Pocket Monsters
Pocket Monsters é um mangá pokémon baseado nos jogos de pokémon e escrito por Kosaku Anakubo. É basicamente um mangá satírico, com um humor muitas vezes agressivo ou obsceno. O mangá já teve 4 continuações: Pocket Monsters RS, Pocket Monsters DP, Pocket Monsters HGSS e Pocket Monsters BW. Já foi serializada na revista japonesa CoroCoro. Incluindo suas continuações, esse é o 2º mangá mais longo na CoroCoro. Também é o mangá mais antigo de pokémon que existe.
Ele conta a história de um treinador chamado Isamu Akai (conhecido por Red) e seu rude Clefairy. Assim como nos games, ele quer completar a sua pokédex, superar o seu rival e ser o melhor mestre pokémon do mundo. Em sua jornada, enfrenta os líderes de ginásio, a elite 4, a equipe Rocket e até mesmo pokémons lendários. As batalhas pokémon que ele faz são de um jeito bem fora do comum e ganhadas de uma maneira bem… vamos dizer… idiotas! É comum no mangá ver os personagens sendo ridicularizados.
A série diverge um pouco dos conceitos dos games e do anime. Por exemplo, nele é normal os pokémons falarem a língua humana. Outra coisa é que animais comuns (como peixes e aves) podem ser vistos ao mesmo tempo que os pokémons. Um outro detalhe significativamente diferente é à respeito da evolução: os pokémons podem evoluir a qualquer momento que quiserem e reverter de volta ao seu estágio evolutivo anterior (como o Clefairy e o Pikachu do protagonista, que já evoluíram para Clefable e Raichu e voltaram a ser Clefairy e Pikachu). Há também casos onde o pokémon pula um estágio evolutivo e evolui diretamente para seu estágio final (como um Charmander que evoluiu diretamente para Charizard). Nesse aspecto, as evoluções lembram um pouco a série Digimon.