Quando as versões Red e Blue foram lançadas, foi descoberto que um “pokémon” estranho que nunca foi divulgado oficialmente na mídia poderia ser encontrado – mesmo sem usar nenhum tipo de GameShark. Isso causou muitas especulações e rumores sobre o que realmente era este pokémon e por que ele estava presente nos jogos. Alguns diziam que era “a 4ª ave lendária” ou que era um tipo de vírus que foi colocado no jogo para incentivar os jogadores a não usar códigos de GameShark. Alguns ainda suspeitavam que seriam certos pokémons (conhecidos como PokéGods) que iriam estar presentes nos games originais, mas que no fim decidiram removê-los. No entanto, a explicação que era mais aceitável (e ainda é) era que fosse simplesmente um glitch/bug (erro/falha) do jogo.
MissingNo. vem das palavras “Missing” (perdido) e “No.” (abreviação de number, número), logo, seu nome significa “número perdido”, por isso aparece como sendo o #000 da PokéDex.
Nº:
# 000
As diferentes faces de MissingNo.
Nome:
Missingno.
Nome Japonês:
Ketsuban けつばん
Espécie:
Pokémon ???
Peso:
1590,8 kg (3507.2 lbs)
Altura:
3,0 m (10’0”)
Tipo:
Pássaro (Bird) / Normal
Descrição:
MissingNO é um equívoco de programação não proposital e não é uma parte real do jogo. Quando você consegui-lo, o jogo passará a funcionar de maneira estranha e os gráficos poderão ficar muitas vezes embaralhados. MissingNO é frequentemente encontrado após de realizar o truque de batalhar na Safari Zone. Para corrigir os gráficos bagunçados, tente eliminar MissingNO dando um Release no pokémon. Se o problema persistir, a única solução é dar um New Game. Isso significa apagar seu jogo atual e recomeçar do zero.
Obs.: A descrição acima é a descrição oficial da Nintendo (a pokédex não apresenta nenhuma informação sobre Missingno). No entanto, a Nintendo está errada sobre o método para corrigir os gráficos, libertando o Missingno. O verdadeiro macete que corrige esse problema é visualizar os dados de algum pokémon de sua pokédex ou a página dos stats de seus pokémons. Mesmo assim, não é recomendado ficar provocando ou cultivando Missingnos por aí.