Informações: Novos Pokémons – 7ª Geração

[​IMG]
Nome: Rowlet
: 722
Tipo: Planta/Voador
Evolui: Lv.17
[​IMG]
Nome: Dartrix
: 723
Tipo: Planta/Voador
Evolui: Lv.34
[​IMG]
Nome: Decidueye
: 724
Tipo: Planta/Fantasma
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Litten
: 725
Tipo: Fogo
Evolui: Lv.17
[​IMG]
Nome: Torracat
: 726
Tipo: Fogo
Evolui: Lv.34
[​IMG]
Nome: Incineroar
: 727
Tipo: Fogo/Noturno
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Popplio
: 728
Tipo: Água
Evolui: Lv.17
[​IMG]
Nome: Brionne
: 729
Tipo: Água
Evolui: Lv.34
[​IMG]
Nome: Primarina
: 730
Tipo: Água/Fada
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Pikipek
: 731
Tipo: Normal/Voador
Evolui: Lv.14
[​IMG]
Nome: Trumbeak
: 732
Tipo: Normal/Voador
Evolui: Lv.28
[​IMG]
Nome: Toucannon
: 733
Tipo: Normal/Voador
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Yungoos
: 734
Tipo: Normal
Evolui: Lv.20 pelo Dia
[​IMG]
Nome: Gumshoos
: 735
Tipo: Normal
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Grubbin
: 736
Tipo: Inseto/Elétrico
Evolui: Lv.20
[​IMG]
Nome: Charjabug
: 737
Tipo: Inseto/Elétrico
Evolui: Subir Lv. no
Vast Poni Canyon
[​IMG]
Nome: Vikavolt
: 738
Tipo: Inseto/Elétrico
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Crabrawler
: 739
Tipo: Lutador
Evolui: Subir Lv. no
Mount Lanakila
[​IMG]
Nome: Crabominable
: 740
Tipo: Lutador/Gelo
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Oricorio
: 741
Tipo: Fogo/Voador
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Cutiefly
: 742
Tipo: Inseto/Fada
Evolui: Lv.25
[​IMG]
Nome: Ribombee
: 743
Tipo: Inseto/Fada
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Rockruff
: 744
Tipo: Pedra
Evolui: Lv.25
pelo Dia em Sun
pela Noite em Moon
[​IMG]
Nome: Lycanroc
: 745
Tipo: Pedra
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Wishiwashi
: 746
Tipo: Água
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Mareanie
: 747
Tipo: Veneno/Água
Evolui: Lv.38
[​IMG]
Nome: Taxapex
: 748
Tipo: Veneno/Água
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Mudbray
: 749
Tipo: Terra
Evolui: Lv.30
[​IMG]
Nome: Mudsdale
: 750
Tipo: Terra
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Dewpider
: 751
Tipo: Inseto/Água
Evolui: Lv.22
[​IMG]
Nome: Araquanid
: 752
Tipo: Inseto/Água
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Fomantis
: 753
Tipo: Planta
Evolui: Lv.34 pelo Dia
[​IMG]
Nome: Lurantis
: 754
Tipo: Planta
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Morelull
: 755
Tipo: Planta/Fada
Evolui: Lv.24
[​IMG]
Nome: Shiinotic
: 756
Tipo: Planta/Fada
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Salandit
: 757
Tipo: Veneno/Fogo
Evolui: Lv.33 (apenas
Fêmeas)
[​IMG]
Nome: Salazzle
: 758
Tipo: Veneno/Fogo
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Stufful
: 759
Tipo: Normal/Lutador
Evolui: Lv.27
[​IMG]
Nome: Bewear
: 760
Tipo: Normal/Lutador
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Bounsweet
: 761
Tipo: Planta
Evolui: Lv.18
[​IMG]
Nome: Steenee
: 762
Tipo: Planta
Evolui: Lv.29 +
golpe Stomp
[​IMG]
Nome: Tsareena
: 763
Tipo: Planta
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Comfee
: 764
Tipo: Fada
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Oranguru
: 765
Tipo: Normal/Psíquico
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Passimian
: 766
Tipo: Lutador
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Wimpod
: 767
Tipo: Inseto/Água
Evolui: Lv.30
[​IMG]
Nome: Golisopod
: 768
Tipo: Inseto/Água
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Sandygast
: 769
Tipo: Fantasma/Terra
Evolui: Lv.42
[​IMG]
Nome: Palossand
: 770
Tipo: Fantasma/Terra
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Pyukumuku
: 771
Tipo: Água
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Type: Null
: 772
Tipo: Normal
Evolui: Felicidade
[​IMG]
Nome: Silvally
: 773
Tipo: Normal
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Minior
: 774
Tipo: Pedra/Voador
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Komala
: 775
Tipo: Normal
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Turtonator
: 776
Tipo: Fogo/Dragão
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Togedemaru
: 777
Tipo: Elétrico/Metálico
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Mimikyu
: 778
Tipo: Fantasma/Fada
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Bruxish
: 779
Tipo: Água/Psíquico
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Drampa
: 780
Tipo: Normal/Dragão
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Dhelmise
: 781
Tipo: Planta/Fantama
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Jangmo-o
: 782
Tipo: Dragão/Lutador
Evolui: Lv.35
[​IMG]
Nome: Hakamo-o
: 783
Tipo: Dragão/Lutador
Evolui: Lv.45
[​IMG]
Nome: Kommo-o
: 784
Tipo: Dragão/Lutador
Evolui: Não
[​IMG]
Nome: Tapu Koko
: 785
Tipo: Elétrico/Fada
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Tapu Lele
: 786
Tipo: Psíquico/Fada
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Tapu Bulu
: 787
Tipo: Planta/Fada
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Tapu Fini
: 788
Tipo: Água/Fada
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Cosmog
: 789
Tipo: Psíquico
Evolui: Lv.43
[​IMG]
Nome: Cosmoen
: 790
Tipo: Psíquico
Evolui: Lv.53
[​IMG]
Nome: Solgaleo
: 791
Tipo: Psíquico/Metálico
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Lunala
: 792
Tipo: Psíquico/Fantasma
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Nihilego
: 793
Tipo: Pedra/Veneno
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Buzzwole
: 794
Tipo: Inseto/Lutador
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Pheromosa
: 795
Tipo: Inseto/Lutador
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Xurkitree
: 796
Tipo: Elétrico
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Celesteela
: 797
Tipo: Metálico/Voador
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Kartana
: 798
Tipo: Planta/Metálico
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Guzzlord
: 799
Tipo: Noturno/Dragão
Evolui: Ultra Beast
[​IMG]
Nome: Necrozma
: 800
Tipo: Psíquico
Evolui: Lendário
[​IMG]
Nome: Magearna
: 801
Tipo: Metálico/Fada
Evolui: Mítico
[​IMG]
Nome: Marshadow
: 802
Tipo: Lutador/Fantasma
Evolui: Mítico
[​IMG]
Alolan Rattata
Tipo: Noturno/Normal
Evolui: Lv.20 pela Noite
[​IMG]
Alolan Raticate
Tipo: Noturno/Normal
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Raichu
Tipo: Elétrico/Psíquico
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Sandshrew
Tipo: Gelo/Metálico
Evolui: Pedra do Gelo
[​IMG]
Alolan Sandslash
Tipo: Gelo/Metálico
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Vulpix
Tipo: Gelo
Evolui: Pedra do Gelo
[​IMG]
Alolan Ninetales
Tipo: Gelo/Fada
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Diglett
Tipo: Terra/Metálico
Evolui: Lv.26
[​IMG]
Alolan Dugtrio
Tipo: Terra/Metálico
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Meowth
Tipo: Noturno
Evolui: Felicidade
[​IMG]
Alolan Persian
Tipo: Noturno
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Geodude
Tipo: Pedra/Elétrico
Evolui: Lv.25
[​IMG]
Alolan Graveler
Tipo: Pedra/Elétrico
Evolui: Por Troca
[​IMG]
Alolan Golem
Tipo: Pedra/Elétrico
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Grimer
Tipo: Veneno/Noturno
Evolui: Lv.38
[​IMG]
Alolan Muk
Tipo: Veneno/Noturno
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Exeggutor
Tipo: Planta/Dragão
Evolui: Não
[​IMG]
Alolan Marowak
Tipo: Fantasma/Fogo
Evolui: Não
Evoluções de Alola:
Pikachu comum
Evolui: Pedra do Trovão
Exeggcute comum
Evolui: Pedra da Folha
Cubone comum
Evolui: Lv.25 pela Noite

 

Novos Pokémons – 7ª Geração

Com a nova geração de pokémon a caminho, novos pokémons estão sendo revelados. Confira a seguir um pouco mais sobre os novos pokémons já conhecidos até então:

Magearna
Nome: Magearna
Nome Japonês: Magearna
Tipo: Metálico/Fada
Espécie: Pokémon Artificial
Altura: 1,0 m
Peso: 80,5 kg
Descrição: Magearna é um pokémon mítico que foi criado por um cientista de gênio incomum 500 anos atrás. Magearna tem o poder de perceber as emoções, pensamentos e sentimentos de outros pokémon. Se um pokémon está ferido, Magearna irá sentir a dor e o sofrimento do outro e vai dar o melhor de si para poder salvar o pokémon. O corpo real de Magearna é a construção esférica de seu peito, chamada de coração-alma, criada por um cientista que reuniu a energia de vida dos pokémons. Magearna tem a capacidade de transformar-se na aparência de uma pokébola, fazendo isso sempre quando está dormindo ou triste.

Rowlet
Nome: Rowlet
Nome Japonês: Mokuroh
Tipo: Planta/Voador
Espécie: Pokémon Pena de Grama
Altura: 0,3 m
Peso: 1,5 kg
Descrição: Rowlet pode atacar sem fazer nenhum barulho! Ele voa silenciosamente através dos céus, aproximando-se de seu oponente sem ser notado, e então ataca com chutes poderosos. Ele também pode atacar à distância usando as folhas afiadas que fazem parte de suas penas. Suas habilidades visuais são impressionantes. A escuridão da noite não é obstáculo para Rowlet! Ele pode torcer o pescoço em cerca de 180° da frente para trás, de forma que ele possa ver diretamente atrás de si. Ele tem o hábito de virar a cabeça na batalha para ver o seu treinador e receber instruções.

Litten
Nome: Litten
Nome Japonês: Nyabby
Tipo: Fogo
Espécie: Pokémon Gato de Fogo
Altura: 0,4 m
Peso: 4,3 kg
Descrição: Lógico, mas também impetuoso, Litten permanece sempre de cabeça fria e não demonstra suas emoções em sua expressão facial. Litten pode atacar com bolas de pelos flamejantes. Seus pelos são ricos em óleos e imensamente inflamáveis. Ele se limpa lambendo seus próprios pelos e então usa os pelos coletados como combustível para ataques de bolas de fogo. Quando chega a sua época de troca de pelos, Litten queima todos os seus pelos antigos numa chama gloriosa.

Popplio
Nome: Popplio
Nome Japonês: Ashimari
Tipo: Água
Espécie: Pokémon Leão-Marinho
Altura: 0,4 m
Peso: 7,5 kg
Descrição: A velocidade de natação de Popplio é conhecida por exceder 25 milhas por hora. Ele é melhor para se locomover na água do que na terra. Mesmo assim, quando está em terra, ele aproveita a elasticidade dos seus balões para realizar acrobacias e saltos. Popplio pode fungar balões feitos de água! Você pode vê-lo girar balões de água numa estratégia de batalha bem brincalhona. Frívolo e trabalhador, Popplio deixa-se levar facilmente durante a batalha, liberando energia suficiente para montar um grande espetáculo! Mas Popplio também possui uma enorme determinação e pode ser frequentemente encontrado praticando as suas habilidades com balões.

Solgaleo
Nome: Solgaleo
Nome Japonês: Solgaleo
Tipo: Psíquico/Metálico
Espécie: Pokémon Solar
Altura: 3,4 m
Peso: 230,0 kg
Descrição: Desde os tempos antigos, Solgaleo foi honrado como um emissário do sol. É referido com reverência como "a fera que devora o sol". O corpo de Solgaleo detém uma grande quantidade de energia, e ele brilha com luz quando está ativo. Ele tem uma juba que flui com uma notável semelhança com o sol.

Lunala
Nome: Lunala
Nome Japonês: Lunaala
Tipo: Psíquico/Fantasma
Espécie: Pokémon Lunar
Altura: 4,0 m
Peso: 120,0 kg
Descrição: Desde os tempos antigos, Lunala foi honrado como um emissário da lua. É referido com reverência como "a fera que invoca a lua". Lunala está constantemente absorvendo luz e convertendo-a em energia. Com suas asas abertas apara absorver a luz ao seu redor e brilhante como uma lua crescente, ele lembra um belo céu noturno.

Komala
Nome: Komala
Nome Japonês: Nekkoala
Tipo: Normal
Espécie: Pokémon Sonhador
Altura: 0,4 m
Peso: 19,9 kg
Descrição: Ninguém nunca viu um Komala acordado. Ele come, caminha e até mesmo batalha em um sono profundo! Sua saliva pode ser usada como medicamento para pessoas doentes ou sem sono, de acordo com as pessoas mais antigas. Eles dizem que se você tomar uma pequena quantidade de saliva remanescente após ele ter comido folhas, diluir a saliva e bebê-la, você será capaz de dormir bem. Komala se apega a uma tora-travesseiro que seus pais deram a ele. Uma vez que ele tenha se agarrado a essa tora, quase nunca a solta. Se Komala perder a sua tora, ele não será capaz de dormir bem e irá debater-se descontroladamente. Aparentemente ele poderá algumas vezes se agarrar ao braço de um treinador em que confia. A expressão de quem está sempre dormindo de Komala muda às vezes, conforme ele tem consciência do que está em sua volta e a conversa de pessoas que estão próximas. Porém essas mudanças de expressão parecem ser apenas um resultado dos sonhos que ele está experimentando.

Rockruff
Nome: Rockruff
Nome Japonês: Iwanko
Tipo: Pedra
Espécie: Pokémon Cachorrinho
Altura: 0,5 m
Peso: 9,2 kg
Descrição: Rockruff apareceu pela primeira vez escondido em um trailer divulgado pela CoroCoro. Foi revelado pela revista uma semana depois. Ele tem um excelente senso de olfato. Uma vez que tenha sentido um cheiro, jamais o esquecerá! Há histórias desses pokémons terem se separado de seus treinadores e usarem os mais fracos traços de seu cheiro para localizar o seu treinador durante dias, até encontrá-lo! Rockruff é um pokémon sociável, mas à medida que cresce, sua disposição fica mais selvagem. Se ele começa a uivar quando o sol se põe, é sinal de que está perto de evoluir. Dizem que ele deixa o seu treinador para evoluir e só retorna quando estiver totalmente evoluído. Ele parece bonitinho, mas é muito corajoso: não importa o quanto apanhe de seus inimigos, ele irá se manter de pé até derrotá-los. Rockruff cumprimenta os outros pressionando as rochas em torno se seu pescoço sobre os outros. Esse comportamento é uma expressão de carinho, mas seu treinador pode achar isso doloroso. Seu corpo é pequeno, mas ele esconde um segredo.


 

Pikipek
Nome: Pikipek
Nome Japonês: Tsutsukera
Tipo: Normal/Voador
Espécie: Pokémon Pica-Pau
Altura: 0,3 m
Peso: 1,2 kg
Descrição: Pikipek pode atacar 16 vezes por segundo com o seu bico. Esses ataques são fortes o suficiente não apenas para perfurar uma madeira dura, como até mesmo para quebrar pedras. O som causado pelo seus golpes é usado para sinalizar os outros. Alguns destes sinais foram identificados como sinais de alerta e cumprimentos entre os aliados. Os treinadores de Pikipek são capazes de entendê-los com o tempo. Esse pokémon cria buracos em árvores e guarda a sua comida nesses buracos. Eles também gostam de objetos pequenos e brilhantes, que também guardam em seus buracos. Existe um ditado que diz: "Se há algo perdido, se há algo desaparecido, verifique no ninho de um Pikipek". Pikipek irá atacar oponentes distantes atirando sementes neles. Esses tiros são fortes o bastante para deixar essas sementes presas em troncos de árvores.

Yungoos
Nome: Yungoos
Nome Japonês: Yangoose
Tipo: Normal
Espécie: Pokémon Solar
Altura: 0,4 m
Peso: 6,0 kg
Descrição: Yungoos é um grande comedor que nunca está satisfeito. A maior parte de seu corpo longo é composta pelo estômago e sua digestão é rápida, por isso está sempre com fome. Ele tem dentes fortes, para poder esmagar e consumir o mais difícil dos objetos. Cada Yungoos escolhe a sua própria rota específica para a caçar as suas presas. Ele persegue ao longo deste percurso em busca de alimento até que fique esgotado, ao ponto de cair e adormecer onde quer que seja. Acredita-se que esses pokémons decidem suas rotas com base na segurança, de modo que não exista nenhum risco de adormecer a qualquer momento. Yungoos não é um pokémon nativo da região de Alola. Ele foi trazido para esta região para ajudar a conter uma população explosiva de um certo outro pokémon, e agora Yungoos são comumente vistos em torno da região da Alola.

Grubbin
Nome: Grubbin
Nome Japonês: Agojimushi
Tipo: Inseto
Espécie: Pokémon Larva
Altura: 0,4 m
Peso: 4,4 kg
Descrição: Grubbin confia em sua mandíbula resistente como uma arma em batalha e como uma ferramenta de escavação através da terra. Grubbin ama a eletricidade, por isso pode ser encontrado próximo às usinas de força e subestações. Envolvendo galhos de árvores em fios pegajosos que expele de sua boca, Grubbin pode ir se balançando ao redor como um ator em fios de suspensão!

Charjabug
Nome: Charjabug
Nome Japonês: Denjimushi
Tipo: Inseto/Elétrico
Espécie: Pokémon Bateria
Altura: 0,5 m
Peso: 10,5 kg
Descrição: Charjabug é a forma evoluída de Grubbin. Ele fica perfeitamente imóvel, em preparação para a evolução. Costuma passar o tempo com o corpo semi-enterrado em terra. Charjabug é capaz de armazenar eletricidade. Ele pode armazenar energia suficiente para sustentar uma casa familiar por um dia inteiro. O poder que ele armazena pode ser fornecido por outros pokémons, por isso ele também poder servir como uma bateria!

Vikavolt
Nome: Vikavolt
Nome Japonês: Kuwaganon
Tipo: Inseto/Elétrico
Espécie: Pokémon Lucano
Altura: 1,5 m
Peso: 45,0 kg
Descrição: Vikavolt é a evolução de Chajabug. Ele é como uma fortaleza que zumbe através da floresta, disparando um raio de eletricidade de sua boca. Suas enormes mandíbulas controlam a eletricidade que ele expele. Vikavolt é adepto a manobras acrobáticas, como piruetas e curvas fechadas. Ele pode voar em altas velocidades ao mesmo tempo que abre caminho através de complexos emaranhados de ramos na floresta. Vikavolt agarra Charjabug com suas pernas e o utiliza como uma bateria extra. Mesmo quando uma batalha se prolonga, pode utilizar o poder elétrico de Charjabug para continuar disparando movimentos poderosos. Quando Vikavolt está envolvido em uma luta aérea feroz, ele solta o Charjabug para ficar mais leve e aumentar a sua mobilidade.

Drampa
Nome: Drampa
Nome Japonês: Jijiiron
Tipo: Normal/Dragão
Espécie: Pokémon Plácido
Altura: 3,0 m
Peso: 185,0 kg
Descrição: Drampa são dragões que vivem sozinhos em montanhas a mais de 3000 metros acima no nível do mar. Como eles não podem conseguir berries para se alimentar nessa altura, eles descem até as bases das montanhas todos os dias. Drampa adora se comunicar com as pessoas e os pokémons. Eles são especialmente gentis com crianças e muitas vezes aparecem em escolas e parques onde crianças se reúnem. Embora Drampa seja geralmente um pokémon muito gentil, ele pode voar em fúria se uma criança com quem ele se importa for ferida de alguma forma. O golpe Dragon Breath que ele solta é poderoso o suficiente para derrubar edifícios!

Bruxish
Nome: Bruxish
Nome Japonês: Hagigishiri
Tipo: Água/Psíquico
Espécie: Pokémon Rangendo os Dentes
Altura: 0,9 m
Peso: 19,0 kg
Descrição: Bruxish emite um forte poder psíquico a partir da protuberância em sua cabeça. Quando seus oponentes são banhados por esse poder, eles são atingidos com terríveis dores de cabeça e caem inconscientes. Conforme ele emite o seu poder psíquico, ele range os seus dentes em voz alta. Quando os pokémons próximos ouvem o som de ranger de dentes do Bruxish, eles sentem o perigo e fogem imediatamente. Na região da Alola, os salva-vidas deixam Bruxish permanecer em sua área para evitar que pokémons de água perigosos se juntem por lá. Bruxish cava buracos no fundo do mar, deixando apenas a protuberância em sua cabeça exposta, enquanto emite um baixo nível de poder psíquico. Isto serve como radar, logo, quando ele detecta uma presa, ele pode saltar para o ataque!

Cutiefly
Nome: Cutiefly
Nome Japonês: Abuly
Tipo: Inseto/Fada
Espécie: Pokémon Abelha Mosca
Altura: 0,1 m
Peso: 0,2 kg
Descrição: Cutiefly pode detectar a aura dos seres vivos, incluindo pessoas, pokémons e plantas. Eles procuram flores pela cor e brilho de suas auras e em seguida reúnem o seu néctar e pólen. Quando criaturas vivas estão animadas, suas auras parecem semelhantes às auras dessas flores em plena floração. Por consequência, esses pokémons tendem a se aproximar de pessoas ou pokémons que se sintam particularmente felizes ou tristes. Os Cutiefly vivem principalmente nos campos e campinas das periferias das cidades, mas às vezes eles aparecem em cidades ou mesmo dentro de prédios, atraídos pelas emoções dos seres vivos da comunidade.

Togedemaru
Nome: Togedemaru
Nome Japonês: Togedemaru
Tipo: Elétrico/Metálico
Espécie: Pokémon Gorducho
Altura: 0,3 m
Peso: 3,3 kg
Descrição: Togedemaru é o pokemon gorducho que junta eletricidade e a armazena. A longa agulha que existe na parte de trás de sua cabeça funciona como um pára-raios para atrair eletricidade. Com esse reservatório de energia elétrica, Togedemaru é capaz de lançar poderosos ataques do tipo elétrico! Cobrindo o seu corpo está um padrão de pelos com fios que são como agulhas. Isso significa que Togedemaru pode se enrolar e surpresa – ele se torna uma bola de espinhos! Alguns treinadores habilidosos desenvolveram a estratégia de juntar outros pokémons para usarem golpes elétricos em Togedemaru, que absorve o seu poder para usar em um contra ataque. Nos dias de relâmpagos, algumas vezes você pode ver Togedemaru juntar e arrepiar as suas agulhas, esperando ser atingido por um raio.

Tapu Koko
Nome: Tapu Koko
Nome Japonês: Kapu Kokeko
Tipo: Elétrico/Fada
Espécie: Pokémon Espírito da Terra
Altura: 1,8 m
Peso: 20,5 kg
Descrição: Tapu Koko é um pokémon especial que protege a área onde vive. Ele é chamado de divindade guardiã da Melemele Island. Uma das ilhas da região de Alola. Apesar de ser conhecido como uma deidade guardiã, é um pokémon surpreendentemente instável, e não necessariamente irá vir em seu auxílio se precisar de ajuda. Apesar disso, este pokémon tem um forte senso de curiosidade. Se ele ficar interessado em uma pessoa ou em outro pokémon, ele pode vir para brincar ou batalhar com eles. Tapu Koko pode armazenar eletricidade fechando-se a si mesmo com os escudos de seus braços. Ele também parece entrar nessa forma durante outras ocasiões especiais…

Salandit
Nome: Salandit
Nome Japonês: Yatomori
Tipo: Veneno/Fogo
Espécie: Pokémon Lagarto Tóxico
Altura: 0,6 m
Peso: 4,8 kg
Descrição: Salandit emite um gás tóxico, junto às chamas, a partir da base de sua cauda. Esse gás venenoso tem um cheiro doce e qualquer um que respirá-lo sem saber vai ficar tonto. Salandit não é um pokémon muito poderoso, mas sua natureza astuta lhe permite lutar ferozmente, deixando seus adversários sem equilíbrio. As fêmeas de Salandit não só liberam gases tóxicos como também emitem feromonas que atraem machos de todas as espécies, incluindo pokémons e humanos. Inalar esses feromonas pode fazer com que os oponentes sejam controlados de acordo com a vontade de Salandit.

Bewear
Nome: Bewear
Nome Japonês: Kiteruguma
Tipo: Normal/Lutador
Espécie: Pokémon Braço Forte
Altura: 2,1 m
Peso: 135,0 kg
Descrição: As pernas e os braços do Bewear são fortes e altamente desenvolvidos. A sua coluna vertebral poderosa permite-lhe levantar objetos com uma tonelada ou mais. Além disso, adora dar abraços de urso esmagadores – um abraço apertado deste Pokémon é capaz de dividir absolutamente tudo em duas partes! Quando Bewear está agindo de uma forma amigável, apenas balançando seus braços ao redor, você nunca deve se atrever a abordá-lo descuidadamente. Ele é reconhecido como um pokémon perigoso, mesmo na região de Alola. Você pode ver sinais de advertência afixados perto dos locais onde ele reside. Quando o Bewear gosta do seu treinador, pode demonstrar esse sentimento através de um abraço carinhoso – mas a força desse seu abraço é tremenda! Os treinadores devem ensinar estes pokémons a refrear a sua força quando pretendem demonstrar afeto. Alguns Bewear selvagens possuem movimentos de artes marciais incríveis. Aparentemente, os pokémons aprendem estes movimentos observando outros cinturões negros a praticar quando saem para treinar na floresta.

Mimikyu
Nome: Mimikyu
Nome Japonês: Mimikyu
Tipo: Fantasma/Fada
Espécie: Pokémon Disfarce
Altura: 0,7 m
Peso: 0,7 kg
Descrição: O Mimikyu vive completamente coberto pelo seu manto, estando sempre escondido. Acredita-se que quem for capaz de ver a sua verdadeira forma por debaixo do manto será atingido por uma doença misteriosa. O povo da região de Alola está convencido de que nunca se deve tentar espreitar por debaixo do seu manto. A saúde do Mimikyu fica fragilizada sempre que fica exposto ao sol, por isso prefere manter-se em locais escuros. Existem rumores de que ele anda sempre coberto por um manto para evitar a luz solar. A crescente popularidade de produtos no estilo de Pikachu nos últimos 20 anos é o motivo pelo qual o Mimikyu tenta se parecer com o Pikachu. Na verdade, este pokémon é muito solitário e pensou que seria capaz de criar amizades com os humanos caso se parecesse com o Pikachu.

Wimpod
Nome: Wimpod
Nome Japonês: Kosokumushi
Tipo: Inseto/Água
Espécie: Pokémon Vira as Costas
Altura: 0,5 m
Peso: 12,0 kg
Descrição: Os Wimpod têm uma natureza covarde e são receosos a ruídos e movimentos súbitos. Se você abordá-los em grupo, fogem de imediato. Quando os Wimpod se sentem ameaçados, cospem um líquido venenoso. O fedor deste líquido tóxico alerta os outros de que o perigo está por perto. Apesar da sua extrema covardia, sua curiosidade leva os Wimpod a aproximarem-se de pessoas ou pokémons que estejam imóveis. Os Wimpod comem e guardam tudo o que encontram caído no chão. Também recolhem qualquer lixo que tenha sido lançado ao mar, sendo muito apreciados como limpadores. Por vezes, transportam pérolas ou outros itens valiosos e, por isso, os humanos ou pokémons como o Murkrow podem atacá-los.

Bounsweet
Nome: Bounsweet
Nome Japonês: Amakaji
Tipo: Planta
Espécie: Pokémon Fruta
Altura: 0,3 m
Peso: 3,2 kg
Descrição: Por conta de todo o seu corpo exalar um delicioso cheiro, o Bounsweet é popular entre os pokémons e as pessoas da região de Alola. O odor do Bounsweet tem um efeito calmante sobre os humanos, muitas pessoas os deixam viver dentro de suas casas como uma espécie de purificador de ar. Infelizmente, às vezes é engolido inteiro por pokémons atraídos pelo seu aroma. Ao fugir de outros pokémons, o Bounsweet escapa do perigo saltitando pelo chão. Como os seus movimentos saltitantes não transmitem aos outros de que está, na verdade, fugindo desesperadamente, nunca ninguém vem ajudá-lo. Quando é atacado por inimigos, afasta-os rodando o cálice na sua cabeça. A desvantagem é que, depois, fica muito tonto!

Comfey
Nome: Comfey
Nome Japonês: Cuwawa
Tipo: Fada
Espécie: Pokémon Apanhador de Ramos
Altura: 0,1 m
Peso: 0,3 kg
Descrição: O Comfey colhe flores e está sempre a carregá-las por aí. Ele faz um anel de flores, sobre o qual espalha o óleo do seu corpo, que altera as flores e as faz exalar uma fragrância suave. Ele tem um hábito de dar esses anéis de flores àqueles de quem gosta. O aroma pode acalmar tanto a si mesmo quanto os seus aliados. Comfey também ajuda no tratamento de pessoas e pokémons nos Centros Pokémon e hospitais, graças ao seu cheiro. Quando é atacado por outros pokémons, atira-lhes as suas flores para criar uma oportunidade e, depois, foge ou contra-ataca.

Mudsdale
Nome: Mudsdale
Nome Japonês: Banbadoro
Tipo: Terra
Espécie: Pokémon Cavalo de Tração
Altura: 2,5 m
Peso: 920,0 kg
Descrição: Mudsdale é conhecido por seu corpo poderoso, bem como a sua coragem emocional, o que o impede de ser agitado por qualquer coisa. Nunca grita, não importa que tipo de problema que se encontra, e ele derrota seus oponentes com um único golpe poderoso. As suas pernas são cobertas de lama protetora e o peso deste revestimento aumenta a força dos seus chutes. Basta um pontapé para transformar um carro num monte de sucata! A velocidade de corrida do Mudsdale não é muito boa, mas tem um excelente poder e a resistência. Ele pode continuar durante três dias e três noites, apesar de arrastar cargas de mais de 10 toneladas! Quando Mudsdale está em pleno galope, o poder de cada passada pode abrir enormes buracos, mesmo em asfalto. Ele é proibido de correr em algumas das estradas públicas de Alola.

Oricorio
Nome: Oricorio
Nome Japonês: Odoridori
Tipo: Fogo/Voador
Espécie: Pokémon Dançarino
Altura: 0,6 m
Peso: 3,4 kg
Descrição: O Oricorio muda de forma bebendo o néctar de algumas flores. Como apresenta quatro formas diferentes — a mesma quantidade das ilhas de Alola — presume-se que vivam diferentes Oricorios em cada uma das ilhas. O Oricorio Estilo Baile é do tipo Fogo/Voador, o Oricorio Estilo Pom-Pom é do tipo Elétrico/Voador, o Oricorio Estilo Pa’u é do tipo Psíquico/Voador e o Oricorio Estilo Sensu é do tipo Fantasma/Voador.

Minior
Nome: Minior
Nome Japonês: Meteno
Tipo: Pedra/Voador
Espécie: Pokémon Meteoro
Altura: 0,3 m
Peso: 40,0 kg
Descrição: Os Minior são formados na estratosfera e vivem absorvendo os detritos que os rodeiam. Depois de consumirem grandes quantidades de partículas, os seus corpos tornam-se pesados e caem na superfície do planeta. O Minior tem uma casca exterior dura e pesada, com um núcleo dentro dele. O pokémon parece ser constituído de maneira a que, se a sua casca se partir, se torna mais leve, podendo realizar ataques rápidos. Quando o casco se quebra, o núcleo no seu centro é revelado. Você não saberá que cor irá aparecer até que isto aconteça! O núcleo do Minior muda de cor dependendo da cor específica dos detritos que ele absorveu. A sua cor pastel tem um visual bonito, de modo que este pokémon seja bastante usado como motivo para o design de roupa e acessórios.

Gumshoos
Nome: Gumshoos
Nome Japonês: Dekagoose
Tipo: Normal
Espécie: Pokémon Emboscada
Altura: 0,7 m
Peso: 14,2 kg
Descrição: Gumshoos é a forma evoluída de Yungoos. O método utilizado pelo Gumshoos para atacar uma presa é exatamente o oposto da estratégia do Yungoos. Enquanto o Yungoos está sempre em movimento, o Gumshoos vigia os percursos habituais da sua presa e aguarda pacientemente até que ela apareça. O Gumshoos tem uma personalidade tenaz, razão pela qual pode esperar por uma presa durante tanto tempo sem desanimar. Mas, quando o sol se põe, a sua força diminui, adormecendo onde se encontra. O Gumshoos pode suportar muita fome. Pode ficar perfeitamente imóvel enquanto aguarda a sua presa, mantendo-se vigilante e sem comer nada.

Fomantis
Nome: Fomantis
Nome Japonês: Karikiri
Tipo: Planta
Espécie: Pokémon Foice de Grama
Altura: 0,3 m
Peso: 1,5 kg
Descrição: Fomantis é noturno e realiza a fotossíntese enquanto dorme, durante o dia, espalhando as suas folhas em todas as direções. Devido ao perigo de ficar no mesmo local dois dias seguidos, Fomantis inicia a sua busca pelo local para o dia seguinte assim que o sol se põe. Para Fomantis, a fotossíntese não é apenas uma fonte de energia, é uma necessidade para atingir a força e a coloração brilhante da sua forma evoluída. A fotossíntese é preciosa para o Fomantis, que atacará ferozmente quem ficar no caminho esse processo. O Fomantis se sobressai em ataques de longo alcance, como Razor Leaf e Solar Beam. O Solar Beam é realmente um movimento poderoso, mas como gasta a energia que ele armazenou através da fotossíntese, Fomantis raramente o usa.

Lurantis
Nome: Lurantis
Nome Japonês: Lalantis
Tipo: Planta
Espécie: Pokémon Foice de Flor
Altura: 0,9 m
Peso: 18,5 kg
Descrição: Lurantis é a evolução de Fomantis. Ele atrai os adversários para perto de si com a sua aparência e o seu aroma semelhantes aos de uma flor e depois derruba-os. Dizem ser o mais deslumbrante de todos os pokémons de planta, devido a sua coloração brilhante e movimentos elegantes. A aparência do Lurantis é mantida através de um tratamento minucioso. Ele vai confiar em um treinador que o trate bem, mas, aparentemente, tem dificuldade em crescer junto de um treinador preguiçoso.

Mudbray
Nome: Mudbray
Nome Japonês: Dorobanko
Tipo: Terra
Espécie: Pokémon Burro
Altura: 1,0 m
Peso: 110,0 kg
Descrição: Mudbray é a pré-evolução de Mudsdale. No passado, Mudbray podia ser encontrado por todo o mundo, mas foi caçado em excesso e ficou à beira da extinção. A região de Alola é o único local do mundo onde Mudbray ainda pode ser encontrado em meio selvagem. Mudbray tem uma força sobre-humana — algo surpreendente, tendo em conta o seu corpo pequeno. Ele pode transportar cargas de até 50 vezes o seu próprio peso em syas costas ou arrastando-a atrás de si. Ele adora brincar na lama. É fácil viver em harmonia com este pokémon, basta que lhe proporcione um ambiente onde possa brincar na lama. No entanto, se não puder divertir-se no lamaçal, Mudbray fica estressado e pode deixar de ouvir ordens.

Sandygast
Nome: Sandygast
Nome Japonês: Sunabaa
Tipo: Fantasma/Terra
Espécie: Pokémon Monte de Areia
Altura: 0,5 m
Peso: 70,0 kg
Descrição: Um Sandygast emerge quando os rancores dos pokémons e de outras criaturas mergulham na areia após estes caírem em batalha. Trata-se, basicamente, de um monte de areia possuído! Caso agarre acidentalmente a pá de um Sandygast, irá cair sob o controle desse pokémon. O Sandygast utiliza os seus poderes para manipular as crianças e levá-las a reunir areia, aumentando assim o tamanho de seu corpo. Se um Sandygast perder a sua pá, ele poderá substituí-la por um ramo de árvore, uma bandeira ou qualquer outro objeto. Esses Sandygast vagueiam em busca das suas próprias pás. A boca do Sandygast, semelhante a um túnel, pode sugar a vitalidade das pessoas e dos pokémons. Aparentemente, pôr a mão na boca de um Sandygast é um teste de coragem na região de Alola.

Palossand
Nome: Palossand
Nome Japonês: Shirodesuna
Tipo: Fantasma/Terra
Espécie: Pokémon Castelo de Areia
Altura: 1,3 m
Peso: 250,0 kg
Descrição: O Palossand controla os humanos adultos, obrigando-os a construir um castelo de areia que lhe serve de camuflagem e aumenta as suas capacidades defensivas. Ao contrário do Sandygast, se Palossand perde um pouco da areia de seu corpo, ele pode restaurar-se por conta própria. Enquanto anda em busca de presas, a pá no topo da cabeça de Palossand gira. Dizem que a pá pode estar servindo como uma espécie de radar. O Palossand adora a vitalidade dos pokémons e arrasta pequenos pokémons para o interior do seu corpo para que ele possa roubar a sua força vital. O seu vórtice de areia engole-os num instante! Os pokémons sugados pelo Palossand deixam os traços de sua má vontade para trás. Acredita-se que esta energia negativa pode ser o ponto de partida de novos Sandygast…

Stufful
Nome: Stufful
Nome Japonês: Nuikoguma
Tipo: Normal/Lutador
Espécie: Pokémon Grande Esforço
Altura: 0,5 m
Peso: 6,8 kg
Descrição: A pré-evolução de Bewear. É muito popular entre mulheres e crianças e está no topo da lista de pokémons que as pessoas querem conhecer. A aparência e os movimentos engraçados do Stufful – aliados ao toque macio do seu pelo – contribuem para a sua enorme popularidade! Esse pokémon pode ter um corpo pequeno, mas a sua força é extraordinária. Sofrer um dos seus poderosos golpes, inesperadamente, pode derrotar até os pokémons mais bem treinados! É muito poderoso, mas uma vez que evolui para Bewear ele realmente ganha um força hercúlea. Ele odeia ser tocado e que o abracem com força. Ele irá chutar e agitar os seus braços para se livrar dos outros.

Wishiwashi
Nome: Whishiwashi
Nome Japonês: Yowashi
Tipo: Água
Espécie: Pokémon Peixe Pequeno
Altura: 0,2 m
Peso: 0,3 kg
Descrição: Wishiwashi é um peixe pequeno capaz de se transformar de uma forma solitária para uma forma enorme composta por um cardume de peixes.

Pyukumuku
Nome: Pyukumuku
Nome Japonês: Namakobushi
Tipo: Água
Espécie: Pokémon Pepino do Mar
Altura: 0,3 m
Peso: 1,3 kg
Descrição: Devido à sua aparência e ao seu estilo de vida, os Pyukumuku não são considerados atrativos pelos turistas. Nas praias para turistas, é possível arranjar um trabalho de meio período de lançar os Pyukumuku de volta para o mar. Mas, independentemente de quão longe são lançados, os Pyukumuku regressam sempre ao mesmo local. Assim que encontra um local de que gosta, o Pyukumuku nunca o abandona. Se alguém o mover de lá, ele voltará sempre ao mesmo local. Se ele ficar sem comida nesse local, o Pyukumuku ficará lá morrendo de fome. O povo de Alola teve tanta pena desta situação que desenvolveu a tradição de lançar os Pyukumuku de volta ao mar, rico em comida, sempre que encontra um Pyukumuku muito magro. Os Pyukumuku são cobertos por um fluido escorregadio e viscoso que possui um efeito hidratante. Assim, os Pyukumuku conseguem permanecer em terra durante uma semana, sem secarem. As pessoas em Alola utilizam este fluido para criar produtos de cuidados para a pele. Os Pyukumuku odeiam ter os seus espinhos e boca tocados, e se você pisar em um deles, ele lançará para fora os seus órgãos internos na forma de punho para te atacar.

Morelull
Nome: Morelull
Nome Japonês: Nemashu
Tipo: Planta/Fada
Espécie: Pokémon Luminoso
Altura: 0,2 m
Peso: 1,5 kg
Descrição: Os Morelull são pokémons noturnos que vagueiam pela noite sobre as suas raízes em forma de pernas. Estes pokémona movem-se porque se ficarem em um único local, sugando todos os nutrientes do solo, poderia fazer com que as plantas ao seu redor murchassem. O Morelull usa as suas raízes em forma pernas para fazer contato e se comunicar com os companheiros. Além disso, os Morelull emitem esporos que brilham intensamente quando abrem. Olhar diretamente para a sua luz pulsante tem um efeito soporífico. Aparentemente, Morelull liberta esses esporos em situações de perigo.

Turtonator
Nome: Turtonator
Nome Japonês: Bakugames
Tipo: Fogo/Dragão
Espécie: Pokémon Tartaruga Explosão
Altura: 2,0 m
Peso: 212,0 kg
Descrição: Por viver em vulcões, alimentando-se de enxofre e outros materiais encontrados perto de crateras vulcânicas, o casco do Turtonator está revestido por uma camada de materiais explosivos composta, principalmente, por enxofre. Quando alguma coisa atinge esse pokémon, voam faíscas dos chifres de seu casco, provocando uma explosão! Nas áreas em torno das crateras vulcânicas, essse pokémon camufla-se como uma rocha e aguarda pelas suas presas. No momento em que a presa pisa em seu casco, o Turtonator atinge o seu casco com a sua própria cauda, provocando uma explosão! As explosões provocadas pelo casco de Turtonator são libertadas através de um orifício situado no meio da parte frontal do corpo desse pokémon. Este é o ponto fraco do Turtonator. Os ataques que acertem na sua barriga irão causar danos graves. .

Crabrawler
Nome: Crabrawler
Nome Japonês: Makenkani
Tipo: Lutador
Espécie: Pokémon Boxeador
Altura: 0,6 m
Peso: 7,0 kg
Descrição: O Crabrawler odeia perder, sendo motivado pelo objetivo de chegar sempre em uma posição mais elevada do que os seus companheiros, não só em termos de posição social, como também em termos físicos. Talvez por esta razão possa ser encontrado, frequentemente, agarrado a pessoas altas ou às paredes dos edifícios! Se tentar removê-lo contra a sua vontade, irá receber um soco potente em troca. A comida preferida do Crabrawler são Berries. Ele soca os troncos das árvores para sacudir bem os ramos, fazendo cair no chão frutas maduras para que ele possa deleitar! Muitos Crabrawler poderão reunir-se em torno das árvores, mas apenas o que sair vitorioso de uma batalha contra todos os outros recebe o privilégio de comer os frutos maduros. O Crabrawler utiliza as suas garras para proteger seu rosto e sua barriga quando se aproxima de um adversário para o atacar com socos. Os seus golpes são poderosos o suficiente para partir os troncos das árvores ao meio! As pinças do Crabrawler algumas vezes são arrancadas durante os seus combates – e é dito que são deliciosas.

Type: Null
Nome: Type: Null
Nome Japonês: Type: Null
Tipo: Normal
Espécie: Pokémon Sintético
Altura: 1,9 m
Peso: 120,5 kg
Descrição: Este pokémon que usa uma máscara foi apelidado de "Null", que significa nada. As formas das suas pernas dianteiras e traseiras são claramente diferentes. Isso se deve ao fato de Type: Null ter sido criado para sintetizar os pontos fortes de vários pokémons, permitindo-lhe adaptar-se a qualquer situação. A máscara que o Type: Null usa na cabeça foi projetada para controlar os seus poderes latentes. É extremamente pesada, o que contribui na redução da agilidade de Type: Null. Para completar uma determinada missão, era necessário um pokémon poderoso o suficiente para rivalizar com os pokémons que muitas vezes eram referidos na mitologia.

Jangmo-o
Nome: Jangmo-o
Nome Japonês: Jarako
Tipo: Dragão
Espécie: Pokémon com Escamas
Altura: 0,6 m
Peso: 29,7 kg
Descrição: Jangmo-o tem o orgulho de um guerreiro, embora se mantenha humilde quanto às suas capacidades. Na sua busca para se tornar mais forte, nunca negligencia o seu treinamento. Graças às escamas que tem na cabeça, para uso tanto ofensivo quanto defensivo, Jangmo-o nunca vira as costas para os seus inimigos. Muitos Treinadores observam esse comportamento e consideram que isso é uma prova de que Jangmo-o é um pokémon valente. Os Jangmo-o reúnem-se em locais inóspitos, tais como desfiladeiros, onde não existem pessoas ou pokémons por perto, para viverem juntos enquanto treinam.

Ribombee
Nome: Ribombee
Nome Japonês: Aburibon
Tipo: Inseto/Fada
Espécie: Pokémon Abelha Mosca
Altura: 0,2 m
Peso: 0,5 kg
Descrição: Os Ribombee recolhem o néctar e o pólen das flores e os transformam em bolas chamadas sopros de polén. Essas bolas servem de alimento e podem também provocar alguns efeitos, tais como paralisia ou tonturas. Os Ribombee podem utilizar os sopros de polén para atacar os seus adversários durante as batalhas. Alguns dos sopros de polén produzidos pelos Ribombee também podem ter um efeito relaxante ou aliador do cansaço. Estes são distribuídos pela região de Alola como suplementos de altos preços. Os Ribombee odeiam tomar chuva. Estão cobertos por pelos macios que guardam o pólen recolhido e a chuva os deixam molhados e sujos. O povo de Alola sabe que, quando os Ribombee estão ocupados percorrendo os campos de flores, é sinal de que o bom tempo irá continuar.

Lycanroc
Nome: Lycanroc
Nome Japonês: Lugarugan
Tipo: Pedra
Espécie: Pokémon Lobo
Altura: 0,8 m
Peso: 25,0 kg
Descrição: A forma evoluída de Rockruff. Rockruff pode evoluir para um Lycanroc na forma meio-dia ou meia-noite, dependendo se é banhado por uma energia solar ou lunar. A forma meio-dia é exclusiva de Pokémon Sun, enquanto a forma meia-noite é exclusiva de Pokémon Moon.

Passimian
Nome: Passimian
Nome Japonês: Nagetsukesaru
Tipo: Lutador
Espécie: Pokémon Trabalho em Equipe
Altura: 2,0 m
Peso: 82,8 kg
Descrição: Exclusivo de Pokémon Sun. Os Passimian vivem em grupos de 20 a 30 indivíduos e todos seguem um líder. Esse líder escolhe 10 indivíduos que estejam nas melhores condições físicas para procurar comida. O trabalho de equipe da tropa é forte e os chefes de cada grupo decidem o que os membros de sua tropa irão usar no braço, para se distinguirem de outros grupos. O líder submete os membros do seu grupo a um treino físico, para melhorar a coordenação entre os membros e as suas técnicas de manuseamento de Beeries. Aparentemente, esse treino é tão rigoroso que alguns Passimian acabam fugindo dele. Os Passimian atacam arremessando Berries em seus adversários. Algumas vezes eles trabalham em conjunto com outros, passando Berries para trás e para a frente, para confundir os seus adversários. Os Passimian não atiram apenas Berries duras em seus oponentes, eles possuem uma técnica que utiliza também Berries macias para prejudicar a visão do adversário. Os Passimian querem que o seu treinador possua as qualidades de um líder. Eles observam atentamente a forma física de um treinador enquanto este atiram pokébolas e não irão obedecer as ordens de um treinador que esteja em má forma.

Oranguru
Nome: Oranguru
Nome Japonês: Yareyutan
Tipo: Normal/Psíquico
Espécie: Pokémon Sábio
Altura: 1,5 m
Peso: 76,0 kg
Descrição: Exclusivo de Pokémom Moon. Os Orangurus vivem vidas solitárias no coração das florestas e não gostam muito de ação. Em vez disso, sobem ao alto das árvores para meditar. Há muito tempo atrás, as pessoas pensavam que os Orangurus eram humanos que habitavam as profundezas das florestas e, por isso, chamavam-lhes de "as pessoas das florestas". O Oranguru é gentil com os outros pokémons que vivem na floresta, oferecendo remédios aos feridos e comida aos que têm fome. Às vezes eles agem por iniciativa própria e usam itens que são utilizados normalmente apenas pelos humanos. Da perspectiva de um treinador, ele pode ser um pokémon difícil de se lidar. Alegadamente, os Orangurus já foram vistos utilizando pokébolas! Os objetos parecidos com um leque que os Oranguru possuem são feitos à mão pelos próprios Orangurus. Esses leques parecem ser feitos de camadas de folhas, unidas ao próprio pelo do Oranguru.

Dartrix
Nome: Dartrix
Nome Japonês: Fukusuro
Tipo: Planta/Voador
Espécie: Pokémon Pena de Lâmina
Altura: 0,7 m
Peso: 16,5 kg
Descrição: A forma evoluída de Rowlet. Dartrix é extremamente sensível a presenças estranhas ao seu redor, podendo detectar adversários atrás dele mesmo e atirando penas para atingi-los, mesmo sem vê-los. Este pokémon esconde penas afiadas como lâminas dentro das suas asas, demonstrando uma precisão impressionante quando as lança no ar para atacar os adversários. E não atira estas penas afiadas apenas em linha reta – pode até mesmo dobrá-las para alterar a sua trajetória! Revelando uma certa vaidade na sua personalidade, Dartrix dá uma grande importância a sua aparência, escovando as suas penas sempre que pode. Na verdade, é também um pouco tolo, com tendência para estragar qualquer coisa. Quando comete um erro, entra numa luta desesperada para encobrir a situação, mas acaba por piorar ainda mais as coisas. Às vezes, Dartrix se sente tão incomodado com as suas penas sujas ou eriçadas que não consegue se concentrar na batalha. Quando perde a concentração, é capaz de abandonar a batalha no mesmo instante! Cabe a cada treinador ajudá-lo a passar por esta fase difícil. Se ele estiver com um treinador que o ajude, a sua força irá crescer significativamente!

Torracat
Nome: Torracat
Nome Japonês: Nyahito
Tipo: Fogo
Espécie: Pokémon Gato de Fogo
Altura: 0,7 m
Peso: 25,0 kg
Descrição: A forma evoluída de Litten. O objeto em forma de sino em seu pescoço é um saco de chamas, um órgão que produz chamas. As emoções de Torracat provocam o aumento da temperatura deste órgão e, quando expele chamas, emite um som alto e nítido de um sino. O Torracat ataca utilizando as chamas que saem de seu sino. A juba do Torracat funciona como um excelente órgão sensorial, capaz de detectar tudo o que acontece em sua volta, mesmo na escuridão! Também consegue detectar a presença de inimigos escondidos. Ele adora batalhas e ataca tão implacavelmente que os seus adversários perdem a vontade de lutar. No entanto, pode comportar-se como uma criança mimada diante de treinadores ou pokémons com que tenha criado uma relação de confiança. O golpe que este pokémon lança com as suas fortes pernas dianteiras é extremamente poderoso. Consegue dobrar barras de ferro e derrubar homens fortes com um único soco!

Brionne
Nome: Brionne
Nome Japonês: Oshamari
Tipo: Água
Espécie: Pokémon Estrela Popular
Altura: 0,6 m
Peso: 17,5 kg
Descrição: A forma evoluída de Popplio. Brionne aprende suas danças imitando os outros membros e sua colônia. Algumas vezes até aprende as danças dos humanos. Este pokémon trabalha arduamente e concentra todos os seus esforços até memorizar cada dança. Enquanto dança, o Brionne vai criando balão atrás de balão. Na batalha, primeiro confunde o adversário com a sua dança e, em seguida, lança os balões contra o seu alvo, fazendo com que estes explodam e provoquem danos. Brionne consegue dançar em perfeita sintonia com outros, mesmo que eles tenham acabado de se conhecer. Em noites de luar, podemos ver multidões de Brionne dançando como um, em perfeita fluidez. Brionne age sempre alegre e positivo. Mesmo quando se sente triste, ele não deixa que a sua tristeza transpareça. Dizem que Brionne só revela uma expressão triste a um pokémon ou treinador a quem tenha aberto totalmente o coração.

Silvally
Nome: Silvally
Nome Japonês: Silvadi
Tipo: Normal
Espécie: Pokémon Sintético
Altura: 2,3 m
Peso: 100,5 kg
Descrição: A evolução de Type:Null. Quando Type:Null ganha um parceiro em quem confia, destrói deliberadamente o dispositivo de retenção que usa. Uma vez livre desta pesada máscara, a velocidade deste pokémon aumenta substancialmente. Sem os efeitos restritivos da sua máscara, os sentidos do Silvally ficam mais apurados e este regressa ao seu temperamento natural. Ele tem uma natureza selvagem, mas obedecerá a um treinador em quem confie. E, para proteger este treinador do perigo, é capaz de arriscar a sua própria vida. Dizem que Silvally foi criado para se opor a uma ameaça… Ao introduzir itens exclusivos na unidade que tem na cabeça, é possível ativar o seu Sistema RKS fazendo com que as células somáticas do Silvally sofram uma mutação e brilhem. O Sistema RKS permite-lhe alterar o seu tipo e as suas células brilham com diferentes cores de luz, conforme o seu tipo.

Hakamo-o
Nome: Hakamo-o
Nome Japonês: Jarango
Tipo: Dragão/Lutador
Espécie: Pokémon com Escamas
Altura: 1,2 m
Peso: 47,0 kg
Descrição: Quando um Jangmo-o evolui para Hakamo-o, separa-se dos seus companheiros e vai viver sozinho para iniciar o seu próprio treino. Parece surgir onde quer que possa encontrar um pokémon para enfrentar. Hakamo-o dança antes de uma batalha para demonstrar a sua força, batendo as suas escamas para fazê-las ressoar. Quando a sua dança atinge o clímax, o Hakamo-o solta um feroz grito de guerra para desafiar o seu adversário. As suas escamas formam uma excelente armadura, para que o Hakamo-o não tenha de se preocupar com a sua defesa ao desferir uma grande variedade de golpes que surpreendem os seus adversários. Contudo, como resultado, as suas escamas são frequentemente danificadas e arrancadas. As escamas voltam a crescer imediatamente, pelo que não causam qualquer preocupação ao Hakamo-o. Na realidade, este encara a quantidade de escamas perdidas como uma prova da ferocidade com que lutou e brande os seus braços escamados em sinal de vitória.

Kommo-o
Nome: Kommo-o
Nome Japonês: Jararanga
Tipo: Dragão/Lutador
Espécie: Pokémon com Escamas
Altura: 1,6 m
Peso: 78,2 kg
Descrição: No final do seu duro treino, o Hakamo-o evolui para esta forma incrivelmente poderosa. Ele regressa à sua terra natal, onde vigia os Jangmo-o à distância. Existe uma lenda que diz que o corpo do Kommo-o está coberto de escamas brilhantes para afastar a grande escuridão que cobre o mundo. Estes pokémons estão sempre à procura de batalhas para ganhar o poder necessário para vencer essa escuridão. Quando detecta que alguém se aproxima, este pokémon faz ressoar as escamas da sua cauda para anunciar a sua presença. Não gosta de lutar contra pokémon fracos. O golpe principal de Kommo-o é o Uppercut. Ele balança o seu braço de baixo para cima, desferindo um golpe com tanta perícia e força que faz o seu adversário voar pelo ar. Ao levantar bem alto os seus braços, é capaz de gerar uma força suficientemente poderosa para mudar a paisagem ao redor!

Steenee
Nome: Steenee
Nome Japonês: Amamaiko
Tipo: Planta
Espécie: Pokémon Fruta
Altura: 0,7 m
Peso: 8,2 kg
Descrição: A evolução de Bounsweet. O cálice situado na cabeça de Steenee é mais duro do que o de Bounsweet, que faz com que Steenee já não tenha de se preocupar com ser apunhalado por outros pokémons. Sob a forma de Bounsweet, este pokémon provavelmente preferia fugir dos outros, mas agora o Steenee já pode brincar com outros pokémons. Após evoluir, a fragrância deste pokémon torna-se ainda mais doce, mas assume também uma personalidade de quem faz molecagem. Viver com um destes pokémon pode ser bastante complicado. Quando se move, faz girar o seu cálice atingindo os objetos ao seu redor. No entanto, Steenee não está sem um pouco preocupado. Ele lança combinações de movimentos, utilizando o cálice da sua cabeça e as suas pernas fortes. Primeiro, atinge os seus adversários com o cálice que tem na cabeça e, quando o seu adversário recua, desfere um poderoso pontapé. E, normalmente, funciona!

Tsareena
Nome: Tsareena
Nome Japonês: Amajo
Tipo: Planta
Espécie: Pokémon Fruta
Altura: 1,2 m
Peso: 21,4 kg
Descrição: A evolução final de Bounsweet. Tsareena possui natureza da alta nobreza. Qualquer pokémon ou humano que se aproxime dele com más intenções será imediatamente punido. Pode mesmo virar o seu olhar feroz contra o seu próprio treinador, caso os dois não estejam em total sintonia ou se o treinador lhe ordenar para utilizar um movimento que será ineficaz. Apenas os Steenee mais fortes são capazes de evoluir. Quando isso acontece, Steenee evolui com a benção de outro Steenee. Então utiliza sua força para proteger os Bounsweet. Tsareena é um virtuoso lutador de chutes altos. Aperfeiçoou sua habilidades além do nível que alcançou como Steenee e ataca com movimentos graciosos. Simultaneamente, a sua fragrância hipnotiza os seus adversários, desferindo-lhes um ataque secundário. Dizem que este pokémon perde a sua força quando lhe tocam na "coroa" que tem na cabeça.

???
Nome: ???
Nome Japonês: ???
Tipo: ???
Espécie: ???
Altura: ??? m
Peso: ??? kg
Descrição: Este pokémon apareceu no lado dos Booster Boxes da coleção Sun do TCG

Decidueye
Nome: Decidueye
Nome Japonês: Junaipa
Tipo: Planta/Fantasma
Espécie: Pokémon Pena de Flecha
Altura: 1,6 m
Peso: 36,6 kg
Descrição: Este pokémon é capaz de se movimentar sem que ninguém perceba a sua presença. Assim que o adversário o perde de vista, Decidueye aproveita a chance para atacá-lo de surpresa. Em um décimo de segundo, Decidueye arranca uma pena em forma de flecha da sua asa e a dispara em direção ao seu alvo. A sua velocidade é impressionante, mas não mais que a precisão da sua pontaria, permitindo que a pena perfure um adversário de uma ponta à outra a meia milha ou mais de distância! Decidueye costuma ser bastante tranquilo, mas pode ficar muito atrapalhado em situações inesperadas, tais como um ataque surpresa. Um Decidueye experiente consegue atingir o adversário utilizando curvas acrobáticas. Alguns também são capazes de disparar flechas para o céu que, em seguida, descem a toda a velocidade atingido múltiplos alvos, um após o outro.

Incineroar
Nome: Incineroar
Nome Japonês: Gaogaen
Tipo: Fogo/Noturno
Espécie: Pokémon Heel
Altura: 1,8 m
Peso: 83,0 kg
Descrição: Conforme seu espírito de luta aumenta, as chamas que Incineroar produz dentro de seu corpo explodem para fora de seu umbigo e cintura. Como se assemelham a um cinturão de campeão, as chamas são conhecidas por "cinturão de chamas" e é partir delas que este pokémon utiliza golpes de fogo. No calor da batalha, Incineroar não mostra nenhuma preocupação com os seus adversários, lançando, por vezes, ataques que atingem até mesmo o treinador adversário! Como resultado, muitos não gostam deste pokémon e mantêm uma certa distância dele. Se os espectadores da batalha estiverem animados, o espírito lutador do Incineroar torna-se ainda mais intenso. Contudo, uma multidão apagada pode fazer com que se desconcentre ou lute mal. Quando recebe a admiração de jovens pokémons e de crianças, Incineroar pode manter a sua atitude fria por fora mas, em seu interior, fica extremamente feliz. Ele perde a vontade de lutar ao enfrentar um pokémon claramente fraco ou ferido. Às vezes há quem se aproveite disso.

Primarina
Nome: Primarina
Nome Japonês: Ashirene
Tipo: Água/Fada
Espécie: Pokémon Solista
Altura: 1,8 m
Peso: 44,0 kg
Descrição: Quando dança, Primarina liberta balões de água para a área em seu redor, movendo-os através das ondas sonoras da sua voz. O reflexo do luar nos seus balões brilhantes cria um cenário mágico. Uma vez que controla os balões com a sua voz, qualquer dano que Primarina sofra na garganta pode se tornar um grave problema. Seus maiores inimigos são os ambientes áridos e a utilização excessiva da sua voz durante batalhas consecutivas. Entre os balões que Primarina solta, alguns podem explodir quando tocados e outros não. Primarina salta sobre os balões não explosivos, enquanto ridiculariza os seus adversários, e utiliza os balões que explodem para provocar explosões em cadeia! As músicas de Primarina têm inúmeras variações e cada uma delas altera os movimentos dos balões. Foi observado que as músicas são partilhadas por Primarinas que vivem em bando, logo, diferentes colônias conhecem músicas diferentes.

Tapu Lele
Nome: Tapu Lele
Nome Japonês: Kapu-Tetefu
Tipo: Psíquico/Fada
Espécie: Pokémon Espírito da Terra
Altura: 1,2 m
Peso: 18,6 kg
Descrição: Existe uma lenda que diz que, há muito tempo atrás, os Tapu Lele puseram fim a uma guerra entre as ilhas de Alola, espalhando as suas escamas e acalmando os guerreiros exaustos. Tapu Lele espalha escamas cintilantes que afetam fisicamente os outros, estimulando os seus corpos e curando quaisquer doenças ou lesões. Contudo, estas escamas também podem ser perigosas, uma vez que o corpo não consegue aguentar as alterações provocadas pelo contato com demasiadas escamas em simultâneo. Ele espalha as suas escamas pelos humanos e pokémons para sua própria diversão; embora ele seja inocente nesse sentido, há também um pouco de crueldade na forma como ele pode levar os outros à ruína. Se o Tapu Lele não tiver muita energia armazenada na sua concha, poderá não ter força suficiente para vencer uma batalha. Com isto em mente, tende a dar prioridade a não perder uma batalha em vez de derrotar um adversário. Ele é hábil perito em estratégias, tais como infligir condições de estado em seus adversários.

Tapu Bulu
Nome: Tapu Bulu
Nome Japonês: Kapu-Bululu
Tipo: Planta/Fada
Espécie: Pokémon Espírito da Terra
Altura: 1,9 m
Peso: 45,5 kg
Descrição:  Tapu Bulu tem o poder de manipular a vegetação, fazendo com que esta cresça. Pode utilizar este poder nos seus próprios chifres, feitos de madeira, para alterar a sua forma ou torná-los maiores. Este poder pode ser muito útil durante as batalhas! Este pokémon impassível não é muito ativo. As opiniões das pessoas divergem sobre se é tão dócil como parece, ou se a razão porque quase não se move se deve ao fato de ser simplesmente preguiçoso. Tapu Bulu não gosta de batalhas desnecessárias, nem de assustar outros pokémons. Devido a isso, produz um ruído intenso com a sua cauda para anunciar a sua presença a quem se encontra nas proximidades. Embora o Tapu Bulu não goste de iniciar batalhas, não mostra qualquer tipo de misericórdia ao enfrentar malfeitores. Dizem que quando uns ladrões tentaram invadir suas ruínas, ele os puniu balançando as árvores como se fossem tacos gigantes.

Tapu Fini
Nome: Tapu Fini
Nome Japonês: Kapu-Rehire
Tipo: Água/Fada
Espécie: Pokémon Espírito da Terra
Altura: 1,3 m
Peso: 21,2 kg
Descrição: Este pokémon consegue criar um tipo de água especial que purifica a mente e o corpo. No entanto, Tapu Fini exige que aqueles que desejem obter esta água purificante demonstrem uma força capaz de resistir ao nevoeiro dos tapu. Muitos humanos tentaram suportar o nevoeiro do Tapu Fini, para alcançar a sua água purificante. Alguns eram mal intencionados e talvez seja esta a razão para a aversão e falta de interesse de Tapu Fini em aparecer para as pessoas. Tapu Fini ataca manipulando a água. Como odeia correr o risco de causar danos a si mesmo durante as batalhas, ele prefere criar um denso nevoeiro que coloca os seus adversários em transe, levando-os à autodestruição. A expressão de Tapu Fini mantém-se apática, mesmo ao lançar os seus golpes. Há quem diga que isso se deve ao fato de seus golpes serem muito desgastantes.

Cosmog
Nome: Cosmog
Nome Japonês: Cosmog
Tipo: Psíquico
Espécie: Pokémon Nebulosa
Altura: 0,2 m
Peso: 0,1 kg
Descrição: Apenas um seleto grupo de pessoas em Alola sabe da existência deste pokémon extremamente raro. Em uma época, apenas os reis de Alola e os seus herdeiros sabiam de sua existência e era conhecido como "filho das estrelas". A Aether Foundation está realizando uma investigação sobre este pokémon raro e um dos professores da fundação apelidou-o recentemente de Cosmog. Cosmog é extremamente curioso e não demonstra qualquer tipo de medo de pessoas ou de pokémon. Se o tratar com alguma consideração, irá gostar imediatamente de si. Essa personalidade muitas vezes pode levá-lo ao perigo. Seu corpo gasoso é tão leve que é levado pelos ventos fortes. Quando a luz cai sobre este pokémon, Cosmog a absorve e cresce.

Novas Formas

Zygarde Cell (Zygarde Célula)
Nome: Zygarde Cell
Nome Japonês: Zygarde Cell
Tipo: ???
Altura: ??? m
Peso: ??? kg
Descrição: Esse estágio foi identificado como as células individuais que compõem o corpo de Zygarde. As células não possuem nenhum processo de vontade ou pensamento. Eles são encontrados espalhados por toda a região. Como eles não podem usar nenhum movimento, os pesquisadores questionam se eles podem ser chamados até mesmo de pokémons.

Zygarde Core (Zygarde Núcleo)
Nome: Zygarde Core
Nome Japonês: Zygarde Core
Tipo: ???
Altura: ??? m
Peso: ??? kg
Descrição: Nesse estágio, o aspecto de Zygarde é um pouco mais do que uma parte do cérebro do pokémon. Ao contrário das Células, os Núcleos são auto-conscientes e podem se comunicar com as Células e outros Núcleos por telepatia. Quando ocorre uma alteração no ecossistema da região local, os núcleos começam a tomar alguma atitude. Nem os núcleos e nem as células são capazes de lutar sozinhos por conta própria, apenas quando estão reunidos é que podem fazer isso.

Zygarde 10% Forme (Zygarde Forma 10%)
Nome: Zygarde 10% Forme
Nome Japonês: Zygarde 10% Forme
Tipo: Dragão/Terra
Altura: 1,2 m
Peso: 33,5 kg
Descrição: O Zygarde 10% é a forma que o Zygarde Núcleo assume quando se reúne com 10% das Células vizinhas. Capaz de viajar a mais de 60 mph (100 km/h), derrota os inimigos com seus dentes afiados e incrível velocidade. Quando acontece alguma emergência, essa forma pode agir separadamente do Zygarde Forma 50%, que compreende o seu corpo principal. Tem apenas um único núcleo desempenhando as funções de seu cérebro, por isso, só pode manter esta forma durante um curto período de tempo.
Zygarde 50% Forme (Zygarde Forma 50%)
Nome: Zygarde 50% Forme
Nome Japonês: Zygarde 50% Forme
Tipo: Dragão/Terra
Altura: 5,0 m
Peso: 284,6 kg
Descrição: Esse pokémon lendário vigia e mantém o ecossistema local. Até o momento, esta era a única forma conhecida de Zygarde. Na realidade, essa forma tem apenas 50% das Células em sua estrutura.

Zygarde Complete Forme (Zygarde Forma Completa)
Nome: Zygarde Complete Forme
Nome Japonês: Zygarde Perfect Forme
Tipo: Dragão/Terra
Altura: 4,5 m
Peso: 610 kg
Descrição: Essa é a forma perfeita que Zygarde assume quando o Núcleo se reúne com 100% das Células. Quando o ecossistema está sob ameaça e o Núcleo conclui que a Forma 50% não será capaz de lidar com isso, o Núcleo assume a forma completa. É dito que seu poder é maior do que os pokémons lendários Xerneas e Yveltal! Nesta forma, Zygarde pode lutar com todo o seu poder para cumprir o seu dever de proteger o ecossistema Pokémon. Cada uma de suas asas e cauda possui o seu próprio núcleo. Cada núcleo funciona como um cérebro e pode tomar decisões e agir de maneira independente.

Ash-Greninja (Greninja do Ash)
Nome: Ash-Greninja
Nome Japonês: Satoshi Gekkouga
Tipo: Água/Noturno
Altura: 1,5 m
Peso: 40,0 kg
Descrição: Adicionalmente, o Greninja do Ash assume uma aparência nova e misteriosa na última temporada! O Greninja do Ash é a forma que o Greninja assume quando o vínculo entre ele e o Ash é aumentado até o limite. A força do vínculo entre eles muda a aparência de Greninja e ele assume o aspecto característico do vestuário de Ash. Esse fenômeno também é dito ter acontecido apenas uma vez em centenas de anos atrás na região de Kalos, mas permanece envolvida em mistério.

O Ash-Greninja aumentou o seu poder graças à sua forte ligação com Ash. Esta é a forma que o Greninja assume quando obtém um novo poder, devido à ocorrência milagrosa conhecida como o fenômeno da ligação. Isto pode ser o resultado das ligações que se estabelecem entre pessoas e pokémons. A força de pernas do Ash-Greninja aumentou comparativamente com um Greninja comum, tornando-se difícil de detectar devido à velocidade com que se move. Derruba os seus inimigos num abrir e fechar de olhos! Torna-se capaz de produzir gigantescos Water Shurikens nas suas costas que lança em sucessão rápida.

Rotom Pokédex
Nome: Rotom Pokédex
Nome Japonês: ???
Tipo: ???
Altura: ???
Peso: ???
Descrição: Não se sabe exatamente se essa forma de Rotom pode ser utilizada em batalha. É preciso que um Rotom habite a Pokédex de Alola para que ela possa funcionar corretamente.

Solgaleo’s Radiant Sun Phase (Solgaleo Fase Sol Radiante)
Nome: Solgaleo’s Radiant Sun Phase
Nome Japonês: Rising Phase Solgaleo
Tipo: Psíquico/Metálico
Altura: 3,4 m
Peso: 230,0 kg
Descrição: Essa é a forma que Solgaleo assume guando liberta todo o seu poder. Ela é descrita como sendo o sol. Ele brilha mais intensamente que a sua forma normal. Sabe-se que ele atinge essa forma ao usar o golpe Sunsteel Strike.

Lunala’s Full Moon Phase (Lunala Fase Lua Cheia)
Nome: Lunala’s Full Moon Phase
Nome Japonês: Full Moon Phase Lunala
Tipo: Psíquico/Fantasma
Altura: 4,0 m
Peso: 120,0 kg
Descrição: Essa é a forma que Lunala assume guando liberta todo o seu poder. Ela é dita como a que invoca a lua. Ele brilha mais intensamente que a sua forma normal. Sabe-se que ele atinge essa forma ao usar o golpe Moongeist Beam.

Aparência Original de Magearna
Nome: ???
Nome Japonês: ???
Tipo: Metálico/Fada
Altura: 1,0 m
Peso: 80,5 kg
Descrição: Magearna parecia diferente há 500 anos! Quando Magearna servia ao Reino de Azoth 500 anos atrás, ela possuía essa bela coloração. Não é estranho como ela tinha uma forma tão diferente de como ela é hoje?

Oriocorio Baile Style (Oricorio Estilo Baile)
Nome: Oriocorio Baile Style
Nome Japonês: Odoridori Mera-Mera Style
Tipo: Fogo/Voador
Altura: 0,6 m
Peso: 3,4 kg
Descrição: O Oricorio Estilo Baile é muito apaixonado e um poder preenche o seu corpo quando ele dança. Durante as suas intensas danças, lança penugem macia pelo ar. Ao inflamar esta penugem, pode dispara um ataque dançante de fogo.

Oriocorio Pom-Pom Style (Oricorio Estilo Pom-Pom)
Nome: Oriocorio Pom-Pom Style
Nome Japonês: Odoridori Pachi-Pachi Style
Tipo: Elétrico/Voador
Altura: 0,6 m
Peso: 3,4 kg
Descrição: O Oricorio Estilo Pom-Pom é muito amistoso com as pessoas e recorre à dança para motivar os treinadores que se sintem deprimidos. Quando dança, as suas penas ficam carregadas com eletricidade estática. Pode desferir ataques com estas penas carregadas e, às vezes, liberta um potente choque elétrico.

Oriocorio Pa’u Style (Oricorio Estilo Pa’u)
Nome: Oriocorio Pa’u Style
Nome Japonês: Odoridori Fura-Fura Style
Tipo: Psíquico/Voador
Altura: 0,6 m
Peso: 3,4 kg
Descrição: O Oricorio Estilo Pa’u age em seu próprio ritmo, o que por vezes torna-se difícil de lidar com ele. Ele estimula os seus movimentos animados através da dança, o que aumenta o seu poder psíquico. Dizem que esta dança expressa a sua gratidão para com a divindade guardiã pokémon.

Oriocorio Sensu Style (Oricorio Estilo Sensu)
Nome: Oriocorio Sensu Style
Nome Japonês: Odoridori Mai-Mai Style
Tipo: Fantasma/Voador
Altura: 0,6 m
Peso: 3,4 kg
Descrição: O Oricorio Estilo Sensu é calmo e tranquilo. Por meio de sua dança, reúne os espíritos presentes numa área e recorre ao poder deles para lutar. As pessoas que migraram de Kanto simpatizam muito com este pokémon, porque a sua dança recorda-lhes a sua terra natal.

Minior Normal (Minior Normal)
Nome: Minior
Nome Japonês: Meteno
Tipo: Pedra/Voador
Altura: 0,3 m
Peso: 40,0 kg
Descrição: Os Minior são formados na estratosfera e vivem absorvendo os detritos que os rodeiam. Ele tem uma casca exterior dura e pesada, com um núcleo dentro dele.

Minior’s Core (Núcleo do Minior)
Nome: Minior’s Core
Nome Japonês: Meteno’s Core
Tipo: Pedra/Voador
Altura: 0,3 m
Peso: ??? kg
Descrição: Quando o casco de Minior se quebra, sua forma núcleo é revelada. O núcleo do Minior muda de cor dependendo da cor específica dos detritos que ele absorveu.

Wishiwashi Solo Form (Wishiwashi Forma Solo)
Nome: Wishiwashi Solo Form
Nome Japonês: Yowashi Solo Form
Tipo: Água
Altura: 0,2 m
Peso: 0,3 kg
Descrição: Um único Wishiwashi é pequeno e débil. Medindo apenas oito polegadas do nariz à cauda, o Wishiwashi é minúsculo, mesmo para um pokémon. Contudo, o povo da região de Alola parece achar que se trata de um pokémon terrível… Quando está em perigo, os olhos cintilantes do Wishiwashi captam a luz e brilham, enviando um sinal de SOS aos seus aliados!

Wishiwashi School Form (Wishiwashi Forma Cardume)
Nome: Wishiwashi School Form
Nome Japonês: Yowashi School Form
Tipo: Água
Altura: 8,2 m
Peso: 78,6 kg
Descrição: O aparentemente débil Wishiwashi é conhecido como o demônio do mar, devido a sua assustadora Forma Cardume! Quando os aliados do Wishiwashi recebem o seu sinal de SOS, unem-se numa gigantesca formação de combate! Os Wishiwashi, que já enfrentaram inúmeras situações de perigo e têm muita experiência a pedir auxílio aos seus aliados, são capazes de emitir uma luz brilhante a partir dos seus olhos. Conseguem reunir os seus aliados e transformar-se em um pokémon ainda mais poderoso! Até os Gyarados fogem da Forma Cardume do Wishiwashi!

Lycanroc Midday Form (LycanrocForma Meio-Dia)
Nome: Lycanroc Midday Form
Nome Japonês: Lugarugan Midday Form
Tipo: Pedra
Altura: 0,8 m
Peso: 25,0 kg
Descrição: Quando o Rockruff é banhado por grandes quantidades de energia solar, evolui para forma meio-dia. No mundo de Pokémon Sun, a influência de Solgaleo resulta na evolução do Rockruff nesta forma. O Lycanroc vive sozinho nas montanhas e nos desertos, sem formar uma matilha. Cada um tem o seu próprio território e vive sem interferir na vida dos outros, ajudando a evitar lutas desnecessárias. O Lycanroc obedece rigorosamente às ordens de seu treinador. Particularmente, se um treinador o aceitar durante a fase mais rebelde de sua pré-evolução, o Lycanroc nunca trairá este treinador e será o mais fiel dos parceiros. A forma meio-dia de Lycanroc é conhecida por movimentos rápidos que deixam os seus adversários desorientados. Ele se esquiva dos golpes dos adversários e, quando passa por eles, ataca-os com as pedras afiadas da sua juba.
 

Lycanroc Midnight Form (LycanrocForma Meia-Noite)
Nome: Lycanroc Midnight Form
Nome Japonês: Lugarugan Midnight Form
Tipo: Pedra
Altura: 1,1 m
Peso: 25,0 kg
Descrição: Quando o Rockruff é banhado por uma abundante energia lunar, evolui para a forma meia-noite. No mundo de Pokémon Moon, a influência de Lunala resulta na evolução do Rockruff nesta forma. Lycanroc na forma meia-noite provoca os seus adversários, pressionando-os e levando-os a atacar. Quando um adversário se deixa levar pela sua tática e pelos seus ataques, Lycanroc lança o seu ponto forte: um golpe único e devastador que acaba com o seu inimigo! Quanto mais forte for o seu adversário, mais ansioso ficará o Lycanroc para o início da batalha. Não se importa de se machucar caso isso signifique a vitória na batalha. Gosta tanto de batalhas que até os seus olhos brilham. Este pokémon despreza treinadores que dão ordens com as quais não concorda, ou que tentam forçá-lo a participar de uma batalha. Por outro lado, sentirá uma profunda confiança em um treinador que consiga verdadeiramente tirar o máximo de seu poder nas batalhas.

Formas de Alola

Alolan Exeggutor (Exeggutor Alolano)
Nome: Alolan Exeggutor
Nome Japonês: Alolan Nassy
Tipo: Planta/Dragão
Altura: 10,9 m
Peso: 415,6 kg
Descrição: O ambiente da região de Alola, onde a forte luz solar brilha durante o ano, provocou essa mudança na forma de Exeggutor. As pessoas em Alola afirmam que o Exeggutor Alolano é a verdadeira forma de Exeggutor. Ao contrário de outros Exeggutor, o Exeggutor Alolano tem uma quarta cabeça em sua cauda! Esta quarta cabeça controla a cauda de forma independente e pode enfrentar adversários na parte traseira, que estejam fora do alcance dos ataques desferidos pelas cabeças principais. Esse pokémon se destaca por usar o seu longo pescoço como um chicote para atacar com suas duras cabeças. Contudo, esse pescoço algumas vezes pode tornar-se uma fraqueza.

Alolan Vulpix (Vulpix Alolano)
Nome: Alolan Vulpix
Nome Japonês: Alolan Rokon
Tipo: Gelo
Altura: 0,6 m
Peso: 9,9 kg
Descrição: Diz-se que o Vulpix veio para a região de Alola juntamente com os humanos, mas eles foram para as montanhas de picos nevados, de modo a evitar os habitats normais dos outros pokémons, acabando por assumir esta forma. Esses Vulpix Alolanos vivem nas altas montanhas que permanecem cobertas de neve durante todo o ano. Eles vivem em pequenos bandos formados de 2 a 5 membros, ajudando-se uns aos outros a sobreviver. Os Vulpix de Alola podem congelar qualquer coisa sólida, expelindo de sua boca um ar de uma temperatura de -50°C. Eles não se adaptam bem ao calor, mas quando a temperatura sobe muito, podem produzir gelo a partir da sua cauda, para baixar a temperatura ao redor.

Alolan Ninetales (Ninetales Alolano)
Nome: Alolan Vulpix
Nome Japonês: Alolan Kyukon
Tipo: Gelo/Fada
Altura: 1,1 m
Peso: 19,9 kg
Descrição: Os Ninetales Alolanos vivem em um pico nevado que é venerado como uma montanha sagrada na região de Alola. São tratados como emissários sagrados e as pessoas encaram-nos com medo e temor. A personalidade desse pokémon é extremamente delicada, e às vezes ele tem ajudado os seres humanos que parecem estar em perigo. Contudo, não tem qualquer piedade para com o que quer que seja que se atreva a danificar o seu território! Os Ninetales de Alola são capazes de produzir cristais de gelo a partir da pele que cobre o seu corpo. Ele pode usar esses cristais de gelo para bloquear os ataques, ou pode formar bolas de gelo com eles, que dispara como balas contra os adversários. O poder desses mísseis de gelo é grande o suficiente para pulverizar rochas!
Alolan Sandshrew (Sandshrew Alolano)
Nome: Alolan Sandshrew
Nome Japonês: Alolan Sand
Tipo: Gelo/Metálico
Altura: 0,7 m
Peso: 40,0 kg
Descrição: Historicamente, os Sandshrew viviam em áreas de deserto. Mas as frequentes erupções vulcânicas nas proximidades levaram os Sandshrew a sair do deserto e a migrar para as montanhas nevadas, onde assumiram esta forma. O corpo de Sandshrew mudou para se adaptar ao ambiente hostil das montanhas nevadas. A pele do Shandshrew Alolanos está coberta por uma carapaça de gelo, dura como aço. Defensivamente é excelente, mas falta-lhe flexibilidade e não pode enrolar o corpo como uma bola, como um Sandshrew tipo terra pode fazer. O seu grande peso torna o Sandshrew de Alola mais lento que um Sandshrew normal, mas as garras dos seus pés e mãos permitem-lhe deslocar-se no gelo sem escorregar. Quando quer deslocar-se rapidamente, utiliza o estômago para deslizar sobre o gelo como uma pedra ondulando.

Alolan Sandslash (Sandslash Alolano)
Nome: Alolan Sandslah
Nome Japonês: Alolan Sandpan
Tipo: Gelo/Metálico
Altura: 1,2 m
Peso: 55,0 kg
Descrição: Os Sandshrew Alolanos das montanhas nevadas evoluem para os Sandslash Alolanos, com costas espinhosas e cobertas de gelo. Graças ao seu revestimento de gelo, estes espinhos são grandes e afiados. Os Sandslash Alolanos escondem-se na neve quando surgem inimigos poderosos, deixando apenas os seus espinhos expostos e prontos para entrar em ação. O peso do gelo que cobre o seu corpo tornam os Sandslash de Alola mais pesados e lentos que os Sandslash normais. No entanto, em campos de neve e no gelo, eles se movem abrindo caminho com as suas garras, o que permite que se movam com rapidez. As nuvens de neve criadas pelos movimentos do Sandslash de Alola são tão belas que muitos fotógrafos vão até os picos nevados para fotografar o momento. Entretatnto, esses Sandslash vivem nas profundezas das montanhas e há o grande perigo de alguém se perder, por isso é proibido escalar as montanhas sem autorização.

Alolan Meowth (Meowth Alolano)
Nome: Alolan Meowth
Nome Japonês: Alolan Nyarth
Tipo: Noturno
Altura: 0,4 m
Peso: 4,2 kg
Descrição: O Meowth é um pokémon que não vivia originalmente na região de Alola. Eles foram enviados para a realeza como uma oferenda de outra região e apenas alguns podiam tê-los como parceiros. Os Meowth de Alola se distinguem por sua astúcia e grande orgulho. Duas coisas que eles realmente detestam: que o seu orgulho seja ferido e que haja sujeira em suas moedas. Se acontecer alguma das duas, eles entram em histeria! Os Meowths que foram oferecidos à família real viveram uma vida repleta de luxos e comodidades, tornando-se criaturas egoístas e orgulhosas. Isso causou essa mudança de forma em Meowth. O antes raro Meowth Alolano tornou-se selvagem quando a monarquia foi destruída e transformou-se agora num pokémon comum, visto regularmente tanto em Alola como nos outros lugares.

Alolan Marowak (Marowak Alolano)
Nome: Alolan Marowak
Nome Japonês: Alolan Garagara
Tipo: Fogo/Fantasma
Altura: 1,0 m
Peso: 34,0 kg
Descrição: Os Marowak da região de Alola pegam ossos e incendeiam ambas as extremidades ao esfregá-las contra as suas testas. Em seguida, eles giram os ossos por aí! A raridade desse Marowak e sua aparência assustadora enquanto dança exibindo o seu osso levou o povo de Alola a apelidá-lo de mágico e a temê-lo. Existem muitos pokémons de planta (inimigos naturais dos Marowak) na região de Alola. Isso faz com que Alola seja um ambiente hostil para os Cubone e Marowak. Como resultado, eles vivem em estreita união com os seus parceiros. Dizem que o carinho que eles têm para com os seus parceiros lhes permitiu criar uma espécie de sexto sentido, que resultou na sua mudança de forma. O Marowak Alolano é extremamente hábil nos ataques, agitando o seu osso e liberando uma bola de fogo. Apesar de não serem muito poderosas, essas bolas de fogo perseguem incessantemente o inimigo!

Alolan Raichu (Raichu Alolano)
Nome: Alolan Raichu
Nome Japonês: Alolan Raichu
Tipo: Elétrico/Psíquico
Altura: 0,7 m
Peso: 21,0 kg
Descrição: Os Raichus de Alola possuem dois tipos – elétrico e psíquico – e são capazes de exercerem poderes psíquicos. Além disso, eles podem reunir seus poderes psíquicos em suas caudas e ficar sobre elas flutuando no ar! Nem os investigadores pokémon sabem explicar o porquê de Raichu ter mudado de forma na região de Alola. O povo de Alola, contudo, parece não estar muito preocupado com o assunto. O seu palpite: talvez tenha comido muitas panquecas redondas, doces e fofas! O Raichu possui bolsas elétricas nas bochechas e, ao esfregá-las, libera um aroma doce. Não se sabe como funciona o mecanismo que causa esta liberação, mas acredita-se que possua alguma relação com os poderes psíquicos do Raichu Alolano.

Alolan Rattata (Rattata Alolano)
Nome: Alolan Rattata
Nome Japonês: Alolan Koratta
Tipo: Noturno/Normal
Altura: 0,3 m
Peso: 3,8 kg
Descrição: Ao contrário dos Rattatas comuns, o principal habitat do Rattata Alolano são as áreas urbanas. Eles são noturnos e vivem em ninhos com dezenas deles. O Rattata de Alola tem uma excelente aptidão para farejar deliciosos alimentos frescos em Alola. Eles não prestam atenção em alimentos que não são frescos. O Raticate Alolano serve como o seu chefe. Foi por conta de um grande crescimento na população de Rattatas em Alola que o pokémon Yungoos foi trazido para esta região. Como forma de se defender dos Yungoos, os Rattatas de Alola assumiram essa nova forma.

Alolan Raticate (Raticate Alolano)
Nome: Alolan Raticate
Nome Japonês: Alolan Ratta
Tipo: Noturno/Normal
Altura: 0,7 m
Peso: 25,5 kg
Descrição: Como as áreas urbanas são o seu principal habitat, a sua dieta é mais calórica do que a dos Raticate comuns. Por conta disso, eles se tornaram mais robustos. Os Raticates Alolanos preferem comer apenas frutas frescas e ingredientes de alta qualidade. Existem rumores de que um certo restaurante de luxo se aproveita das papilas gustativas do Raticate de Alola, levando-o consigo sempre que necessitam comprar ingredientes, fazendo-o provar novos pratos. Os Raticates Alolanos armazenam constantemente enormes quantidades de comida nos seus ninhos. Eles preferem enviar os Rattata Alolanos em busca de comida, enquanto eles próprios permanecem nos seus ninhos apenas para comer.

Alolan Grimer (Grimer Alolano)
Nome: Alolan Grimer
Nome Japonês: Alolan Betbeter
Tipo: Veneno/Noturno
Altura: 0,7 m
Peso: 42,0 kg
Descrição: Quando houve um aumento demográfico na região de Alola, o tratamento do lixo tornou-se num problema grave. A solução encontrada foi a importação de Grimers de outras regiões. Estes se alimentam principalmente de lixo, que alteraram a sua composição corporal e a sua forma. Aquilo que parecem ser dentes na boca deste pokémon são, na verdade, toxinas residuais endurecidas e cristalizadas do lixo que ele come. Ainda não foi descoberto qualquer método para quebrar estes cristais. E o contato direto com os mesmos pode ser perigoso. O Grimer Alolano está sempre comendo lixo, mas a sua fome constante faz com que comece a comer outros objetos caso fique sem lixo para se alimentar. Existem mais de cem Grimers de Alola nas instalações de tratamento de lixo de Alola e todo o lixo produzido na região é transportado até lá para ser usado na alimentação deles.

Alolan Muk (Muk Alolano)
Nome: Alolan Muk
Nome Japonês: Alolan Betbeton
Tipo: Veneno/Noturno
Altura: 1,0 m
Peso: 52,0 kg
Descrição: O Muk Alolano come tudo o que vê pela frente sem parar e, se sentir qualquer dor aguda provocada pela fome, torna-se extremamente selvagem. Acredita-se que o seu apetite voraz provém da incapacidade de manter os seus níveis de energia, sem uma constante ingestão de toxinas. As toxinas acumularam-se no corpo do Muk de Alola devido à sua dieta constante à base de vários resíduos de lixo e materiais manufaturados. Esta acumulação provocou uma alteração química que levou à produção de um novo tipo de toxina. O Muk Alolano possui o mesmo tipo de cristais tóxicos que o Grimer Alolano. Estes não existem apenas em sua boca, mas sim por toda a superfície do seu corpo. Ele os utiliza para atacar os seus adversários, da mesma forma que alguns pokémons utilizam as suas presas ou garras. E estes cristais altamente tóxicos se soltam facilmente, tornando-os extremamente perigosos! Os Grimers e Muks da região de Alola produzem e armazenam as toxinas no interior de seus corpos. Por isso, ao contrário dos Grimers e do Muks de outras regiões, não conseguirá detectar quaisquer odores desagradáveis quando se aproximar de algum deles.

Alolan Persian (Persian Alolano)
Nome: Alolan Persian
Nome Japonês: Alolan Persian
Tipo: Noturno
Altura: 1,1 m
Peso: 33,0 kg
Descrição: O rosto redondo do Persian Alolano é um símbolo da riqueza da região de Alola e é considerado como um pokémon de grande beleza. Trata-se de um pokémon tão característico da região de Alola que todos os Persian sçao bastante protegidos e são necessárias inspeções rigorosas antes dos turistas poderem levar um deles consigo para as suas regiões.O Persian é altamente inteligente, e tem essa opinião ainda maior dele mesmo. No geral, menospreza tudo menos ele próprio. E também não costuma afeiçoar-se ao seu treinador, o que o torna um pokémon difícil para se ter como parceiro nas batalhas.A sua extraordinária camada de pelos brilhantes encanta tanto humanos quanto pokémons. Por esta razão, é um pokémon muito popular na região de Alola.Normalmente, este pokémon demonstra uma atitude requintada, mas, assim que começa uma batalha, recorre às táticas mais desleais, tais como ataques surpresa, truques e mesmo jogadas desonestas. Contudo, a sua personalidade arrogante leva-o a subestimar os seus adversários, fazendo com que seja frequentemente derrotado por contra-ataques.

Alolan Diglett (Diglett Alolano)
Nome: Alolan Diglett
Nome Japonês: Alolan Digda
Tipo: Terra/Metálico
Altura: 0,2 m
Peso: 1,0 kg
Descrição: Os Digletts da região de Alola vivem perto das áreas vulcânicas, por isso existem poucos lugares onde eles possam se esconder. A sua atividade de escavação tem o poder de arar a terra, criando terrenos de cultivo ideais para a agricultura. Por essa razão, muitas pessoas da região de Alola agradecem a presença dos Digletts. A espécie de cabelos que brota da cabeça deles são bigodes metálicos. É dito que se desenvolveram estes bigodes rígidos, mas flexíveis, para serem capazes de sobreviver em ambientes vulcânicos hostis. Os bigodes têm uma função sensorial, permitindo aos Diglett Alolanos analisarem a área ao redor sem terem de se expor em cima do solo. O seu estado emocional é revelado pelos seus bigodes. Quando os bigodes estão esticados significa que os Digletts estão zangados. Quando os bigodes abanam é sinal de que eles estão em alerta. Quando balançam os bigodes significa que estão de bom humor e quando estes estão caídos quer dizer que se sentem solitários e desanimados.

Alolan Dugtrio (Dugtrio Alolano)
Nome: Alolan Dugtrio
Nome Japonês: Terra/Metálico
Tipo: Terra/Metálico
Altura: 0,7 m
Peso: 66,6 kg
Descrição: Na região de Alola, Dugtrio é venerado como uma encarnação do deus da terra, sendo tratado com máxima importância. É por isso que o povo de Alola se ajoelha e curva fortemente sempre que encontra um Dugtrio Alolano ao sair de sua toca. Os bigodes do Dugtrio de Alola brilham com um brilho semelhante a um cabelo dourado. Seus bigodes são flexíveis, tal como os bigodes dos Digletts, mas rígidos e fortes. Além disso, continuam a crescer ao longo de toda a vida de Dugtrio, embora a num ritmo extremamente lento. A remoção dos bigodes do Dugtrio da região de Alola é proibida. Aqueles que já o fizeram receberam uma punição divina. Todos os anos, muitos turistas regressam para, aparentemente, devolver bigodes que levaram consigo anteriormente. Existe uma crença supersticiosa de que muitos Dugtrios de Alola sairão das suas tocas quando um vulcão entrar em erupção. Os moradores mais velhos de Alola fugiriam de imediato. Acredita-se que esses Dugtrios, que vivem abaixo da superfície do solo, são capazes de detectar movimentos no solo que indicam uma erupção eminente, ficando tão alarmados que emergem à superfície do solo.

Ultra Beasts

UB-01
Nome: UB-01
Nome Japonês: UB-01
Descrição: O corpo do UB-01 é composto por uma substância semelhante ao vidro. Contudo, muda constantemente de forma, nunca permanecendo muito tempo na mesma. Apesar de existirem provas de que o UB-01 possui uma espécie de instinto de sobrevivência, ninguém sabe se tem vontade própria ou se sente qualquer tipo de emoções. Dizem que, por algum motivo, os seus movimentos se assemelham aos de uma jovem moça.

UB-02 Absorption (Absorção)
Nome: UB-02 Absorption
Nome Japonês: UB-02 Expansion
Descrição: Exclusivo de Pokémon Sun. A amplitude de sua força é desconhecida. Seu corpo inteiro é coberto por músculos robustos e poderosos. A força máxima de um soco produzido por estes músculos deve ser gigantesca! Sua longa e distinta boca é dita ser mais dura que um diamante. Poderia esta Ultra Beast utilizá-la também para atacar?

UB-02 Beauty (Beleza)
Nome: UB-02 Beauty
Nome Japonês: UB-02 Beauty
Descrição: Exclusivo de Pokémon Moon. Suas pernas esguias e elegantes permitem-lhe correr a uma velocidade tão explosiva que as pessoas alegam que ele é capaz de conseguir se desviar de raios! Dizem que qualquer pokémon que vê esta Ultra Beast, independente se for macho ou fêmea, ficará apaixonado por ela e perderá a vontade de lutar. A razão exata para esta reação — quer seja o resultado de um feromônio não identificado exalado pelo UB-02 Beauty ou um efeito hipnótico induzido pela sua aparência — ainda não pode ser determinado.

UB-??????
Nome: ???
Nome Japonês: ???
Descrição: ???

UB-03 Lighting (Iluminação)
Nome: UB-03 Lighting
Nome Japonês: UB-03 Lighting
Descrição: ???

UB-05 Gluttony (Gula)
Nome: UB-05 Gluttony
Nome Japonês: UB-05 Gluttony
Descrição: Esta Beast possui um apetite impressionante, sendo capaz de devorar por completo qualquer coisa que surja à sua frente. Diz-se que devora não só objetos, como também solo, rios e até mesmo mares! Apesar das quantidades de alimentos anormais que esta Beast é capaz de devorar, existem rumores de que não produz qualquer tipo de resíduos. É possível que converta totalmente tudo aquilo que come em energia para seu próprio sustento, mas não se sabem os verdadeiros detalhes.