Mas afinal, Let’s Go Pikachu/Eevee são spin-off ou série principal?

(Tempo de Leitura: 6 minutos)

Olá, pessoal!

Desde o anúncio de Pokémon: Let’s Go, Pikachu/Eevee!, muitos fãs começaram a debater se os novos jogos são ou não um spin off da franquia. Nesta matéria, vamos fazer uma análise sobre o que esses novos jogos representam afinal de contas.

Antes de mais nada, o que são os jogos da série principal? São os jogos de RPG onde você é um treinador que sai numa jornada em uma determinada região. Durante a sua jornada, você captura pokémons, treina e faz batalhas com eles. Você também deve enfrentar uma equipe de vilões. Além disso, você deve ir cumprindo várias conquistas (geralmente conquistando insígnias de ginásio) para se tornar apto a desafiar a Pokémon League e se tornar um campeão.

A linha principal de jogos Pokémon sempre segue esse padrão. Logo, todos os jogos que fogem desse conceito são considerados spin offs. A grande maioria de jogos spin offs são muito fáceis de se identificar por serem jogos de outros ramos, como ação, estratégia, puzzles, simulador de batalha, entre outros. Alguns spin offs são de fato jogos de RPG, mas diferente da série principal, fogem do preceito do treinador que captura, treina e batalha com pokémons, enfrenta vilões, desafia a Pokémon League e tudo mais.

Diante disso, podemos concluir que LGPE atendem perfeitamente as condições que os jogos da série principal apresentam. São jogos onde seremos treinadores, sairemos numa jornada em uma região (Kanto), poderemos capturar, treinar e batalhar. Vamos enfrentar a Equipe Rocket (um membro da Equipe Rocket aparece no trailer de anúncio) e vamos conquistar insígnias para participar da Pokémon League (o ginásio de Pewter aparece no trailer de anúncio).


Equipe Rocket presente no jogo


Ginásio de Pewter ao fundo

E enquanto ao fato de que não teremos batalhas com selvagens? Esse fato não é o suficiente para desqualifcar o jogo como sendo da série principal. Não é de hoje que a Game Freak vem tentando facilitar os jogos, mudando algumas de suas mecânicas. Em S/M e US/UM tivemos trials no lugar dos ginásios e isso por si só não os tiraram da linha principal de jogos. Desta vez o que teremos será um sistema de captura similar ao Pokémon GO. Para tanto, removeram a mecânica de batalha com selvagens. Contudo, essa manobra não afeta apenas a forma de captura, afeta também a forma de treinamento com que os jogadores mais antigos estão acostumados. Em entrevista para a IGN, ao questionar sobre o treinamento de EVs, a The Pokémon Company afirmou que os jogos LGPE terão diferenças em como treinar e subir o level dos pokémons. Isso deve justificar a remoção da mecânica de batalhas com selvagens, feita com o intuito de simplificar os jogos. A dúvida é se essas alterações se estenderão para os jogos da 8ª geração que serão lançados em 2019.

E sobre o jogo ter apenas os 151 primeiros pokémons? Bem, temos que lembrar que isso aconteceu em FireRed/LeafGreen. No início do jogo não era possível evoluir Golbat para Crobat, por exemplo. A evolução, no entanto, era possível após se obter a National Dex. Ainda não sabemos se os pokémons das outras gerações estarão presentes posteriormente no jogo, mas é uma possibilidade. Além disso, foi dito que um pokémon nunca visto antes estará presente no jogo, o que reforça a ideia de que não serão só os 151 que estarão no jogo.

O vídeo a seguir mostra na íntegra a conferência de imprensa feita pela The Pokémon Company com o anúncio dos novos jogos. Acompanhe a partir do minuto 17:10, onde é dito que os jogos LGPE são “The newest titles in the mainline series of Pokémon RPGs”, ou seja, títulos da linha principal dos jogos de Pokémon.

A confusão entre os fãs se deu por conta de que no anúncio foi dito que o jogo que fará parte da “core series” será lançado em 2019. Jogo este que já havia sido mencionado anteriormente na E3 de 2017, também pelo termo “core series”. Esse termo também é usado para indicar os jogos da série principal de Pokémon. Contudo, essa informação foi apresentada de tal forma que muitos fãs que acompanharam acabaram interpretando que, se os jogos “core series” serão em 2019, então os jogos LGPE não seriam da linha principal.

Se assistirmos novamente o vídeo da coferência, no minuto 44:35, é dito que os novos jogos de RPG “core series” que irão seguir os tradicionais X/Y e S/M já estão em desenvolvimento e serão lançados no fim de 2019. Note que ele compara as “core series” com X/Y e S/M, sem se referir a OR/AS ou US/UM. Podemos entender “core” como “núcleo”. Portanto, quando falaram que os jogos de 2019 seguiriam os tradicionais jogos de núcleo, na verdade queriam dizer que esses jogos irão encabeçar uma geração, tal como X/Y foi para a 6ª geração e S/M foi para a 7ª geração. Sendo assim, podemos entender que o que a The Pokémon Company quis passar é que LGPE são jogos da série principal, só que não são eles que vão encabeçar a 8ª geração, mas sim os jogos que serão lançados em 2019.

Devemos lembrar que também foi dito que LGPE foram inspirados em Pokémon Yellow (que também faz parte da série principal). E o que Yellow tinha de diferente? No Japão, Red/Green são o par de versões que encabeçam a 1ª geração. Blue é a 3ª versão para os jogos Red/Green. Já Yellow era chamada de “edição especial do Pikachu”. Basicamente, era o mesmo jogo refeito com inspiração no anime. LGPE, assim como Yellow, serão versões especiais. E, diferente do que alguns estão pensando, não é uma extensão de Pokémon GO, mas sim um jogo inspirado na versão Yellow que possui algumas mecânicas parecidas com Pokémon GO. A página de LGPE no site oficial afirma que estes serão jogos irão proporcionar a experiência de um clássico jogo de Pokémon.

https://pokemonletsgo.pokemon.com/pt-pt/

Um detalhe: Como os jogos que irão encabeçar a 8ª geração serão lançados em 2019, concluímos que LGPE pertence à 7ª geração. Já foi confirmado que as formas de Alola (que surgiram na 7ª geração) poderão ser transferidas do GO para LGPE. Esta é a primeira vez que teremos jogos da série principal de uma mesma geração em consoles diferentes. Sendo assim, há chances de que o pokémon nunca antes visto prometido para LGPE seja ainda da 7ª geração, sendo apenas introduzido posteriormente, tal como aconteceu com Zeraora e as novas ultra beasts de US/UM.

Enfim, LGPE são jogos da série principal. Grandes sites como Serebii.net e Bulbapedia já os classificam dessa forma. Fiquem ligados, mais novidades sobre os novos jogos saem a qualquer momento!

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.