Fórum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumGERAL: Notícias do SiteCuriosidade, Descubra como é o Pr …
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Curiosidade, Descubra como é o Processo de Criação de Cartas do Pokémon TCG!

Eu sempre me perguntava como raios conseguiam designar quantos pontos de saúde os pokémon deveriam ter? Que ataques e demais dados físicos que as cartas deviam possuir? Além de conhecer como seria a parte de criação das artes das cartas, como decidem os temas em cada nova expansão de um bloco/ era de cartas, fora outras informações. Então, recentemente (graças à pesquisas) encontrei matérias e até vídeos sobre os procedimentos. Venha acompanhar comigo!

O primeiro deles é o vídeo com o passo-a-passo desde a lista de pokémon de uma expansão (e toda a parte textual das cartas), escolha de design e arte, até o resultado final do produto! Este vídeo mostra a manufatura das cartas, do material que é usado nelas, as máquinas de imprensa de cartas e mais curiosidades!

"Como as cartas Pokémon são feitas - do início ao fim", 18 de abril de 2023, por AdmiralZhao007

Duração de 16m27s

Dados interessantes retirados do vídeo acima:

• Cada expansão leva 3 semanas (por língua). De acordo com o site da empresa, Pokémon TCG foi localizado em 13 Línguas;
  • Nessa sede vemos a edição simultânea de: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Português;
  • Enquanto uma equipe faz a parte visual de uma expansão (o exemplo é Sol e Lua - Ultra Prisma), outra é responsável pela parte de nomear a expansão e a criação da logo;
  • 15.000 Folhas Laminadas por dia;
  • 26,62 Milhões de cartas ao dia;
  • Todas as cartas passam numa cortadora para arredondar as pontas das cartas;
  • Mostra o processo também das cartas código, assim como todos são escaneados por uma máquina para descobrir quais códigos estão válidos e quais não são válidos (estes por consequência, serão descartados para não prosseguirem para o produto final);
  • 2,5 milhões de envelopes impressos ao dia;

Neste próximo vídeo, temos mais um pouco falando sobre a parte do processo criativo e como funciona a interação entre o ilustrador e a equipe do design de cartas.

"Nos Bastidores: Como a Arte das Cartas Pokémon é Criada", 22 de nov. de 2024, por Mariel's Lab

Duração de 6m53s

Este vídeo aborda a forma que o diretor de arte (Satoru Nagaya) faz para a produção de cartas e o processo criativo do conjunto de cartas novas, da escolha de Ilustradores até a arte finalização! Alguns dados interessantes do vídeo:

• Antes de qualquer artwork, a equipe de game design define a sequência de pokémon e explica as cartas TCG para a equipe de Ilustração;
  • Então, a equipe de Ilustração entrevista cada potencial artista sobre a sua disponibilidade e quantas cartas são capazes de fazer. Assim, eles selecionam os artistas que combinem melhor com cada pokémon;
  • Para evitar que um estilo fique muito marcado em alguma expansão, é dado no máximo 5 cartas por artista;
  • Cada artista é assistido por um membro da equipe de Ilustração;
  • Raboot de Sword & Shield servirá de exemplo. Designado para Mizue, a Creatures envia materiais de referência, conceitos e ideias para o artista;
  • O artista envia nas próximas 2 semanas os esboços. Alguns podem ser coloridos ou em preto-e-branco;
  • Em seguida, a equipe seleciona quais dos esboços quer e pedirá algumas revisões;
  • Acontece a reunião de confirmação para todas as cartas esboçadas para garantir de que elas não possuam poses, expressões ou planos de fundo sejam idênticas com outras cartas;
  • São enviados mais revisões com instruções bem claras no esboço;
  • Após outras 2 semanas, uma cópia revisada é enviada já com as mudanças solicitadas. O diretor da Creatures examina o personagem, as cores e a qualidade. Além de examinar elementos de plano de fundo que ele pode pedir para serem adicionados, caso precise;
  • Com isso, podem ocorrer mais idas entre os pedidos e as revisões até não existir mais nenhum problema;
  • Quando todas as cartas já passaram por aprovação, outra reunião de confirmação é feita. Todas as cartas são impressas já com as cores finais e garantir que todos os personagens e planos de fundo estão balanceados e se o produto final é compatível com o conceito que a Creatures quer exprimir;

Nesta matéria do Joshua Yehl, conhecemos mais alguns dos ilustradores de cartas que estavam na sede da Creatures Inc. - localizada em Tokyo, no Japão!

Eu encontrei o paraíso do Pokémon TCG e ele está na Sede da Creatures no Japão

(Vídeo da matéria originalmente em Inglês, com duração de 8m)

O escritório da empresa fica localizado em KUDAN-KAIKAN TERRACE, Chiyoda-ku, no (9.o) nono andar, desde que se mudou em 2022 [FONTE].

[...]

Conhecendo os ilustradores que dão vida às cartas de Pokémon

Nós nos sentamos para uma sessão de perguntas e respostas com algumas pessoas da equipe de ilustração da Creatures, que incluía o diretor de ilustração Haru Saito e os artistas Yuka Morii, GIDORA e Teeziro. Nós ganhamos um fone de ouvido para usarmos para que pudéssemos ouvir suas respostas em tempo real em japonês.

Os artistas falaram sobre que tipos de cartas de Pokémon eles desenham. Teeziro disse que ama desenhar monstros gigantes, então eles sempre atribuem a ela esses tipos de Pokémon, como o colossal Orbeetle VMAX, estilo OVNI, sequestrando uma criança.

GIDORA disse que ficou conhecido por mostrar Pokémon agressivos, como Raichu e Lucario, se preparando para a batalha.

Por outro lado, Morii disse que é seu trabalho fazer os Pokémon parecerem fofos. Ela é conhecida por seus modelos de argila exclusivos que são fotografados para fazer arte de cartas Pokémon. Sou muito fã do trabalho dela, que é realmente super fofo.

A artista Yuka Morii preparou uma atividade muito especial para o nosso grupo: fazer nosso próprio modelo de argila do Pokémon Magnemite, assim como ela fez para a nova carta Magnemite da expansão Pokémon TCG: Scarlet & Violet—151.

Recebemos um kit que incluía argilas de cores diferentes e uma variedade de ímãs e parafusos da Magnemite.

...

A filosofia por trás do design de cartas Pokémon

Nossa próxima sessão de perguntas e respostas é com Atsushi Nagashima, diretor da Creatures. Como designer-chefe, é seu trabalho supervisionar o desenvolvimento de mecânicas, desenvolvimento de jogos e arte. Minha grande lição da nossa conversa foi o quão impressionante é que ele se dedica tanto a garantir que o jogo como um todo, capture a fantasia de ser um treinador Pokémon. Sou um jogador competitivo que competiu no Mundial e se concentra apenas nas melhores cartas do metagame, mas ele diz que seu trabalho não é necessariamente fazer cartas que ajudem você a vencer, mas criar um ambiente onde você possa se divertir. Ele disse que sempre imagina os Pokémon nos cartas batalhando em um grande estádio, e criar esse sentimento está sempre na vanguarda de suas decisões de design, então todos os aspectos de um carta, de PS a ataques, são feitos a serviço de atingir essa visão emocionante.

Sobre o assunto do metagame, ele disse que eles introduzem cartas fortes de propósito e basicamente projetam o que o metagame será e não são frequentemente surpreendidos. Dito isso, houve uma carta que o pegou desprevenido, Mega Audino EX, que foi usada pelo jogador japonês Shinatro Ito para vencer o Campeonato Mundial de 2016.

A maioria dos jogadores considerou inútil, e claramente não foi projetado para ser tão bom, mas um jogador criativo encontrou uma maneira de usá-lo de uma forma inesperada. Lembro-me de estar na multidão assistindo isso acontecer, então é bom saber que os designers do jogo ficaram tão chocados quanto nós.

Alcançando o equilíbrio no Pokémon TCG

Então, de quem é o trabalho de garantir que as cartas de Pokémon sejam equilibrados? Os testadores de jogo do Pokémon TCG, o que parece um emprego dos sonhos, se é que já ouvi isso. Fomos para uma nova sala onde eles nos mostraram as cartas proxy que usam para testar novas cartas. Eles imprimem as cartas em papel e os colam em um carta real, não muito diferente do que eu faria em casa, mas os deles parecem muito melhores. Satoru Inoue, gerente da equipe de game design da Creatures, nos mostrou um exemplo de como eles equilibram as cartas ao montar um cenário com três Venusaur-ex que têm uma habilidade de cura. Eles tiveram que ajustar a quantidade que ele cura para garantir que ofereceria cura adequada (60 HP), mas não criar um esquadrão de Venusaurs imortais.

Eles disseram que uma habilidade importante que os testadores precisam ter é a capacidade de criar estados de tabuleiro estranhos como esse para realmente explorar o que uma carta pode fazer, o que é muito diferente das habilidades que fazem um bom jogador competitivo, e foi aí que percebi que seria péssimo nesse trabalho.

Por fim, eles nos contam que têm uma sala de testes de jogo onde seu grupo de 18 testadores jogam por 7h por dia, e naquela sala há todos esses armários de arquivo contendo uma cópia de cada carta já criada. Eu sempre sonhei com o que esse lugar seria, e de repente me senti um pouco emocionado, como Charlie entrando na Fábrica de Chocolate de Willy Wonka... mas com menos armadilhas mortais.

Isso encerra minha visita às criaturas. Dizer que me diverti muito é pouco. Eu nunca quis ir embora! Mas vendo quanta segurança eles tinham naquele lugar, provavelmente é melhor eu ir embora por vontade própria. Dar uma olhada nos bastidores de como eles fazem o Pokémon TCG me deu uma nova apreciação pelo jogo que eu tanto amo.

23 de Agosto de 2023, na IGN, por Joshua Yehl.

Link original https://www.ign.com/articles/i-found-pokmon-tcg-heaven-and-its-at-creatures-hq-in-japan

Nesta matéria temos o foco com um dos artistas que tem um renome bem reconhecido no mundo de Pokémon TCG, Mitsuhiro Arita.

Por dentro do castelo de cartas de Pokémon

[...]

Escritório localizado em Iidabashi Grand Bloom, Chiyoda-ku, em 2017 [FONTE].

Há algumas salas de diretoria. Sentei-me para uma entrevista com Atsushi Nagashima, Diretor de Jogo do Pokémon Trading Card Game, em uma delas, e enquanto estou acompanhado pela multidão habitual de RPs e assistentes, também estou acompanhado pelo conselho de Pokémon - como em, um conselho de diretores composto por verdadeiros e grandes Pokémon de pelúcia sentados na mesa de conferência. Até o próprio Nagashima está nisso, eu acho - obviamente um homem importante, de rosto sério e terno nas fotos oficiais fornecidas pela Pokémon Company, mas realmente alegre e afável pessoalmente, sempre com um sorriso irônico.

[...]

De volta ao mundo real, Nagashima me conta que o trabalho começa em um novo conjunto de expansão de cartas de Pokémon "cerca de um ano antes do lançamento" e, da mesma forma, muitas vezes muito antes de um videogame com novos Pokémon ser lançado. Nesse caso, os ilustradores freelancers que normalmente fazem as coisas em seus próprios termos (e ainda enviam as artes em sua forma original desenhada à mão) trabalharão internamente, em seu próprio estúdio, por uma questão de confidencialidade.

Sempre me perguntei o quanto a Game Freak, o estúdio por trás dos jogos da série principal Pokémon (e o lugar onde os próprios Pokémon foram projetados pela primeira vez), tem alguma participação nisso - ou se é que eles têm alguma.

"No começo, é muito importante que tenhamos muitas conversas com a Game Freak, um diálogo realmente profundo", ele explica, "por exemplo, com os criadores da Game Freak, Sr. Sugimori ou Sr. Masuda, para realmente entender seus pensamentos, sua filosofia por trás do jogo, o que eles queriam realizar ou expressar com os jogos, e realmente processar isso antes de começarmos a trabalhar nas cartas." Depois disso, é basicamente Creatures o tempo todo.

Grande parte do dia é gasto tentando descobrir como tudo funciona. Há cerca de 40 funcionários em tempo integral e outros 70 que trabalham como freelancers no jogo de cartas de várias maneiras. Aproximadamente metade da equipe em tempo integral é composta por testadores de jogo, liderados pelo Líder de Gestão de Qualidade Satoru Inoue, que passam 7h por dia, das 11h às 20h, jogando.

"Não é o caso de termos apenas jogadores experientes aqui - na verdade, no meu caso, eu não tinha experiência alguma com Pokémon TCG antes de vir trabalhar na Creatures. Mas, obviamente, depois de entrar na empresa e jogar sete horas por dia, você se torna um jogador profissional", ele explica. "É realmente apenas um requisito que [os testadores] gostem de Pokémon e tenham interesse em outros jogos de cartas, mesmo que não tenham nenhuma experiência específica com o jogo de cartas Pokémon - talvez eles sejam apenas colecionadores em vez de jogadores do Pokémon TCG."

A sala de testes de jogo é notável precisamente por sua aparência. É apenas um retângulo de vidro no final do escritório, apenas a parede do fundo é atravessada de ponta a ponta por aquele armário cinza de cartas arquivadas (eles me disseram depois que saímos que, na verdade, uma parte dos armários que não estavam marcados e presumidos vazios estavam cheios de cartas novas que eles ainda estavam testando, mas não queriam que fuçássemos). Quando você abre a porta, você é mais afetado pelo som. Uma explosão repentina dele - meia dúzia de pessoas embaralhando cartas, muito rapidamente, ao mesmo tempo - que meio que esguicha para fora da sala à prova de som como ar de um vácuo.

Eles testam uma série de coisas, é claro - o impacto de uma carta no meta, seus "dados", como seus requisitos de HP e evolução, a força de seus movimentos e assim por diante. Inoue dá um exemplo de Tapu Lele, que teve que passar por uma série de iterações antes de atingir uma forma aceitável. Sua habilidade uma vez permitiu que você pegasse duas cartas de suporte de sua pilha de descarte à vontade, mas, como provavelmente não seria surpreendente para um jogador decente de TCG, "na verdade não estava funcionando bem para o equilíbrio do jogo", então eles mudaram, repetidamente, até que se estabeleceram no que é agora.

[Caso não saibam qual a carta é a citada, é esta acima]

Além dessas complexidades, algo que Inoue também mencionou de passagem foi que os testadores de jogo estão de olho na "personalidade" de uma carta tanto quanto em suas estatísticas. É difícil realmente sentir que isso é muito profundo quando você está sentado ao lado de um Wobuffet em tamanho real, mas isso tocou um acorde, pelo menos, e foi realmente uma espécie de tema em como os desenvolvedores da Creatures falaram sobre seu trabalho.

Mais tarde, por exemplo, de volta com Nagashima, é mencionado algumas vezes - em como projetar uma carta como, digamos, Crabominable, requer que eles pensem sobre a natureza do Pokémon - "esse tipo de coisa assustadora e poderosa" - mas também como você reduz isso, para dois movimentos e uma imagem em um pedaço de carta. "Expressar a personalidade daquele Pokémon, como por meio de HP ou seus ataques - como expressar esse tipo de força de algo - é como começamos o processo criativo."

Ele fala sobre como a primeira vez que um Pokémon é mostrado em forma de carta é, compreensivelmente, a mais importante, mas principalmente porque eles têm muita esperança de que isso "ofereça uma oportunidade para as crianças conhecerem o personagem", e como as cartas posteriores para aquele Pokémon - pense em Surfing Pikachu ou Dark Gyarados, ou apenas as muitas segundas ou terceiras versões de cartas com ilustrações mais divertidas - dão a chance de "mostrar uma faceta diferente daquele personagem, que talvez não tenha sido vista antes".

Atsushi Nagashima, Diretor de jogo de Pokémon TCG

Caráter e personalidade são palavras do dia, então, mas não aplicadas com mais habilidade do que quando conversei com Mitsuhiro Arita, o ilustrador que quase certamente desenhou suas cartas favoritas da infância - como Charmander, Charmeleon e Charizard, o original e robusto Pikachu, o estúpido Magikarp e o poderoso Gyarados, e um dos meus favoritos, o trágico e desamparado Cubone.

Eu poderia muito bem ser honesto: estou encantado pelas ilustrações de Mitushiro Arita. Provavelmente excessivamente, mas acho que o trabalho dele é o mais evocativo de uma mídia já evocativa, de uma memória já evocativa em um momento evocativo da minha vida. É uma vitória fácil.

O trabalho de Arita é, consistentemente, um trabalho de conjuração - uma convocação de outro lugar à existência e uma compressão desse lugar em cerca de doze centímetros quadrados de papel. Sou transportado por ele, de uma forma estranhamente específica, que não fui por nenhuma outra ilustração - pelo menos sem a ajuda da pontuação, movimento e voz, que eleva a animação do papel ao filme - e estou apaixonado pela emoção que vem de olhar para ele, a tristeza intensa e a saudade de ver um lugar que você sente que se lembra com absoluta clareza, mas nunca visitou e nunca poderá ir. Os cards de Pokémon sempre fazem isso por mim porque são cards de Pokémon, e tenho certeza de que fazem isso por milhões de outros também. Mas os de Arita, por algum motivo, fazem isso ainda mais.

Mewtwo GX (arte secreta) por Mitsuhiro Arita

Conversamos um pouco, de novo, apenas na prática, sobre como tudo realmente funciona - estou assustadoramente ciente do fato de que perguntar sobre minhas reações (exageradas) aos seus desenhos, e suas intenções, tem a mesma probabilidade de ser recebido com um encolher de ombros como um momento de pura reflexão. Ou que toda essa coisa de coçar o queixo simplesmente não vai se traduzir, no absurdo brilhante de uma sala cheia de pessoas sérias em ternos e Pokémon de pelúcia em cadeiras de sala de diretoria - e então, pelo menos no início, nos apegamos às coisas expositivas.

Crabominable por Mitsuhiro Arita

"No começo, recebo contato da Creatures dizendo "quanto tempo você tem para trabalhar em cartas diferentes, quantas você acha que consegue lidar?" e então, depois que eu respondo, eles dizem "ok, especificamente, gostaríamos que você projetasse este, este e este Pokémon". E então eles enviam alguns dados de referência para eu analisar ao decidir sobre o design, e eles dão instruções como "queremos que o fundo da carta fique assim, queremos que seja este tipo de clima ou este tipo de estação", ou às vezes até "queremos que este Pokémon use este movimento específico ou faça este tipo de pose geral", e então, com base nisso, escrevo um rascunho e, em seguida, reviso o rascunho com a Creatures."

Ursaring por Mitsuhiro Arita

"No total, são cerca de sete semanas que nos são dadas do início ao fim para o design da carta. Mas metade dessas sete semanas será o tempo em que ele estará na Creatures sendo analisado, sendo verificado, e a outra metade será eu trabalhando nele."

Krabby por Mitsuhiro Arita

Em outros casos, ele explica, como nos primeiros anos do jogo, eles poderiam se divertir mais com isso - ele me mostra uma carta de Ursaring que ele desenhou, da criatura imponente parecida com um urso tomando banho em algumas fontes termais, o que parece muito longe do literalismo do assustador Crabominable. E então um Krabby - literalmente um caranguejo mal-humorado - que ele desenhou com uma garra erguida até os olhos, ponderando melancolicamente o horizonte enquanto olha para o mar. Um caranguejo. Ponderando o mar.

Melhor ainda é Umbreon - uma evolução noturna do tipo Dark do mascote favorito dos fãs, Eevee - que ele desenhou duas variantes, ambas descansando em um tipo de telhado parisiense, que eu nunca tinha visto antes. Ele desenhou uma de dia, com um bocejo soporífero, a cidade movimentada atrás dela; a outra no mesmo telhado, mas à noite, todo predador felino, seu gato malhado que pensa que é um leão. "Aparentemente, isso foi muito, muito popular entre os amantes de gatos. Recebi um ótimo feedback sobre isso."

Pergunto a ele sobre seu estilo, agora que estávamos no assunto, e os mesmos pontos surgem - caráter, personalidade - mas também um pouco mais. "Eu meio que tento ter uma noção de uma história, para que os jogadores possam imaginar, você sabe, este Pokémon está vivendo no mundo real, está fazendo algo. Está pensando em algo. Há um mundo fora da estrutura desta carta aqui" - e, sim, ele fala sobre aquele Cubone triste. "Com Cubone também, ele está meio que parado ali, mas você tem uma noção de seu passado, e sua história, e não é apenas a estrutura da carta."

"Então, realmente como filosofia, é mais uma questão de transmitir a sensação de que eles são criaturas vivas, que estão fazendo algo, que estão sentindo algo."

Conversamos um pouco mais, e alguém sugere que ele me mostre alguns de seus esboços — seus próprios esboços, não para Pokémon — e ele o faz. Em um pequeno caderno A5, ele folheia desenhos a lápis e contornos de caneta irregulares. Aquarelas do mundo passageiro que ele faz no tubo, com uma pequena paleta feita de um porta-cartões de visita convertido (há algo poético aqui sobre as crianças brincalhonas da Creatures, e seu voo em face da rígida cultura empresarial japonesa, mas não estou nem perto de ser capaz de me entregar a isso). Ele me mostra mais um pouco — flores precoces em um parque congelante; cadeiras vazias em uma sala de espera de hospital — e há aquela nostalgia, [...], mesmo assim. A saudade de lugares onde nunca estive. Mas talvez seja só eu.

Mitsuhiro Arita e portfólio das cartas que desenhou.

6 de Julho de 2018, na EUROGAMER, por Chris Tapsell

Link original https://www.eurogamer.net/inside-creatures-inc

[img]http://puu.sh/eSb0z/82270bc5f7.png[/img] sign by dork princess & avatar by Carolzilla

Para acessar o fórum antigo, clique aqui