Os golpes exclusivos são aqueles golpes que só podem ser aprendidos por apenas um pokémon, ou apenas por sua linha evolutiva. Esses golpes geralmente destacam as habilidades especiais do pokémon. Observe que todos esses golpes (com exceção de Chatter) podem ser aprendidos por Smeargle através do golpe Sketch. Alguns podem ser passados para outros pokémons por meio de cruzamento, outros ainda são conhecidos por alguns pokémons distribuídos em eventos (como o Arceus com Roar of Time, Spacial Rend e Shadow Force, o Victini com Fusion Flare e Fusion Bolt, ou o Rayquaza com V-create).
Nota: Com a chegada de novas gerações, alguns golpes foram perdendo sua exclusividade por surgirem mais pokémons que pudessem aprendê-los. Na matéria de hoje trazemos os golpes que continuam sendo exclusivos até a 6ª geração. Golpes como o Ally Switch de Alakazam, o Hidden Power dos Unowns, o Steel Wing de Skarmory, o Trick Room de Porygon-Z, o Volt Switch de Emolga, entre muitos outros, não estão listados abaixo pois são golpes que estão acessíveis a outros pokémons através de TM ou HM. Existem alguns golpes que estão mais associados a um pokémon, embora existam outros pokémons que aprendam. Golpes como o Transform de Ditto (que também pode ser aprendido por Mew), o Razor Shell de Oshawott (que também pode ser aprendido por Shellder), o Meteor Mash de Metagross (que também pode ser aprendido por Clefairy), o Steamroller de Scolipede (que também pode ser aprendido por Golem), entre outros, também não estão listados abaixo, pois não são exclusivos justamente por existir outros pokémons que aprendem.
Nome: Volt Tackle
Tipo: Elétrico
Quem aprende: Pichu, Pikachu e Raichu
Sobre: O usuário envolve-se numa aura elétrica e usa uma “investida trovão” no oponente. O usuário também acaba machucado ao realizar esse golpe.
Nome: Pay Day
Tipo: Normal
Quem aprende: Meowth e Persian
Sobre: O usuário ataca disparando moedas que surgem de suas patas. Treinadores podem conseguir dinheiro se atacados por esse golpe.
Nome: Kinesis
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Kadabra e Alakazam
Sobre: O usuário usa seus poderes psíquicos para fazer cair a precisão dos golpes do adversário (accuracy).
Nome: Barrage
Tipo: Normal
Quem aprende: Exeggcute e Exeggutor
Sobre: Um golpe onde o usuário arremessa várias “bolas”.
Nome: Bone Club e Bonemerang
Tipo: Terra
Quem aprende: Cubone e Marowak
Sobre: O usuário utiliza seu osso como uma clava (Bone Club) ou bumerangue (Bonemerang)
Nome: Mega Kick
Tipo: Normal
Quem aprende: Hitmonlee
Sobre: O usuário ataca o adversário com um chute poderoso.
Nome: Softboiled
Tipo: Normal
Quem aprende: Chansey e Blissey
Sobre: Golpe usado para restaurar as energias do usuário nas batalhas, e de outros pokémons da equipe do treinador fora das batalhas.
Nome: Lovely Kiss
Tipo: Normal
Quem aprende: Jynx
Sobre: Um beijo que faz o oponente dormir.
Nome: Conversion e Conversion 2
Tipo: Normal
Quem aprende: Porygon, Porygon2 e Porygon-Z
Sobre: Conversion faz o usuário se tornar do mesmo tipo do golpe do adversário. Conversion 2 faz o usuário se tornar um tipo resistente ao golpe do adversário.
Nome: Psystrike
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Mewtwo
Sobre: O usuário utiliza uma poderosa força psíquica para causar danos no oponente.
Nome: Octazooka
Tipo: Água
Quem aprende: Octillery
Sobre: Além de causar danos, o golpe pode diminuir a precisão (accuracy) do oponente.
Nome: Present
Tipo: Normal
Quem aprende: Delibird
Sobre: O usuário lança algumas esferas de energia, que podem tanto explodir no adversário, ou curar o adversário.
Nome: Sketch
Tipo: Normal
Quem aprende: Smeargle
Sobre: Ao utilizar esse golpe, o usuário aprende definitivamente o último golpe que foi usado contra ele. Smeargle pode aprender qualquer golpe, inclusive os golpes exclusivos (exceção: Struggle e Chatter).
Nome: Triple Kick
Tipo: Lutador
Quem aprende: Hitmontop
Sobre: Hitmontop gira de ponta-cabeça e usa o rabo como um terceiro pé para chutar juntamente com os seus dois pés.
Nome: Aeroblast
Tipo: Voador
Quem aprende: Lugia
Sobre: O usuário lança um poderoso raio, com altas chances de causar um dano crítico no adversário.
Nome: Sacred Fire
Tipo: Fogo
Quem aprende: Ho-oh
Sobre: O usuário dispara chamas poderosas, com altas chances de deixar o adversário queimado.
Nome: SmellingSalt
Tipo: Normal
Quem aprende: Makuhita e Hariyama
Sobre: Apesar de causar danos, esse golpe é capaz de remover a paralisia dos adversários.
Nome: Mist Ball
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Latias
Sobre: Este golpe causa danos no adversário e tem chances de diminuir o poder dos ataques especiais do adversário.
Nome: Luster Purge
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Latios
Sobre: Este golpe causa danos no adversário e tem chances de diminuir a defesa do adversário contra golpes especiais.
Nome: Origin Pulse
Tipo: Água
Quem aprende: Kyogre
Sobre: O usuário ataca o oponente com incontáveis raios de luz que brilham em um azul profundo e brilhante.
Nome: Precipice Blades
Tipo: Terra
Quem aprende: Groudon
Sobre: O usuário ataca o oponente manifestando o poder da terra em temíveis lâminas de pedra.
Nome: Dragon Ascent
Tipo: Voador
Quem aprende: Rayquaza
Sobre: Após subir para o alto, o usuário ataca o seu alvo descendo do céu em alta velocidade, embora ele reduza sua própria defesa e defesa especial nesse processo.
Nome: Doom Desire
Tipo: Metálico
Quem aprende: Jirachi
Sobre: O usuário começa a emanar uma luz ofuscante. Essa luz, ao ser totalmente carregada, pode ser expelida com um alto poder destrutivo.
Nome: Psycho Boost
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Deoxys
Sobre: Este golpe causa danos no adversário, porém reduz o poder dos ataques especiais do usuário.
Nome: Attack Order, Defend Order e Heal Order
Tipo: Inseto
Quem aprende: Vespiquen
Sobre: Ordens da abelha rainha. Attack Order ataca o adversário, com altas chances de causar um dano crítico. Defend Order aumenta as defesas do usuário. Heal Order restaura as energias do usuário.
Nome: Chatter
Tipo: Voador
Quem aprende: Chatot
Sobre: Além de causar danos, esse golpe pode deixar os oponentes confusos. O pokémon pode imitar a voz de seu treinador ao realizar esse golpe.
Nome: Roar of Time
Tipo: Dragão
Quem aprende: Dialga
Sobre: O golpe emite um rugido tão poderoso que o usuário precisa de um momento para recarregar suas energias para realizar um outro golpe.
Nome: Spacial Rend
Tipo: Dragão
Quem aprende: Palkia
Sobre: O golpe causa um dano severo no adversário e aumenta as chances de se fazer um dano crítico.
Nome: Shadow Force
Tipo: Fantasma
Quem aprende: Giratina
Sobre: O usuário desaparece por um instante e em seguida reaparece, disparando um golpe poderoso.
Nome: Magma Storm
Tipo: Fogo
Quem aprende: Heatran
Sobre: O usuário dispara um tornado de fogo. O pokémon atingido por esse golpe fica incapaz de fugir e se fere com o tornado de magma até desmaiar.
Nome: Crush Grip
Tipo: Normal
Quem aprende: Regigigas
Sobre: Quanto menos ferido estiver o usuário, maior será o dano causado por esse golpe. Regigigas utiliza suas mãos par realizar esse golpe.
Nome: Lunar Dance
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Cresselia
Sobre: Após realizar uma dança para a lua crescente, Cresselia desmaia. No entanto, o pokémon que toma o seu lugar numa batalha tem suas energias completamente recuperadas.
Nome: Heart Swap
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Manaphy
Sobre: Utilizado para o usuário trocar com o adversário todas as suas mudanças de estado, como ataque, defesa, velocidade, etc.
Nome: Dark Void
Tipo: Noturno
Quem aprende: Darkrai
Sobre: Darkrai dispara uma esfera negra em seu oponente, colocando-o para dormir.
Nome: Seed Flare
Tipo: Planta
Quem aprende: Shaymin
Sobre: Este golpe causa danos no adversário e tem chances de diminuir a defesa do adversário contra golpes especiais.
Nome: Judgement
Tipo: Normal
Quem aprende: Arceus
Sobre: O golpe dispara raios poderosos, podendo mudar de tipo de acordo com a placa que Arceus estiver segurando.
Nome: Searing Shot e V-Create
Tipo: Fogo
Quem aprende: Victini
Sobre: Searing Shot causa dano e tem chances de queimar o adversário. V-Create causa dano, porém abaixa as defesas e a velocidade de Victini.
Nome: Heat Crash
Tipo: Fogo
Quem aprende: Tepig, Pignite e Emboar
Sobre: Quanto mais pesado o usuário for, se comparado ao adversário, maior será o dano desse golpe.
Nome: Night Daze
Tipo: Noturno
Quem aprende: Zorua e Zoroark
Sobre: Além de causar danos, o golpe pode diminuir a precisão (accuracy) do oponente.
Nome: Tail Slap
Tipo: Normal
Quem aprende: Minccino e Cinccino
Sobre: O usuário aplica vários golpes sequenciais no adversário, utilizando o seu rabo.
Nome: Electroweb
Tipo: Elétrico
Quem aprende: Joltik e Galvantula
Sobre: O usuário lança uma teia de aranha elétrica, causando dano e sendo capaz de reduzir a velocidade do adversário.
Nome: Gear Grind e Shift Gear
Tipo: Metálico
Quem aprende: Klink, Klang e Klinklang
Sobre: Esses golpes usam engrenagens para atacar. Gear Grind ataca duas vezes seguidas. Shift Gear aumenta o ataque e a velocidade do usuário.
Nome: Head Charge
Tipo: Normal
Quem aprende: Bouffalant
Sobre: O usuário usa sua enorme cabeça para atacar o oponente. O usuário também acaba machucado ao realizar esse golpe.
Nome: Fiery Dance
Tipo: Fogo
Quem aprende: Volcarona
Sobre: Além de causar danos, aumenta o poder dos ataques especiais do usuário.
Nome: Secret Sword
Tipo: Lutador
Quem aprende: Keldeo
Sobre: Outro golpe que usa o chifre como espada. Este é capaz de alterar a forma de Keldeo.
Nome: Blue Flare
Tipo: Fogo
Quem aprende: Reshiram
Sobre: O usuário dispara uma rajada de fogo azul, com altas chances de deixar o adversário queimado.
Nome: Bolt Strike
Tipo: Elétrico
Quem aprende: Zekrom
Sobre: O usuário energiza o corpo com eletricidade e ataca, tendo altas chances de deixar o adversário paralisado.
Nome: Fusion Flare
Tipo: Fogo
Quem aprende: Reshiram e White Kyurem
Sobre: O usuário ataca com uma poderosa energia de fogo. O poder dobra se o usuário for atingido por um Fusion Bolt antes.
Nome: Fusion Bolt
Tipo: Elétrico
Quem aprende: Zekrom e Black Kyurem
Sobre: O usuário ataca com uma poderosa energia elétrica. O poder dobra se o usuário for atingido por um Fusion Flare antes.
Nome: Ice Burn
Tipo: Gelo
Quem aprende: White Kyurem
Sobre: Um poderoso golpe de gelo, capaz de queimar o adversário.
Nome: Freeze Shock
Tipo: Gelo
Quem aprende: Black Kyurem
Sobre: Um poderoso golpe de gelo, capaz de paralisar o adversário.
Nome: Glaciate
Tipo: Gelo
Quem aprende: Normal Kyurem
Sobre: Este golpe causa danos no adversário, porém reduz a velocidade do usuário.
Nome: Relic Song
Tipo: Normal
Quem aprende: Meloetta
Sobre: Além de causar dano, este golpe é capaz de colocar o oponente para dormir. Também faz Meloetta alterar de forma.
Nome: Techno Blast
Tipo: Normal
Quem aprende: Genesect
Sobre: Genesect usa o canhão de suas costas para disparar o golpe. O tipo pode variar conforme o Drive que Genesect possuir.
Nome: Spiky Shield
Tipo: Planta
Quem aprende: Chesnaught
Sobre: Além de proteger o usuário, esse golpe também causa dano nos adversários que fizerem contato direto.
Nome: Mystical Fire
Tipo: Fogo
Quem aprende: Delphox
Sobre: O usuário ataca disparando um fogo quente especial. Também reduz o ataque especial de seu alvo.
Nome: Water Shuriken e Mat Block
Tipo: Água (Water Shuriken) e Lutador (Mat Block)
Quem aprende: Greninja
Sobre: Water Shuriken faz o usuário acertar o alvo lançando de duas a cinco estrelas de água de uma vez. Mat Block faz o usuário usar um tapete para proteger a ele e a seus aliados de danos causados por golpes.
Nome: Powder
Tipo: Inseto
Quem aprende: Vivillon
Sobre: O usuário cobre o alvo com um pó que explode e causa dano no oponente caso ele use um golpe do tipo fogo.
Nome: Noble Roar
Tipo: Normal
Quem aprende: Litleo e Pyroar
Sobre: Intimida o adversário, reduzindo seu ataque e ataque especial.
Nome: Light of Ruin
Tipo: Fada
Quem aprende: Eternal Floette
Sobre: Causa dano e faz o usuário recebe dano de recoil igual a metade do dano causado no oponente.
Nome: Parting Shot
Tipo: Noturno
Quem aprende: Pancham e Pangoro
Sobre: Reduz ataque e ataque especial do adversário e faz o usuário ser substituído por outro pokémon.
Nome: King’s Shield
Tipo: Metálico
Quem aprende: Aegislash
Sobre: Aegislash se protege contra danos e reduz o ataque de qualquer atacante que faça contato direto.
Nome: Aromatic Mist
Tipo: Fada
Quem aprende: Aromatisse
Sobre: Aumenta a defesa especial do usuário e dos aliados, envolvendo-os com um aroma misterioso.
Nome: Topsy-Turvy
Tipo: Noturno
Quem aprende: Inkay e Malamar
Sobre: Todas as mudanças de estatísticas que afetam o alvo viram de cabeça para baixo e tornam-se o oposto do que eles eram,
Nome: Electrify
Tipo: Elétrico
Quem aprende: Helioptile e Heliolisk
Sobre: Se o oponente tiver sido eletrificado antes que possa atacar naquele turno, ele se tornará do tipo elétrico.
Nome: Flying Press
Tipo: Lutador
Quem aprende: Hawlucha
Sobre: Hawlucha pula para o céu e mergulha para cima do usuário. O golpe causa dano como tipo voador e lutador ao mesmo tempo.
Nome: Fairy Lock e Crafty Shield
Tipo: Fada
Quem aprende: Klefki
Sobre: Fairy Lock prende todos os pokémons no campo, impedindo-os de escapar no próximo turno. Crafty Shield protege o usuário e os aliados de golpes de status.
Nome: Forest’s Curse
Tipo: Planta
Quem aprende: Phantump e Trevenant
Sobre: O adversário adquire o tipo planta além do(s) tipo(s) que possui.
Nome: Trick-or-Treat
Tipo: Fantasma
Quem aprende: Pumpkaboo e Gourgeist
Sobre: O adversário adquire o tipo fantasma além do(s) tipo(s) que possui.
Nome: Geomancy
Tipo: Fada
Quem aprende: Xerneas
Sobre: Xerneas absorve uma energia e aumenta ataque especial, defesa especial e velocidade no próximo turno.
Nome: Oblivion Wing
Tipo: Voador
Quem aprende: Yveltal
Sobre: Yveltal absorve o HP do adversário, restaurando deu HP para mais da metade do dano causado no adversário
Nome: Land’s Wrath, Thousand Arrows e Thousand Waves
Tipo: Terra
Quem aprende: Zygarde
Sobre: Land’s Wrath faz o usuário pegar a energia da terra e dispará-la contra o oponente. Thousand Arrows atinge pokémons que estejam no ar e os traz par o solo. Thousand Waves atinge o oponente e o impede de escapar.
Nome: Diamond Storm
Tipo: Pedra
Quem aprende: Diancie
Sobre: Causa dano no adversário com uma tempestade de diamantes e aumenta a defesa de Diancie.
Nome: Hyperspace Hole
Tipo: Psíquico
Quem aprende: Hoopa Confined
Sobre: Hoopa aparece do lado do oponente e ataca, mesmo que ele esteja protegido por Protect ou Detect.
Nome: Hyperspace Fury
Tipo: Noturno
Quem aprende: Hoopa Unbound
Sobre: Usando seus vários braços, Hoopa dispara uma enxurrada de ataques que ignoram os efeitos de Protect ou Detect. A defesa do usuário é reduzida.
Nome: Steam Eruption
Tipo: Água
Quem aprende: Volcanion
Sobre: Volcanion solta um vapor super quente sobre o adversário, podendo queimá-lo.
Alguns golpes que ficaram conhecidos como exclusivos de algum pokémon, mas que já deixaram de ser:
- Skull Bash: Golpe exclusivo da linha evolutiva de Squirtle, até o surgimento de Sharpedo.
- Twinneedle: Era o golpe exclusivo de Beedrill, até Escavalier surgir.
- Super Fang e Hyper Fang: Eram exclusivos da linha evolutiva de Rattata. Hoje, as linhas de Bidoof, Pachirisu e Patrat também aprendem.
- Spore: Exclusivo de Paras e Parasect. Hoje, Shroomish, Foongus e Amoonguss também aprendem.
- ExtremeSpeed: Apenas Arcanine aprendia. Agora Lucario, Togekiss, Arceus, Rayquaza e Deoxys velocidade sabem usar esse golpe.
- Bone Rush: Podia ser aprendido apenas por Cubone e Marowak. Perdeu a exclusividade para Lucario e Mandibuzz.
- Icicle Spear: Era exclusivo de Shellder, até que surgiu a linha evolutiva de Vanillite.
- Clamp: Pertenciam apenas a Shellder e Cloyster. Deixou de ser exclusivo com o surgimento de Clamperl.
- Crabhammer: Era o golpe exclusivo da linha evolutiva de Krabby. Agora temos a linha de Corphish que também aprende.
- Splash: Já foi exclusivo de Magikarp. Já aprendem: Hoppip, Azurill, Wailmer, Spoink, Feebas, Wynaut, Buneary e evoluções.
- Sharpen: Era exclusivo da linha evolutiva de Porygon, até Cryogonal aparecer.
- Spider Web: Golpe exclusivo da linha evolutiva de Spinarak, perdeu a exclusividade quando a linha de Joltik surgiu.
- Pain Split: Exclusivo de Misdreavus até o surgimento das linhas evolutivas de Solosis e Litwick.
- Milk Drink: Golpe exclusivo da Miltank, perdeu a exclusividade quando a linha evolutiva de Skiddo surgiu.
- Sacred Fire: Pertencia apenas a Ho-oh. Entei também passou a aprender esse golpe a partir da 6ª geração.
- Blaze Kick: Já foi exclusivo de Blaziken. Agora Hitmonlee também aprende.
- Arm Thrust: Podia ser aprendido apenas por Makuhita e Hariyama. Hoje Pignite e Emboar também aprendem.
- Assist: Já foi exclusivo de Skitty. Agora Glameow, Purrloin e evoluções sabem usar.
- Tail Glow: Era o golpe exclusivo de Volbeat, até Manaphy surgir.
- Teeter Dance: Era exclusivo de Spinda. Deixou de ser exclusivo com o surgimento de Lilligant e Meloetta.
- Neddle Arm: Apenas Cacnea e Cacturne aprendiam. Agora temos Maractus que também aprende.
- Poison Tail: Pertencia somente a Seviper, até a linha de Venipede surgir.
- Weather Ball: Podia ser aprendido somente por Castform. Já aprendem: Roserade, Vanilluxe, Lugia e Ho-oh.
- Ice Ball: Golpe exclusivo da linha evolutiva de Spheal, até o surgimento da linha evolutiva de Bergmite.
- Rock Wrecker: Já foi o golpe exclusivo de Rhyperior. Agora, a linha evolutiva de Dwebble também sabe usar.
- Horn Leech: Apenas Sawsbuck aprendia. Agora as linhas evolutivas de Skiddo, Phantump e Xerneas aprendem.
- Sacred Sword: Exclusivo de Cobalion, Terrakion, Virizion e Keldeo. Hoje a linha evolutiva de Honedge também aprende.
Obs.: Com novos jogos saindo, golpes que eram exclusivos de certos pokémons deixam de ser, como por exemplo o Spiky Shield de Chenaught (agora aprendido por Cacturne e Maractus), o Mystical Fire de Delphox (aprendido por Mismagius), o Water Shuriken de Greninja (por Accelgor) e o Flying Press de Hawlucha (Pikachu Libre).