Quem nasceu primeiro: Mew ou Arceus?

(Tempo de Leitura: 5 minutos)

Quem nasceu primeiro: Mew ou Arceus?

Uma discussão que intriga muito os fãs de pokémon é sobre qual pokémon veio primeiro: Mew ou Arceus. Nesta matéria, vamos analisar um pouco mais sobre a origem desses dois pokémons.

Mew é considerado o ancestral de todos os pokémons. Além disso, Mew possui o DNA de todos os pokémons existentes. Isso nos leva a crer que ele deu origem a todos os pokémons que conhecemos. Ele também tem a habilidade de aprender qualquer golpe existente, o que reforça essa teoria. Se ele é capaz de fazer o que qualquer outro pokémon faz, ele deveria ser o primeiro pokémon, certo? Vejamos…

Arceus é considerado deus do universo pokémon. Ele foi o responsável por criar todo o universo, o que inclui o mundo pokémon. Além disso ele possui placas que permitem que Arceus se torne qualquer um dos tipos de pokémon existentes. Um pokémon retratado como criador e que pode mudar para qualquer tipo existente certamente deve ser o primeiro pokémon que existiu. Será mesmo?

Se Arceus é mesmo tão poderoso assim, por que então ele não é capaz de aprender qualquer golpe existente? Mew é capaz disso e muito mais. Mew pode se transformar em qualquer coisa, sair voando por aí, se teletransportar e ficar invisível. Pensando por esse lado, Mew parece ser mais deus do que o próprio Arceus. Fora isso, de acordo com as mitologias, Arceus nasceu de um ovo. Desde quando um deus nasce de um ovo? E quem botou esse ovo? Talvez Mew, afinal, ele não é o ancestral de todos os pokémons? É um bom palpite, e não seria algo definitivamente impossível. Mew poderia ter criado Arceus como uma ferramenta para criar o universo, tal como Arceus criou Dialga e Palkia como ferramentas para criar o tempo e o espaço. Isso parece fazer sentido, mas vamos com calma.

Temos que levar em consideração que Arceus criou o universo. Como Mew poderia ter botado o ovo de onde Arceus saiu, se o universo ainda não existia? É dito que Arceus nasceu de um ovo em um lugar onde não existia nada. Se não existia nada, Mew também não existia. E se existisse, de onde Mew teria vindo se não existia ninguém antes dele? A teoria mais aceitável é que esse ovo de onde Arceus nasceu tenha surgido “espontaneamente” do nada, ou seja, ninguém botou esse ovo. Ele simplesmente apareceu lá no meio do nada e Arceus surgiu dando forma ao universo. Outro detalhe que temos que considerar é que Arceus habita sua própria dimensão, enquanto Mew vive no mundo pokémon, junto aos outros pokémons comuns. Além disso, Arceus pode se tornar do tipo que quiser, enquanto Mew será sempre um tipo psíquico. Sendo assim, fica difícil acreditar que uma criatura como Mew poderia ter criado uma divindade como Arceus.

De qualquer forma, a questão aqui não é quem criou quem, mas sim quem veio primeiro. Apesar de existirem fortes indícios apontando para Mew, algumas coisas acabam apontando contra ele. É dito na Pokédex que muitos cientistas acreditam que Mew é o ancestral de todos os pokémons, por conta de ele poder aprender qualquer golpe. Repare que essa história de “ser o ancestral de todos os pokémons” não passa de uma teoria de cientistas. Novas pesquisas e descobertas poderiam provar que a teoria de Mew ser o ancestral de todos os pokémons não é uma verdade absoluta. Pokémons como Arceus, Dialga, Palkia e Giratina certamente já existiam antes de Mew ter surgido.

Então como Mew é capaz de aprender qualquer golpe? Alguns fãs contestam essa afirmação, por conta de nos jogos Mew não poder aprender movimentos como Draco Meteor (que só pode ser ensinado a pokémons tipo dragão) e os golpes Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon (que só podem ser ensinados aos pokémons iniciais). Contudo, é provável que mesmo esses golpes Mew seja capaz de aprender. Nos jogos esses golpes são ensinados por um Move Tutor. Só porque o Move Tutor não ensina esses golpes a Mew não significa que Mew não seja capaz de aprendê-los. Teoricamente Mew pode aprendê-los, apenas não existe ninguém que ensine esses golpes especificamente para ele. O real motivo de Mew ser capaz de aprender qualquer golpe se deve ao fato de ele possuir o DNA de todos os pokémons.

E essa história de Mew ter o DNA de todos os pokémons, é verdade? Sim, isso é fato. Cientistas são capazes de analisar e encontrar códigos genéticos de todos os pokémons em seu DNA, não tem o que teorizar aqui. Então Mew também tem o DNA de Arceus? Sim. Mas como é possível? De acordo com a mitologia de Sinnoh, Arceus criou Dialga, Palkia, Giratina, Uxie, Mesprit e Azelf. Não há uma confirmação de que Arceus tenha criado Mew e os demais lendários, mas teoricamente foi isso que aconteceu. Em meio aos diversos procesos de formação do universo, dos planetas, das estrelas e tudo mais, Mew deve ter surgido. Mew surgiu num desses processos e já surgiu com o DNA de todos os pokémons. A história do mundo pokémon conta que Mew surgiu logo no início do mundo. Então, Mew tornou-se numeroso e abundante na era onde Kyogre e Groudon formavam os continentes e os oceanos. A população de Mews reduziu drasticamente na era pré-histórica, onde surgiram os humanos e os pokémons pré-históricos. É possível que os outros pokémons tenham surgido a partir dos Mews. Isso justificaria o desaparecimento deles. Os pokémons que sugiram depois deveriam ser partes do código genético de Mew. Logo, Mew teria sido apenas o primeiro a viver no mundo pokémon, não o primeiro pokémon de todos.

Desta forma, podemos bater o martelo e dizer que Arceus veio antes de Mew? Aparentemente sim, mas não há como dar uma resposta definitiva para isso. Ninguém estava no começo do universo para constatar que a mitologia de Sinnoh realmente é verdadeira. Também não havia ninguém lá para comprovar que Mew era realmente o primeiro pokémon. Digamos que os indícios que apontam para Arceus são mais fortes do que aqueles que apontam para Mew.

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.