Fórum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumGERAL: Regras e InformaçõesRegras e Dicas de Boa Conduta
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Regras e Dicas de Boa Conduta

Regras gerais deste fórum


Bem vindo à Pokémon Mythology! Este fórum é uma extensão do nosso site https://pokemythology.net. Aqui os membros podem conversar e tirar dúvidas sobre Pokémon, mas também há áreas para várias outras coisas e assuntos. Dentro de cada área podem haver regras específicas, mas abaixo estão as regras gerais. Pedimos que leia com atenção para que possa ajudar a manter o fórum agradável para todos.

Atenção, Sistema de Alertas: Possuímos, para melhor controle do fórum, um sistema de alertas para evitar o desrespeito pelas regras. Os alertas poderão ser recebidos por um usuário caso ele desrespeite uma ou mais regras. Cada alerta recebido tem validade de 3 meses a partir da data da infração. Acumular 10 alertas num período de 3 meses levará a um bloqueio temporário da conta de no mínimo uma semana.

Regras na cor verde: Se desrespeitadas, podem gerar 1 alerta. Geralmente, uma infração isolada será tolerada.
Regras na cor laranja: Se desrespeitadas, podem gerar 2 alertas.
Regras na cor vermelha: Se desrespeitadas, podem gerar 5 alertas.

1- Respeite os outros: Respeito é muito importante num fórum. Tópicos ou mensagens que desrespeitem outras pessoas, com palavrões/xingamentos, ou com o objetivo de provocar/irritar/ofender/ridicularizar outros membros, poderão ser imediatamente excluídos pelos moderadores ou admins assim que eles detectarem e o autor poderá ser punido com pontos de alerta, bloqueio temporário da conta ou banimento definitivo, dependendo da gravidade.

Caso veja uma mensagem do tipo, não aumente o problema e evite se envolver. Ao invés disso, clique no botão de Report abaixo da mensagem, para avisar aos moderadores.

2- Onde postar e o que postar: Antes de criar um tópico, verifique se escolheu a área correta para postar. Os moderadores poderão mover um tópico para outra área para manter o fórum organizado. Se um membro criar muitos tópicos em local errado, ele poderá ser alertado.

Você pode também usar a função de busca, no topo do fórum. Use-a para ver se alguém já postou a mesma dúvida/assunto/etc que você quer postar. Se um tópico com o mesmo assunto já existir, recomendamos que responda ele ao invés de abrir um novo tópico, a não ser que esse esteja fechado e não tenha resolvido sua dúvida.

3- Use títulos fáceis de entender: No campo "assunto", escreva um título que seja fácil de entender sobre o que se trata o tópico, sem que os outros precisem abri-lo para conferir. Isso vai atrair mais pessoas para seu tópico e vai ajudar quem for fazer alguma busca. Usar títulos vagos, como por exemplo "Ajudem-me!" ou "Tenho uma pergunta" podem acabar sendo ignorados. Dependendo do caso, os moderadores poderão alterar os títulos desses tópicos.

4- Não crie postagens múltiplas: Pedimos que não poste duas ou mais mensagens seguidas em um mesmo tópico em menos de 24 horas (use o botão Editar caso queira acrescentar algo que esqueceu). Também não crie tópicos repetidos na mesma área ou em áreas diferentes. As mensagens repetidas poderão ser apagadas pela moderação, e o autor pode receber alertas caso insista.

Dica: Se você quiser conversar bastante e de forma mais rápida, acesse nosso Discord! Funciona como um chat de verdade =)

5- Conteúdo ilegal/adulto/plágio: É terminantemente proibido postar aqui mensagens, imagens ou utilizar avatares com conteúdo erótico ou que apresentem nudez ("nsfw"), bem como links para sites que contenham esse tipo de conteúdo ou programas maliciosos (vírus). A venda de qualquer episódio/filme/rom postado no fórum é proibida por nós e pela lei brasileira, e não nos responsabilizamos pelo mau uso destes arquivos. Usuários que desrespeitarem essa regra poderão receber alertas e/ou banimento.

Também não copie conteúdo de outros sites sem mencionar a fonte. Indique o link do conteúdo original sempre que possível.

6- Evite o spam: Spam é o envio de mensagens não solicitadas, geralmente fazendo propaganda de outros sites. Os usuários que fizerem spam em áreas não permitidas podem ser alertados e ter sua conta temporariamente bloqueada. Se quiser fazer publicidade neste fórum, utilize o espaço da sua assinatura pra esta tarefa (configure em seu Perfil nas "informações biográficas", clicando aqui). Também temos espaço na área Divulgação, e no canal #divulgacao em nosso Discord.

7- Assinaturas e Avatares: Você pode adicionar imagens e links na sua assinatura, inclusive links para sites fora da Pokémon Mythology (conforme explicado no ponto anterior). Porém, não utilize imagens muito grandes ou pesadas, nem com conteúdo impróprio para menores ou links para páginas do tipo. Caso depois de avisado o usuário insista em usar um avatar ou assinatura problemática, poderá ser alertado e ter a assinatura removida. Reporte a um moderador ou admin caso encontre uma assinatura ou avatar irregular.

8- Modificação indevida do layout, ou tentativa de hacking: É terminantemente proibida a utilização de quaisquer meios para a modificação indevida do layout, que prejudiquem a visualização do post/tópico/fórum. Também não é permitido que ninguém solicite a senha da conta de outro usuário (nem mesmo os admins têm essa autorização, eles conseguem resolver problemas sem precisar dessa informação). Caso o membro tente fazer qualquer coisa para quebrar o layout, invadir a conta de outra pessoa ou mesmo atacar o fórum de alguma forma, poderá ter sua conta banida permanentemente.

9- Seja um staff exemplar: Aqueles que trabalham no fórum em qualquer cargo também estão sujeitos às regras, e eles precisam dar o exemplo em segui-las. Assim, caso eles desrespeitem alguma regra, receberão o dobro de alertas. Eles devem zelar pela segurança da sua própria conta, portanto não devem empresta-la para outra pessoa utilizar. Caso acumule 5 alertas, automaticamente perderão o cargo, ficando impedidos de entrar novamente na equipe da staff por no mínimo 6 meses.

Eles também devem mostrar respeito por todos os membros do fórum, lidando com calma mesmo com os que estiverem causando problemas ou pensem de forma diferente.

10- Respeite as regras: O desrespeito abusivo das regras acima levará ao banimento permanente da conta do usuário. Caso veja alguém desrespeitando alguma regra, antes de tudo avise um moderador ou administrador, e deixe que eles cuidem do caso.

11- Exclusão de contas: Caso não queira mais ter seu nick cadastrado no fórum, poderá pedir para um dos administradores a exclusão da conta (lembrando que a conta do fórum é a mesma utilizada no site, para o envio de notícias. Caso tenha notícias publicadas, o caso será analisado antes pelos admins). Gostaríamos que escrevesse também o motivo de sua saída, para que possamos melhorar no que for possível.

Dicas de boa conduta


Os pontos a seguir não são regras, mas ao segui-las, você ajudará a criar um bom ambiente e poderá ser melhor visto pelos outros.

Escreva corretamente, de maneira clara, mas não critique outros: Use pontuação de maneira adequada, e tenha certeza que sua mensagem está clara o suficiente para os outros entenderem. Na dúvida, use um editor de texto (tal como Microsoft Word, OpenOffice Writer, BrOffice, etc...) e digite nele a mensagem para ver se há erros de ortografia. Outro detalhe é não escrever usando cores próximas à cor do layout, pois dificultam a leitura. Os moderadores podem editar um post desse tipo para remover a formatação.

Por outro lado, se você ver um post mal escrito de outra pessoa, não a critique por isso. Não é porque a pessoa escreve mal que a dúvida dela deve ser ignorada, isso só vai frustrar o membro que talvez seja novo no fórum ou tenha pouca experiência. Se esforce para entender a mensagem, geralmente não é tão difícil.

Use preferencialmente o Português: O idioma oficial que usamos é o português (brasileiro ou de Portugal). Caso algum membro não tenha conhecimento na língua portuguesa, procure colocar junto uma tradução pelo menos em inglês, para facilitar que outros o entendam. (Preferably use Portuguese: The official language we use is Portuguese (Brazilian or Portuguese). If a member don't have knowledge in the Portuguese language, try to put together a translation at least in English, to make it easier for others to understand.)

Segurança: Nunca mostre suas senhas para ninguém, nem mesmo para algum admin/moderador (se alguma pessoa solicitar isso para você, avise imediatamente outro admin/moderador). Cuidado ao postar detalhes pessoais seus (endereço, telefone...), pois como este fórum é público, muitas pessoas terão acesso.

Tendo o Reconhecimento dentro do Fórum: O que torna um membro bem visto não é a quantidade de mensagens, mas a qualidade dos posts, o quanto procura ajudar outros, o quanto mostra educação e respeito, e o quanto participa dos eventos que outros promovem. Acatar as instruções dos moderadores também conta pontos. Com o tempo, você pode até ser convidado para alguma área da staff se houver a necessidade, os admins sempre buscam pessoas que eles julgam confiáveis.

Ajude os outros: Se você postou alguma dúvida, e ela foi respondida, lembre-se de agradecer (ou pelo menos diga se a dica resolveu seu problema), pois isso ajuda os outros a saber que a dica realmente funciona, e é um sinal de educação. Além disso, quando puder ajudar outra pessoa, faça isso!

Sobre as discussões dentro dos Tópicos: "Discutir" não é a mesma coisa que "brigar". Discutir um assunto é conversar dando opiniões, sem desrespeitar a opinião do outro (é possível discordar sem desrespeitar). A discussão deixa de ser saudável quando uma pessoa não quer ouvir uma opinião diferente ou não respeita o gosto do outro.

Sempre informe a fonte: Se você copiar algo de outro site para este fórum, mencione a fonte (diga de onde pegou, de preferência colocando o link). O mesmo vale se você copiar algo deste fórum (ou de nosso site) para outro lugar. Também deve pedir autorização ao autor, caso o conteúdo seja exclusivo. O plágio entre usuários do fórum também é proibido.

Obrigado por ter tirado uns minutinhos para ler as regras, e mais uma vez, seja bem vindo ao fórum da Pokémon Mythology! ^^

Para acessar o fórum antigo, clique aqui