Como pokémons desmaiados são capazes de usar movimentos de HMs?

(Tempo de Leitura: 3 minutos)

Quando um pokémon é derrotado, ele desmaia (faint). Mesmo assim, ele ainda é capaz de usar movimentos de HMs fora das batalhas. Como um ser que está desmaiado é capaz de voar, nadar, cortar árvores ou quebrar pedras? Vamos entender como isso é possível no Mundo Pokémon.

Antes de mais nada, vamos combinar: desmaiar não é um bom termo para definir o que acontece com os pokémons quando são derrotados numa batalha. Quantas vezes já vimos no anime um pokémon desmaiado acordar instantes depois? Essa condição de “desmaiado” não existe no anime. Lá, os pokémons apenas se tornam incapazes de batalhar. Os juízes costumam usar o termo “fora de combate“.

Dessa forma, podemos concluir que os pokémons não desmaiam de verdade. O que acontece é que eles ficam exaustos, sem energias para continuar uma batalha. Os danos e os ferimentos que os pokémons recebem durante uma batalha vão pouco a pouco drenando sua energia (em outras palavras, o HP), até que ele não aguente mais continuar batalhando, fazendo-o “desmaiar”.

Entretanto, mesmo que um pokémon depois de desmaiado não tenha mais energia para batalhar, ele ainda é capaz de usar movimentos fora de batalha. O que acontece neste caso é que o pokémon não precisa empenhar a mesma energia que usa durante uma batalha. Podemos encarar os HMs como uma tarefa simples, que não desgastam o pokémon. Nos jogos, há um NPC que menciona isso. Ele diz que um pokémon desmaiado apenas quer dizer que ele não tem poder para batalhar, mas ainda é capaz de usar movimentos fora de batalha.

Podemos comparar essa condição ao que acontece com as pessoas. Pense numa pessoa que após um longo dia de trabalho duro ficou bastante exausta. Mesmo nessas condições, uma pessoa continua sendo capaz de fazer tarefas simples, como abrir uma porta ou acender a luz. Os movimentos que os pokémons podem fazer fora de batalha são como essas tarefas simples, eles são capazes de realizá-los mesmo estando exaustos.

Sendo assim, é perfeitamente possível um pokémon voar ou nadar, mesmo estando desmaiado. Afinal, ele não está literalmente desmaiado, apenas exausto demais a ponto de não ter energia o bastante para batalhar. Atividades simples como voar ou nadar não precisam dessa energia que eles necessitam para batalhar.

Agora, pensando pelo lado mais lógico, tente imaginar o que aconteceria se um pokémon desmaiado não pudesse usar os movimentos de HMs. Se o seu pokémon com Surf fosse derrotado numa batalha em alto mar, o que aconteceria com você? Se afogaria na água? Se o seu pokémon com Flash fosse derrotado, a caverna ficaria escura de novo? E no caso dos pokémons com técnicas como Cut, Strenght e Rock Smash? Correria o risco de você ficar preso no cenário! Isso por si só já justificaria o motivo de pokémons usarem HMs mesmo estando desmaiados. Iria trazer problemas dentro do jogo.

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.