua poderosa visão. Tem memória impecável e memoriza as rotinas diárias dos agricultores.
– Possui Keen Eye como habilidade.
– Batalhas em dupla contra selvagens estão presentes em Sword e Shield. Scaven possui um novo ataque tipo dark, Stink Eye. Quando usado no oponente, ele perde Defense e Special Defense. Quando outro pokémon usa Stink Eye no mesmo turno contra o mesmo oponente, o oponente perde Attack e Special Attack. Um par de Scavens usarão essa estratégia para enfraquecer severamente seus pokémon.
– O Direct sugere que algo especial pode acontecer se dois forem criados lado a lado (possível método de evolução?).
* Tardibus
– Pokémon micro-macro. Water.
– Basicamente um pokémon azul e branco que lembra um tardígrado transparente, com formato que parece um ônibus. Muito fofo, com grandes olhos.
– Pode mudar livremente seu tamanho (é mostrado usando tanto Minimize e Growth), de tamanhos microscópicos até o tamanho de um ônibus. Feito de moléculas de água, ele pode transformar outros pokémon em moléculas, absorvê-los, e transportá-los com segurança.
– Sua habilidade se chama Water Cycle. Se ele for trocado, ele força o oponente que for do tipo água a ser trocado também. Pode aprender o ataque Soak, para transformar outros oponentes em pokémon tipo água.
– James Turner desenhou este pokémon. Existem ônibus reais na região de Galar que você pode utilizar, cujo design é o mesmo do Tarbibus, e são chamados de Tardibus Bus (esse nome não parece mais estranho depois do Pokémon GO Plus Plus né? xD).
* Vulcalanche
– Pokémon martelo de gelo. Ice.
– É um cara gigante feito de gelo. Ele pode invocar um enorme martelo de gelo congelando partículas de ar.
– Aprende o ataque Ice Hammer (ah vá).
– Sua habilidade é Ice Wielder. Sua velocidade diminui depois de usar ataques físicos de tipo gelo como Ice Hammer (a diminuição de velocidade será bem menor (o que não entendi muito bem, já que Ice Hammer só diminui 1 nível de speed)), mas retornará ao normal e aumentará quando usar ataques especiais do tipo gelo como Blizzard.
– O Gym Master (olha esse rumor voltando) de gelo tem um Vulcalanche. Possui sua própria cut scene no jogo, andando atrás do Gym Master conforme os dois entram na arena, arrastando seu martelo gelado atrás de si, congelando o chão.
* Lendários
– Ambos Grass/Steel. São apresentados em uma parte de CG com eles batalhando entre si sobre um planalto nas nuvens. Eles se juntam a outros pokémon que lutam ao lado deles…
– Lendário de Sword é ajudado por Bisharp, Machamp, Cincinno, Granbull, e Charizard.
– Lendário de Shield é ajudado por Steelix, Mr. Mime, Durant, Venusaur, e Dusknoir.
– Hitoshi Ariga desenhou os lendários e foi responsável por fazer a box art. Cada versão possui o lendário posando no meio, com seus parceiros mencionados antes aparecendo ao fundo de forma “foda”. Aparentemente Ariga teve liberdade de escolher quais pokémon seriam incluídos ao lado dos lendários.
* Calivurn
– Pokémon espada resplandecente. Grass/Steel.
– Parece um monstro de Yu-Gi-Oh com uma dramática armadura vermelha, com uma boca de lobo como capacete. Bastante elegante. É uma estranha árvore humana que você consegue ver através da armadura. Possui uma espada laranja e brilhante com runas escritas nela.
– Um feroz guerreiro que uma vez derrubou aqueles que ameaçaram Galar, com sua espada que pode acender chamas. Sua habilidade Crimson Clash permite que ataques físicos cortem através de Protect e outros escudos. Além disso, se isso acontecer, o pokémon adversário ficará queimado.
* Goadwyld
– Pokémon escudo de cristal. Grass/Steel.
– Parece basicamente igual Calivurn, porém mais “musculoso”, e sua armadura é azul. Também é uma árvore humana. Ele segura dois escudos de ombro, os quais ele pode conectar para formar um único escudo gigante que segura em sua frente. O escudo possui runas brancas.
– Um bravo guerreiro que uma vez protegeu os cidadãos de Galar de seus inimigos, seu escudo pode literalmente congelar qualquer um que se aproxime. Com sua habilidade Glacier Guard, ele pode proteger seu lado do campo de batalha contra um único ataque. Não se sabe se pode resistir ao Crimson Clash, no entanto. Um pokémon que ousar atacar o Glacier Guard ficará congelado.
VARIAÇÕES REGIONAIS
* Variações de Alola
– Em Pokémon Sun & Moon, certos Pokémon se adaptaram-se a Alola através de formas nunca antes vistas. Você não será capaz de encontrar eles na região de Galar, mas talvez alguns treinadores viajantes de Alola poderão tê-los.
– Há um NPC que troca um Raichu por um Alolan Raichu.
* Variações de Galar
– Alguns pokémon se adaptaram ao ambiente da região de Galar. Aparentemente, nesta seção, Masuda aborda diretamente o fato de que todas as formas de Alola eram de pokémon da primeira geração, e desta vez promete que muitos outros receberão variações regionais.
– Ao contrário do que foi especulado, eles são conhecidos como “Galon”, não “Galarian”.
* Galon Cacnea
– Grass
– Um Cacnea amarronzado, vestindo uma pequena roupa de palha.
– No clima mais frio da região de Galar, ele reúne pontas de palha para construir uma jaqueta para se proteger do frio. Como a jaqueta é extremamente inflamável, e possui bem pouca água em seu corpo, ele facilmente pega fogo. Sabe-se que ele assusta os Scravens, então os fazendeiros consideram que vale a pena mantê-los por perto, apesar do risco de incêndio.
– Habilidade Haybreaker. Enquanto é um pokémon tipo grama, Cacnea recebe menos dano de ataques de gelo. Se ele for atingido por um ataque tipo fogo, ele recebe o dano, mas se torna um pokémon tipo fogo ao invés de tipo grama. Enquanto for do tipo fogo, uma pequena chama pode ser vista saindo da flor em sua cabeça.
– Ele pode aprender Fire Punch.
* Galon Kingler
– Water/Fairy
– É um Kingler que está espumando pela boca, tem olhos maiores, e tem listras brancas em volta ao redor de suas garras e cifres, fazendo eles lembrarem barras de doces.
– Como um Krabby normal, ele vive próximo de uma cidade famosa por seus doces. Devido a calda doce da cidade que escorre lentamente da cidade para seu habitat à beira-do-mar, ele desenvolveu gula por doces ao evoluir. Açúcar está sempre borbulhando de sua boca à medida que procura mais doces. O açúcar também tornou mais calmo suas tendência agressivas, a menos que doces açucarados estejam envolvidos.
– Habilidade Sugar Rush. Ao comer uma berry, ele ganha um aumento grande de velocidade, junto com os efeitos normais da berry.
– Ao expelir a espuma açucarada, pode utilizar Sticky Net para diminuir a velocidade do oponente.
* Galon Natu
– Psychic/Rock
– É um Natu, mas feito de uma rocha escura. Há runas inscritas em suas asas.
– Há muito tempo ele empoleirou-se em cima dos vários castelos da região de Galar, e permaneceu ali imóvel por eras. Eventualmente, seu corpo se fundiu com as estruturas de pedra. Dizem que foram atingidos (ou agitados) por visões de violência que logo atingiriam os reinos, e esse medo os fez voltarem a se mover.
– Possui Sturdy como habilidade. Eles não podem fazer muita coisa porque estão abalados pelo medo.
* Galon Xatu
– Psychic/Rock
– Um majestoso Xatu branco como se fosse feito de mármore, suas asas se tornam cor de bronze e envolvem seu corpo, além de formar um pequeno capuz. Sua aparência é como um druida.
– Eles se reúnem em círculos durante a noite, olhando para a lua como se tentassem algum tipo de ritual de invocação. Eles aprenderam a explorar os poderes das trevas para alimentar seus poderes, e com seu conhecimento obcuro procuram realizar uma meta misteriosa.
– Sua habilidade é Dark Arts. Aumenta o poder de ataques especiais do tipo dark. Também garante imunidade contra ataques do tipo psychic.
– Novo ataque tipo dark, Accursed Ally. Invoca o espírito de um aliado desmaiado, causa um dano poderoso  no oponente. Ele é fortalecido pelo Dark Arts, mas ao atingir o inimigo, ele se transforma no mesmo tipo principal do seu aliado desmaiado.
NOVAS MECÂNICAS
* Modo Foto
– Você eventualmente ganha uma câmera que pode ser usada em determinados pontos para ver o cenário e tirar fotos. Também pode trocar para um modo de close-up para tirar fotos de seus pokémon contra o plano de fundo.
– Você pode ver vários pokémon se movendo pelo cenário. Tire uma foto deles para catalogá-los e adicioná-los em um álbum. Você pode ser recompensado por tirar fotos de certos pokémon, então fique atento.
– Algumas vezes você poderá ver pokémon raros como Dunsparce, ou algum com cor diferente do normal. Se conseguir tirar uma foto deles com o ângulo certo, você poderá achá-los mais facilmente  na próxima vez que encontrar um pokémon selvagem.
* Team Battles
– Três ou seis treinadores formam um único time – cada membro do tipo é conhecido como “Teamster”, e cada um deles comanda um Pokémon.
– Dois times se enfrentam de frente, um Teamster por time de cada vez com seu pokémon em uma partida de 1 contra 1.
– Depois de ambos os pokémon atacarem, você pode “passar” (ou trocar) para outro Teamster e seu pokémon. Você não pode escolher para trocar no começo do turno como normalmente era feito, nem pode também trocar usando ataques ou habilidades.
– O time que perder todos os pokémon primeiro será derrotado. É parecido com as Rotation Battles, com a diferença de que você pode trocar para qualquer companheiro de equipe ao invés de rodar em alguma direção.
– Os pokémon poderão segurar apenas berries.
– Você recruta Teamsters durante a aventura. Cada Teamster tem um pokémon com o qual eles podem usar, e vão crescer junto com o seu progresso, ou você pode dar a eles um dos seus próprios pokémon para usar.
– Teamsters possuem skills (habilidades), algumas podendo ser ativadas, contra-atacar outra skill ou serem passivas.
– A skill do seu personagem principal é chamada Cheer (animar, apoiar). Tem chance de fazer seu pokémon se mover primeiro uma vez por partida.
– Há uma skill conhecida como Counter Cheer, que pode ser usada uma vez por partida para cancelar o Cheer, fazendo com que o pokémon que tentou usar isso se mova por último.
– Teamsters parecem ser principalmente treinadores aleatórios, mas vestidos com uniformes. Youngster Edwin é um Teamster que possui o pokémon Marttens, e sua skill Berry Pass pode dar a berry do seu pokémon para o companheiro de equipe que ele passar a vez.
– Batalhas de ginásio são Team Battles de 3 contra 3. O Gym Master é auxiliado por dois Gym Teamsters, enquanto você terá a ajuda dos Teamsters que recrutou.
– Você pode eventualmente desafiar o Gym Master para uma batalha normal depois, e pode conseguir impressioná-lo o suficiente para ele se juntar a você como um Teamster.
– Há um Tardibus Bus especial que abriga seus Teamsters e pode ser encontrado do lado de fora de cada ginásio, onde você pode rapidamente trocar seus Teamsters e os pokémon que eles usam.
* Friend Team Battle
– Este é o modo de multiplayer local. Usa um único Switch e dois Joycons.
– Pode criar até 100 perfis de Friend Teamster, escolhendo qual classe de treinador eles se parecem, dando a eles um nome e definindo a skill.
– Até 12 jogadores podem desfrutar de um Team Battle em partidas de 3 versus 3 ou 6 versus 6. Cada partida é diferente, já que 12 pokémons selecionáveis (rentals) aparecem e cada time seleciona seus pokémon. O líder de cada time pode decidir quem pega qual pokémon, ou ele pode deixar que escolham por si mesmos. Às vezes ao selecionar um pokémon, um novo pokémon aparecerá em seu lugar, dando ao próximo jogador uma opção inesperada.
– As batalhas acontecem como uma Team Battle normal. Você é incentivado a passar o Joycon para cada jogador quando seu respectivo Teamster e pokémon forem pro campo, deixando eles decidirem o que farão a seguir. Você pode perceber que um jogador novato de Pokémon pode descobrir uma estratégia  que você não tinha pensado antes.
NOVOS PERSONAGENS
* Protagonistas
– O gênero oposto será seu vizinho, sendo o garoto chamado Stanford, e a garota, Elva. Eles possuem o inicial que tem desvantagem contra seu pokémon. Eles são ricos, porém amigáveis.
– Você pode comprar roupas nos Centros Pokémon, ou comprar eles online (seu personagem compra eles “online” dentro daquele universo) o que faz eles instantaneamente serem entregues a você  (que bom que não tem Curitiba em Galar). Não são mostradas muitas roupas, mas é mencionado que você pode encomendar roupas tanto de Kalos quanto de Alola, então se presume que antigas roupas irão retornar.
– É claro que tem o uniforme de futebol que seu personagem veste. O número escrito nela agora é “151”, diferente da data do Direct que revelou Sword & Shield (aaaaaaaaaaaaa então aquele “227” do primeiro trailer era referência a aquela data, 2/27 nos EUA).
* Professor Poplar
– Um senhor de idade bem charmoso. Tem um pouco de sal e pimenta (não entendi direito, isso é no rosto dele? xD).
– Estuda a interação entre pokémon e plantas. Está preocupado com relatos de uma estranha planta crescendo em pokémons chamada de “baldroot”, que pode ferir gravemente alguns pokémon, enquanto outros parecem crescer ainda mais fortes com ela.
– Ele é visto pedindo ao jogador para ajudá-lo com um Gogoat que está sofrendo com o baldroot, preocupado que mesmo pokémons tipo grass não são imunes a ela.
* Basil
– Ele parece um delinquente japonês cruzado com um estudante britânico. Ele carrega uma grande espada de madeira.
– Um “Destruidor de Ginásios”, tem como objetivo derrubar todos os ginásios da região de Galar. Ele odeia ginásios por algum motivo, e é mostrado perturbando o jogador quando ele tenta entrar em um.
– Usa um pokémon inicial com vantagem ao seu.
– Ele é visto na equipe do jogador durante uma Team Battle, indicando que ele pode se juntar em certo ponto do jogo para conseguir seu objetivo – ou será que você o convenceu a mudar de atitude?
* Mulher Misteriosa
– Ela é a mulher misteriosa que aparece na floresta enevoada próxima a um lago. Ela provavelmente vai desempenhar um grande papel, mas nada mais é mostrado a respeito dela.
* Chris
– O Gym Master de Elyard City, a cidade coberta de neve. Mostrado em sua roupa normal, vestindo uma jaqueta de inverno legal com cristais, mas também é visto com o uniforme de futebol.
– Usa Never-Melt Ice para esculpir estátuas de famosos Teamsters e seus pokémon.
– Usa Vulcalanche na batalha de ginásio. Também mostrado usando Aurorus quando em uma batalha normal.

E aí, o que acharam dos rumores? Sobre o principal, o Team Battle, eu achei ele especialmente interessante porque também achei que ficaria interessante sendo mostrado no anime, por exemplo. Afinal, os futuros companheiros do Ash ou mesmo outros amigos poderiam enfrentar os “mestres” de ginásio juntos, o que seria bem legal de acompanhar.

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.