A Passagem da 6ª para a 7ª Geração

(Tempo de Leitura: 15 minutos)

Apesar de Zygarde e Greninja serem pokémons da 6ª geração, suas formas alternativas só viriam a aparecer futuramente nos jogos da 7ª geração. Então, acho importante começar mencionando quando deram as caras pela primeira vez. Em julho de 2015, logo após a exibição do 18º filme de Pokémon nos cinemas, um mini-teaser do filme do ano seguinte foi apresentado. Nele, uma criaturinha aparecia, seguida pelo vulto de outro pokémon. Muitos acreditavam que seriam novos pokémons que viriam a surgir na 7ª geração, mas eram apenas novas formas de Zygarde.

Tentativas de fãs em ilustrar o pokémon que aparecia no teaser

Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire

Esboço mais fiel do novo pokémon + vulto que aparecia no teaser (revista CoroCoro)

Teaser mostrado nos cinemas

Mais tarde, o site oficial de Pokémon foi atualizado, apresentando as novas formas de Zygarde, bem como o Ash-Greninja, uma forma alternativa que o Greninja do Ash iria alcançar.


Novas formas apresentadas no site oficial

Em fevereiro de 2016 tivemos o primeiro novo pokémon da 7ª geração. Ele foi revelado na revista CoroCoro. Tratava-se de Magiana (Magearna). Ela iria estrelar o 19º filme ao lado de Volcanion.

Pokémon X & Y

Scans da Magiana na CoroCoro

No fim de fevereiro, as marcas Pokémon Sun e Pokémon Moon foram registradas, levantando suspeitas de que esses seriam os nomes dos novos jogos de Pokémon da 7ª geração. Em 26 de fevereiro de 2016, no aniversário de 20 anos da franquia, um trailer confirmou que Sun/Moon seriam mesmo os novos jogos. No trailer, foi possível ver um wireframe de um modelo 3D de um pokémon pássaro que viria a ser um dos novos pokémons da 7ª geração.

Trailer comemorativo de 20 anos de pokémon e anúncio da 7ª geração

Wireframe do pokémon pássaro

Alguns nomes tiveram marca registrada, entre eles estavam Mokuroh, Nyabby, Ashimari, Solgaleo, Lunala, Marshadow e Gigareki. Os três primeiros, posteriormente, revelaram-se ser os nomes japoneses dos iniciais. Os próximos dois seriam os lendários principais dos jogos. Marshadow seria um pokémon mítico e Gigareki… bem, esse último apesar de ter sido registrado pela Game Freak, não pertencia a Pokémon.

Logo tivemos um trailer, onde os iniciais e os lendários eram mostrados. Eles eram Rowlet (planta), Litten (fogo) e Popplio (água). Nos sites oficiais era possível encontrar mais detalhes sobre eles. Os lendários ainda não tinham os seus nomes revelados, mas tratavam-se de Solgaleo e Lunala.

Iniciais da 7ª geração

Trailer apresentando os iniciais e lendários

Mais adiante temos a revelação de Alola, a nova região, composta por 4 grandes ilhas. Neste momento, também é apresentado a Rotom Pokédex, uma pokédex que funciona com um Rotom dentro. No trailer também é revelado os nomes dos lendários e alguns personagens, como os protagonistas, o professor Kukui, Lillie e Hau.

Rotom Dex e a Região de Alola

Trailer com as novidades

A revista CoroCoro revela dois novos pokémons: Iwanko (Rockruff) e Nekkoala (Komala). Um novo vídeo mostrava as novas formas de Zygarde em ação.


Novos pokémons revelados pela CoroCoro

Formas de Zygarde

No evento da E3 de 2016 pudemos conferir a 1ª gameplay dos novos jogos. Nela, alguns pokémons novos deram as caras. Pikipek foi um deles, ele era o mesmo pokémon pássaro que aparecia no trailer de anúncio. O outro pokémon que conhecemos foi Yungoos, o "Ratatta" desta região. Os sites oficiais foram atualizados com os novos pokémons e incluía também mais um pokémon: Grubbin, do tipo inseto. Um novo trailer foi liberado, apresentando os novos pokémons, além de Magearna, que já havia sido revelada pela CoroCoro anteriormente. O trailer também apresentava a Battle Royal, uma nova modalidade de batalha.

Trailer com os novos pokémons

Como a forma de divulgação dos novos pokémons ultimamente não dá muitas brechas para fakes surgirem na internet, os fakes desta geração foram bem escassos. Contudo, uma vez que os inicias tenham sido revelados, sempre haverá espaço para fakes de suas possíveis evoluções. Veja a seguir algumas que foram bem notáveis na época:








Fakes das evoluções dos iniciais nunca ficam de fora numa virada de geração!

Mais ou menos nesta época, surgiram na internet algumas artes conceituais dos possíveis estágios finais dos novos iniciais. Como estava na moda fazerem artes fakes de evoluções dos iniciais, ninguém deu a mínima para estas em específico, afinal, tinham grandes chances de serem mais fakes no meio de tantos outros. No entanto, futuramente eles iriam se revelar verdadeiros! Pois é, as formas evoluídas dos iniciais vazaram bem cedo e ninguém sabia!

Supostos "fakes" das formas evoluídas dos iniciais

Não muito tempo depois, uma leva de novos pokémons é apresentada ao público. Os pokémons revelados foram: Charjabug, Vikavolt, Drampa, Bruxish, Cutiefly, Togedemaru e Tapu Koko! Eles foram apresentados primeiramente num trailer japonês, mas logo saiu um trailer para o ocidente. Rockruff e Komala também foram apresentados no ocidente e os sites oficiais iam sendo atualizados com os novos pokémons.

Novos pokémons revelados

Trailer do ocidente


Rockruff, Komala e Tapu Koko

O evento Japan Expo 2016 contou com a presença de Junichi Masuda. Ele aproveitou a ocasião para revelar um novo pokémon: Salandit. Não demorou muito e um novo vídeo de apresentação foi disponibilizado.

Salandit, o mais novo pokémon

Na próxima edição da revista CoroCoro, mais dois novos pokémons dão as caras: Kiteruguma (Bewear) e Mimikyu. Alguns dias após o vazamento da revista tivemos mais um vídeo com novos pokémons sendo apresentados. Além dos já conhecidos Bewear e Mimikyu, conhecemos também: Wimpod, Bounsweet, Comfey e Mudsdale. Neste momento foi possível conhecer o Hyper Training, uma novidade dos novos jogos. A essa altura as revelações da 7ª geração estavam a todo vapor.

Pokémon X & Y

Novos pokémons na CoroCoro

… e é trailer atrás de trailer!

A poucos meses do lançamento, finalmente uma grande novidade: as formas de Alola! Essas formas eram variações de pokémons que já conhecíamos, com novos tipos e aparências. Os primeiros a serem mostrados foram Alolan Vulpix, Alolan Ninetales, Alolan Sandshrew, Alolan Sandslash e o icônico Alolan Exeggutor. Uma nova remessa de novos pokémons também é revelada ao público. Desta vez foram Oricorio e suas 4 formas, Minior, Gumshoos, Fomantis, Lurantis e Mudbray.

Tivemos também uma amostra de como funcionaria as montarias nesses jogos. Além disso, tivemos a confirmação de que não teríamos ginásios nos novos jogos. Em vez disso, teríamos a Island Challenge, onde o treinador deveria passar por Trials organizadas por Trial Captains. Mallow, Lana, Kiawe e Sophocles foram os primeiros Trial Captains a serem revelados. Também foi mostrado o conceito dos Totem Pokémon, pokémons mais poderosos encontrados no fim de cada Trial, capazes de invocar aliados para a batalha. Na sequência, é apresentado o conceito dos kahunas, grandes líderes que devem ser enfrentados após completar todas as Trials de uma ilha. Hala, um dos kahunas, é mostrado. Por fim, temos os Z-moves, uma forma de atacar com golpes superpoderosos.

Novidades a mil e a expectativa só aumenta!!!

A essa altura, algumas pessoas notaram que a personagem recém-revelada Mallow estava naquelas artes conceituais vazadas das formas evoluídas dos iniciais. Por conta disso, as artes ganharam mais credibilidade, apesar de muitos ainda não aceitarem que elas poderiam ser verdadeiras. Interessante é que, nesta mesma época, alguns outros rumores também rolavam. Um bastante notável, é o que falava que haveria um pokémon tipo fogo/veneno (o já confirmado Salandit), um pokémon cogumelo, um pepino do mar, um boneco de neve e um macaco jogador de rugby (hoje sabemos que o rumor se referia a Morelull, Pyukumuku e Passimian, mas o pokémon boneco de neve nunca existiu…).

Mallow, conforme aparecia na arte da forma evoluída do inicial de fogo

Na próxima CoroCoro tivemos como novidades: as duas formas de Yowashi (Wishiwashi), Sunabaa (Sandygast), Shirodesuna (Palossand), Nuikoguma (Stufful) e Namakobushi (Pyukumuku). Além delas, foi confirmado que Meowth e Marowak teriam formas de Alola. Pudemos conferir alguns detalhes sobre Guzma, Plumeria e a Team Skull, o grupo de vilões desses jogos.


Pokémon X & Y

Mais pokémons em primeira mão pela CoroCoro

Algo inesperado acontece: imagens do próximo trailer com novidades dos jogos acabam vazando alguns dias antes da data prevista. O trailer, além de mostrar Wishiwashi, Pyukumuku, Alolan Meowth e Alolan Marowak que conhecemos na CoroCoro, trouxe também Morelull e Alolan Raichu. Também mostrou sobre a Team Skull.

Já perdi a conta de quantos trailers tivemos nesta virada de geração…

Durante uma apresentação de Morimoto no evento da Gamescom, tivemos a revelação de mais um pokémon. Desta vez foi Turtonator. Adivinha o que saiu na internet?

Isso mesmo, mais um trailer!

Já no evento do Campeonato Mundial de Pokémon, um novo trailer foi mostrado. Nele tivemos Sandygast, Palossand e Stufful, que já conhecemos pela CoroCoro. A novidade da vez foi Crabrawler.

… e dá-lhe trailer!

As próximas novidades vieram numa edição do Nintendo Direct. Aqui foi revelado o Alolan Rattata e os Z-Moves exclusivos de Raichu e Snorlax.

Snorlax despertando após 20 anos de sono foi demais!

No próximo trailer, foram apresentados Type: Null e Jangmo-o, além do Alolan Raticate. Foi mostrado que o horário na versão Moon é invertido em relação a Sun. Na sequência, conhecemos a Aether Foundation e seus integrantes Lusamine, Faba, Wicke e os empregados. Depois, vemos Gladion, outro integrante da Team Skull. Dexio e Sina retornam em Alola e te dão a missão de coletar as Zygarde Cells e Cores. É mostrada a função de fotos da Rotom Dex. Por fim, temos as ultra beasts, criaturas misteriosas que encontramos em Alola. Vemos uma delas, de codinome UB-01.

É bom vermos mais coisas além de pokémons novos pra variar

Em um comercial japonês, algumas cenas dos novos jogos foram mostradas. Elas não tinham nada demais. Contudo, por um instante, um pokémon até então não identificado pode ser visto.

Ops… esse aqui escapou

Em outro vídeo que não trouxe muito de novo, temos um rosto familiar. Ele é Samson Carvalho, primo do Professor Carvalho que conhecemos. Ele estuda as formas de Alola.

Pokémon Direct

… também conhecido como Professor Carvalho de Alola

Mais uma edição da CoroCoro. Desta vez são revelados Lugarugan (Lycanroc), formas meio-dia e meia-noite. Também são reveladas mais duas ultra beasts, seus codinomes eram UB-02 Beauty e UB-02 Expansion (Absorption). A revista também trouxe informações sobre o anime, mostrando o novo visual de Ash nessa nova região. O anime ganharia um novo traço, que gerou muita polêmica na época. Não demorou muito para que um trailer com as novas ultra beasts fosse liberado.


Ultra Beasts: uma mais bizarra que a outra

Exclusivas em cada jogo, infelizmente…

No próximo trailer, vemos Passimian, Oranguru e o já conhecido Lycanroc. É mostrada a customização do personagem. Temos o Pokémon Refresh, ferramenta que veio para substituir o Pokémon Amie. Podemos ver também Z-Moves exclusivos de Pikachu e Eevee.

Mais novidades…

O próximo trailer liberado trouxe a evolução dos iniciais: Dartrix, Torracat e Brionne. Apresentou o Festival Plaza, nova ferramenta do jogo. Conhecemos o Poké Pelago, um pequeno arquipélago onde é possível fazer algumas coisas com seus pokémon. Tivemos a confirmação de que as mega evoluções estariam presentes no jogo. E Finalmente, a confirmação do Ash-Greninja nesses jogos, que poderia ser obtido na demo do jogo.

Creio que a essa altura já tínhamos conhecimento de mais da metade dos novos pokémons

Na CoroCoro seguinte, foram revelados Silvadi (Silvally), Jarango (Hakamo-o) e Jararanga (Kommo-o). Fora eles, também teve o Alolan Grimer.


CoroCoro sempre trazendo exclusividades

Os novos pokémons da revista foram revelados para o mundo já no trailer seguinte, que também incluía Steenee, Tsareena, Ribombee (o pokémon que havia vazado antes) e o Alolan Muk. Além dos novos pokémons, tivemos dois novos personagens: a kahuna Olivia e o Trial Captain Ilima.

…e a exclusividade da CoroCoro durou pouco desta vez

Finalmente alguma novidade sem ser trailer ou CoroCoro. Este pokémon apareceu num Booster Box de uma coleção de TCG, porém sem maiores detalhes sobre quem ele era. Sim, foi um vazamento.

Pokémon Sun & Moon

Oh, o que temos aqui?

Outro vazamento veio logo em seguida, na capa de um guia da Pokédex de Alola que iria ser lançado no Japão. Lá, era possível ver o Alolan Persian.

Pokémon Sun & Moon

Apelidado carinhosamente pelos fãs de "Persian com caxumba"

Finalmente, a demo dos novos jogos é lançada! Durante a gameplay da demo, em um certo momento era possível ver um Alolan Dugtrio. Só que isso é o de menos! Com a demo disponível, algumas pessoas conseguiram fazer um datamine e foi possível extrair da demo toda a pokédex de novos pokémons. Foi possível confirmar definitivamente que as artes das formas finais dos iniciais eram verdadeiras. Também foi possível notar alguns Pikachus com os bonés que Ash usou no anime. Marshadow, pokémon que tivemos o nome vazado lá atrás, também estava nesse meio. Muitos, a julgar pela aparência, acreditavam que Necrozma também era uma Ultra Beast. A imagem a seguir é uma montagem feita por fãs dos pokémons descobertos no datamine.

E assim tivemos mais uma geração completamente vazada antes do lançamento oficial dos jogos!

Pouco tempo depois do lançamento da demo, um novo trailer foi lançado, mostrando Decidueye, Incineroar, Primarina, Tapu Lele, Tapu Bulu, Tapu Fini, Cosmog e Alolan Persian. O vídeo também mencionava a Battle Tree e o retorno de alguns personagens clássicos, como Red, Blue, Cynthia e Wally.

Red e Blue salvaram o trailer, pois os pokémons já não eram mais novidade pra ninguém

Ainda tivemos uma última edição da CoroCoro antes do lançamento dos novos jogos. A revista mencionava Necrozma e um grande mistério por trás dele. Ela também trazia duas ultra beasts totalmente desconhecidas (Celesteela e Kartana) e uma terceira, de codinome UB-05 Gluttony (Guzzlord).


E aqui a CoroCoro já tinha perdido a graça

Os jogos foram lançados. Os sites oficiais foram sendo atualizados gradativamente, com informações de Trumbeak, Toucannon, Crabominable, Mareanie, Toxapex, Dewpider, Araquanid, Shiinotic, Salazzle, Wimpod, Golisopod, Dhelmise, Cosmoem e as formas de Alola de Geodude, Graveler e Golem. Pronto. A 7ª geração foi totalmente oficialmente revelada, certo? Errado! Marshadow só foi oficialmente revelado no ano seguinte, com o seu filme. Meses depois, o programa japonês Pokénchi revelou que Lycanroc tinha uma nova forma: crepúsculo.


Nova forma de Lycanroc!

Essa nova forma estaria presente nas versões Ultra Sun e Ultra Moon, que seriam lançadas em breve. Nas semanas seguintes, tivemos novidades sobre os recursos que os novos jogos teriam. Eis que sai um trailer com mais pokémons novos! É pessoal, a 7ª geração não havia acabado. Duas novas ultra beasts foram reveladas: UB Assembly e UB Burst. Além delas, também ficamos sabendo de novas formas de Necrozma, possíveis através de fusão com Solgaleo e Lunala.

Sério, Game Freak? Introduzindo novos pokémons no meio da geração?

Depois disso, tivemos outro trailer, introduzindo a Ultra Recon Squad, um grupo de pessoas que vivem no mundo das ultra beasts. Aqui, tivemos a introdução da UB Adhesive. Em outros trailers, tivemos mais detalhes das duas novas formas de Necrozma, entre outras novidades do jogo. Naganadel e Ultra Necrozma só tiveram destaque após o lançamento dos novos jogos. Zeraora pode ser identificado em um datamine, mas só foi oficialmente revelado posteriormente.

Trailers que resumem as novidades de Ultra Sun e Ultra Moon

No ano seguinte, como se não fosse pouco, tivemos a notícia de que ainda tinha pokémon novo vindo pela frente. Sim, ainda estamos falando de 7ª geração. Um novo pokémon estava prestes a surgir em Pokémon GO e ele poderia ser enviado para os novos jogos Pokémon Let’s Go, Pikachu!/Eevee! A aparência do novo monstrinho acabou vazando após uma atualização do jogo Pokémon GO. Vários jogadores começaram a encontrar Dittos transformados no novo monstrinho. Mais tarde, uma série de vídeos foi postada no canal oficial de Pokémon, para desvendar "os mistérios do novo pokémon". Tratava-se de Meltan, um novo pokémon mítico. No último vídeo da série, foi confirmado que Meltan tinha ainda uma evolução: Melmetal.

7ª Geração Parte III – Meltan e Melmetal em Pokémon GO

Até então, foram 88 novos monstrinhos e 18 formas de Alola. A 7ª geração veio pra mostrar que uma geração pode continuar apresentando novos pokémons mesmo após o lançamento dos jogos principais da geração. Portanto, fiquem ligados, a partir de agora novos pokémons podem surgir a qualquer momento! Fique a seguir com a série de vídeos de Meltan.

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.