Conceito: Estatísticas

Conceito: Estatísticas

Nos jogos, as estatísticas (stats) são valores que ajudam a definir a força e outros detalhes de cada pokémon numa batalha. Você consegue vê-los a qualquer momento selecionando o pokémon e abrindo o sumary:

 

Obs: Não confunda stats com status. Status é outra coisa (dormindo, paralizado, congelado, etc).

O vídeo a seguir explica melhor a respeito dos stats:

Lista de Stats Gerais

Abaixo estão os stats conhecidos como gerais, pois eles são os principais, por assim dizer, já que são diferentes para cada pokémon. Os valores podem mudar temporariamente durante uma batalha caso algum ataque ou habilidade os altere, mas voltarão ao normal após trocar de pokémon ou terminar a batalha.

HP (Hit Points, “Pontos de Dano”)

O HP determina quanto dano um Pokémon pode receber antes de desmaiar. É a estatística mais fácil de ver durante uma batalha, pois ela é exibida como uma barra colorida (verde quando resta mais da metade, amarela se tiver entre 1/5 e metade cheia, ou vermelha se estiver abaixo de 1/5, o que também causa um som de “alarme” na batalha), além de um número indicando a quantia atual e máxima.

   

A barra de HP também afeta o rugido (cry) do pokémon. Desde Ruby e Sapphire, se a barra de HP estiver verde, o som do Pokémon será ouvido em seu tom normal, mas se o pokémon desmaiar, o tom sairá uma nota mais baixa. Além disso, desde FireRed e LeafGreen, se o pokémon tiver menos da metade do HP, seu rugido ficará meio tom mais baixo, para indicar seu estado enfraquecido.

Attack (Ataque)

A estatística Attack, em parte, determina quanto dano um pokémon causa quando usa um ataque físico. Até a terceira geração, os ataques físicos incluíam todos os ataques dos tipos normal, lutador, voador, terra, pedra, inseto, fantasma, venenoso e metálico. A partir da quarta geração, isso passou a depender de cada ataque, e geralmente inclui os ataques em que o próprio pokémon encosta no oponente (por exemplo, Dragon Claw) ou usa algo físico para atacar (como Bullet Seed, Rock Slide ou Earthquake). Como pode notar, atualmente alguns desses ataques físicos podem também ser ataques à distância. Você pode imaginar que, para um pokémon causar um Earthquake, ele precisa de muita força física para socar ou bater no chão para fazê-lo tremer.

Defense (Defesa)

A estatística Defesa, por sua vez, determina em parte quanto dano seu pokémon receberá de um ataque físico (quanto mais defesa, menos dano físico será recebido).

Special (Especial)

Esta estatística existiu apenas na primeira geração. Hoje vemos essa estatística separada em ataque especial (Special Attack) e defesa especial (Special Defense), mas na primeira geração ambos eram contados juntos. Assim, o Special determinava quanto dano um pokémon podia causar e também receber de ataques especiais. Assim, ao mesmo tempo que um pokémon com alto Special podia causar muito dano com golpes especiais, ele também tinha alta defesa contra o mesmo tipo de golpe, e o contrário também ocorria, quando o pokémon tinha o Special baixo. Na segunda geração, o Special foi dividido, porém IVs e EVs ainda eram contados juntos (dar Calcium a um pokémon, por exemplo, aumentava tanto o Special Attack quanto Special Defense). Somente na terceira geração o cálculo de IVs e EVs foi também separado, e assim surgiu o ítem Zinc, que serve para aumentar a defesa especial.

Special Attack (Ataque Especial)

O Special Attack, em parte, determina quanto dano um pokémon causa quando usa um ataque especial. Até a terceira geração, os ataques especiais incluíam todos os ataques dos tipos água, grama, fogo, gelo, elétrico, psíquico, dragão e noturno. A partir da quarta geração, isso passou a depender de cada ataque, e geralmente inclui ataques em que o pokémon lança alguma forma de energia de longo alcance sem que ele próprio encoste no oponente (por exemplo, Solar Beam), embora haja excessões (como Grass Knot, que causa contato, porém conta como ataque especial).

Special Defense (Defesa Especial)

Parecido com a Defense, a Special Defense determina em parte quanto dano seu pokémon receberá de um ataque especial (quanto mais defesa especial, menos dano especial será recebido).

Speed (Velocidade)

A Speed determina a ordem que os pokémon atacam durante uma batalha. Geralmente, o pokémon com maior Speed atacará antes dos pokémon com menos Speed. Existem excessões também, pois isso também depende da prioridade de cada ataque (clique aqui para saber mais). Caso dois tenham a mesma velocidade, a ordem será aleatória. Mudanças de Speed durante uma batalha só passam a valer a partir do turno seguinte.

É interessante notar que a Speed também influencia algumas habilidades climáticas. Se dois pokémon, um com habilidade que causa Sunny Day (Drought) e outro com habilidade que causa Rain Dance (Drizzle) começarem uma batalha, o pokémon que tiver a menor speed nesse caso é quem irá dominar o clima (pois a habilidade será ativada depois do oponente).

Mudanças de stats

Alguns ataques, como Sword Dance ou Tail Whip, são capazes de alterar temporariamente os stats, em um estágio ou mais. Abaixo você confere quanto cada estágio afeta os stats:

Estágio: Multiplicador Valor aproximado
-6 2/8 (1/4) 0.25
-5 2/7 0.28
-4 2/6 (1/3) 0.33
-3 2/5 0.40
-2 2/4 (1/2) 0.50
-1 2/3 0.66
0 2/2 (1) 1
1 3/2 1.5
2 4/2 (2) 2
3 5/2 2.5
4 6/2 (3) 3
5 7/2 3.5
6 8/2 (4) 4

 

Assim, quando você usa Sword Dance, que aumenta seu Attack em 2 estágios, ele passa a ser calculado como 2 vezes maior. Se usar novamente, ele irá para o estágio 4 e ficará 3 vezes maior, e por aí vai. Por outro lado, se usar Tail Whip e diminuir o ataque do oponente para o estágio -1, o ataque do oponente cairá para 2/3 do valor original (cerca de 66%). Se usar novamente, indo para o estágio -2, ficará com 2/4 (ou metade) do original, e assim por diante.

Lista de Stats “In-Battle”

Estes são stats que não aparecem no sumário do Pokémon, porque são valores que são resetados no início de cada batalha ou ao trocar de pokémon. Por isso são conhecidos como stats temporários. Existem dois:

Evasion (Evasão)

A taxa de evasão, ou evasiva, de um pokémon determina a chance dele desviar de um ataque do oponente. No começo de toda batalha, essa taxa é de 100%. Se a taxa cair para menos de 100% por um ataque como Sweet Scent, por exemplo, outros pokémon terão uma chance melhor de seus golpes acertarem nele. Se a evasão subir para mais de 100%, usando Double Team, por exemplo, ficará mais difícil para outros pokémon o atingirem.

Accuracy (Precisão, ou Mira)

A Accuracy de um pokémon determina a chance dele atingir o oponente. O valor inicial desse stat também é de 100%. Parecido com ela, existe também a accuracy específica de cada ataque, que também entra no cálculo de chance, e depende de cada ataque. Você consegue ver acessando o Sumary e selecionando um ataque:

Mas espera, se tanto a Evasion quanto a Accuracy dos pokémon começam iguais, em 100%, e também cada ataque possui uma precisão diferente, como é feito esse cálculo? É simples, basta seguir a fórmula abaixo:

Nessa fórmula, a precisão base do ataque é informada em porcentagem (se for 95, é contado como 0.95, por exemplo). A Accuracy do atacante é a precisão atual do usuário, em porcentagem (se ainda for 100% por não tiver sido alterada, conte como 1). Faça o mesmo com a Evasion do oponente. Se o resultado da fórmula der 1 ou mais, significa que com certeza o ataque acertará.

Assim, se a accuracy ou evasion dos pokémon não tiverem sido alterados, apenas a precisão do ataque é que definirá a chance de acerto. Um ataque com precisão 95 terá realmente 95% de chance de acertar (chance de acerto = 0.95 x 1/1).

É bom notar que certos ataques não possuem valor de precisão, exibindo apenas “-” no lugar. Estes funcionam de forma diferente, e depende de cada ataque. Por exemplo, Swift atinge 100% das vezes, independente do quanto o oponente tenha reduzido a Accuracy do seu pokémon ou aumentado a própria evasão.

Mudanças de stats

Alguns ataques, como Flash, Double Team, Minimize, e outros, conseguem alterar esses stats em um ou mais estágios. A tabela abaixo mostra os valores aproximados de cada estágio de Accuracy e Evasion:

Estágio: Multiplicador Valor aproximado
-6 3/9 (1/3) 0.33
-5 3/8 0.36
-4 3/7 0.43
-3 3/6 (1/2) 0.5
-2 3/5 0.6
-1 3/4 0.75
0 3/3 (1) 1
1 4/3 1.33
2 5/3 1.66
3 6/3 (2) 2
4 7/3 2.33 (ou 2.5, somente na gen 3/4)
5 8/3 2.66
6 9/3 (3) 3

 

Assim, por exemplo: se você usar Sweet Scent num oponente (na geração 6 em diante, esse ataque reduz a evasão do oponente em 2 estágios), e depois tentar usar Thunder (que tem 70% de precisão), a fórmula ficará: Chance de acerto = 0.70 x (1 / 0.6) = 0.7 x 1.66 = 1,16. Ou seja, como o resultado deu maior que 1, você passará a sempre atingir Thunder no oponente, a não ser que haja outros ítens ou habilidades agindo. Mas, se sua Accuracy cair 1 estágio e a evasion do oponente estar no valor inicial, a fórmula passará a ser 0.70 x (0,75 / 1) = 0,525, ou seja, a chance de atingir o oponente cairá para cerca de 52,5%. Por outro lado, se sua accuracy tiver subido 4 estágios e seu oponente tiver subido a evasion 4 estágios, ambas as mudanças ficarão praticamente anuladas, e apenas a taxa de acerto do ataque será levada em conta: 0.7 x (2.33 / 2.33) = 0.7 x 1 = 0.7, ou 70% de chance de acertar Thunder.

Quanto cada ataque altera os stats?

Em todos os casos acima, seja stats gerais ou in-battle, os ataques que modificam essas estatísticas exibem uma mensagem nos jogos principais. Abaixo você pode ver o que cada uma significa:

Mensagem: Mudança de estágio
[Pokémon]’s [stat] rose! (gerações 1/3/4/5/6/7)
[Pokémon]’s [stat] went up! (geração 2)
Sobe +1
[Pokémon]’s [stat] greatly rose! (geração 1)
[Pokémon]’s [stat] went way up! (geração 2)
[Pokémon]’s [stat] sharply rose! (gerações 3/4/5)
[Pokémon]’s [stat] rose sharply ! (geração 6 em diante)
Sobe +2
[Pokémon]’s [stat] rose drastically! (geração 5 em diante) Sobe +3 ou mais
[Pokémon]’s [stat] fell! (todas as gerações) Reduz -1
[Pokémon]’s [stat] greatly fell! (geração 1)
[Pokémon]’s [stat] sharply fell! (geração 2)
[Pokémon]’s [stat] harshly fell! (geração 3 em diante)
Reduz -2
[Pokémon]’s [stat] severely fell! (geração 5 em diante) Reduz -3 ou mais

 

Para mais informações (em inglês), visite esta página na Bulbapedia.

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