Fórum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O melhor time para Kanto (Yellow)

Escrito por Victor Hugo Carreta, para o site Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0

Link: https://www.nintendoblast.com.br/2018/08/melhor-time-pokemon-yellow-kanto.html

A versão Yellow da franquia Pokémon, lançada em 1999, foi baseada no anime que era sensação na época,  e foi a primeira versão de muitos treinadores. Um fato curioso é que o anime foi lançado com base nos jogos Red e Blue, e a Yellow foi lançada com base no anime, confuso não? Um jogo baseado em um desenho que é baseado em um outro jogo? Enfim, aqui estamos com mais um guia sobre os melhores Pokémon para a região de Kanto, versão Pokémon Yellow, que possui muitas diferenças para o melhor time de Red e Blue, e a que mais se destaca é a presença do Pikachu como única escolha de Pokémon inicial, e que fica nos seguindo. Para se ter uma ideia, nem é possível evoluí-lo no jogo utilizando a Thunderstone e temos acesso aos três iniciais na mesma ordem do anime, deixando o jogo ainda mais parecido. Assim como no guia anterior, selecionamos os Pokémon que na nossa visão, possuem o melhor desempenho contra os líderes de ginásio, time do rival, equipe vilã e os membros da Elite Four. Além disso, todos os integrantes da equipe podem ser capturados apenas nessa versão, excluindo os lendários, e que aprendem somente os golpes encontrados até a Elite Four, ou seja, sem trocas com as versões Red/Blue para evoluir o Pikachu.

Boa leitura!

Inicial

É, ele está no time. E não tem como não estar. O Pikachu é nossa única escolha em Pokémon Yellow, isso porque nosso rival é muito apressado e pegou o Eevee primeiro (o que seria muito melhor, pois teríamos como evoluí-lo em Vaporeon, Flareon ou Jolteon), nos deixando com o rato elétrico mais famoso desse mundo. Embora não seja o melhor dos iniciais, o Pikachu possui pontos positivos e que podem ser úteis durante a jornada. Assim como sua evolução, Raichu, o Pikachu tem vantagem contra Misty, um dos ginásios mais difíceis de se enfrentar no começo, pois a Starmie é muito forte e pode te derrotar com facilidade. Contra a equipe vilã, se dá muito bem contra a enorme quantidade de Golbat que encontraremos, além de "dizimar"  grande parte do time da Lorelei, primeiro membro da Elite Four que enfrentamos, já que é um Pokémon do tipo  puro, além de alguns outros Pokémon dos outros membros. O ponto negativo de se ter o Pikachu é que dedicamos muito tempo treinando outros Pokémon que no final, são até melhores do que ele e como o Pikachu é muito frágil, temos o cenário "matar ou morrer", pois se não eliminarmos o alvo em um ou dois golpes no máximo, certamente seremos nocauteados.

Sugestão de Moveset para Pikachu

Butterfree

Pensaram que faríamos como o Ash e deixaríamos ela de fora? Não meus amigos, não deixamos. Outra grande surpresa no time, a Butterfree possui diversos pontos positivos e que serão muito úteis durante nossa jornada. O destaque fica para a rapidez com que temos acesso a esse Pokémon: se vocês acharam que o Nidoking era muito forte por estar disponível depois do primeiro ginásio, imaginem se houvesse um Pokémon que pode chegar à sua forma final no Lv.10 e consequentemente antes do primeiro ginásio? Esse Pokémon é a Butterfree. Para nossa sorte, os Pokémon do Brock não possuem nenhum golpe do tipo , portanto, não seremos facilmente nocauteados devido à sua fraqueza x4, pois seus dois tipos,  e , recebem dano dobrado. Com uma pequena mudança em seu moveset, a Butterfree tem acesso a Confusion assim que evolui no Lv.10, diferente do Lv.12 em Red/Blue/Green, tornando-a muito efetiva contra a Erika, Koga, Team Rocket no geral, Bruno, Agatha e parte do time do campeão, e vocês pensaram que nós estávamos "trollando" não é?

Sugestão de Moveset para Butterfree

Dugtrio

Extremamente poderoso durante o modo campanha, o Dugtrio pode ser encontrado direto em sua forma final no Diglett's Tunnel próximo a Vermilion City, justamente quando mais precisamos dele, por ser capaz de vencer o Lt.Surge com pouquíssimo esforço usando Dig, já que o líder possui apenas o Raichu, assim como no anime, e nosso time conta apenas com Pikachu e Butterfree, que não são as melhores opções para enfrentar esse ginásio. Ainda, o Dugtrio possui uma das combinações neutras mais fortes, inclusive até hoje, que é  e . Como se isso não fosse suficiente, o Dugtrio tem acesso à Slash no Lv.35, golpe que será sempre crítico, pois é um dos Pokémon mais rápidos da geração, perdendo apenas para Alakazam, Aerodactyl e Electrode, e por aprender Earthquake naturalmente no Lv.47, podemos guardar o TM.26 - Earthquake para outro Pokémon do time.

Sugestão de Moveset para Dugtrio

Charizard

Sabemos o que Charizard é o inicial mais popular de todos os tempos e que também é extremamente fraco nessa geração. Porém, Pokémon Yellow é baseada no anime e "coincidentemente", nessa versão, o Charizard muda da água para o vinho por ser capaz de aprender o HM.02 - Fly, substituindo Dodrio nessa função, além de poder aprender golpes muito fortes, tendo seu uso justificado pelas necessidades do jogo. Devido à mudança de Pokémon no ginásio , o líder Koga tem em mãos 3 Venonat e 1 Venomoth, que são muito fracos para o Charizard, pois ambos os tipos,  e , aplicam dano dobrado no tipo , além claro do ginásio inteiro do Erika, que serve como treinamento para o Charmeleon evoluir rapidamente em Charizard. Além de tudo isso, o Charizard é um Pokémon relativamente rápido em Kanto e pode aprender Slash, e quem não gosta de um golpe do tipo , com 70 pontos de base e com altas chances de crítico?

Sugestão de Moveset para Charizard

Blastoise

Outro inicial que conseguiu a vaga no time por ser bem balanceado, fácil de treinar (Diglett's Tunnel) e ainda pode utilizar o HM.03 - Surf, importantíssimo durante a campanha, além de ser um dos melhores golpes do tipo , perdendo apenas para Hydro Pump. Possui vantagem direta contra dois ginásios ( e ), alguns Pokémon dos membros da Elite e 80% do time do campeão. Como de praxe, pode aprender golpes do tipo , como Ice Beam e Blizzard, minimizando sua fraqueza para os Pokémon do tipo  e causando estrago no time do Lance. Embora seja um Pokémon versátil, o Blastoise sofre com a cobertura neutra por conta dos TMs importantes serem usados nos outros membros da equipe e por não ter boas opções por Lv. durante seu treinamento, entretanto, pode desempenhar bem seu papel de tanque ofensivo se usado corretamente.

Sugestão de Moveset para Blastoise

Snorlax

Novamente, o Snorlax está presente no time, só que desta vez não será apenas um coringa. Com as mudanças nos ginásios, a Sabrina possui a linha evolutiva inteira do Alakazam e como o Snorlax possui bases altas de Attack e HP, além de uma base acima da média de Special, aplicando bastante dano (OHKO ou One-Hit-Knock-Out) e praticamente não recebendo, ou seja, tchau-tchau Sabrina! Como o TM.26 - Earthquake foi utilizado no Charizard e o HM.03 - Surf está no Blastoise, utilizaremos o TM.17 - Submission, um dos golpes do tipo  disponíveis durante o jogo para cobrir os Pokémon do tipo  e o TM.29 - Psychic para derrotarmos com facilidade o Team Rocket, tornando Snorlax o Pokémon mais forte da equipe.

 

Sugestão de Moveset para Snorlax

Opcionais

Listamos alguns Pokémon que também podem ser utilizados na equipe, porém, possuem um ponto negativo impactante ou podem ser superados pelos outros membros, são eles:

Nidoking: Também é muito forte em Pokémon Yellow, entretanto, com as mudanças de ginásios, ele perdeu um pouco sua efetividade e o Dugtrio, ainda que tenha uma cobertura de dano menor por conta do seu movepool ser menor, é mais rápido e consegue nocautear os adversários mais facilmente por aplicar mais dano com Slash, que quase sempre será crítico;

Jolteon: Disponível assim que chegamos em Celadon City, o Jolteon é um Pokémon do tipo  puro, assim como Pikachu e que já está sem sua forma final. O ponto negativo de usá-lo é que teremos que gastar o TM.24 - Thunderbolt, pois o mesmo só aprende Thunder depois do Lv.40 e não pode aprender Mega Punch, que possui mais PPs e accuracy do que Mega Kick, fazendo com que o Jolteon utilize apenas seus golpes STAB durante o jogo;

Primeape: Disponível na mesma rota da família Nidoran, o Mankey também pode ser utilizado para passarmos pelo Brock e eventualmente, evoluir em Primeape. Porém, nessa geração, o movepool do Primeape não é dos melhores por não aprender golpes fortes e com isso, é facilmente superado pelo Dugtrio por possuírem cobertura de dano similar, além de não ter uso real contra os demais líderes de ginásio;

Lapras: Um dos melhores Pokémon do tipo  do jogo, a Lapras pode ser obtida em Saffron City durante a invasão do Team Rocket na Silph. Co. e como está no Lv.15, seu treinamento demandará muito tempo, embora o resultado à longo prazo seja excelente, pois rivaliza com o Blastoise e ainda é do tipo , garantindo STAB e aplicando mais dano com Ice Beam ou Blizzard.

Bom, não acho que este seja exatamente o melhor time que se possa compor para o Yellow, não. Certamente é o mais nostálgico, mas, como muitos sabemos, os jogos da primeira geração são recheados de mecânicas bizarras e aleatórias. Pode-se, por exemplo, aproveitar-se de um pokémon com ataque bem alto para meter um Hyper Beam porque, se este golpe nocautear o oponente, não se toma dano de recoil (valeu Ander por me lembrar dessa.)

Há outros combos irritantes, como o Fire Spin e Toxic, ou com o Wrap e Stun Spore (valeu Ander por lembrar dessas, também.) Isto para não mencionar a brutalidade do Alakazam, devido a alguns bugs envolvendo pokémon psíquicos e à falta de pokémon que pudessem lhes ser counter.

No mais, se não for pelo fator da nolstagia, e, ao que me parece, o melhor time deve ignorá-lo, nunca usaria um Pikachu. Preferiria ficar com um Raichu, ou com o Jolteon, como o próprio autor mencionou. Este time mais vale pela nostalgia, ou pela preguiça. Ironicamente, foi o primeiro time que usei no Yellow, à exceção do Snorlax, que preferi por Venosaur. Este time é praticamente o time do Red com uma pequena alteração...

Toda forma, esta é uma matéria bacana de se trazer, para levantar discussões pertinentes ao meta praticamente esquecido dessa época tão maravilhosa

Spoiler
e ridiculamente cheia de bugs espantosos

Meu diário de jogo do Pokémon Emerald (em inglês): Emerald's Logbook. Assinatura do Freezeman, do Megaman 7

Para acessar o fórum antigo, clique aqui