Origem dos Pokémons: Tipo Elétrico

Os pokémons elétricos possuem algum tipo de energia elétrica em seus corpos e são capazes de dispará-la de diversas formas. Veja a seguir esses pokémons e suas ligações com a eletricidade.

Pokébola

O conceito de “uma pokébola com vida” é representado por Voltorb e Electrode. Eles armazenam energia elétrica no interior de seus corpos. Por possuírem um formato redondo e terem uma grande tendência de explodir, também podem ser comparados às bombas.

Eletromagnetismo

Podemos dizer que Magnemite, Magneton e Magnezone são uma objetificação do eletromagnetismo. Seus corpos são formados por uma estrutura metálica e um conjunto de imãs. No caso de Magnezone em particular, que evolui de Magneton em locais magnéticos, possivelmente desenvolveu-se através de uma formação eletromagnética provocada por campos eletromagnéticos, dando a ele uma estrutura de disco voador/OVNI.

Carga Estática

A lã é capaz de acumular cargas estáticas. É por essa razão que a linha evolutiva de Mareep, Flaaffy e Ampharos, pokémons baseados em ovelhas, é do tipo elétrico. É na lã onde a energia elétrica fica acumulada, principalmente no caso de Mareep. Ampharos já perdeu toda a lã que tinha nos estágios anteriores, mas agora possui traços de um farol. Ele recupera a lã com a mega evolução. Eles também lembram o conceito do velo de ouro da mitologia grega e romana.

Raiju

O Raiju é uma criatura lendária do folclore japonês que tem um corpo composto por relâmpagos e com um corpo similar ao de alguns mamíferos, como o gato, o lobo e a raposa. Electrike e Manectric possuem as características desse yokai, bem como a forma de um lobo-guará.

Leão de Luz

Shinx, Luxio e Luxray são pokémons baseados em leões. Seus nomes derivam de brilho (shine), luz (light) e raio x (x-ray), devido ao fato de serem leões elétricos. A estrela existente na ponta da cauda desses pokémons, além de representar o brilho, também pode ser uma referência à constelação de leão.

Zebra Elétrica

Blitzle e Zebstrika são baseados numa zebra preta com listras brancas. Também podem representar dois dos quatro corcéis que puxavam a carruagem de Hélio (personagem da mitologia grega), que se chamavam Bronte e Sterope, que são os nomes gregos para trovão e relâmpago, respectivamente.

Lagarto-de-Gola Elétrico

Helioptile e Heliolisk se assemelham a um lagarto-de-gola por serem capazes de expandir a "gola" que possuem em torno da cabeça/pescoço. Eles também podem ter sido baseados na salamandra manchada, uma salamandra capaz de fazer fotossíntese. A habilidade de Heliolisk de converter energia solar em eletricidade sugere que ele possa estar relacionado a um sistema gerador de energia solar.

Bateria e Canhão-Elétrico

Como Charjabug é capaz de armazenar eletricidade em seu corpo, podemos compará-lo a uma bateria. Ele também pode ter sido originado no denkimushi, uma lagarta do Japão que, quando tocada, pode dar uma picada parecida com um choque. Além disso, ele lembra um vagão de metrô, que normalmente são alimentados com eletricidade e refletem o seu hábito de viver no subsolo. Já Vikavolt tem um corpo similar a um canhão elétrico.

Roedores Elétricos

Pichu e Pikachu parecem que foram inspirados em camundongos, esquilos, entre outros roedores. Já Raichu, bem como o Raichu de Alola, devido aos seus pés e cauda comprida, nos faz lembrar de um rato-canguru. Apesar do nome, Pikachu não possui nenhuma outra relação com os pikas, animais que estão mais relacionados com os coelhos. A característica elétrica desses pokémons está nas bochechas, onde a eletricidade fica armazenada.

Carga Positiva e Negativa

Tanto Plusle quanto Minun possuem características de camundongos, coelhos e tâmias. Também guardam energia elétrica em suas bochechas. Podemos dizer que são a forma encarnada da carga elétrica positiva (Plusle) e negativa (Minun). Os sinais de “+” e de “-” em suas bochechas, bem como o formato de seus rabinhos, reforçam ainda mais essa ideia.

Esquilo Elétrico

Embora não estejam estritamente relacionados, Pachirisu e Emolga possuem algo em comum: são pokémons baseados em esquilos; no caso de Emolga, um esquilo-voador. Tal como Pichu, Pikachu, Raichu, Plusle e Minun, possuem bochechas que armazenam energia elétrica.

Hamster Elétrico

O arganaz, o gerbilo e o hamster são alguns roedores que podem ter servido de inspiração para Dedenne. Ele também possui bochechas elétricas como os pokémons roedores anteriores. Dedenne também apresenta características de uma antena de televisão.

Porco-Espinho Elétrico

Por ser capaz de ouriçar os seus espinhos triangulares, Togedemaru deve ser baseado em um porco-espinho do Novo Mundo. Ele também apresenta algumas características de um ouriço ou de um rato-ouriço-das-Léquias. Podemos dizer que é mais um roedor de bochechas elétricas.

Aranha Elétrica

De acordo com a pokédex, Joltik se agarra em pokémons maiores para drenar a eletricidade estática que eles possuem, sugerindo ser baseado num animal como o carrapato. Assim como sua evolução, Galvantula, possui traços de uma aranha-saltadora, ou de uma tarântula.

Enguia Elétrica

Enguia elétrica, ágnato, lampreia e até sanguessuga são alguns animais que Tynamo, Eelektrik e Eelektross podem ser baseados. O tipo elétrico que eles possuem fazem uma alusão à bioeletrogênese, que é a geração de eletricidade através de organismos vivos.

Rochas Magnéticas

As formações escuras presentes nos corpos das formas de Alola de Geodude, Graveler e Golem parecem ser feitas de cristais piezoelétricos ou de magnetita, um subconjunto de minério de ferro conhecido por sua aparência cristalina negra e propriedades magnéticas. As joias douradas no corpo de Graveler podem ter sido inspiradas no âmbar e suas características eletrostáticas. Já essa estrutura que existe nas costas do Golem pode ser derivada de uma arma de eletrochoque ou um canhão elétrico.

Peixe de Luz

As antenas de Chinchou e Lanturn são luminosas por conta do tipo elétrico que possuem. São baseados num peixe chamado tamboril. Lanturn apresenta também algumas similaridades com os golfinhos.

Canino/Felino Elétrico

Assim como as outras evoluções do Eeeve, Jolteon possui características de cães, gatos e raposas. Sua aparência e comportamento nos faz lembrar de um coiote, um feneco e um cão pastor. Aparenta-se também com o guepardo, devido a sua velocidade. Sua pelugem é espetada e pontiaguda devido à eletricidade estática. Assim como Manectric, também pode ter sido inspirado no Raiju.

Peixe Elétrico

Stunfisk parece ser uma mistura de linguado com uma raia elétrica. Existem certas espécies de peixes que passam a maior parte do tempo enterrados no fundo do mar e podem soltar descargas elétricas quando são perturbados. Stunfisk possui esse mesmo comportamento.

Dança Elétrica

A dança do Oricorio estilo Pom-Pom carrega as suas penas com eletricidade estática. Quando suas penas estão carregadas, Oricorio pode utilizá-las para atacar e disparar choques elétricos. Ele pode usar a dança para animar pessoas tristes e chocar inimigos desavisados. A dança foi inspirada nas danças de líderes de torcida.

Fios elétricos

Existe um oni japonês que é um ogro de chifres que vestia listras de tigre e às vezes era representado como um deus dos raios e trovões. Esta linha evolutiva aparenta ter essa aparência. Elekid tem antenas em forma de um plugue de tomada. O rabo de Electabuzz é listrado como o de um tigre. Electivire possui similaridades com um gorila ou um ieti. Ele também tem duas caudas em forma de fios elétricos. Todos eles são amarelos e com listras pretas, alguns em formato de raio.

Motor Elétrico

Rotom parece ter sido baseado no Pulseman, um personagem capaz de entrar em eletroeletrônicos de um jogo desenvolvido pela Game Freak, porém distribuído pela Sega. Rotom também pode ter sido inspirado num estranho fenômeno de uma bola de relâmpagos. Ele possui uma antena que fica exposta toda vez que toma posse dos eletrodomésticos.

Cabos de Energia

O corpo de Xurkitree foi desenhado com base em vários fios e cabos de energia. Seu design também lembra muito uma árvore, especialmente uma árvore de natal que possui uma estrela no topo. Xurkitree tem o hábito de enterrar os seus plugues para absorver eletricidade da terra. Quando faz isso, fica parecido com uma árvore plantada no chão.

Pássaro Trovão

O pássaro trovão faz parte de uma lenda indígena americana. Ele é conhecido por ser o espírito do trovão, dos relâmpagos, das chuvas e das tempestades, sob a forma de um pássaro gigante. Dizem que o bater das asas dessa ave é capaz de criar trovões. Existe também o pássaro relâmpago, dito surgir em qualquer lugar onde um raio caia na terra. O Impundulu, um pássaro de bruxaria, é dito ser capaz de convocar raios e trovões com suas asas e garras. Zapdos aparenta ter algum elo com essas aves.

Tigre Elétrico

Tal como Jolteon e Manectric, Raikou também apresenta características do Raiju. Porém, Raikou assemelha-se muito com um tigre dentes-de-sabre. As listras que decoram o seu corpo possuem o formato de raios de trovão, tal como o seu rabo. A nuvem que existe em suas costas trata-se de uma nuvem cumulonimbus, o tipo de nuvem mais frequentemente associada a trovoadas.

Raijin

Desta vez não temos o Raiju, mas sim o Raijin, outro personagem do folclore japonês, deus dos relâmpagos, trovões e tempestades, mais próximo do que Thundurus parece ser. Em sua forma encarnada, apresenta traços de um gênio da lâmpada. Em sua forma teriantropa, aparenta ser baseado em algum tipo estranho de réptil, ou quem sabe no quetzalcóatl, uma criatura da mitologia asteca.

Galo Elétrico

Quando está fechado em seu casco, Tapu Koko fica com o visual de uma cabeça estilizada de um galo. Ele lembra muito uma das figuras que encontramos num pilar de totem. Seu tipo elétrico vem da capacidade que ele tem de armazenar eletricidade quando se fecha em seu casco.

Turbina Elétrica

O rabo de Zekrom é baseado numa turbina elétrica. Ao ativá-la, Zekrom é capaz de emitir uma espécie de campo anti-gravitacional que lhe permite flutuar e voar pelos céus com efeitos mínimos de resistência aerodinâmica e da gravidade do planeta. Através desse rabo também consegue gerar trovoadas. A crista existente em sua cabeça faz referência a nuvens de tempestades.

Felino Elétrico

Os traços felinos que encontramos em Zeraora podem derivar de um tigre ou de um serval, ou mesmo de um Raiju. Seu tipo elétrico pode ser uma alusão à Kanehekili, um deus havaiano do trovão. Também pode ser uma referência ao oni, criatura sobrenatural frequentemente associada a peles de tigres e relâmpagos. Como é veloz e sai cortando seus oponentes, Zeraora também pode ter alguma relação com o Kamaitachi, um yokai do folclore japonês.

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também vai gostar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!