Conceito: Naturezas (Natures)
Uma novidade da terceira geração dos jogos foram a adição das Natures. A Natureza do Pokémon é como se fosse uma personalidade, e ela influencia como os stats crescem com o tempo. Escolher a Nature certa é importante para seu pokémon, pois ela pode dar boas vantagens numa batalha. Você consegue ver a nature de um pokémon na tela do sumário.
O vídeo a seguir explica o que elas fazem:
Como elas funcionam
De forma simples, as Natures podem fazer certo stat crescer 10% a mais que o normal, enquanto outro fica 10% abaixo do normal. Elas afetam todos os stats gerais, exceto o HP. Há também algumas natures que não afetam nada, pois elas aumentam e diminuem o mesmo stat, o que acaba anulando o efeito, e por isso são chamadas de neutras.
Então, uma das primeiras coisas a fazer ao decidir de que nature deseja certo pokémon, é pensar no moveset que ele terá, ou seja, quais ataques você pretende ensinar. Se você pretende ter um “Special Sweeper” (um pokémon que vai usar ataques especiais, e que provavelmente já tem um alto Sp. Attack), é bom que ele tenha uma nature que aumente esse stat. Além disso, se esse mesmo pokémon não for ter ataques físicos, você pode procurar um com a nature que também diminua o Attack, evitando assim prejudicar outros stats que seriam mais importantes (como Speed, Defense, etc). Nesse caso, a nature que faz exatamente isso é a Modest.
A partir dos jogos HeartGold e SoulSilver, ao olhar nos stats do seu pokémon poderá notar que um deles talvez esteja com a cor levemente vermelha, e outro estará mais azul. Essas cores indicam como a nature está influenciando aquele pokémon, sendo que o stat em vermelho é o que está sendo beneficiado (+10%), e o azul é o prejudicado (-10%).
Um Zigzagoon com a nature Quiet (+ Sp. Atk, – Speed). Repare a cor dos stats.
Um Pelipper com a nature Jolly (+ Speed, – Sp. Attack)
Lista de Natures
Nome: | Em Japonês: | Aumenta: | Reduz: |
---|---|---|---|
Hardy | がんばりや | — | — |
Lonely | さみしがり | Attack | Defense |
Brave | ゆうかん | Attack | Speed |
Adamant | いじっぱり | Attack | Sp. Attack |
Naughty | やんちゃ | Attack | Sp. Defense |
Bold | ずぶとい | Defense | Attack |
Docile | すなお | — | — |
Relaxed | のんき | Defense | Speed |
Impish | わんぱく | Defense | Sp. Attack |
Lax | のうてんき | Defense | Sp. Defense |
Timid | おくびょう | Speed | Attack |
Hasty | せっかち | Speed | Defense |
Serious | まじめ | — | — |
Jolly | ようき | Speed | Sp. Attack |
Naive | むじゃき | Speed | Sp. Defense |
Modest | ひかえめ | Sp. Attack | Attack |
Mild | おっとり | Sp. Attack | Defense |
Quiet | れいせい | Sp. Attack | Speed |
Bashful | てれや | — | — |
Rash | うっかりや | Sp. Attack | Sp. Defense |
Calm | おだやか | Sp. Defense | Attack |
Gentle | おとなしい | Sp. Defense | Defense |
Sassy | なまいき | Sp. Defense | Speed |
Careful | しんちょう | Sp. Defense | Sp. Attack |
Quirky | きまぐれ | — | — |
Repassando natures através de cruzamento (Breeding)
De Pokémon Emerald em diante, um Ditto ou um Pokémon fêmea equipado com Everstone tem 50% de chance de passar sua nature para os descendentes. Já a partir de HeartGold e SoulSilver, pokémons machos também podem transmitir sua nature segurando Everstone. Mais recentemente, a partir de Black 2 e White 2, um pokémon com Everstone passará sua nature com 100% de chances.
Na 4ª geração dos jogos, a Everstone só funciona se ambos os pokémon tem o mesmo idioma de origem (ou seja, não funcionará se usar num cruzamento entre um pokémon capturado num jogo em inglês com outro trocado que foi pego num jogo japonês). A partir da 5ª geração não existe mais essa limitação.
Achando a nature certa nos matinhos
Em Ruby, Sapphire e Emerald, há alimentadores onde se colocam pokéblocks dentro do Safary Zone. Se você fizer isso, todos os pokémon selvagens encontrados na grama ou na água a até 5 passos do alimentador terão uma nature que gosta daquele sabor (como vão existir 4 natures que gostam daquele sabor, a chance de surgir um pokémon com a nature desejada será de 25%).
De Pokémon Emerald em diante, se um pokémon com a habilidade Synchronize estiver liderando a sua equipe, qualquer pokémon encontrado terá 50% de chance de ter a mesma nature dele. Já a partir de Omega Ruby e Alpha Sapphire, se um pokémon com Synchronize liderar a equipe, pokémon dados de presente por pessoas dentro do jogo e que fazem parte do egg group Undiscovered (aqueles que não cruzam) terão a mesma nature que seu pokémon com 100% de chance.
Synchronize não funciona com pokémons viajantes (como os cães lendários ou o trio de Unova), revividos de fósseis, ou que apareçam na Entree Forest. Apenas em Emerald, também não afeta a nature de pokémons que ficam parados (como Regirock ou Rayquaza). Também não se aplica ao Pokéwalker.
Sabores favoritos de cada Nature
As natures também determinam qual o sabor favorito daquele pokémon, quando ele come Pokéblocks, Poffins, Aprijuices ou Malasadas. Cada stat é associado a um sabor, assim, um pokémon irá gostar do sabor associado a certo stat, enquanto não gostará do sabor associado ao stat que a nature prejudique. Por exemplo, a nature Lonely aumenta o Attack (associado ao sabor Spicy, ou “picante”) e diminui Defense (associado à Sour, ou “azedo”), assim, um pokémon com essa nature terá Spicy como sabor favorito, enquanto detestará coisas com sabor Sour. Isso também afeta o quão efetivo certo pokéblock irá aumentar a “beleza” de um pokémon.
Nome: | Em Japonês: | Sabor favorito: | Sabor odiado: |
---|---|---|---|
Hardy | がんばりや | — | — |
Lonely | さみしがり | Spicy | Sour |
Brave | ゆうかん | Spicy | Sweet |
Adamant | いじっぱり | Spicy | Dry |
Naughty | やんちゃ | Spicy | Bitter |
Bold | ずぶとい | Sour | Spicy |
Docile | すなお | — | — |
Relaxed | のんき | Sour | Sweet |
Impish | わんぱく | Sour | Dry |
Lax | のうてんき | Sour | Bitter |
Timid | おくびょう | Sweet | Spicy |
Hasty | せっかち | Sweet | Sour |
Serious | まじめ | — | — |
Jolly | ようき | Sweet | Dry |
Naive | むじゃき | Sweet | Bitter |
Modest | ひかえめ | Dry | Spicy |
Mild | おっとり | Dry | Sour |
Quiet | れいせい | Dry | Sweet |
Bashful | てれや | — | — |
Rash | うっかりや | Dry | Bitter |
Calm | おだやか | Bitter | Spicy |
Gentle | おとなしい | Bitter | Sour |
Sassy | なまいき | Bitter | Sweet |
Careful | しんちょう | Bitter | Dry |
Quirky | きまぐれ | — | — |
Você precisa fazer login para comentar.