Jogos: Ruby/Sapphire

RUBY/SAPPHIRE

As primeiras versões a apresentar batalhas em dupla e Pokémon Contests. Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire foram criados para a plataforma de game boy advance. Os pokémons representantes destas versões são Groudon (Ruby) e Kyogre (Sapphire). São jogos da geração III.

Muitos fãs adoram os jogos da geração III, por ter gráficos muito melhores, o que deixa o jogo mais agradável para se jogar. Coisas que vão desde reflexo em águas calmas e pegadas na areia até uma tela com neblina ou tempestade de areia começaram a existir a partir dos jogos Ruby/Sapphire. Como o game boy foi ficando cada vez mais avançado, o jogo foi ficando cada vez mais bonito.

Muitas coisas novas surgiram. Você viajará pelo continente Hoenn e pegará seu inicial com o profº Birch. Como em todo jogo novo, alguns dos novos pokémons têm combinações de tipo diferente (por exemplo, água/planta nesta geração). Você poderá fazer batalhas em dupla em algumas ocasiões. Dois treinadores usarão um pokémon cada, enquanto você poderá lançar 2 pokémons, ficando uma batalha de 2×2 pokémons.

Nestas versões você conta com um dispositivo moderno chamado Pokémon Navigator, ou simplesmente PokéNav. Ele mostra o mapa do jogo, as condições de seus pokémons (beauty, cool, cute, smart, tough), as medalhas adquiridas por seus pokémons e uma opção nova chamada “trainer eyes”. Com esta nova opção, você poderá ver todos os treinadores que você lutou e que também tinham PokéNav e ver quando eles querem uma revanche. Com o trainer eyes, você pode ver qual treinador quer lutar novamente com você e onde ele está localizado.

Nestes games, seu rival será o sexo oposto do protagonista. Ou seja, se você começou como menino, sua rival será a menina; se começou como menina, seu rival será o menino. Diferente das outras versões, você não poderá escolher o nome de seu rival, será sempre May (se for a menina) ou Brendan (se for o menino). Você verá outro treinador no jogo, no qual batalhará algumas vezes. Este é o Wally, ele é como se fosse seu 2º rival, sem falar que antes de ir para a liga, você luta com ele e não com o rival do começo do jogo.

Existem novos meios de locomoção. Enquanto você não puder pegar sua bicicleta, você pode contar com os Running Shoes, sapatos que fazem seu personagem correr. E também existem 2 tipos de bicicletas: Mach Bike e Acro Bike. A Mach Bike anda numa grande velocidade, podendo passar por chão quebradiço e rampas escorregadias. A Acro Bike não tem tanta velocidade, mas pode empinar e pular. Em ambas as bikes é preciso saber fazer algumas manobras para realizar algumas façanhas, tornando-se uma brincadeira desafiadora!

Novos golpes, novos TMs e HMs. Nestas versões, você terá até que mergulhar debaixo d’água! Você verá coisas como chuva e sol forte fora de batalhas. São 135 novos pokémons, totalizando 386, mas você só poderá ter 202 na Pokédex, isso até conseguir a mais atualizada. Berries totalmente novas, cada berry tem um nome próprio e um efeito especial, numa grande diversidade. E ainda será possível juntar berries para formar PokéBlocks, que melhoram as condições que eu mencionei a pouco. Os PokéBlocks são muito úteis nos Pokémon Contests.

Nestes jogos existem muitos objetivos alternativos a serem cumpridos, áreas opcionais, que não são necessárias para dar continuidade ao jogo. Um desses objetivos é disputar por medalhas nos Pokémon Contests. São concursos onde você deve variar e exibir seus golpes e concorrer com outros três coordenadores (são os “treinadores” dos contests). Os Contests tem 4 níveis (Normal, Super, Hyper e Master) que variam em 5 categorias (beauty, cool, cute, smart e tough).

Os pokémons agora têm habilidades únicas, que podem ajudar durante algumas batalhas. O Pikachu, por exemplo, tem a habilidade Static. Ela funciona desta forma: se o adversário atacar Pikachu com um golpe físico (corpo a corpo), poderá acabar ficando paralisado. Existem também as naturezas dos pokémon, que são suas personalidades, que podem diferenciar nos stats de um pokémon para o outro. Por exemplo, um pokémon de natureza brava tem o ataque maior e a velocidade menor que o normal.

É tudo simplesmente incrível, e muito diferente de sua 3ª versão (Emerald). Quem jogou Emerald, estranhará algumas coisas em R/S e quem jogou R/S verá muitas coisas novas em Emerald. Portanto, é sempre muito divertido jogar várias versões de jogos pokémon. Os jogos Ruby/Sapphire não deixam de ser versões únicas. Não deixe de jogá-las!

Vilões:

Equipe Magma × Equipe Aqua
Os Rockets não serão vistos por aqui. Em Ruby você terá de enfrentar a Equipe Magma, em Sapphire, a Equipe Aqua.

A Equipe Magma gosta muito da terra e quer muito expandir a área continental. Para isso, eles farão de tudo para despertar Groudon, um pokémon lendário capaz de secar os oceanos. Por outro lado, a Equipe Aqua tem um objetivo diferente, de expandir os mares e inundar a área continental, pois gostam muito das águas. Estes farão de tudo para despertar Kyogre, um pokémon lendário que por sua vez é capaz de causar um dilúvio. Com objetivos opostos, essas equipes se rivalizam, mas como sempre, apenas você poderá impedir seus planos. E aí, vai encarar?

Essas equipes são formadas por membros comuns, Admins (membros superiores) e um líder.

Team Magma:


Membros
comuns


Admins:
Tabitha e Courtney


Líder:
Maxie

Team Aqua:


Membros
comuns


Admins:
Matt e Shelly


Líder:
Archie

Iniciais:

Nestas versões, você poderá iniciar sua jornada contando com um destes pokémons

Treecko (planta)
Torchic (fogo)
Mudkip (água)

Diferenças:

Diferenças de uma versão para outra
Seguindo o padrão dos jogos anteriores, alguns pokémons só poderão ser capturados em Ruby, outros apenas em Sapphire. Mas a principal diferença é mesmo o lendário guardião e a equipe que quer capturá-lo. Em Ruby você lutará apenas com a Equipe Magma e Groudon, em Sapphire, apenas com a Equipe Aqua e Kyogre. Diferente de Gold/Silver, você não poderá lutar com o lendário da versão oposta mais para frente no jogo. Em outras palavras, em Ruby você não terá a chance de se encontrar com Kyogre e em Sapphire não poderá encontrar Groudon.

Diferenças de R/S para as versões mais antigas
Algumas diferenças dos jogos da geração II para a geração I foram mantidas, outras não. Da mesma forma, foram mantidas as atualizações de Crystal (como a opção de escolher entre menino e menina e Battle Tower). Estas são algumas das grandes mudanças:

  • Gráficos completamente diferentes
  • PokéGear e todas as suas funções substituída por PokéNav
  • R/S não tem compatibilidade com as versões antigas
  • Não é mais possível ver a diferença de manhã, dia e noite
  • Só entra na Battle Tower quem já passou da liga, tendo apenas lv.50 e lv.100 como opções
  • Os sprites não são animados
  • Opção de batalhar de 2×2 pokémons
  • É possível correr, pois agora existe o Running Shoes
  • Dois tipos de bikes
  • Presença de Pokémon Contests
  • Ausência da Equipe Rocket, substituída por outros vilões
  • Pokémons agora tem Abilities e Natures
  • Cada pokémon tem seu próprio “ícone”
  • Efeitos climáticos fora de batalhas

Screenshots:

















 

SEÇÕES

Detonado
GameShark
TMs e HMs
FAQ
Continente Hoenn
Pokémons exclusivos
Grupos de cruzamento
Trocas com NPCs
Manadas de Pokémons
Trainer Card
Conseguindo Shedinja
Conseguindo Feebas
As batalhas em dupla
As bicicletas
As varas de pescar
A Secret Base

SPRITES

Sprites Ruby/Sapphire
Sprites Ruby/Sapphire Shinies
Sprites R/S/E/FR/LG de Costas
Sprites R/S/E/FR/LG de Costas Shinies
Sprites Treinadores (todos os jogos)