Os Unowns são monstrinhos misteriosos que têm a estranha característica de possuir 26 formas diferentes, que remontam as letras do alfabeto que nós conhecemos…
Curiosidade: Pode até parecer uma informação irrelevante, mas eles são os primeiros pokémons que ganharam as famigeradas formas alternativas, dentro do mundo dos games Pokémon, assim como Rotom e os 5 eletrodomésticos, Deoxys de ataque, defesa e velocidade, Deerling e as quatro estações do ano, entre outros. Será que a ideia de formas alternativas vieram deles? Esta é mais uma prova de que G/S/C inovou na época em que foi lançado….
Dentro destas ruínas, há diversas pictografias de letras de Unown, que são traduzidas por especialistas e arqueólogos que buscam respostas nas antigas Ruínas de Alph (Ruins of Alph). Cabe a você também decifrar o que se esconde nas antigas Ruínas de Alph, para poder descobrir o que os Unown e os humanos que construíram a arquitetura do local querem nos passar! Esteja atento porque está será uma tarefa complicada. E, mãos à obra!
Dentro de cada uma das 4 cavernas, ao fundo, na parede, tem uma palavra escrita com as letras em formato de Unowns. Essas palavras liberam outras salas. Essa novidade surgiu na versão Crystal, em Gold e Silver não havia isso.
Entrada pela portas dos fundos!
Com isso em mente, vamos nos concentrar na primeira caverna, a do quebra-cabeças do Kabuto. Existe um pesquisador que examina a parede. Ele está lá porque encontrou uma das palavras que procuramos. Ao verificarmos a parede, a palavra formada é: “ESCAPE”, que significa escapar. Esta palavrinha não está ali por nada… ela esconde uma passagem que só pode ser acessada, trazendo consigo um item que tenha o nome ESCAPE nele. Caso possua o item Escape Rope, basta usá-lo aqui dentro, e você será mandado para fora. Entre de novo e algo estará diferente na sala. Uma porta se abrirá e por trás dela você encontrará quatro itens e um buraco, que vai servir como uma “escada” para o segundo subsolo. Você vai encontrar no chão alguns Unowns misturados, formando um pequeno texto que diz: ‘Nossas palavras permanecerão aqui por eras’. Mas isso não é hora de pensar no que esse código significa, e sim ir pro próximo código!
Quem Apagou a Luz?!?
Está pronto para desvendar mais este enigma? Vamos agora à caverna do quebra-cabeças do Aerodactyl. Desta vez, está escrito a palavra “LIGHT”, que significa Luz. Como vai conseguir Luz? Não, eles não querem que o seu Charmander ilumine a câmara! O correto é usar a técnica Flash, para iluminar o caminho e abrir uma passagem secreta. Novamente, encontrará 4 itens raros. Depois de mais um tombo, você vai encontrar o seguinte texto em Unown no chão: ‘Assim ergueremos uma estátua do Pokémon lá fora’. Está com muitos pontos de interrogação em cima de sua cabeça? Ótimo, já saberá no que pensar nos próximos segundos depois de cair novamente…
Totodile, jato d’água agora!
Para se chegar no penúltimo código, vá para a caverna do quebra-cabeças de Omanyte. Quando chegar, você verá que o código da vez é “WATER”, Água em inglês. Reconheceu um item com WATER no seu nome? Se você pensou numa Water Stone, acertou na Yanma! Se tiver uma delas em sua mochila, assim que entrar na sala a porta se abrirá! Novamente mais 4 itens e um buraco. Só espero que tenhas mais pomada contra contusões… logo depois de cair, no chão você verá: ‘Eles possuem grande introspecção e recusam o mundo exterior’. Pronto pro último e decisivo código?
Ho-oh, e o último código Unown
Depois de tantas quedas, e vários textos, finalmente chegamos no último código! Mas, o que ele tem a ver com “HO-OH”? Além de ser encontrado na sala onde o quebra-cabeças da ave está, sem o pássaro lendário, você não poderá abrir a última passagem secreta. Não sabe como conseguir o pássaro? Você só captura o Ho-oh na Tin Tower desta versão depois de ter capturado o trio dos cães lendários: Raikou, Entei e Suicune.
Consiga os três cães lendários para capturar o Ho-oh nesta versão!
Volte aqui com o Ho-oh na sua equipe. Mais 4 itens e um buraco o aguardam nesta sala. No último código Unown, está escrito: ‘Nós humanos precisamos aprender a viver em harmonia com eles’. Eu avisei que o trabalho não seria fácil de entender, mas basta colocar as palavras em ordem e pontuar adequadamente. A mensagem deixada é de uma civilização perdida, e diz o seguinte:
“Eles (os Unowns) possuem uma grande introspecção e recusam o mundo exterior. Nós humanos precisamos aprender a viver em harmonia com eles. Assim ergueremos uma estátua do Pokémon lá fora (e) nossas palavras permanecerão aqui por eras.”