Jogos: FireRed/LeafGreen

FIRERED/LEAFGREEN

Veja o continente das primeiras versões agora totalmente atualizado! Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen foram criados para a plataforma de game boy advance. Os pokémons representantes destas versões são Charizard (FireRed) e Venusaur (LeafGreen). São jogos da geração III.

Os remakes das primeiras versões Red e Green. Esses jogos estão totalmente atualizados para game boy advance, com os gráficos muito melhores, se comparados às primeiras versões de game boy. A história está praticamente a mesma das primeiras versões. Existem algumas alterações que foram feitas porque, com o passar das gerações, sempre existiu uma coisa nova. Resumindo: FireRed e LeafGreen são “os mesmos jogos” que foram lançados no começo, mas está totalmente adaptado para esta geração.

Com os gráficos melhorados de Ruby/Sapphire, estas versões ficam bem mais agradáveis de se jogar. Na verdade, os remakes de Red/Green trazem muitas das adaptações contidas em R/S, como nature, ability, breeding, batalhas 2×2, pokémons shiny, running shoes e diversas outras mudanças menores  que costumam ser detalhes que vão sendo adicionados com o passar das gerações. Os TMs são os mesmos de R/S, ou seja, muitos golpes de TMs que haviam na 1ª geração de jogos agora não poderão ser aprendidos por TMs. Mas em FR/LG existem muitos move tutors que podem ensinar para seus pokémons esses golpes que antigamente eram de TMs.

A Pokédex está totalmente atualizada em relação à R/S, com muitas coisas novas. Outra coisa: enquanto você não obtiver a National Dex, você só poderá ter os 151 pokémons originais da 1ª geração. Por exemplo, se você tiver um Golbat, por mais que ele esteja feliz, não irá evoluir para Crobat no começo do jogo, pois Crobat é um pokémon da 2ª geração. Só depois de derrotar a Elite 4 e ter capturado no mínimo 60 pokémons que você poderá obter a National Dex, e tendo ela, Golbat poderá evoluir para Crobat. Após ter a National Dex, alguns pokémons da 2ª geração estarão disponíveis para ser capturados durante o jogo.

Como novidade este jogo apresenta as Sevii Islands, um conjunto de ilhas onde você pode fazer algumas coisas interessantes. Elas têm algumas referências as ilhas laranja do anime e a coisas ligadas à Johto e pokémons da 2ª geração. Bill faz uma segunda aparição no jogo para liberar a sua ida a essas ilhas. Lá você encontra Moltres e terá acesso a muitas coisas que surgiram nas 2ª e 3ª gerações. É um lugar adicional e ótimo para se explorar, pois a maior parte desta área só fica disponível depois da Elite 4, diferente das primeiras versões onde depois da liga você só tinha a caverna do Mewtwo para ir. Além das explorar essas ilhas e ir na caverna de Mewtwo, você pode encontrar um dos cães lendários e até mesmo enfrentar a Elite 4 novamente, com cada membro utilizando novos pokémons.

Concluindo: FR/LG é um jogo que até os jogadores mais experientes devem jogar. Quem nunca jogou pokémon, estes jogos são uma boa opção, até porque você aprende muito com que os treinadores e as placas falam, e também com um item (teachy tv) que ensina algumas coisas no jogo. Quem nunca jogou pokémon gostará do jogo como muitos fãs já gostam e quem já jogou outros jogos, não pode perder esta oportunidade de jogar FR/LG!

Vilões:

Equipe Rocket
Como nas primeiras versões de jogos de pokémon, a Equipe Rocket está presente. Estão com os mesmos planos das versões antigas, só você poderá impedí-los. Em algumas ocasiões, terá de enfrentar Giovanni. No fim, você derrota Giovanni em seu ginásio e acabou. Acabou? Não mesmo! A Equipe Rocket estará causando alguns problemas nas Sevii Islands, mesmo depois de você ter derrotado Giovanni. Sua missão: recuperar as pedras preciosas Ruby e Sapphire e devolver para um amigo do Bill: Celio!

Líder: Giovanni

Iniciais:

Nestas versões, você poderá iniciar sua jornada contando com um destes pokémons

Bulbasaur (planta)
Charmander (fogo)
Squirtle (água)

Diferenças:

Diferenças de uma versão para outra
Não há muita diferença. Como sempre, é a localização de certos pokémons, alguns só aparecem em FR, outros só em LG. Outra diferença é Deoxys, em FR ele tem uma aparência, em LG tem outra.

Diferenças de FR/LG para R/B/G/Y
Como FireRed e LeafGreen são remakes das versões originais, é bom saber quanta coisa mudou:

  • Nature, ability, sexo (masculino e feminino), breeding, golpes, pokédex, pokémons, shinies, berries, itens
  • Pokémons capazes de segurar itens (isso não era possível nas primeiras versões)
  • Gráficos melhores
  • Opção de escolher ser menino ou menina
  • Substituição do uso do Cabo Link pelo Wireless Adapter
  • Running Shoes para fazer o personagem correr
  • Batalhas 2×2
  • Elite 4 com novos pokémons
  • Pode realizar trocas com jogos de GBA
  • Localização de alguns pokémons alterada
  • Localização de Moltres: não está mais na Victory Road, está nas Sevii Islands
  • Imagem da área onde você acaba de entrar (floresta, caverna, prédio, safari, etc)
  • Sevii Islands e muitas outras coisas

Diferenças de FR/LG para R/S
FireRed/LeafGreen são versões que foram criadas depois de Ruby/Sapphire, é importante comparar estas versões também:

  • Novo continente, ginásios, etc.
  • Apenas 1 tipo de bicicleta
  • Elite 4 com novos pokémons
  • Substituição do uso do Cabo Link pelo Wireless Adapter
  • Imagem da área onde você acaba de entrar (floresta, caverna, prédio, safari, etc)
  • Não há tempo climático como chuva fora de batalhas
  • Não há PokéNav
  • Ausência de Contests
  • Não há lugares especiais de plantar e colher berries
  • Não há lugares especiais para mergulhar (nem o HM de mergulho está disponível)
  • Entre outras coisas, essas mudanças existem tudo por uma questão de adaptação

Screenshots:














SEÇÕES

Detonado
GameShark
TMs e HMs
FAQ
Continente Kanto
Ilhas Sevii
Pokémons exclusivos
Grupos de cruzamento
Trocas com NPCs
Move Tutors
Vs. Seeker
Mystery Gift
Trainer Card

SPRITES

Sprites FireRed/LeafGreen
Sprites FireRed/LeafGreen Shinies
Sprites R/S/E/FR/LG de Costas
Sprites R/S/E/FR/LG de Costas Shinies
Sprites Treinadores (todos os jogos)