Lendários: Principais

Pokémons Lendários Principais

Certos pokémons lendários possuem um papel maior na natureza. São geralmente mais raros e mais poderosos se comparados aos outros lendários. Nos jogos eles são banidos de serem utilizados em determinadas competições e estabelecimentos de batalha, como Battle Tower, Battle Frontier, Battle Subway, Battle Maison, Battle Tree, etc.

Mewtwo, o Defensor do Planeta
Mewtwo é um clone geneticamente modificado e melhorado do DNA de Mew. Também é um dos pokémons mais inteligentes, podendo se comunicar telepaticamente com os humanos.
Cientistas tentaram clonar Mew a partir de seu fóssil, dando origem a Mewtwo. Ele foi modificado e criado com o objetivo de se tornar o pokémon mais forte já existente. Chegou a destruir o laboratório onde foi criado e hoje encontra-se perdido pelo mundo, talvez escondido em cavernas ou vigiando grandes cidades. Deixou de ser tão violento e passou a ser mais pacífico quando descobriu o porquê de sua existência. Para fazer as pessoas esquecerem de fatos catastróficos, ele apaga parcialmente suas memórias.
Lugia, o Guardião da Água e dos Mares
Se as três aves lendárias forem perturbadas e colocadas umas contra as outras, elas irão batalhar, podendo trazer a destruição do planeta. Lugia é o único capaz de acalmar a fúria das três aves. Em um reino submarino, Lugia permanece isolado nas profundezas. Tem a capacidade de acalmar as tempestades, ou mesmo de causá-las, apenas com o bater de suas asas.
Representa a lua, o mar, as tempestades, a prata e o adormecer. Regiões como as Ilhas Shamouti do Arquipélago Laranja e as Ilhas dos Redemoinhos em Johto costumam cultuar Lugia, lugares onde a ave está presente.
Ho-oh, o Arco-Íris Celeste e Guardião dos Céus
Com suas penas tingidas das sete cores que formam os raios de sol, Ho-oh sempre encontra-se no final de um arco-íris formado pela poeira dourada que se desprende de suas penas. Uma lenda diz que quando um ser de bom coração está para nascer, Ho-oh emerge nos céus anunciando sua chegada. Sua figura lembra muito a ave fênix.
Representa o sol, o céu, o arco-íris, o ouro e o acordar. Ele pode trazer alegria e felicidade para aquele que consegue vê-lo. É também conhecido como uma “ave da vida”, e criador dos três cães lendários.
Groudon, o Guardião dos Continentes
A mitologia conta que Groudon tem a habilidade de erguer terras e expandir os continentes, fazendo nuvens de chuva se dispersar e trazendo fortes raios de sol, causando secas e evaporando a água com luz e calor. Ele vem como salvador para as pessoas que sofrem com terríveis inundações.
Depois de uma terrível batalha com Kyogre, permanece adormecido no magma do vulcão e fazendo entrar em erupção com o seu poder toda vez que é acordado, criando terremotos. A Equipe Magma quer obter o controle desse pokémon e usar seus poderes.
Kyogre, o Guardião dos Oceanos
A mitologia conta que Kyogre tem a habilidade de criar tsunamis e expandir os mares e oceanos, fazendo o céu se fechar com nuvens pesadas e trazendo tempestades, causando inundações e cobrindo as terras com chuvas torrenciais. Ele vem como salvador para as pessoas que sofrem com terríveis secas.
Depois de uma terrível batalha com Groudon, permanece adormecido nas profundezas do oceano e fazendo ondas gigantescas com o seu poder toda vez que é acordado, criando maremotos. A Equipe Aqua quer obter o controle desse pokémon e usar seus poderes.
Rayquaza, o Protetor dos Céus
Rayquaza viveu por centenas de milhões de anos na camada de ozônio da terra, acima das nuvens, nunca descendo até o chão. Sua existência foi desconhecida por muito tempo por viver num lugar no extremo alto do céu. Acredita-se que aquele que consegue chegar até o topo do Pilar do Céu, consegue ver Rayquaza.
Como consegue voar numa alta velocidade, muitos o veem acreditando ser um meteoro. Quando Kyogre e Groudon travavam uma batalha terrível, Rayquaza desceu dos céus e colocou-os em um sono profundo. Ele consegue amenizar os danos causados por Kyogre e Groudon criando furacões. Só desce dos céus em certas ocasiões catastróficas para deixar a natureza em equilíbrio.
Dialga, o Guardião Controlador do Tempo
Tem o poder de controlar e distorcer o tempo. As lendas contam que o tempo começou a correr assim que Dialga nasceu. Ele porta em seu peito uma jóia brilhante com o formato de diamante. Aparece na mitologia de Sinnoh como uma divindade Anciã.
Dialga, assim como Palkia e Giratina, foi criado por Arceus. Batalhou por toda uma eternidade com Palkia e Giratina em uma outra dimensão. É provável que, assim como Celebi, consiga viajar no tempo. Com seus poderes é possível acelerar ou retardar o tempo, conforme sua vontade.
Palkia, o Guardião Controlador do Espaço
Tem o poder de controlar e distorcer o espaço. É dito que Palkia é o sopro de um espaço estável. Vive nas brechas do espaço que estão alinhadas paralelamente, num lugar da dimensão espacial que está pararelo à nossa dimensão. Ele porta em seus ombros jóias de cor rosa no estilo de pérolas. Também é descrito na mitologia de Sinnoh como uma divindade.
Pode criar realidades alternativas utilizando os seus poderes. Cyrus tenta conquistar o poder de um dos guardiões (Dialga, Palkia ou Giratina) usando o poder do trio de lendários dos lagos de Sinnoh, para assim destruir o universo e reconstruí-lo, se tornando um deus.
Giratina, o Guardião Controlador das Dimensões
Tem o poder de controlar e distorcer as dimensões. Habita um mundo reverso, que se encontra em uma posição oposta ao nosso. Ele foi expulso para esse mundo arruinado como punição por ter um comportamento violento. O mundo onde vive é chamado também de espiritual, pois é pra lá que as almas dos pokémons mortos vão. Por isso Giratina aparece em cemitérios antigos.
Giratina pode mudar de forma. Ele possui sua forma de origem, que usa para viajar através das dimensões, e uma outra forma, que usa para aparecer em nossa dimensão. Está conectado ao 4º lago de Sinnoh.
Reshiram, o Herói Branco
Um dragão usado por dois irmãos gêmeos para criar a região de Unova se dividiu em dois após um conflito entre os dois irmãos. Reshiram é o lado yang desse dragão e ficou do lado do irmão mais velho. Apesar disso, os dois dragões não estão dispostos a lutar um contra o outro.
A cauda de Reshiram é capaz de produzir uma energia de calor tão forte que é capaz de mudar o clima do planeta. O fogo que queima em sua cauda pode seu usado como um jato, permitindo voar rapidamente. Se Reshiram expelir suas chamas de maneira explosiva, é capaz de reduzir a pó tudo o que estiver ao seu redor.
Zekrom, o Herói Preto
Um dragão usado por dois irmãos gêmeos para criar a região de Unova se dividiu em dois após um conflito entre os dois irmãos. Zekrom é o lado yin desse dragão e ficou do lado do irmão mais novo. Apesar disso, os dois dragões não estão dispostos a lutar um contra o outro.
A cauda de Zekrom possui um gerador que produz energia para os seus golpes elétricos. A eletricidade proveniente de sua cauda emite uma espécie de campo anti-gravitacional, que lhe permite voar pelos céus com o seu poder. Zekrom costuma pegar carona em nuvens de trovão, que se energizam com sua eletricidade.
Kyurem, o Espírito Cinza
Este dragão desceu à Terra em um meteoro de gelo, caindo em um abismo gigante. Assim como Reshiram e Zekrom, Kyurem armazena um tipo de energia dentro de si. Ele tem o poder de gerar uma poderosa energia de congelamento, porém seu corpo acabou ficando completamente congelado quando ele tentou expulsar esse poder pelas suas asas e cauda. Ainda assim, ele produz um ar frio ao seu redor, podendo desencadear várias nevascas, congelando tudo em seu caminho num piscar de olhos.
Diz a lenda que quando Kyurem caiu na Terra sequestrava humanos e pokémons para devorá-los. Acredita-se também que ele é o cadáver vivo do dragão original que havia se dividido em Reshiram e Zekrom.
Xerneas, a Árvore da Vida
Xerneas tem o poder de compartilhar a vida eterna. Quando ele muda do modo neutro para o modo ativo, seus chifres começam a brilhar em sete cores, indicando que ele está pronto para compartilhar sua energia de vida com outros seres vivos. Ele também tem o poder de criar florestas, tornando-se uma força benevolente na natureza.
Quando está chegando no fim de sua vida, Xerneas libera toda a energia de vida que há em seu corpo para todas as coisas vivas que estão em seu redor. Ao fazer isso, Xerneas se transforma numa grande árvore para então dormir durante 1000 anos.
Yveltal, o Casulo da Destruição
Yveltal tem o poder de absorver a energia da vida. Quando ele é perturbado, Yveltal pode se tornar um ser bastante agressivo, destruindo todas as formas de vida que estejam pelo seu caminho. Enquanto usa seus poderes de destruição, os seres vivos em seu caminho podem se tornar seres petrificados.
Quando está chegando no fim de sua vida, Yveltal abre suas asas e rouba toda a energia de vida de todos os seres vivos que estiverem em seu redor. Ao fazer isso, Yveltal se transforma num grande casulo para então dormir durante 1000 anos.
Zygarde, o Guardião do Ecossistema
Seu papel na natureza é ser o monitor do ecossistema. Existem células e núcleos de Zygarde espalhados pelo mundo. As células não possuem vontade própria, mas os núcleos podem pensar e se comunicar com as outras células e núcleos. Quando acontece alguma emergência, um núcleo reúne 10% das células, assumindo uma forma parecida com um cachorro, que é super veloz.
A forma que compreende o seu corpo principal reúne 50% de todas as suas células. Por fim, temos a forma completa, que reúne 100% dos núcleos e células. Nesta última forma, Zygarde pode lutar com todo o seu poder para cumprir o seu dever de proteger o ecossistema Pokémon. Além disso, cada uma de suas asas e cauda possui o seu próprio núcleo. Cada núcleo funciona como um cérebro e pode tomar decisões e agir de maneira independente. Zygarde prefere resolver os problemas do ecossistema em sua forma 50%, assumindo a forma completa apenas sob grande ameaça.
Cosmog, o Filho das Estrelas
Apenas um seleto grupo de pessoas em Alola sabe da existência deste pokémon extremamente raro. Em uma época, apenas os reis de Alola e os seus herdeiros sabiam de sua existência e era conhecido como "filho das estrelas". A Aether Foundation está realizando uma investigação sobre este pokémon raro e um dos professores da fundação apelidou-o recentemente de Cosmog. Cosmog é extremamente curioso e não demonstra qualquer tipo de medo de pessoas ou de pokémon. Se o tratar com alguma consideração, irá gostar imediatamente de si. Essa personalidade muitas vezes pode levá-lo ao perigo. Seu corpo gasoso é tão leve que é levado pelos ventos fortes. Quando a luz cai sobre este pokémon, Cosmog a absorve e cresce.
Cosmoem, o Casulo das Estrelas
Um antigo rei que governou a região de Alola no passado chamou este pokémon de "casulo das estrelas". Ele construiu um altar para Cosmoem para que todo o povo de Alola pudesse adorá-lo. Cosmoem é realmente uma estrela (Cosmog) trancada em um casulo prestes a se desenvolver, podendo evoluir em Solgaleo ou Lunala.
Seu corpo é pequeno, porém bastante pesado. Sua concha é bastante sólida e levemente quente ao toque. Cosmoem continua crescendo conforme vai absorvendo luz.
 
Solgaleo, o Emissário do Sol
Desde os tempos antigos, Solgaleo foi honrado como um emissário do sol. É referido com reverência como "a fera que devora o sol". O corpo de Solgaleo detém uma grande quantidade de energia, e ele brilha com luz quando está ativo. Ele tem uma juba que flui com uma notável semelhança com o sol.
Tem o poder de abrir ultra buracos e viajar para o ultra espaço. Quando entra em sua fase de Sol Radiante, um terceiro olho surge em sua testa e assim consegue viajar entre os mundos.
Lunala, o Emissário da Lua
Desde os tempos antigos, Lunala foi honrado como um emissário da lua. É referido com reverência como "a fera que invoca a lua". Lunala está constantemente absorvendo luz e convertendo-a em energia. Com suas asas abertas apara absorver a luz ao seu redor e brilhante como uma lua crescente, ele lembra um belo céu noturno.
Tem o poder de abrir ultra buracos e viajar para o ultra espaço. Quando entra em sua fase de Lua Cheia, um terceiro olho surge em sua testa e assim consegue viajar entre os mundos.
Necrozma, a Estrela sem Luz Própria
Necrozma se originou no Ultra Espaço. Ele também é capaz de abrir e viajar por ultra buracos. O povo da Ultra Megalopolis se refere a ele como "o ser ofuscante", visto que ele já teve a habilidade de oferecer luz – o que permitiu a existência dos poderes dos movimentos-Z e das auras dos pokémons totens. Depois de ter sido ferido gravemente, por causas desconhecidas, Necrozma perdeu sua habilidade de criar luz. Há suspeitas de que as pedras brilhantes usadas para fabricar os braceletes dos movimentos-Z sejam fragmentos do corpo de Necrozma.
Em seu estado incompleto e sem luz própria, Necrozma sofre de dor constantemente, o que o deixa muito violento. Com o intuito de restaurar-se, Necrozma rouba a luz de outros lugares e seres, como Solgaleo, Lunala e a Ultra Megalopolis. Quando seu corpo fica finalmente cheio de luz, Necrozma volta para sua forma verdadeira, conhecida como Ultra Necrozma.