Origem dos Pokémons: Tipo Pedra

1
(Tempo de Leitura: 12 minutos)

A maior parte dos pokémons de pedra são feitos de alguma formação rochosa. Alguns deles adquiram esse tipo por possuírem uma natureza de fóssil. Veja a seguir conexão desses pokémons com as pedras e fósseis:

Pedra com Vida

Geodude, Graveler e Golem (e suas respectivas formas de Alola) são pedras com vida e que desenvolveram membros em seu corpo. Eles foram inspirados nos monstros golem com o corpo feito de pedra. Um detalhe é que Golem, o último estágio dessa linha evolutiva, também representa a tartaruga que carrega o mundo em suas costas.

Minhoca de Pedra

Assim como as minhocas, Onix pode cavar túneis no subsolo. Ele é como se fosse uma minhoca gigante com o corpo composto de várias pedras e num formato de serpente. Falando em pedras, ônix é o nome de uma pedra preciosa.

Rocha Geode

Os geodes são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas. São essencialmente cavidades que se formam nas rochas, apresentando-se revestidas por formações cristalinas. Roggenrola, Boldore e Gigalith possuem essas características. O que parece ser um olho na cara de Roggenrola é na verdade uma orelha. Boldore também apresenta alguns aspectos de um caranguejo. Gigalith baseia-se numa formação cristalina.

Árvore Petrificada

Muitos já confundiram Bonsly e Sodowoodo com pokémons de planta devido à semelhança que possuem com árvores e madeira. No entanto, eles ilustram a ideia de uma árvore petrificada, planta que ficou fossilizada com o passar do tempo. Daí o seu tipo pedra. Aparentemente, representam uma árvore bonsai.

Cães e Lobos das Montanhas

No Japão é comum lobos estarem relacionados a montanhas, talvez isso tenha dado origem ao tipo pedra de Rockruff e Lycanroc. Rockruff se assemelha a uma raça de cachorro chamada spitz, bem como o lobo-de-honshu. Lycanroc formas meio-dia e crepúsculo são baseados em um lobo, enquanto a forma meia-noite em um lobisomem. Uma criatura lobo yokai chamada Okuri-inu tem um comportamento que pode ser protetor ou agressivo, bem similar às formas meio-dia e meia-noite.

Estátua de pedra

Na Ilha de Páscoa, no Chile, existem as estátuas Moai. São estátuas gigantescas feitas de pedra que retratam a cabeça de um homem. Nosepass e Probopass possuem um corpo similar aos das estátuas. Adicionalmente, possuem a capacidade de atuarem como bússola, usando o grande nariz para indicar o norte. Probopass possui mini-narizes para indicar leste, oeste e sul.

Rochas de Meteorito

Não é preciso pensar muito para descobrir que Solrock e Lunatone são baseados no sol e na lua. Mas além disso, estão fortemente ligados a meteoritos. São comumente encontrados em locais onde há queda de meteoros, como o Meteor Falls e o Giant Chasm. Curiosamente, alguns Solrock carregam Sun Stone, enquanto alguns Lunatone, Moon Stone, pedras evolutivas do sol e da lua!

Casco de Pedra

Apesar de não estarem relacionados, Magcargo, Shuckle, Dwebble e Crustle possuem algo em comum: um casco de pedra. No caso de Magcargo, a pedra de suas costas se formou pelo resfriamento e endurecimento de parte de seu corpo de magma. Já Shuckle parece ser baseado num endolito, um organismo que vive em poros de rochas ou conchas de animais, atuando como um fungo parasita. Dwebble e Crustle possuem características de um bernado-eremita, com um casco composto de um exoesqueleto de rocha (no caso de Dwebble) ou um bloco de camadas de rochas (no caso de Crustle).

Armadura de Rocha

Rhyhorn e Rhydon foram desenhados com inspiração nos rinocerontes, possuindo alguns aspectos de certos tipos de dinossauros, como o triceratops. O corpo deles foi revestido com uma espécie de armadura rochosa. No caso de Rhyperior, podemos compará-lo também a um tanque de guerra e a um anquilossauro, devido ao rabo em forma de clava e um revestimento de “placas”. Além disso, Rhydon e Rhyperior possuem chifres de furadeira.

Pedra Metálica

Basicamente, Aron, Lairon e Aggron possuem uma pele feita de pedra e revestida por uma armadura metálica. Quando estão em seu hábitat, procuram minérios de ferro em certos tipos de rocha para se alimentarem. Eles fazem referência ao Pulasari, um monstro de lendas coreanas que come ferro. Além disso, também apresentam características de dinossauros.

Percebes

Os percebes são mariscos que se agarram às rochas através de uma espécie de "haste" e possuem um formato parecido com os corpos de Binacle e Barbaracle. Eles podem estar relacionados a esse animal. Considerando que o corpo em formato de mão que eles possuem, além de olhos em suas "palmas", uma outra possível origem seria o Hamsá, uma espécie de amuleto.

Carbúnculo

O carbúnculo é uma criatura mitológica que parece ter servido de origem a Carbink. Carbúnculo também é o nome de uma pedra preciosa. A aparência de Carbink também lembra um minério, um tipo de rocha que contém minerais com elementos importantes e que são avaliados por um preço elevado.

Rochas e Estrela Cadente

Minior provavelmente é baseado em um meteoro. Ele possui uma formação rochosa encobrindo o seu corpo em sua forma meteoro. As cores de sua forma núcleo correspondem às cores do arco-íris.

Pedra de Coral

Os corais são animais que vivem anexados às rochas submarinas. O acúmulo de corais forma um recife de coral que, com o tempo e em condições favoráveis, pode transformar-se em uma ilha. Corsola é um pokémon baseado nos corais, mais especificamente no coral vermelho.

Celacanto de Pedra

Os celacantos são peixes que acreditava-se que estavam extintos, mas foi constatado que ainda existem seres dessa espécie. Eles são considerados fósseis vivos, pois ele ainda possui a mesma aparência de suas formas pré-históricas. Assim como os celacantos, acreditava-se que Relicanth estivesse extinto há 100 milhões de anos, até ser redescoberto numa exploração marinha.

Fóssil de Amonite

As amonites pertencem a um grupo extinto de moluscos. São parentes antigos dos polvos, lulas e náutilos, sendo mais parecido com este último, por possuir tentáculos e uma concha externa. Omanyte e Omastar são baseados em amonites, e são pré-históricos como elas. O formato do corpo de Omastar também lembra uma estrela-do-mar.

Fóssil de Límulo/Trilobita

O design corporal de Kabuto e Kabutops possui caracteríscas dos trilobitas, um grupo de artrópodes pré-históricos dotados de uma carapaça. Além disso, os límulos (também conhecidos como caranguejo-ferradura), que também possuem grandes semelhanças com esses pokémons, são considerados fósseis vivos, pois já existiam há 300 milhões de anos.

Fóssil de Pterossauro

Aerodactyl possui a aparência dos pterossauros, outro grupo extinto de animais. Apesar do nome, não eram dinossauros, mas sim répteis voadores com uma mandíbula repleta de dentes e de rabo comprido. Além disso, Aerodactyl apresenta traços de dragões, como a criatura mítica serpe (wyvern), o que provavelmente justifica um treinador de dragões como Lance possuir um.

Fóssil de Crinoide

Lileep e Cradily possuem a aparência de crinoides, ou lírios-do-mar, seres marinhos que certa vez foram dados como extintos. Apesar das crinoides se parecerem com plantas, são na realidade animais marinhos. Eles também possuem semelhanças com as anêmonas do mar, no entanto, estas também são animais.

Fóssil de Anomalocaris

Os anomalocaris é um dos antepassados do camarão que viveu há 500 milhões de anos. Assim como Anorith e Armaldo, eles tinham vários lóbulos nas laterais do corpo. Anortih também apresenta algumas características de um trilobita.

Fóssil de Paquicefalossauro

O paquicefalossauro era um dinossauro que tinha um crânio bastante espesso. Acredita-se que eles utilizavam suas “cabeças duras” para defender o seu território ou para disputar por uma fêmea/macho, dando cabeçadas no inimigo. Esse comportamento é perfeitamente compatível com Cranidos e Rampardos, que atacam com cabeçadas.

Fóssil de Ceratopsianos

Os ceratopsianos eram dinossauros conhecidos por possuir chifres à frente da cabeça. Além disso, têm em comum o formato da cabeça, que lembram o formato das cabeças de Shieldon e Bastiodon, os pokémons escudo. Shieldon é similar a um protoceratops, enquanto Bastiodon, a um zuniceratops.

Fóssil de Tartaruga Marinha

As tartarugas marinhas são animais pré-históricos e hoje estão em extinção. Dentre algumas já extintas, podemos destacar a tartaruga protostega, que aparentemente é a tartaruga na qual Tirtouga foi baseado. Outra tartaruga pré-histórica é o arquelônio, a maior tartaruga que se tem conhecimento de existência, e que deve ser a qual Carracosta foi baseado.

Fóssil de Arqueopterix

Archen e Archeops parecem ter sido inspirados na ave pré-histórica arqueopterix, que acredita-se ser o mais antigo de todos os pássaros. Archen também tem semelhanças a um velociraptor, pela incapacidade de voo. Archeops lembra também um microraptor, um dinossauro com penas pelos braços e pernas.

Fóssil de Tiranossauro

O tiranossauro foi o maior dinossauro carnívoro da história. Ele serviu de base para o design de Tyrunt e Tyrantrum. Tyrunt também tem características do gorgossauro, como as cristas laranjas que possui acima dos olhos. A crista de Tyrantrum, por sua vez, lembra mais um criolofossauro. A franja que possuem atrás do pescoço é uma referência à possibilidade de tiranossauros terem penas.

Fóssil de Amargassauro

Amaura e Aurorus se assemelham ao amargassauro, dinossauro o qual foi-se especulado ter extensões de pele de vela em suas espinhas vertebrais. Eles também compartilham semelhanças com várias espécies de dinossauros saurópodes, por serem quadrúpedes e de pescoço comprido.

Tarasca de Pedra

A tendência que Larvitar tem de comer montanhas, cercas e diversas coisas, bem como o comportamento violento de Tyranitar capaz de destruir a paisagem, podem vir da lenda da tarasca, uma criatura mitológica cuja origem se encontra numa lenda sobre Santa Marta. Apesar disso, esta linha evolutiva possui mais traços de tiranossauros. Pupitar é baseado numa pupa, sendo um casco protetor que envolveu Larvivar para desenvolvê-lo no Tyranitar, tendo uma durabilidade bem característica do tipo pedra.

Mar de Rochas

A aparência de Nihilego lembra uma medusa-da-lua. Por ser uma ultra criatura, sua origem também pode derivar de uma espécie de água-viva que é invasora nas águas que cercam o Havaí. Apesar de se basear numa criatura marinha, Nihilego não é do tipo água. O mundo do Ultra Espaço onde Nihiligo habita, apesar de parecer um mar, é um ambiente puramente rochoso. Talvez por esse motivo ele seja um tipo pedra.

Muralha de Pedra

A cultura talaiótica possuía uma arquitetura feita de tijolos brancos de pedra em forma de pirâmide. Stakataka pode ter alguma relação com essa cultura. Ele também pode ter sido desenhado com base na Naveta des Tudons, uma espécie de túmulo coletivo, onde foram encontrados vários corpos e joias (o que justificaria cada tijolo de Stakataka ser uma forma de vida independente).

Golem de Pedra

Regirock baseado nos golems – monstros de rocha – da mitologia hebraica. Eles eram descritos nas lendas como servos com poderes superiores e com alguns escritos sobre sua cabeça (Regirock possui uma inscrição em braile em sua cara). Como lendário, ele representa a Idade da Pedra na história.

Espadachim de Pedra

Terrakion é baseado num guerreiro espadachim, Porthos, o membro mais robusto, forte e brutal dos três mosqueteiros. Ganhou um corpo no formato de touro que é tão rígido quanto as pedras. Sua força é capaz de derrubar a muralha de um castelo com apenas um golpe.

Diamante

O diamante é uma pedra preciosa que está relacionado a Diancie. Diancie pode ter sido vagamente baseada no corte princesa de uma pedra de diamante, tendo em vista a aparência de princesa que Diancie possui. O carbúnculo, outra pedra preciosa, também serviu de origem para Diancie.

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Um comentário em “Origem dos Pokémons: Tipo Pedra

  1. Muito massa, faz a dos pokemons tipo dragão pq alguns eu ainda tenho duvida do pq são dragões

Discussão encerrada.

Você também vai gostar