Origem dos pokémons de BW – Entrevista com a Famitsu.

Minhas saudações aos mitológicos de plantão…

Nesta semana, saiu uma entrevista revelada pela revista Famitsu, com relação aos novos games de Pokémon – Black e White. Clicando em LEIA MAIS / COMENTÁRIOS, vocês podem conferir trechos principais sobre a inspiração para criação de alguns pokémons.

Nessa entrevista feita pela Famitsu, foram entrevistados Ken Sugimori (Diretor de Arte 2D da Game Freak), Takao Unno (Diretor de Arte 3D da Game Freak), Lee Hyun-Jung (Designer Gráfico da Game Freak) e Yusuke Ohmura (Designer da Game Freak).

Fontes: Pokeplus, 1Up

Minhas saudações aos mitológicos de plantão…

Nesta semana, saiu uma entrevista revelada pela revista Famitsu, com relação aos novos games de Pokémon – Black e White.Logo abaixo, vocês podem conferir trechos principais sobre a inspiração para criação de alguns pokémons.

Nessa entrevista feita pela Famitsu, foram entrevistados Ken Sugimori (Diretor de Arte 2D da Game Freak), Takao Unno (Diretor de Arte 3D da Game Freak), Lee Hyun-Jung (Designer Gráfico da Game Freak) e Yusuke Ohmura (Designer da Game Freak).

Ken Sugimori sobre o processo de criação dos Pokémon: “Existem cerca de 17 pessoas no nosso time de designers. Geralmente cada um desenha seu próprio Pokémon e então a equipe se reúne para discutir. Nós não tivemos um ciclo de desenvolvimento muito extenso com estes jogos, então tive bastante tempo como cada um dos designers”.

“Não há um número específico que cada designer precisa criar. Mas os designers criam muito mais desenhos do que atualmente são incluídos nos jogos.”, adiciona Takao Unno

Sugimori sobre os lendários Reshiram e Zekrom: “Estes eram os principais… Nós já havíamos decidido anteriomente que eles seriam dragões preto e branco dos tipos Fogo e Elétrico. Eu queria ter um contraste muito grande entre os dois. Enquanto Reshiram teria aparência mais iluminada e elegante, Zekrom teria uma aparência mais dura e rude. A cauda de ambos são o ponto central dos seus respectivos desenhos. Elas são baseadas em turbinas elétricas, dando a impressão de que eles são enormes geradores de fogo ou de energia elétrica.”

Os desenhos dos três iniciais de Pokémon Black & White, no entanto, foram concebidos pela equipe mais jovem da Game Freak. Pokabu foi desenhado por Lee Hyun-Jung, que até então trabalhava na arte dos cards Pokémon.

“A idéia original com Pokabu era criar um Pokémon figurativamente ‘fofo o suficiente para comer’ no início. Conforme ele fosse evoluindo, chegaria até um ponto em que ele comeria você. Além disso, eu li em algum lugar uma vez que os porcos chafurdam na lama para regular sua temperatura corporal, então eu pensei que seria divertido se ele disparasse fogo através de seu focinho, ao invés de fazer isso.”

Sobre a personalidade dos iniciais, ele complementa: “Nós eventualmente decidimos que Tsutarja poderia ser o ‘cool’, Mijumaru poderia ser o ‘fofo’, enquanto que Pokabu seria mais o ‘amigo’, desastrado mas adorável. Ele gradualmente evolui e amadurece em algo muito mais confiável conforme você joga, então isso faz o esforço para criá-lo valer a pena, na minha opinião.”

Para Mijumaru e suas evoluções, o designer Yusuke Ohmura decidiu fazê-lo como uma espécie de ‘mãe’ dos outros dois iniciais. “Janobii e Chaoboo (primeiras evoluções de Tsutarja e Pokabu) já estavam prontos enquanto eu ainda trabalhava nas evoluções de Mijumaru, então eu pensei em algo que pudesse ficar entre estes dois para pará-los em uma eventual luta.”

“Para Daikenki (evolução final de Mijumaru), eu decidi que uma mudança completa seria o melhor. Eu fui em um show de focas treinadas no Sunshine International Aquarium naquela época e fiquei realmente impressionado com o quão forte eram as focas. Elas pareciam tão fortes e o som que faziam era muito forte quando estavam no chão. Eu trabalhei aquilo no desenho e o resultado foi o Daikenki.”

Quando questionados sobre qual a parte mais difícil no desenvolvimento de Pokémon Black & White, Unno e Sugimori destacaram a animação de cada Pokémon.

Sobre isso, Unno diz: “Muita gente acha que os designer gráficos não fazem quase nada, mas somos os responsáveis pelo pixel-art e sequências em 3D. Como os Pokémon começaram a ter constante movimento nas batalhas, tivemos que decidir como cada um atuaria depois de executar determinado movimento ou receber efeitos especiais. Foi muito mais trabalhoso do que eu imaginava.”

Sugimori complementa: “Tivemos que criar novas animações de todos os outros antigos Pokémon. Foi uma massiva quantidade de trabalho e eu realmente respeito cada membro da equipe que trabalhou nisso”.


Minha Opinião: A criatividade desses Designers são imensas, claro que mais de 100 espécies de pokémons foram desenhadas, porém como dito acima, não são todos que podem entrar – mas também não significa que haverá várias gerações – tirando isso Designers são sim o coração de um jogo e que nesse último game, foi tudo muito bem feito. Parabéns Game Freak, e consequentimente Nintendo, pelo excelente trabalho.

Mais e você leitor, fã ou jogador! O que você achou e acha dos trabalhos feitos por eles? Comentem.

Fontes: Pokeplus, 1Up

Comments

comments

DaniloT_DS

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.

Você também pode gostar de...