Depois que o conceito de formas regionais surgiu, algumas evoluções envolvendo as formas regionais passaram a ocorrer. Surge a dúvida: essas evoluções só podem ocorrer na respectiva região da forma regional? Isso vai depender de cada caso.
Existem 4 conceitos de evoluções que separamos a seguir, vamos observar como cada uma se comporta.
Evoluções regionais
(pokémons comuns evoluindo em formas regionais)
São evoluções que só acontecem em uma determinada região. São pokémons que não possuem uma forma regional, mas quando estão em uma região específica, evoluem para a forma regional de sua evolução.
Ex.: Quando está na região de Galar, em vez de evoluir para um Weezing comum, Koffing vai evoluir para um Galarian Weezing. Isso vai acontecer com todos os Koffings que evoluírem em Galar: sejam eles capturados na própria região de Galar ou transferidos de outra região para Galar. |
É impossível que evoluções regionais ocorram fora da região da forma regional, pois nas outras regiões esses pokémons evoluem para a forma comum de sua evolução.
Ex.: Pikachu só evolui para Alolan Raichu na região de Alola. Em outras regiões, Pikachu evolui obrigatoriamente para o Raichu comum. É impossível para Pikachu evoluir para Alolan Raichu fora de Alola. Ainda que seja um Pikachu capturado em Alola, se ele for transferido para outra região, vai evoluir para o Raichu comum. |
As evoluções a seguir são evoluções regionais:
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
Evoluções exclusivas de formas regionais(formas regionais evoluindo em novos pokémons)São evoluções que só formas regionais são capazes de fazer. As formas comuns de outras regiões não são capazes de evoluir para essas evoluções, ou evoluem para um pokémon diferente.
Diferente das evoluções regionais, essas evoluções (em teoria) podem acontecer normalmente em outras regiões. Basta que a forma regional seja levada para outra região e os requisitos para a evolução sejam atendidos.
As evoluções a seguir são evoluções exclusivas de formas regionais: |
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
Evoluções de formas regionais(formas regionais evoluindo em formas regionais)São evoluções que existem tanto na forma comum quanto na forma regional. São os casos onde tanto a forma pré-evoluída quanto a forma evoluída possuem uma forma regional equivalente.
Essas evoluções (em teoria) também podem acontecer normalmente em outras regiões. Basta que a forma regional seja levada para outra região e os requisitos para a evolução sejam atendidos.
As evoluções a seguir são evoluções de formas regionais: |
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
Evoluções que cruzam gerações(pokémons comuns evoluindo em novos pokémons)São evoluções ou pré-evoluções que surgiram em uma geração posterior a do pokémon original. Em outras palavras, são pokémons que ganharam uma evolução ou pré-evolução numa região diferente da sua região original.
Em teoria, essas evoluções podem acontecer em qualquer região, desde sejam atendidos os requisitos necessários para a evolução acontecer. Não estão conectadas com nenhuma forma regional. São apenas pokémons comuns que ganharam evoluções comuns.
As evoluções a seguir são evoluções que cruzam gerações: |
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
- »
Sendo assim, desses 4 grupos, as únicas evoluções que são incapazes de ocorrer em outras regiões são as evoluções regionais (ou seja, um pokémon sem forma regional que pode evoluir para um pokémon com forma regional). A evolução dos pokémons dos demais grupos, em teoria, pode ocorrer normalmente fora de sua região de origem, desde que os requisitos para essa evolução acontecer estejam acessíveis nessa outra região. |