ILHAS DECOLORE

Esse arquipélago está localizado no meio do caminho entre as regiões de Kanto e Unova, de forma que se torna possível a viagem entre os dois continentes através de diversos cruzeiros que vão passando de ilha em ilha até chegar ao continente. Em cada um dos navios encontramos um membro da família Porter servindo como guia do navio (essa família é formada por membros idênticos, assim como as Joys e a s Jennys). Pokémons nativos de Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e Unova podem ser encontrados habitando essas ilhas. Aparentemente não há nenhum professor famoso por essas ilhas, nem mesmo uma Liga Pokémon para se competir (não existem ginásios espalhados pelas ilhas).

  1. Honey Island (Ilha Mel): Esta ilha é famosa pelo doce mel produzido pelos pokémons que habitam essa ilha. Combee e Bedrill são vistos com frequência por aqui.
  2. Scalchop Island (Ilha Quera-Concha): A ilha tem o formato de uma quera-concha de Oshawott e os habitantes são especialistas nessas conchas. Aqui também se realiza uma competição de Oshawotts e Dewotts.
  3. Grand Spectrala Island (Ilha Grande Spectrala): Nesta ilha existe uma rua, seis casas e uma doca. Sabe-se que uma pessoa mora perto da doca e possui um restaurante. Ela não possui grandes atrações, mas quando a maré está baixa, um caminho se abre até uma ilhota próxima, onde dizem que pokémons gigantes vivem.
  4. Grand Spectrala Islet (Ilhota Grande Spectrala): Só pode ser acessada quando a maré está baixa, pois a ponte que a ligava com a ilha Grande Spectrala original está quebrada. A ilhota é coberta por uma floresta e tem um Centro Pokémon abandonado. Um Zoroark cria ilusões de pokémons gigantes para proteger os pokémons da floresta e afugentar caçadores.
  5. Torom Island (Ilha Torom): O nome Torom é um anagrama de motor e de Rotom, o pokémon que é encontrado nesta ilha. O Professor Carvalho já veio até aqui uma vez para capturar o seu Rotom.
  6. (ilhas de nome desconhecido): Uma gangue pirata de pokémons, formada por Croconaw, Azumarill, Octillery e Ducklett, roubava comida de uma ilha e as levava para outra, onde era seu esconderijo. Eles eram pokémons abandonados e não gostavam de humanos. Após conhecer Ash e seus amigos, os problemas se resolveram e eles passam a viver pacificamente pelas ilhas.
  7. Wayfarer Island (Ilha Viajante): Esta ilha é conhecida pelos seus bandos de Caterpie que evoluem para Metapod e depois Butterfree e migram da ilha. Ash ficou amigo de um Caterpie nesta ilha e o ajudou a evoluir até Butterfree, quando se despediu dele.
  8. Capacia Island (Ilha Capacia): A maior ilha do arquipélago. Ash quase capturou um Dunsparce e brigou com Iris por não ter conseguido. Também foi nesta ilha que Ash e seus amigos viram um Jirachi e um grupo de Beheeyem e seu disco voador.
  9. Harvest Island (Ilha Colheita): É onde costuma-se realizar o grande festival da colheita com um torneio de sumô pokémon. Foi aqui que Ash encontrou Alexa pela primeira vez.
  10. Frond Island (Ilha Fronde): Sabe-se que essa ilha aluga barcos. Ash e seus amigos passaram aqui para pegar um barco para ir a uma ilha dos tesouros.
  11. Deserted Island (Ilha Deserta): Esta é uma ilha que guarda um tesouro. No entanto, existem muitos pokémons que a protegem de invasores. Pokémons como Hounchkrow, Mismagius, Nidoking, Shiftry e Ninetales. Todos pokémons que evoluem de pedras evolutivas. E esse é justamente o tesouro escondido nessa ilha, dezenas de pedras evolutivas.
  12. Cave Island (Ilha Caverna): Clair, a líder de ginásio dragão de Johto, veio visitar essa ilha voando em seu Dragonite. Ela sabia que um Druddigon especial habitava essa ilha. Este era um Druddigon shiny que habitava uma caverna. Ele foi capturado por Clair.
  13. (ilha de nome desconhecido): Existe uma ilha que guarda uma lenda sobre Conley e é habitada por alguns pokémons fantasmas. Foi aqui que Ash e os outros viram o cometa Conley.
  14. (ilha de nome desconhecido): Numa ilha o Gogoat de Alexa ajuda um menino a subir uma montanha, ele queria dar o desenho de uma constelação pokémon para seu pai.
  15. (ilha de nome desconhecido): Depois de uma briga com Iris, Emolga acaba se juntando temporariamente à Equipe Rocket enquanto estavam nessa ilha.
  16. Paladin Island (Ilha Paladino): Há um farol nessa ilha onde os treinadores mais fortes de Unova e Sinnoh se enfrentaram no passado. Uma treinadora de pokémons de gelo chamada Morana ameaçou fechar o ginásio de Striaton após derrotar Chili e Cress. Nesta ilha, Cilan reencontra os irmãos e enfrenta Morana para salvar o ginásio. Detalhe: Morana é uma treinadora de Sinnoh e Cilan é de Unova!