Curiosidade, Descubra como é o Processo de Criação de Cartas do Pokémon TCG!
Citação de Bakujirou em 16/12/2024, 18:17Eu sempre me perguntava como raios conseguiam designar quantos pontos de saúde os pokémon deveriam ter, os ataques e demais dados físicos que as cartas deviam possuir. Assim como saber um pouco sobre a parte de criação das artes das cartas, a forma que decidem usar os temas para cada nova expansão de um bloco/ era de cartas novas, fora outras informações. Pois bem, recentemente (bom existem duas fontes hoje em dia) foram feitas até gravações em vídeo sobre estes processos. Vamos acompanhar dois deles.
O primeiro deles fala bastante sobre a sede da Creatures Inc. - localizada em Tokyo, no Japão -, a sede onde criam os jogos de Pokémon e, também, as cartas de Pokémon!
Eu encontrei o paraíso do Pokémon TCG e ele está no QG da Creatures no Japão
https://www.youtube.com/watch?v=eOrS5Z9Qq5Y
(Vídeo da matéria originalmente em Inglês, com duração de 8m)
Como fã de Pokémon de longa data, visitar o lugar onde eles criam o Pokémon Trading Card Game sempre foi um sonho de infância meu, e finalmente se tornou realidade quando visitei o Japão para cobrir o Pokémon World Championships de 2023. Esta é a primeira vez que o mundial é sediado no Japão, o berço do Pokémon, então, para marcar esta ocasião importante, a The Pokémon Company International trouxe um grupo de imprensa para o escritório da Creatures de Tóquio para um tour.
Como os fãs de Pokémon sabem, a Creatures é uma das donas da marca Pokémon e é mais conhecida por produzir o Pokémon TCG. Nós andamos pela incrível área de recepção da Creatures, vimos a área comum, conversamos com a equipe de arte, fizemos um projeto de arte prático, assistimos a uma demonstração de teste de jogo e falamos com o designer-chefe do jogo. Aqui estão todas as curiosidades interessantes sobre Pokémon que aprendemos ao longo do caminho.
O escritório da empresa fica localizado em KUDAN-KAIKAN TERRACE, Chiyoda-ku, no (9.o) nono andar, desde que se mudou em 2022.
O logotipo Creatures está brilhando suavemente na parede, e então, conforme a parede continua, pequenos cards de Pokémon de metal branco começam a aparecer, até que a parede inteira é composta de nada além de milhares deles. As paredes começam a dobrar, inchar e curvar, como uma onda do oceano de cards de Pokémon. Como você pode imaginar, é um pouco alucinante andar por dentro.
A melhor parte do lobby são as três enormes tábuas de pedra esculpidas em cartas de Pokémon penduradas nas paredes. Há o icônico verso da carta PokéBola e as cartas originais Charizard e Blastoise do Base Set. (A ausência de Venusaur é um golpe esmagador para nós) Elas são intrincadamente detalhadas e impressionantemente esculpidas, prestando homenagem às cartas clássicas que deram início a tudo. Cada uma das cartas de pedra está rachada e quebrada em vários lugares, e dessas fendas, vários cristais e metais preciosos estão brotando. Sinto como se estivesse em um templo antigo, um vazio branco onde o processo criativo das cartas de Pokémon começa.
by Takumi Ota
Disseram-nos que entre os milhares de pequenos cards de Pokémon na parede, há nove cards de Energia escondidos entre eles, então partimos como crianças em uma caça aos ovos de Páscoa tentando encontrá-los. No final, só consegui encontrar Água (ao lado do card Blastoise), Fogo (ao lado do card Charizard), Escuridão, Metal, Lutador e Fada. Considerando que os cards do Tipo Fada foram removidos do TCG alguns anos atrás, estou tocado em ver que Fada ainda é lembrada dessa forma aqui no QG do Pokémon TCG.
by Joshua Yehl
Em seguida, descemos para a "zona de relaxamento" das criaturas, mas não nos foi permitido usar nossas câmeras porque fica ao lado das mesas onde eles estão desenvolvendo ativamente novas coisas secretas sobre Pokémon.
A área é um espaço onde os funcionários da Creatures podem vir para relaxar, almoçar e jogar. Há várias mesas, uma TV com um Switch e um PS5 conectados e um café projetado para se parecer com o Hi-Hat Cafe do filme Pokémon Detective Pikachu, completo com uma maquete peluda do Pikachu sentada no bar. Há também um letreiro neon brilhante do logotipo do filme.
Nós nos sentamos para uma sessão de perguntas e respostas com algumas pessoas da equipe de ilustração da Creatures, que incluía o diretor de ilustração Haru Saito e os artistas Yuka Morii, GIDORA e Teeziro. Nós ganhamos um fone de ouvido para usarmos para que pudéssemos ouvir suas respostas em tempo real em japonês.
Os artistas falaram sobre que tipos de cartas de Pokémon eles desenham. Teeziro disse que ama desenhar monstros gigantes, então eles sempre atribuem a ela esses tipos de Pokémon, como o colossal Orbeetle VMAX, estilo OVNI, sequestrando uma criança.
GIDORA disse que ficou conhecido por mostrar Pokémon agressivos, como Raichu e Lurcario, se preparando para a batalha.
Por outro lado, Morii disse que é seu trabalho fazer os Pokémon parecerem fofos. Ela é conhecida por seus modelos de argila exclusivos que são fotografados para fazer arte de cartas Pokémon. Sou muito fã do trabalho dela, que é realmente super fofo.
A artista Yuka Morii preparou uma atividade muito especial para o nosso grupo: fazer nosso próprio modelo de argila do Pokémon Magnemite, assim como ela fez para a nova carta Magnemite da expansão Pokémon TCG: Scarlet & Violet—151.
Recebemos um kit que incluía argilas de cores diferentes e uma variedade de ímãs e parafusos da Magnemite.
A filosofia por trás do design de cartas Pokémon
Nossa próxima sessão de perguntas e respostas é com Atsushi Nagashima, diretor da Creatures. Como designer-chefe, é seu trabalho supervisionar o desenvolvimento de mecânicas, desenvolvimento de jogos e arte. Minha grande lição da nossa conversa foi o quão impressionante é que ele se dedica tanto a garantir que o jogo como um todo, capture a fantasia de ser um treinador Pokémon. Sou um jogador competitivo que competiu no Mundial e se concentra apenas nas melhores carta do metagame, mas ele diz que seu trabalho não é necessariamente fazer cartas que ajudem você a vencer, mas criar um ambiente onde você possa se divertir. Ele disse que sempre imagina os Pokémon nos cartas batalhando em um grande estádio, e criar esse sentimento está sempre na vanguarda de suas decisões de design, então todos os aspectos de um carta, de HP a ataques, são feitos a serviço de atingir essa visão emocionante.
Sobre o assunto do metagame, ele disse que eles introduzem cartas fortes de propósito e basicamente projetam o que o metagame será e não são frequentemente surpreendidos. Dito isso, houve uma carta que o pegou desprevenido, Mega Audino EX, que foi usada pelo jogador japonês Shinatro Ito para vencer o Campeonato Mundial de 2016.
A maioria dos jogadores considerou inútil, e claramente não foi projetado para ser tão bom, mas um jogador criativo encontrou uma maneira de usá-lo de uma forma inesperada. Lembro-me de estar na multidão assistindo isso acontecer, então é bom saber que os designers do jogo ficaram tão chocados quanto nós.
Alcançando o equilíbrio no Pokémon TCG
Então, de quem é o trabalho de garantir que os cards de Pokémon sejam equilibrados? Os testadores de jogo do Pokémon TCG, o que parece um emprego dos sonhos, se é que já ouvi isso. Fomos para uma nova sala onde eles nos mostraram as cartas proxy que usam para testar novas cartas. Eles imprimem as cartas em papel e os colam em um carta real, não muito diferente do que eu faria em casa, mas os deles parecem muito melhores. Satoru Inoue, gerente da equipe de design de jogos da Creatures, nos mostrou um exemplo de como eles equilibram as cartas ao montar um cenário com três Venusaur-ex que têm uma habilidade de cura. Eles tiveram que ajustar a quantidade que ele cura para garantir que ofereceria cura adequada (60 HP), mas não criar um esquadrão de Venusaurs imortais.
Eles disseram que uma habilidade importante que os testadores precisam ter é a capacidade de criar estados de tabuleiro estranhos como esse para realmente explorar o que uma carta pode fazer, o que é muito diferente das habilidades que fazem um bom jogador competitivo, e foi aí que percebi que seria péssimo nesse trabalho.
Por fim, eles nos contam que têm uma sala de testes de jogo onde seu grupo de 18 testadores joga o jogo sete horas por dia, e naquela sala há todos esses armários de arquivo contendo uma cópia de cada carta já criada. Eu sempre sonhei com o que esse lugar seria, e de repente me senti um pouco emocionado, como Charlie entrando na Fábrica de Chocolate de Willy Wonka... mas com menos armadilhas mortais.
Isso encerra minha visita às criaturas. Dizer que me diverti muito é pouco. Eu nunca quis ir embora! Mas vendo quanta segurança eles tinham naquele lugar, provavelmente é melhor eu ir embora por vontade própria. Dar uma olhada nos bastidores de como eles fazem o Pokémon TCG me deu uma nova apreciação pelo jogo que eu tanto amo.
23 de Agosto de 2023, na IGN, por Joshua Yehl, Link original https://www.ign.com/articles/i-found-pokmon-tcg-heaven-and-its-at-creatures-hq-in-japan
Nesta matéria temos o foco com um dos artistas que tem um renome bem reconhecido no mundo de Pokémon TCG, Mitsuhiro Arita.
6 de Julho de 2018, na EUROGAMER, por Chris Tapsell, Link original https://www.eurogamer.net/inside-creatures-inc
Escritório localizado em O escritório mudou para Iidabashi Grand Bloom, Chiyoda-ku.
Por último, mas não menos importante.
Um vídeo mostrando o processo passo-a-passo, desde a concepção de design e arte, até a embalagem final do produto! Um vídeo sobre a manufatura das cartas, do material que é usado nelas, as máquinas de imprensa de cartas etc.
"How Pokémon Cards are Made - from Start to Finish", 18 de abril de 2023, por AdmiralZhao007
https://www.youtube.com/watch?v=eaRPPBEdqmg
Vídeo de 16m27s
Dados interessantes retirados do vídeo acima.
- Cada expansão leva 3 semanas (por língua). De acordo com o site da empresa, Pokémon TCG foi localizado em 13 Línguas;
- Essa sede aparece a edição simultânea de: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Português;
- Enquanto uma equipe faz a parte visual de uma expansão (o exemplo é Sol e Lua - Ultra Prisma), outra é responsável pela parte de nomear a expansão e a criação da logo;
- 15.000 Folhas Laminadas por dia;
- 26,62 Milhões de cartas ao dia;
- Todas as cartas passam numa cortadora para arredondar as pontas das cartas;
- Mostra o processo também das cartas código, assim como todos são escaneados por uma máquina para descobrir quais códigos estão válidos e quais não são válidos (e são filtrados para não passarem para o produto final);
- 2,5 milhões de envelopes impressos ao dia;
d
Eu sempre me perguntava como raios conseguiam designar quantos pontos de saúde os pokémon deveriam ter, os ataques e demais dados físicos que as cartas deviam possuir. Assim como saber um pouco sobre a parte de criação das artes das cartas, a forma que decidem usar os temas para cada nova expansão de um bloco/ era de cartas novas, fora outras informações. Pois bem, recentemente (bom existem duas fontes hoje em dia) foram feitas até gravações em vídeo sobre estes processos. Vamos acompanhar dois deles.
O primeiro deles fala bastante sobre a sede da Creatures Inc. - localizada em Tokyo, no Japão -, a sede onde criam os jogos de Pokémon e, também, as cartas de Pokémon!
Eu encontrei o paraíso do Pokémon TCG e ele está no QG da Creatures no Japão
(Vídeo da matéria originalmente em Inglês, com duração de 8m)
Como fã de Pokémon de longa data, visitar o lugar onde eles criam o Pokémon Trading Card Game sempre foi um sonho de infância meu, e finalmente se tornou realidade quando visitei o Japão para cobrir o Pokémon World Championships de 2023. Esta é a primeira vez que o mundial é sediado no Japão, o berço do Pokémon, então, para marcar esta ocasião importante, a The Pokémon Company International trouxe um grupo de imprensa para o escritório da Creatures de Tóquio para um tour.
Como os fãs de Pokémon sabem, a Creatures é uma das donas da marca Pokémon e é mais conhecida por produzir o Pokémon TCG. Nós andamos pela incrível área de recepção da Creatures, vimos a área comum, conversamos com a equipe de arte, fizemos um projeto de arte prático, assistimos a uma demonstração de teste de jogo e falamos com o designer-chefe do jogo. Aqui estão todas as curiosidades interessantes sobre Pokémon que aprendemos ao longo do caminho.
O escritório da empresa fica localizado em KUDAN-KAIKAN TERRACE, Chiyoda-ku, no (9.o) nono andar, desde que se mudou em 2022.
O logotipo Creatures está brilhando suavemente na parede, e então, conforme a parede continua, pequenos cards de Pokémon de metal branco começam a aparecer, até que a parede inteira é composta de nada além de milhares deles. As paredes começam a dobrar, inchar e curvar, como uma onda do oceano de cards de Pokémon. Como você pode imaginar, é um pouco alucinante andar por dentro.
A melhor parte do lobby são as três enormes tábuas de pedra esculpidas em cartas de Pokémon penduradas nas paredes. Há o icônico verso da carta PokéBola e as cartas originais Charizard e Blastoise do Base Set. (A ausência de Venusaur é um golpe esmagador para nós) Elas são intrincadamente detalhadas e impressionantemente esculpidas, prestando homenagem às cartas clássicas que deram início a tudo. Cada uma das cartas de pedra está rachada e quebrada em vários lugares, e dessas fendas, vários cristais e metais preciosos estão brotando. Sinto como se estivesse em um templo antigo, um vazio branco onde o processo criativo das cartas de Pokémon começa.
by Takumi Ota
Disseram-nos que entre os milhares de pequenos cards de Pokémon na parede, há nove cards de Energia escondidos entre eles, então partimos como crianças em uma caça aos ovos de Páscoa tentando encontrá-los. No final, só consegui encontrar Água (ao lado do card Blastoise), Fogo (ao lado do card Charizard), Escuridão, Metal, Lutador e Fada. Considerando que os cards do Tipo Fada foram removidos do TCG alguns anos atrás, estou tocado em ver que Fada ainda é lembrada dessa forma aqui no QG do Pokémon TCG.
by Joshua Yehl
Em seguida, descemos para a "zona de relaxamento" das criaturas, mas não nos foi permitido usar nossas câmeras porque fica ao lado das mesas onde eles estão desenvolvendo ativamente novas coisas secretas sobre Pokémon.
A área é um espaço onde os funcionários da Creatures podem vir para relaxar, almoçar e jogar. Há várias mesas, uma TV com um Switch e um PS5 conectados e um café projetado para se parecer com o Hi-Hat Cafe do filme Pokémon Detective Pikachu, completo com uma maquete peluda do Pikachu sentada no bar. Há também um letreiro neon brilhante do logotipo do filme.
Nós nos sentamos para uma sessão de perguntas e respostas com algumas pessoas da equipe de ilustração da Creatures, que incluía o diretor de ilustração Haru Saito e os artistas Yuka Morii, GIDORA e Teeziro. Nós ganhamos um fone de ouvido para usarmos para que pudéssemos ouvir suas respostas em tempo real em japonês.
Os artistas falaram sobre que tipos de cartas de Pokémon eles desenham. Teeziro disse que ama desenhar monstros gigantes, então eles sempre atribuem a ela esses tipos de Pokémon, como o colossal Orbeetle VMAX, estilo OVNI, sequestrando uma criança.
GIDORA disse que ficou conhecido por mostrar Pokémon agressivos, como Raichu e Lurcario, se preparando para a batalha.
Por outro lado, Morii disse que é seu trabalho fazer os Pokémon parecerem fofos. Ela é conhecida por seus modelos de argila exclusivos que são fotografados para fazer arte de cartas Pokémon. Sou muito fã do trabalho dela, que é realmente super fofo.
A artista Yuka Morii preparou uma atividade muito especial para o nosso grupo: fazer nosso próprio modelo de argila do Pokémon Magnemite, assim como ela fez para a nova carta Magnemite da expansão Pokémon TCG: Scarlet & Violet—151.
Recebemos um kit que incluía argilas de cores diferentes e uma variedade de ímãs e parafusos da Magnemite.
A filosofia por trás do design de cartas Pokémon
Nossa próxima sessão de perguntas e respostas é com Atsushi Nagashima, diretor da Creatures. Como designer-chefe, é seu trabalho supervisionar o desenvolvimento de mecânicas, desenvolvimento de jogos e arte. Minha grande lição da nossa conversa foi o quão impressionante é que ele se dedica tanto a garantir que o jogo como um todo, capture a fantasia de ser um treinador Pokémon. Sou um jogador competitivo que competiu no Mundial e se concentra apenas nas melhores carta do metagame, mas ele diz que seu trabalho não é necessariamente fazer cartas que ajudem você a vencer, mas criar um ambiente onde você possa se divertir. Ele disse que sempre imagina os Pokémon nos cartas batalhando em um grande estádio, e criar esse sentimento está sempre na vanguarda de suas decisões de design, então todos os aspectos de um carta, de HP a ataques, são feitos a serviço de atingir essa visão emocionante.
Sobre o assunto do metagame, ele disse que eles introduzem cartas fortes de propósito e basicamente projetam o que o metagame será e não são frequentemente surpreendidos. Dito isso, houve uma carta que o pegou desprevenido, Mega Audino EX, que foi usada pelo jogador japonês Shinatro Ito para vencer o Campeonato Mundial de 2016.
A maioria dos jogadores considerou inútil, e claramente não foi projetado para ser tão bom, mas um jogador criativo encontrou uma maneira de usá-lo de uma forma inesperada. Lembro-me de estar na multidão assistindo isso acontecer, então é bom saber que os designers do jogo ficaram tão chocados quanto nós.
Alcançando o equilíbrio no Pokémon TCG
Então, de quem é o trabalho de garantir que os cards de Pokémon sejam equilibrados? Os testadores de jogo do Pokémon TCG, o que parece um emprego dos sonhos, se é que já ouvi isso. Fomos para uma nova sala onde eles nos mostraram as cartas proxy que usam para testar novas cartas. Eles imprimem as cartas em papel e os colam em um carta real, não muito diferente do que eu faria em casa, mas os deles parecem muito melhores. Satoru Inoue, gerente da equipe de design de jogos da Creatures, nos mostrou um exemplo de como eles equilibram as cartas ao montar um cenário com três Venusaur-ex que têm uma habilidade de cura. Eles tiveram que ajustar a quantidade que ele cura para garantir que ofereceria cura adequada (60 HP), mas não criar um esquadrão de Venusaurs imortais.
Eles disseram que uma habilidade importante que os testadores precisam ter é a capacidade de criar estados de tabuleiro estranhos como esse para realmente explorar o que uma carta pode fazer, o que é muito diferente das habilidades que fazem um bom jogador competitivo, e foi aí que percebi que seria péssimo nesse trabalho.
Por fim, eles nos contam que têm uma sala de testes de jogo onde seu grupo de 18 testadores joga o jogo sete horas por dia, e naquela sala há todos esses armários de arquivo contendo uma cópia de cada carta já criada. Eu sempre sonhei com o que esse lugar seria, e de repente me senti um pouco emocionado, como Charlie entrando na Fábrica de Chocolate de Willy Wonka... mas com menos armadilhas mortais.
Isso encerra minha visita às criaturas. Dizer que me diverti muito é pouco. Eu nunca quis ir embora! Mas vendo quanta segurança eles tinham naquele lugar, provavelmente é melhor eu ir embora por vontade própria. Dar uma olhada nos bastidores de como eles fazem o Pokémon TCG me deu uma nova apreciação pelo jogo que eu tanto amo.
23 de Agosto de 2023, na IGN, por Joshua Yehl, Link original https://www.ign.com/articles/i-found-pokmon-tcg-heaven-and-its-at-creatures-hq-in-japan
Nesta matéria temos o foco com um dos artistas que tem um renome bem reconhecido no mundo de Pokémon TCG, Mitsuhiro Arita.
6 de Julho de 2018, na EUROGAMER, por Chris Tapsell, Link original https://www.eurogamer.net/inside-creatures-inc
Escritório localizado em O escritório mudou para Iidabashi Grand Bloom, Chiyoda-ku.
Por último, mas não menos importante.
Um vídeo mostrando o processo passo-a-passo, desde a concepção de design e arte, até a embalagem final do produto! Um vídeo sobre a manufatura das cartas, do material que é usado nelas, as máquinas de imprensa de cartas etc.
"How Pokémon Cards are Made - from Start to Finish", 18 de abril de 2023, por AdmiralZhao007
Vídeo de 16m27s
Dados interessantes retirados do vídeo acima.
- Cada expansão leva 3 semanas (por língua). De acordo com o site da empresa, Pokémon TCG foi localizado em 13 Línguas;
- Essa sede aparece a edição simultânea de: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Português;
- Enquanto uma equipe faz a parte visual de uma expansão (o exemplo é Sol e Lua - Ultra Prisma), outra é responsável pela parte de nomear a expansão e a criação da logo;
- 15.000 Folhas Laminadas por dia;
- 26,62 Milhões de cartas ao dia;
- Todas as cartas passam numa cortadora para arredondar as pontas das cartas;
- Mostra o processo também das cartas código, assim como todos são escaneados por uma máquina para descobrir quais códigos estão válidos e quais não são válidos (e são filtrados para não passarem para o produto final);
- 2,5 milhões de envelopes impressos ao dia;
d
Para acessar o fórum antigo, clique aqui