Em fevereiro de 2010 tivemos a primeira informação do 13º filme. Um trailer mostrava um grande “Z” no título do filme.
1º trailer de Phantom Champion Z
No programa japonês Pokémon Sunday, Junichi Masuda anunciou um novo pokémon, o primeiro da 5ª geração. Ele estaria presente no 13º filme de pokémon. Apenas a sua sombra foi mostrada.
O primeiro sinal da 5ª geração
Baseada na sombra, uma onda de fakes surgiu, assim como em muitas sombras de pokémons da 5ª geração que estariam por vir. Muitos assimilaram que o novo pokémon iria ter alguma relação com Lucario, Mightyena e até Shaymin!
Alguns Fakemons baseados na sombra
Logo, a revista japonesa CoroCoro revelou que o pokémon da sombra era Zoroark. Junto a ele, sua pré-evolução, Zorua, foi revelada.
Primerios pokémons da 5ª geração sendo revelados
O programa japonês Oha Suta revelou que o “Z” do título do 13º filme referia-se a Zoroark. O nome do filme foi alterado para Ruler of illusions: Zoroark. Um novo trailer foi exibido, desta vez com Zorua e Zoroark aparecendo.
Trailer após Zorua e Zoroark terem sido revelados
Os nomes dos novos games foram revelados: Pokémon Black e Pokémon White! Nas primeiras imagens podíamos ver sprites de costas de corpo inteiro e também que as falas dos personagens aparecem como balões.
Sprites de costas de corpo inteiro e pokémons com sombras
Balão de fala vindo diretamente do personagem que está falando
Mais alguns fakes surgiram, como os novos protagonistas e os novos iniciais. Não passavam das artworks de Ethan e Lyra editadas com o visual das screenshots acima, e também da “placa” da sombra de Zoroark.
Novos fakes
Eis que as silhuetas dos verdadeiros iniciais são divulgadas no Pokémon Sunday.
Novos iniciais
Com a sombras, inúmeros fakes foram desenhados. Confira a seguir alguns deles:
Como seriam os verdadeiros iniciais afinal?
Os novos iniciais, bem como os protagonistas dos jogos, vieram a ser revelados na revista CoroCoro depois. O inicial de planta era Tsutarja/Tsutaaja (Snivy), o de fogo era Pokabu (Tepig) e o de água, Mijumaru (Oshawott). No Pokémon Sunday foi exibido os novos iniciais em batalha. A novidade era que animações dos pokémons continuavam mesmo durante a batalha nos novos jogos.
Finalmente, os verdadeiros!
Pouco tempo depois, o site oficial foi atualizado revelando os novos lendários guardiões dos games. O mais estranho era que o lendário branco era o guardião da versão preta e o lendário preto, o guardião da versão branca. Seus nomes eram Reshiram e Zekrom, pokémons do tipo dragão.
Dragão branco de olhos azuis e dragão negro de olhos vermelhos
Reshiram e Zekrom
A revista CoroCoro revelou o mapa da nova região: Isshu (Unova). Pudemos conhecer a nova pokédex e a profª Araragi (Juniper), pela primeira vez uma mulher era quem nos entregaria os iniciais. Novos pokémons foram revelados também: Chiramii/Chillarmy (Minccino), Gear (Klink), Mamepato (Pidove), Hihidaruma (Darmanitan), Shimama (Blitzle), Meguroko (Sandile) e Munna.
Novo continente e a nova professora
Nova Pokédex
Novos pokémons, totalizando 14 até agora
Um dos primeiros teaser trailers mostrando o gameplay do jogo foi exibido no Oha Suta e confirmou a existência de batalhas em trio. O vídeo deixou escapulir 8 novos pokémons: Doryuzu (Excadrill), Ononokusu (Haxorus), Desukan (Cofagrigus), Denchura/Dentula (Galvantula), Gigaiasu (Gigalith), Gochiruzeru (Gothitelle), Rankurusu (Reuniclus) e Moguryu (Drilbur). Repare que as manchas na barriga de Doryuzu eram invertidas naquela época.
8 novos pokémons revelados
Novas informações surgem no anime. Aparece duas sobras dos novos companheiros de viagem de Ash no próximo continente, que posteriormente são revelados ser Iris e Dento (Cilan). Dento foi erroneamente chamado de Reimu durante um tempo, enquanto diziam que Iris teria poderes paranormais. Além disso, um rascunho com artworks do anime surgiu na internet que causou muita polêmica. Ela não era fake, apesar das dúvidas que muitos tinham. Lá estava Iris e Ash com as novas roupas. Dois novos pokémons desconhecidos também apareciam, bem como as evoluções de Mijumaru e Tsutarja.
Novos amigos de Ash
Rascunho com as beta arts (repare o visual de Don George)
Iris e Dento revelados
Enquanto mais informações oficiais não chegavam, várias coisas iam vazando. Uma imagem com alguns bonecos da Bandai caiu na internet. Dois novos pokémons estavam entre eles. Um deles era Kibago (Axew), o pokémon de Iris na artwork do rascunho. O outro era Yanappu (Pansage), um macaquinho de planta que pertenceria a Dento. O outro pokémon que aparecia ao lado de Jessie no rascunho foi revelado pouco tempo depois, num vídeo do Pokémon Sunday que mostrava o gameplay do jogo. Seu nome era Koromori (Woobat). Quando a demo de Black/White foi disponibilizada para jogar, mais um pokémon vaza. Este era Hatooboo (Tranquill), a evolução de Mamepato. Já na exibição do filme de Zoroark nos cinemas é exibido um comercial dos novos jogos. Nele outro pokémon escapa: Minezumi (Patrat). No fim do filme, aparece um novo pokémon misterioso acenando para a plateia.
Bonequinhos da Bandai
Koromori faz sua aparição
Hatooboo na demo do jogo
Novos pokémons na demo do jogo
Minezumi é outro que escapa
Pokémon misterioso no fim do filme dá tchauzinho para o público
Pokémons que escaparam aparecendo no comercial exibido nos cinemas
A nova edição da revista CoroCoro traz novos pokémons. Kibago, Koromori, Minezumi, Gochiruzeru e Rankurusu são finalmente revelados oficialmente. Além deles, temos a divulgação de Wargle/Wooguru (Braviary) e Musharna, a evolução de Munna. Além disso, a revista comentou também dos rivais Bel (Bianca) e Cheren; um garoto conhecido apenas como “N”; e Mokomo (Fennel), uma amiga da profª Araragi. Foi comentado também sobre dois locais exclusivos de cada jogo: Black City e White Forest. O programa Pokémon Sunday e o site oficial japonês de Black/White também trouxeram mais informações dos pokémons.
Novos pokémons não paravam de ser revelados
Locais exclusivos em cada jogo!
Novos personagens
Um outro vídeo mostrando o gameplay do jogo deixa escapar um novo pokémon. Este era Mamanbou (Alomomola), que foi pré-julgado ser a evolução de Luvdisc. Não passava de um pokémon de água qualquer. Mais pokémons que escapuliram em vídeos foram Shikijika (Deerling) e Miruhoggu (Watchog), a evolução de Minezumi. Numa artwork sobre uma nova atração, o Pokémon Musical, aparecia outro novo pokémon: Swana.
Evolução de Luvdisc?
Shikijika e uma dupla de Miruhoggu dando as caras
Swana no Pokémon Musical
O pokémon misterioso que apareceu acenando para a plateia no fim do 13º filme foi revelado ser Bikutini (Victini), o #000 da Isshu Dex. Ele estaria presente no próximo filme ao lado de Reshiram e Zekrom e poderia ser obtido nos games por evento. Algumas cenas dos iniciais no anime também foram exibidas, tirando a impressão de “feio” que Mijumaru transmitia em sua artwork.
Divulgação de Victini no Pokémon Sunday
Mais algumas imagens dos games deixam escapar pokémons. Tinhamos agora Darumaka, a pré-evolução de Hihidaruma, Tabunne (Audino) e Basurao (Basculin). Alguém se aproveitou para fazer alguns fakes enquanto isso.
Mais e mais pokémons… ops, tem fakes ali!
O site japonês do Yahoo trouxe mais artworks de pokémons. Swana e Shikijika são revelados oficialmente e temos um 3º pokémon: Kurumiru (Sewaddle). Alguns personagens também foram mostrados, como os novos vilões – a Team Plasma, Dento, que era o primeiro líder de ginásio nos jogos, e Aloe (Lenora), a 2ª líder. Iris também era líder de ginásio nos jogos. Na revista CoroCoro foi revelado ainda que Shikijika mudaria de forma de acordo com a estação do ano.
Novos pokémons
Novos vilões
Novos líderes
Estações do ano
Como alguns pokémons ainda não haviam sido oficialmente revelados, mais alguns fakes surgiram. A seguir você pode notar que até uma evolução para Chimecho fizeram.
Nenhuma dessas scans eram verdadeiras
Mais uma scan vaza na internet e nela podemos ver Emonga (Emolga), um esquilo-voador do tipo elétrico. Tivemos a divulgação oficial de Gigaiasu também. Não muito tempo depois, o Pokémon Sunday, a CoroCoro e o site oficial de Black/White fazem a divulgação oficial de Moguryu, Mamanbou e Miruhoggu também. Além deles, Yanappu (aquele bonequinho da Bandai) teve sua revelação oficial no Pokémon Sunday também.
O Pikatwo desta geração
Mais uma remessa de pokémons saindo do forno… e nada dos games saírem
Revelação oficial de Yanappu
Novas informações como o Battle Subway e as combinações dos golpes dos iniciais rolavam na internet. Eis que surge uma imagem com Yanappu com outros dois macacos: Hiyappu (Panpour) e Baoppu (Pansear). O trio de macacos teria os mesmos tipos dos iniciais e ficaram conhecidos como “macacos elementais”. Não demorou muito e logo saiu um fake na internet dos possíveis novos macacos.
Um trio de macacos!
Montagem feita com os supostos macacos
Após os iniciais terem sido revelados, uma onda enorme de fakes de suas possíveis evoluções sugiu na internet. Eram tantas fan arts que quando as verdadeiras evoluções foram reveladas, um fã apontou como sendo falsas, dizendo ser o autor das artworks oficiais. Ele alegou que havia criado as artworks baseando-se nas artworks de Milotic, Dialga, Lickilicky e Rhyperior, apenas por terem uma ou outra semelhança com as verdadeiras evoluções dos iniciais. A raiva dos fãs pelas inúmeras artworks era tão grande que se aproveitar da situação para dizer que as imagens oficiais das evoluções dos iniciais eram falsas daria uma boa brincadeira para enganar todo mundo.
Algumas das fakes que rolaram na internet
Artworks oficiais reveladas (confirmando mais uma vez os pokémons do rascunho)
A maior palhaçada da virada da geração (clique para ampliar)
Quando a nova saga do anime iria estrear, os apresentadores do Pokémon Sunday resolveram fazer um programa especial de pré-estreia do anime. No comercial desse programa, dois pokémons escaparam. Um deles era Tabunne, que já havíamos visto numa imagem da demo do jogo. O outro era um gatinho, até então desconhecido.
Tabunne e o novo pokémon vazam
Sombra e Fan Art do novo pokémon gato
As últimas scans da CoroCoro saíram na internet. A onda de fakes era tanta que muitos fãs desacreditaram até mesmo da revista, tentando buscar motivos para afirmar que era falsa, visto que nesta edição as evoluções intermediárias dos três iniciais apareciam – com a mesma aparência dos supostos “falsos”. No entanto, era a pura realidade. A CoroCoro desmentiu a brincadeira que aquele fã tinha feito. O nome das evoluções intermediárias era Janobii/Janovy (Servine), Chaobuu (Pignite) e Futachimaru (Dewott). Também é revelado o trio de macacos, Emonga, Doryuzu, Ononokusu, Desukan, Denchura, Tabunne, Basurao e o gatinho, que se chamava Choroneko (Purrloin). Além deles, foram revelados alguns que ainda não deram as caras, como Yoterrie (Lillipup), Buffalon (Bouffalant), Monmen (Cottonee), Churine (Petilil), Tamagetake (Foongus), Dangoro (Roggenrola) – o primeiro estágio evolutivo de Gigaiasu, e Mebukijika (Sawsbuck) – evolução de Shikijika. Tivemos também informações de Geechisu (Ghetsis) e que Poddo (Chili) e Kon (Cress) eram líderes do primeiro ginásio, ao lado de Dento, e os três possuíam o trio de macacos.
⅓ da nova pokédex revelada e ainda faltava uma semana para o lançamento
O fã do site pokémon da Pokéxperto, de alguma maneira, já havia conseguido o jogo antes do lançamento oficial. Ele começou a divulgar na internet as Fan Arts de novos pokémons. No entanto, a essa altura do campeonato, os fãs não acreditavam em mais nada que viam. Quando os jogos finalmente saíram, alguns fãs ficaram impressionados, achando que a Pokéxperto tinha acertado os pokémon. Na verdade não foi um acerto, ele apenas ilustrou alguns dos novos pokémons que tinha visto no jogo oficial, não houve nada de tão paranormal para ele ter adivinhado como seriam os pokémons. Ele havia publicado Dangoro antes da CoroCoro, e todos os demais que ele publicou ainda não haviam sido revelados.
Pokémons revelados pelo fã da Pokéxperto
O site da Pokéxperto também conseguiu algumas imagens do trio lendário, formado por pokémons lutadores. Eles vazaram ainda antes do lançamento oficial.
Buffalon e o trio lendário
Enfim, a passagem para a 5ª geração foi muito agitada e deixou muitos fãs desesperados pela internet. Mesmo quando as imagens de todos os pokémons vazaram na internet, houve gente falando que eram falsas. Até a rom dos jogos que vazou foi dita ser falsa por alguns fãs. Em todo caso, foram 156 novos pokémons e um game repleto de novidades.