HABILIDADES

Autoria: DaniloT_DS. Revisão e atualização: Robert Jurgen, Sir Bakujirou.

Adaptibility (Adaptabilidade; IV): Essa habilidade dobra o poder de um golpe, se ele for do mesmo tipo que o Pokémon usuário.

[*][*][*]

Aftermath (Consequência; IV): Quando o usuário é nocauteado (fainted) por um ataque físico do oponente, o Pokémon adversário recebe 1/4 do HP do oponente em dano.

[*][*][*][*]

Air Lock (Bloqueio Aéreo; III): Todos os efeitos de clima são ignorados enquanto o usuário estiver na batalha. Funciona da mesma maneira que Cloud Nine.

Analytic (Analisar; V): Se o usuário realizar um movimento depois do oponente, o poder do próximo golpe do usuário aumenta em 30%.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Anger Point (Ponto de Raiva; III): Quando o Pokémon que possui essa habilidade for atingido por um ataque com dano crítico (Critical Hit), seu valor de Ataque será maximizado.

[*][*][*][*]

Anticipation (Antecipação; IV): Essa habilidade avisa quando o Pokémon oponente possuir ataques super efetivos ou muito poderosos (como Selfdestruct e Explosão) e de ataques OHKO (One-hit KO, ataques que com um hit resultam em desmaio instantâneo no Pokémon adversário, como o ataque Sheer Cold).

[*]

Arena Trap (Arena-Armadilha; III): Previne a fuga do Pokémon adversário. Não funciona com Pokémons do tipo Voador e Pokémons que tenham a habilidade Levitate. Porém a habilidade Arena Trap bloqueia os efeitos da habilidade Run Away (somente quando você enfrenta um Pokémon selvagem com esta habilidade). O Pokémon adversário poderá ser trocado com o ataque Baton Pass ou com o item Shed Shell. Fora das batalhas o Arena Trap também faz Pokémons selvagens aparecerem com mais frequência (+200%).

Bad Dreams (Sonhos Ruins; IV): Com essa habilidade e com o Pokémon adversário dormindo, o oponente perderá um quarto do total de HP, por cada turno.

Battle Armor (Armadura de Batalha; III): Essa habilidade previne o dano crítico (Critical Hit) de ataques. Funciona da mesma maneira que a habilidade Shell Armor.

[*][*]

Big Pecks (Bico Grande; V): O usuário estará protegido de movimentos diminuam a Defesa do Pokémon com esta habilidade.

[*][*][*][*]

Blaze (Flamejar; III): Quando o HP do Pokémon que possui Blaze chegar a um terço, o poder dos seus ataques do tipo Fogo aumentarão 1.5 vezes.

[*][*]

Chlorophyll (Clorofila; III): O Pokémon com essa habilidade terá sua Velocidade dobrada enquanto o clima estiver sob o estado ensolarado (Sunny).

[*][*][*][*][*][*]

Clear Body (Corpo Transparente; III): Essa habilidade previne que ocorra uma redução de stats provocado pelos movimentos do adversário, assim como o White Smoke. O Pokémon usuário, entretanto, poderá sofrer redução auto-induzida de seus stats com movimentos como Hammer Arm.

[*][*][*]

Cloud Nine (Sem Clima, traduzido do japonês; III): Todos os efeitos do clima (chuva, sol forte, tempestade de areia etc.) são ignorados quando o Pokémon entra em batalha.

[*][*][*][*]

Color Change (Mudança de Cor; III): O usuário com essa habilidade mudará o seu tipo dependendo do tipo do golpe que recebeu. Se ele for atingido por um Ember (tipo Fogo), o Pokémon mudará para o tipo Fogo.

Compoundeyes (Olhos Compostos; III): Com essa habilidade o Pokémon terá 30% a mais de Precisão durante as batalhas. Fora das batalhas, enquanto estiver liderando a equipe, aumentará a chance de aparecer Pokémons selvagens segurando um item.

[*]

Contrary (Contrário; V): Todos os movimentos ou habilidades que normalmente aumentam um stat, irá diminuir e o mesmo ocorre com o oposto (movimentos ou habilidades que diminuem, irão se elevar). Isso também acontece com movimentos de auto-indução como: Charge Beam, Close Combat e Leaf Storm. Estas alterações não incluem àquelas que são repassadas pelo golpe Baton Pass.

[*][*][*][*][*]

Cursed Body (Corpo Amaldiçoado; V): O usuário de Corpo Amaldiçoado terá 30% de chances de disabilitar o golpe utilizado pelo adversário, quando for atingido. Esta habilidade funciona mesmo se o atacante estiver escondido em Substitute e no caso do usuário ser nocauteado pelo ataque. Somente não será ativada quando o usuário está escondido em um Substitute.

[*][*][*]

Cute Charm (Charme Gracioso; III): Se um Pokémon atacar o Pokémon usuário com golpes físicos, ele terá 30% de chances de ser afetado por Atração, que poderá impossibilitar o oponente de atacar. Fora da batalha, quando o Pokémon com essa habilidade estiver liderando a equipe, fará com que haja 66.6% de chances de encontrar um Pokémon do gênero oposto.

[*]

Damp (Umidade; III): Essa habilidade previne que algum pokémon use um golpe de auto-destruição (Selfdestruct, Explosion) durante a batalha.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Defeatist (Derrotável; V): Esta habilidade corta pela metade o Ataque e o Ataque Especial do usuário, quando ele estiver com um valor igual a metade ou menos do HP total.

Defiant (Rebelde; V): Esta habilidade eleva o Ataque do usuário em dois estágios, por cada movimento de diminuição de Stats que o oponente usou sobre o portador desta habilidade, inclusive o stat de Ataque. Este efeito não acontece com golpes de auto-indução, como Close Combat. Esta habilidade não pode ser ativada quando os stats são diminuídos por um aliado em lutas estilo Doubles ou Triples.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Download (Carregar; III): Quando a Defesa do Pokémon adversário for menor que sua Defesa Especial, o Ataque do Pokémon usuário aumentará; quando a Defesa for maior que a Defesa Especial, o Ataque Especial do Pokémon usuário aumentará.

Drizzle (Chuvisco; III): O pokémon que possui esta habilidade, invocará chuva que continuará até o final da batalha, ou até que outro efeito do clima seja ativado. Mesmo que o usuário seja trocado por outro Pokémon na batalha, a chuva continuará.

[*]

Drought (Estiagem; III): O pokémon que possui esta habilidade, invocará raios de sol que permanecerá até o fim da luta, ou até que outro efeito do clima seja ativado. Mesmo que o usuário seja trocado por outro Pokémon na batalha, o raio de sol continuará.

[*][*]

Dry Skin (Pele Seca; IV): Os Pokémons com essa habilidade perdem HP durante um Sunlight e ganham uma fraqueza contra ataques do tipo Fogo. Porém, o HP desses Pokémons será recuperado quando forem atingidos por ataques do tipo Água ou enquanto estiver debaixo da chuva.

[*]

Early Bird (Despertar Rápido; III): Com essa habilidade, o usuário levará um tempo bem menor para acordar.

[*][*]

Effect Spore (Efeito Espora; III): Os Pokémons que possuem essa habilidade soltam esporos quando são atacados por ataques físicos e têm 10% de chance de induzir o Pokémon adversário a dormir, ficar paralizado ou ficar envenenado.

[*]

Filter (Filtro; IV): Essa habilidade irá reduzir pela metade o dano super-efetivo do adversário.

Flame Body (Corpo em Chamas; III): Os Pokémons com essa habilidade têm 30% de chance de deixar o Pokémon adversário com Burn (queimaduras), quando o usuário for alvo de golpes físicos. Fora da batalha, o Flame Body corta pela metade o número de passos necessários para um ovo chocar, da mesma forma que Magma Armor (PS: a partir de Emerald version, esta ability ganhou este efeito fora das lutas).

[*][*][*][*]

Flare Boost (Impulso Flamejante; V): Quando o usuário estiver sob o status Burn (queimadura), seu Ataque Especial é elevado por 1,5 vezes.

[*][*]

Flash Fire (Fogo Recebido, traduzido do japonês; III): Quando o usuário é atingido por um ataque do tipo Fogo (o que inclue ser alvo de um Hidden Power: Fogo), o poder de seus ataques de Fogo aumentam 1.5 vezes. Uma vez ativada, o Pokémon passará a ser imune a ataques do tipo Fogo durante a luta.

[*][*][*][*]

Flower Gift (Presente da Flor; IV): Essa habilidade transforma o Cherrim em sua forma Sunshine () e aumenta o Ataque e a Defesa Especial de todos os seus aliados em 50%, em batalha (tanto doubles como triples), enquanto estiver sob efeito do clima Sunlight.

Forecast (Previsão do Tempo; III): O usuário desta habilidade mudará a sua forma e o tipo, de acordo com o clima predominante na arena. Quando há Sunlight na batalha, Castform se torna na forma Sunny (). Quando há Hail na batalha, se transforma na forma Snowy (). Quando há chuva na batalha, Castform se transforma na forma Rain ().

Forewarn (Premonição; IV): O Pokémon irá revelar o ataque mais forte do adversário.

Friend Guard (Proteger Amigos; V): A habilidade Proteger Amigos protege 25% do dano causado no aliado do usuário na arena (tanto em lutas Doubles como Triples).

[*][*][*][*][*]

Frisk (Revistar; IV): O usuário irá revelar o item que o Pokémon adversário está segurando, assim que entra na arena.

[*][*][*][*][*]

Gluttony (Gula; IV): Essa habilidade fará com que o usuário consuma uma Berry mais rápido, depois de perder metade do HP na batalha.

[*][*][*][*][*][*]

Guts (Nervos de Aço; III): O Ataque do usuário com esta habilidade aumenta 1.5 vezes enquanto estiverem sofrendo uma alteração de status, como: paralisia, envenenamento e burn. Neste caso, Burn não reduz o Ataque deste usuário.

[*][*][*][*]

Harvest (Colheita; V): Quando o usuário consome uma Berry, existe 50% de chances de ser recuperada o final de cada turno. Mesmo quando a habilidade falha, ela lembrará o tipo de berry que o usuário consumiu. Enquanto estiver debaixo de Sunlight, esta habilidade funciona sempre.

[*][*][*]

Healer (Curador; V): O portador desta habilidade tem 30% de chances de curar uma alteração de status do seu aliado (tanto em lutas doubles como triples).

[*][*][*]

Heatproof (Á Prova de Fogo; IV): O dano dos ataques tipo Fogo serão reduzidos pela metade no usuário.

Heavy Metal (Metal Pesado; V): O peso do usuário é duplicado. Este efeito aumenta o poder dos golpes Heavy Slam e Heat Crash; eleva o dano recebido por ataques como Low Kick e Grass Knot; e diminui o dano provocado por Heavy Slam e Heat Crash usados pelo adversário.

[*][*][*][*][*]

Honey Gather (Recolher Mel; IV): O Pokémon que possui o Honey Gather, tem uma chance de carregar Sweet Honey no final da batalha.

[*]

Huge Power (Poder Imenso; III): Essa habilidade irá dobrar o Ataque do usuário. Funciona da mesma forma que a habilidade Pure Power.

Hustle (Pressa; III): Os Pokémons que possuem o Hustle terá a sua precisão diminuída para 80% menos e adicionará mais 50% aos golpes Físicos. Fora das batalhas, Hustle funciona da mesma maneira que as habilidades Pressure e Vital Spirit. Enquanto o Pokémon estiver liderando a equipe, a chance de encontrar um Pokémon selvagem de level alto aumenta para 50%.

[*][*][*][*][*][*][*][*]

Hydration (Hidratação; IV): Quando estiver chovendo na batalha, serão curados de qualquer status (paralisia, envenenamento, burn) os usuários desta habilidade. Isso também vale pra status auto-induzido por golpes como o Rest.

[*][*][*][*][*][*]

Hyper Cutter (Hiper Cortador; III): Essa habilidade previne que ocorra redução de Ataque do usuário apenas, seja por efeitos de abilities ou de movimentos.

Ice Body (Corpo de Gelo; IV): Se ocorre chuva de granizo na batalha (Hail), os Pokémons que possuem Ice Body serão recuperados.

[*][*][*][*]

Illuminate (Iluminar; III): Os Pokémons com essa habilidade farão com que haja uma maior chance de encontrar Pokémons selvagens.

Illusion (Ilusão): A habilidade fará com que a aparência do pokémon mude. Tudo depende apenas do Pokémon posicionado como o último pokémon da equipe. A Ilusão replica o tipo de PokéBola, o nome da espécie do Pokémon (ou um Nickname, se tiver algum), a sua cor Shiny (se tiver) além do gênero. A Ilusão quebrará apenas quando o usuário for danificado por algum golpe, mas não quebrará se o usuário estiver escondido num Substitute, receber dano de recoil da Life Orb, dano recebido por condições do clima, dano ocasionado por alterações de status ou por Stealth Rock/ Spikes. Ele também quebra quando a ability do usuário é trocada ou anulada.

Immunity (Imunidade; III): Pokémons que possuam a Imunidade não podem ser envenenados.

[*]

Imposter (Impostor; V): Ao entrar em campo, o usuário irá se transformar automáticamente no oponente, copiando todos os stats exatos do oponente (assim como a distribuição de EVs), com exceção apenas do HP (e da distribuição de EVs para o HP). Esta ability copia também as mudanças de stats do alvo, feitas por movimentos como Dragon Dance e Agility, mas não as alterações feitas por itens equipados, como Choice Specs. Imposter não funcionará em um oponente que está sob efeito da ability Illusion ou quando ele está escondido pelo Substitute.

Infiltrator (Infiltrador; V): O usuário ignora as barreiras Reflect, Light Screen, Safeguard e Mist que estão fazendo efeito no campo do oponente.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Inner Focus (Concentração Interna; III): Com essa habilidade o Pokémon usuário nunca recua (flinch, quando o Pokémon leva um dano e recua, ficando um turno sem atacar). Não funciona com o ataque Focus Punch, que faz o Pokémon recuar quando é atingido.

[*][*][*]

Insomnia (Insônia; III): Funciona da mesma maneira que a habilidade Vital Spirit: previne que o Pokémon usuário durma.

Intimidate (Intimidar; III): Quando um Pokémon com a habilidade Intimidate entra na batalha, o Pokémon adversário tem seu Ataque reduzido. Fora da batalha, Intimidate funciona da mesma maneira que Keen Eye e reduz em 50% a chance de encontrar Pokémons selvagens de level baixo.

[*][*][*]

Iron Barbs (Pelos de Aço; V): A habilidade causará dano ao adversário, toda vez que ele executa um golpe de contato sobre o usuário. O dano é equivalente a 1/8 do HP total do atacante. O dano causado por esta ability se amplificará pra 7/24 do HP total do oponente, quando o usuário da ability estiver equipado do item Rocky Helmet.

Iron Fist (Punho de Aço; IV): O poder de ataques com o uso dos punhos, aumenta em 20% de dano. Os ataques de socos são Ice Punch, ThunderPunch, Fire Punch, Comet Punch, Dizzy Punch, Drain Punch, DynamicPunch, Focus Punch, Hammer Arm, Meteor Mash, Shadow Punch, Mega Punch, Mach Punch, Sky Uppercut, Bullet Punch.

[*][*][*][*][*][*][*]

Justified (Justiceiro; V): Esta habilidade aumentará um nível do Ataque do usuário, toda vez que ele for atingido por golpes do tipo Noturno (Dark). Ao contrário das abilities que cedem imunidade a determinados tipos de golpes, esta habilidade ainda permitirá o usuário receber dano normalmente, por golpes do tipo Noturno.

[*][*][*][*][*]

Keen Eye (Visão Aguçada; III): Previne a redução de Precisão e também, fora das batalhas, quando o Pokémon usuário estiver em primeiro lugar no grupo, reduz em 50% a chance de encontrar Pokémons selvagens de level baixo, da mesma maneira que Intimidate.

[*][*][*][*][*][*]

Klutz (Estabanado; IV): Essa habilidade previne que o Pokémon usuário segure algum item, exceto itens que modifiquem a experiência ganha, como Exp. Share e Macho Brace.

[*]

Leaf Guard (Guarda-Folha; IV): Previne alteração de status (paralisia, envenenamento, burn) enquanto ocorre um Sunlight na batalha. Além disso, quando o Pokémon estiver com status alterado, será recuperado quando ocorrer um Sunlight. Rest sempre falhará durante o Sunlight.

[*][*][*][*][*][*][*]

Levitate (Levitação; III): Não é afetado por ataques Terrestres, pela habilidade Arena Trap e nem pelos ataques Spikes e Toxic Spikes, pois o usuário não toca no chão/na arena.

Light Metal (Metal Leve; V): O peso do usuário é cortado pela metade. Este efeito diminui o poder dos golpes Heavy Slam e Heat Crash; diminue o dano recebido por ataques como Low Kick e Grass Knot; e aumenta o dano provocado por Heavy Slam e Heat Crash usados pelo adversário.

[*][*][*][*][*]

Lightningrod (Pararaios; III): Em batalhas solo, o usuário desta ability será atingido por ataques elétricos, não importando a precisão do ataque do oponente. Em batalhas doubles ou triples, o usuário atrairá todos os ataques Elétricos dos oponentes. Caso o Follow Me seja usado e a ability se ativará por conta de um ataque, o pokémon que usou Follow Me irá receber o golpe Elétrico no lugar do usuário de Lightningrod. Em Emerald, os treinadores registrados na Match Call irão fazer mais chamadas, se o usuário da ability estiver liderando a equipe. Além dos efeitos in-battle já citados (na geração V), o usuário se tornará imune a todos os golpes elétricos e elevará o seu Ataque Especial em um nivel. Este efeito (de elevar Ataque Especial) é ativado apenas uma única vez, logo que é atingido. Se o usuário for do tipo Terrestre, a elevação do Ataque Especial não ocorrerá.

[*][*][*][*][*][*]

Limber (Flexibilidade, traduzido do japonês; III): Previne que o usuário seja paralisado.

[*][*]

Liquid Ooze (Líquido de Drenagem; III): O Pokémon usuário que possuir o Liquid Ooze fará dano ao Pokémon adversário se for atacado com ataques como Leech Life e Giga Drain, que pegam o HP do adversário para recuperar o usuário. Mesmo assim, o Pokémon usuário continua perdendo HP com esses ataques.

Magic Bounce (Espelho Mágico, traduzido do japonês; V): Esta habilidade reflete os efeitos de: movimentos que diminuam stats (exceto Memento), movimentos que induzem alterações de status, movimentos de armadilhas de campo (como Stealth Rock), movimentos como Taunt e Torment; que são devolvidos ao oponente. A habilidade irá apenas refletir uma vez os efeitos do golpe; então, se você está enfrentando um oponente com a mesma ability, apenas o pokémon que foi alvo do ataque, rebaterá os efeitos ao atacante.

[*][*][*]

Magic Guard (Guarda Mágica; IV): O Pokémon usuário não perderá HP se for atacado com ataques indiretos, como Hail, Toxic e Leech Seed.

[*][*][*]

Magma Armor (Armadura de Magma; III): Previne que o Pokémon usuário seja congelado. Fora das batalhas, funciona igual ao Flame Body, corta pela metade o número de passos necessários para um ovo chocar. (Este efeito de chocar ovos só funciona em Emerald adiante)

Magnet Pull (Magnetismo, traduzido do japonês; III): Essa habilidade captura Pokémons do tipo Metálico, e fora das batalhas, aumenta a chance de encontrar Pokémons selvagens do tipo Metálico. (Efeito fora da batalha acontece na versão Emerald adiante)

Marvel Scale (Escama Maravilhosa; III): O Pokémon que possui Marvel Scale terá sua Defesa aumentada se sofrer alguma alteração de status (paralisia, envenenamento, burn).

[*][*]

Minus (Menos; III): O usuário que possui esta habilidade, terá seu Ataque Especial aumentado 1.5 vezes quando entrar em campo, numa batalha em duplas, se estiver acompanhado de um Pokémon com a habilidade Plus.

[*][*]

Mold Breaker (Destruidor de Moldes; IV): Com essa habilidade, todos os ataques iram burlar as habilidades do Pokémon adversário. Por exemplo, um Earthquake atingirá um Pokémon com a habilidade Levitate, e um Explosion atingirá um Pokémon com a habilidade Damp.

[*][*][*][*][*][*]

Moody (Mal-Humor; V): Esta habilidade fará com que o usuário eleve um de seus stats em dois níveis, enquanto diminui um outro stat em um nível, no fim de cada turno, inclusive, stats como: Precisão e Evasão.

[*][*][*][*][*][*][*]

Motor Drive (Motor Elétrico, traduzido do japonês; IV): O Pokémon que possui o Motor Drive, não será afetado por ataques do tipo Elétrico e terá sua Velocidade aumentada em um ponto quando isso acontecer.

[*]

Moxie (Iniciativa, traduzido do japonês; V): Quando o usuário provocar nocaute aos outros pokémon (inclusive, os aliados) através de danos diretos, seu stat de Ataque se eleva em um nível. Moxie não é ativado por dano indireto, como Sandstorm. Moxie também não é ativada se o aliado nocauteia o pokémon do adversário. Se o usuário derrota um pokémon com a ability Mummy com um golpe físico, a habilidade do pokémon passará a ser Mummy, antes de receber o bônus no Ataque.

[*][*][*][*][*][*]

Multiscale (Multi-Escamas; V): O usuário desta habilidade cortará pela metade o dano recebido, quando estiver com o HP máximo.

[*][*]

Multitype (Multi-tipo; IV): O único Pokémon que possui essa habilidade é Arceus, que terá seu tipo trocado dependendo do Plate que estiver segurando. Por exemplo, se estiver segurando o Flame Plate, irá do tipo Normal para o tipo Fogo. Na geração IV, o usuário não pode ser afetado por golpes que suprimem a ativação da ability, como: Gastro Acid ou Worry Seed. O usuário, caso esteja segurando uma Plate, previne que a mesma seja retirada do Arceus, com os efeitos de Thief, Trick ou Switchroo. Além dos efeitos já citados (na geração V), o usuário não pode ser afetado por Soak e nem pelos efeitos da ability Mummy.

Mummy (Mumificar; V): Quando o usuário é alvo de um golpe de contato, a ability do atacante se tornará Mummy, anulando a ability do adversário. O pokémon com com a ability alterada pelos efeitos de Mummy poderá voltar ao normal, após retornar à Pokéball. As abilities Multitype, Wonder Guard e Mummy, não são afetadas pelos efeitos de Mummy.

Natural Cure (Cura Natural; III): Essa habilidade irá curar o status (paralisia, envenenamento, burn) do Pokémon usuário quando ele sair ou for trocado da batalha.

No Guard (Sem Guarda; IV): A Precisão dos Pokémons será de 100% e todos os ataques terão sucesso quando o Pokémon com a habilidade No Guard estiver na batalha. Pokémons que estiverem no primeiro estágio de ataques como Fly e Dig serão atingidos, e os ataques Protect e Detect poderão ser burlados se for usado ataques STAB (Same-Type Attack Bonus, um aumento de 50% no dano de um ataque usado por um Pokémon do mesmo tipo do ataque. Se um Blastoise, Pokémon do tipo Água, usar o golpe Suf, também do tipo Água, esse ataque fará mais dano). Fora das batalhas, se o Pokémon com No Guard estiver liderando a equipe, a chance de encontrar Pokémons selvagens irá diminuir, da mesma forma que Quick Feet e White Smoke.

[*][*][*]

Normalize (Normalizar; IV): Todos os ataques dos Pokémons com a habilidade Normalize funcionarão como ataques do tipo Normal.

Oblivious (Indiferente; III): Previne o Pokémon usuário de ser atraido.

[*][*][*]

Overcoat (Sobretudo; V): O usuário estará protegido contra o dano (indireto) causado por Hail ou Sandstorm.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Overgrow (Crescimento; III): Quando o HP do Pokémon que possui Overgrow chegar a um terço, o poder dos seus ataques do tipo Grama aumentarão 1.5 vezes.

[*][*]

Own Tempo (No Próprio Ritmo; III): Previne que o Pokémon usuário fique confuso, na batalha.

[*][*][*]

Pickpocket (Furto; V): Quando um oponente executa um golpe de contato no usuário, ele irá roubar o item que o atacante está segurando. A habilidade deixa de funcionar, no caso do usuário estiver segurando um item ou o oponente estiver escondido num Substitute.

[*][*][*][*][*]

Pickup (Capturar; III): Se o Pokémon usuário não estiver segurando nenhum item, ele terá 10% de chance de aparecer segurando algum item depois de uma batalha.

Plus (Mais; III): O usuário que possui essa habilidade, terá seu Ataque Especial aumentado 1.5 vezes quando entrar em campo, numa batalha em duplas, se estiver acompanhado de um Pokémon com a habilidade Minus.

[*][*][*]

Poison Heal (Cura-Veneno; IV): Será curado um oitavo do total de HP do Pokémon que estiver envenenado e possuir a habilidade Poison Heal a cada turno.

[*]

Poison Point (Ponto de Veneno; III): O Pokémon usuário terá 30% de chance de envenenar o Pokémon adversário se for atacado com ataques físicos.

Poison Touch (Toque Venenoso; V): O usuário desta habilidade terá 20% de chances de provocar o status Poison, com golpes de contato físico.

[*][*][*][*]

Prankster (Brincalhão; V): O usuário eleva a prioridade de golpes que não provoquem dano em +1. Porém, isso não permite que os movimentos sejam bloqueados pela ability Quick Guard.

[*][*][*][*][*][*][*]

Pressure (Pressão; III): O Pokémon adversário usará o dobro do PP de um ataque contra um Pokémon que possuir Pressure. Fora das batalhas, Pressure funciona da mesma maneira que Hustle e Vital Spirit e aumenta em 50% as chances de aparecer Pokémons selvagens de level alto.

[*][*][*][*]

Pure Power (Poder Puro; III): Será dobrado o Ataque do Pokémon usuário.

Quick Feet (Pés Rápidos; IV): Quando sofre alteração de status (exceto paralisia), o Pokémon com Quick Feet tem sua Velocidade aumentada 1.5 vezes. Fora das batalhas, funciona como No Guard e White Smoke, diminuindo as chances de encontrar Pokémons selvagens.

[*][*][*][*][*][*][*]

Rain Dish (Prato de Chuva; III): Essa habilidade recupera 1/16 do total de HP do Pokémon usuário a cada turno, quando estiver chovendo.

[*][*][*][*][*][*]

Rattled (Muito Nervoso, traduzido do japonês; V): O usuário eleva a sua Velocidade em um nível, toda vez que for alvo de golpes do tipo Inseto, Fantasma e Noturno.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Reckless (Imprudência; IV): O Pokémon com essa habilidade fará um dano 1,3 vezes maior ao usar ataques recoil, como: Brave Bird, Double Edge e etc. Além disso, também eleva o dano causado por recoil de Jump Kick (que errou o alvo), Double-Edge (obriga o usuário a sofrer dano por recoil) e golpes similares.

[*][*][*][*][*][*][*][*]

Regenerator (Regeneração; V): Esta habilidade fará com que o usuário recupere 1/3 do HP máximo, quando ele é trocado por outro, nas batalhas.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Rivalry (Rivalidade; IV): Se o Pokémon adversário for do mesmo gênero que o Pokémon usuário, o Pokémon com a habilidade Rivalry terá um Ataque 1.5 vezes maior. Porém, se o Pokémon adversário for do gênero oposto, o Ataque do Pokémon usuário será reduzido.

[*][*][*][*]

Rock Head (Cabeça de Rocha; III): O Pokémon usuário não levará o dano causado por ataques que provoquem dano por recoil. Exemplo: O usuário não leva o dano de recoil depois de usar Double-Edge.

Rough Skin (Pele Áspera; III): O Pokémon adversário que atacar um Pokémon com Rough Skin com ataques físicos, ao finalizar o ataque, levará um dano de 1/16 do total de seu HP.

[*][*][*]

Run Away (Fuga; III): O Pokémon usuário poderá fugir da batalha facilmente, exceto em batalhas contra treinadores. Não burla as habilidades Arena Trap e Shadow Tag, e o Pokémon usuário não poderá fugir durante os ataques Mean Look ou Block.

[*][*][*][*]

Sand Force (Força da Areia; V): Esta ability eleva o poder dos movimentos do tipo: Pedra, Terrestre e Metálico em 30%, enquanto estiver sob a condição do clima Sandstorm. Esta ability também concede ao usuário, a imunidade aos danos indiretos causados pela tempestade de areia.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Sand Rush (Remo de Areia, traduzido do japonês; V): A ability dobra a Velocidade do usuário enquanto estiver num Sandstorm, além de deixá-lo imune aos danos indiretos da tempestade de areia.

[*][*]

Sand Stream (Córrego de Areia; III): Ao entrar em batalha, o Pokémon com Sand Stream invocará uma tempestade de areia (sandstorm) na batalha.

Sand Veil (Véu de Areia; III): Se estiver ocorrendo uma tempestade de areia na batalha, o Pokémon usuário terá 20% a mais de Evasão e terá imunidade ao dano que a tempestade de areia causar. Fora das batalhas, em lugares onde ocorram tempestade de areia, como a Rota 228 em Sinnoh, a chance de encontrar Pokémons selvagens cairá em 50%.

[*][*][*][*][*][*][*]

Sap Sipper (Herbivora, traduzido do japonês; V): Quando o usuário é alvo de um golpe do tipo Planta, seu Ataque é elevado em um nível e o movimento será anulado. O único golpe de Planta que não sofre interferência de Sap Sipper é Aromatherapy.

[*][*][*][*][*][*][*][*]

Scrappy (Desconexo): Essa habilidade faz com que Pokémons do tipo Fantasma possam ser atingidos com ataques do tipo Normal e do tipo Lutador.

[*][*][*][*][*][*]

Serene Grace (Graça Serena; III): O usuário desta ability dobrará as chances de causar efeitos secundários de golpes usados pelo usuário, exemplo: Body Slam passa a ter 60% de chances de causar Paralized no adversário, Ancient Power passa a ter 20% de chances de elevar todos os stats do usuário em um nível etc.

[*][*]

Shadow Tag (Etiqueta Sombria; III): O Pokémon adversário não poderá sair da batalha se estiver lutando contra um Pokémon com Shadow Tag. Essa habilidade bloqueia os efeitos do Run Away e funciona da mesma maneira que o Arena Trap. Quando dois Pokémons com Shadow Tag se enfrentam, ambos podem ser trocados ou sair da batalha a qualquer momento. O Pokémon adversário poderá ser trocado se usar Baton Pass.

[*][*][*][*][*][*]

Shed Skin (Troca de Pele; III): O Pokémon usuário terá 30% de chances a cada turno de ter seu status recuperado.

&[*]&[*]&[*]&[*]&[*]

Sheer Force (Força Absoluta; V): Esta ability eleva o poder de todos os golpes que possuam um efeito secundário, em 30%. Porém os efeitos secundários serão ignorados. Esta ability não será aplicada a golpes que causem um efeito nocivo ao usuário, tais como: dano de recoil, golpes de dois turnos e redução de determinados stats. Se, o pokémon estiver segurando a Life Orb e o golpe recebe um bônus pela habilidade, então, receberá o bônus de ambos e o usuário não recebe o dano de recoil da Life Orb. Já os efeitos de Eject Button, Shell Bell e Red Card, assim como a ability Color Change serão negadas pela Sheer Force.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Shell Armor (Armadura-Concha; III): Essa habilidade bloqueia ataques que causem dano crítico, da mesma maneira que a habilidade Battle Armor.

[*][*][*][*][*][*][*]

Shield Dust (Escudo de Poeira; III): Previne os efeitos secundários dos ataques. Por exemplo, o Body Slam irá tirar dano do Pokémon usuário, porém nunca funcionará o seu efeito secundário, que é paralisar o oponente.

Simple (Simplicidade; IV): Dobra as alterações de status. Por exemplo, um Defense Curl terá um efeito dobrado sobre a Defesa de quem o usou.

[*][*]

Skill Link (Habilidade de Ligação; IV): Ataques que tiram danos consecutivos, como Spike Cannon e Icicle Spear, acertaram o oponente sempre cinco vezes.

[*][*][*][*]

Slow Start (Começo Lento; IV): O usuário sempre começará a batalha com metade de seu Ataque e de sua Velocidade. Só irá recuperar seus stats, após cinco turnos. Mesmo que Regigigas já tenha recuperado seus pontos de Ataque e Velocidade, se for trocado e voltar para a batalha novamente, precisará de mais cinco turnos para voltar ao normal.

Sniper (Atirador): Os golpes com Dano Crítico irão tirar o triplo ao invés do dobro.

[*][*][*][*][*]

Snow Cloak (Neve Invisível; IV): O Pokémon usuário terá 20% a mais de Evasão quando houver chuva de granizo (Hail) durante a batalha. Fora das batalhas, em áreas que tenham neve, as chances de encontrar Pokémons selvagens caem em 50%.

[*]

Snow Warning (Aviso de Neve; IV): Será invocada uma chuva de granizo (Hail) quando um Pokémon com Snow Warning entrar em uma batalha.

Solar Power (Poder Solar; IV): Quando há Sunlight na batalha, o Pokémon usuário tem o seu HP reduzido a cada turno e seu Ataque Especial aumentado 1.5 vezes.

[*][*][*]

Solid Rock (Rocha Sólida; IV): Essa habilidade reduz em um terço o dano de ataques super-efetivos.

Soundproof (À Prova de Som; III): Pokémons com a habilidade Soundproof bloqueiam ataques sonoros. Eles são: Supersonic, Hyper Voice, Uproar, Sing, Screech, GrassWhistle, Growl, Snore, Heal Bell, Perish Song, Chatter, Bug Buzz, Roar of Time e Roar.

[*][*][*][*][*]

Speed Boost (Aumento de Velocidade; III): Essa habilidade aumenta a Velocidade do Pokémon usuário a cada turno.

[*][*][*][*][*]

Stall (Estagnar; IV): O Pokémon usuário tem a sua Velocidade reduzida e sempre ataca depois do Pokémon adversário.

Static (Estática; III): O Pokémon adversário que usar ataques físicos em Pokémons com Static terá 30% de ser paralisado. Fora das batalhas, quando o Pokémon usuário está em primeiro lugar da equipe, aumentarão as chances de encontrar Pokémons do tipo Elétrico.

Steadfast (Perseverança; IV): A Velocidade do Pokémon usuário irá aumentar 1.5 vezes quando ele recuar (flinch).

[*][*][*][*][*]

Stench (Mau-Cheiro; III): Essa habilidade ajuda a repelir Pokémons selvagens.

[*]

Sticky Hold (Cola Pegajosa; III): O roubo de itens será prevenido com essa habilidade, e fora das batalhas, mais Pokémons irão aparecer durante a pesca, como acontece com o Suction Cups.

Storm Drain (Tempestade-Dreno; IV): Útil apenas em batalhas doubles ou triples. Os ataques do tipo Água dos adversários serão direcionados apenas ao Pokémon que possuir o Storm Drain. Fora das batalhas essa habilidade também aumenta as chances de encontrar um Pokémon selvagem do tipo Água enquanto o usuário estiver liderando a equipe. Caso o Follow Me seja usado e a ability se ativará por conta de um ataque, o pokémon que usou Follow Me irá receber o golpe Aquático no lugar do usuário de Storm Drain. Além dos efeitos in-battle já citados (na geração V), o usuário se tornará imune a todos os golpes Aquáticos e elevará o seu Ataque Especial em um nivel. Este efeito (de elevar Ataque Especial) é ativado apenas uma única vez, logo que é atingido.

Sturdy (Resistência; III): Fará com que o Pokémon usuário bloqueie qualquer ataque OHKO (One-hit KO, ataques que com um hit resultam em desmaio instantâneo no Pokémon adversário, como o ataque Sheer Cold). Na geração V, além do efeito já citado, impede com que o usuário seja nocauteado com um só golpe (fazendo-o resistir com apenas 1 HP), caso esteja com o HP cheio, exemplo: Um Skarmory com esta ability, não pode ser nocauteado imediatamente, após ser atingido por um poderossísimo Flamethrower, caso ele estivesse com o HP cheio antes de receber o golpe de Fogo.

Suction Cups (Ventosas; III): Os copos de sucção de Octillery, Lileep e Cradily se fixam firmemente no solo e previne esses Pokémons de serem expulsos da batalha com os ataques Roar e Whirlwind. Como o Sticky Hold, fora das batalhas essa habilidade também aumenta as chances de aparecerem Pokémons durante a pesca.

Super Luck (Super Sorte; IV): Com essa habilidade o Pokémon usuário terá chances dobradas de conseguir um ataque com dano crítico.

Swarm (Enxame; III): Quando o HP do Pokémon que possui Swarm chegar a um terço, o poder dos seus ataques do tipo Inseto aumentarão 1.5 vezes.

Swift Swim (Nado Rápido; III): Durante a chuva, será dobrada a Velocidade do Pokémon que possuir Swift Swim como habilidade.

Synchronize (Sincronismo; III): Essa habilidade passa a alteração de status do Pokémon usuário para o Pokémon adversário. Não acontecerá quando o Pokémon adversário dormir ou congelar. O adversário não ficará em burn se for do tipo Fogo ou tiver Water Veil. Não ficará envenenado se for do tipo Venenoso e Metálico, ou possuir o Immunity. E não ficará paralisado se tiver a habilidade Limber. Synchronize também age fora das batalhas aumentando as chances de encontrar Pokémons selvagens com a mesma Natureza (dócil, tímido, relaxado, gentil, modesto, etc.) que o Pokémon usuário, que deverá ser o primeiro da equipe.

Tangled Feet (Pés Embaraçados; IV): Quando o Pokémon ficar confuso, sua Evasão aumentará se possuir o Tangled Feet.

Technician (Técnico; IV): Pokémons com essa habilidade terão seus ataques com poder básico (base power) de 60 para baixo, multiplicados 1.5 vezes.

Telepathy (Telepatia; V): Se um pokémon possui Telepatia, ele não irá levar danos de ataques vindos dos aliados de uma batalha doubles ou triples, mesmo se o ataque foi diretamente direcionado pro usuário desta habilidade.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Teravolt (Teravolt; V): Esta habilidade anula os efeitos de abilities que enfraquecem ou anulam movimentos e efeitos secundários dos movimentos feitos pelo usuário desta habilidade.

Thick Fat (Gordura Espessa; III): Essa habilidade presenteia o Pokémon usuário tirando metade do dano de ataques adversários do tipo Gelo e Fogo.

Tinted Lens (Lentes Tingidas; IV): Os ataques que não são muito efetivos (quando aparece "not very effective" depois do ataque) terão seu poder dobrado.

Torrent (Enxurrada; III): Quando o HP do Pokémon que possui Torrent chegar a um terço, o poder dos seus ataques do tipo Água aumentarão 1.5 vezes.

Toxic Boost (Fúria Envenenada, traduzido do japonês; V): Quando o usuário está Envenenado, o seu stat de Ataque aumenta em 50%.

[*]

Trace (Rastro; III): O Pokémon usuário irá copiar completamente a habilidade do Pokémon adversário. Quando o Pokémon com Trace copiar a habilidade e sair da batalha, ele irá ser restaurado. Em batalhas em dupla, o Pokémon copiado será aleatório.

Truant (Preguiçoso; III): Slakoth e Slaking precisarão descansar depois de usar um movimento. Ele ataca em um turno, descansa em outro, e assim sucessivamente.

Turboblaze (Turbo Flamejante; V): Esta habilidade anula os efeitos de abilities que enfraquecem ou anulam movimentos e efeitos secundários dos movimentos feitos pelo usuário desta habilidade.

Unaware (Desatenção; IV): Esta habilidade ignorará todas as mudanças de status (Ataque, Defesa, Ataque Especial, etc.) do adversário, exceto Velocidade.

Unburden (Sem Peso; IV): Essa habilidade dobra a Velocidade do Pokémon usuário se ele perder o item que estiver segurando ou consumi-lo. Unburden não será ativado se o item for simplesmente trocado.

Unnerve (Debilitar; V): Esta habilidade faz com que o oponente seja incapaz de consumir a Berry que está segurando.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

Victory Star (Estrela da Vitória; V): Esta habilidade elevará a precisão do usuário e de seu(s) aliado(s) em 10%. A ability funciona tanto em lutas doubles como triples.

Vital Spirit (Espírito Vital; III): Que nem a habilidade Insomnia, o Vital Spirit previne que o Pokémon usuário durma, e também aumenta em 50% as chances de se encontrar um Pokémon selvagem de level alto, fora das batalha (funciona da mesma maneira que Hustle e Pressure).

Volt Absorb (Absorve-Volts; III): O Pokémon usuário terá um quarto do total do seu HP recuperado quando for atingido por ataques Elétricos.

Water Absorb (Absorve-Água; III): O Pokémon usuário terá um quarto do total do seu HP recuperado quando for atingido por ataques do tipo Água.

Water Veil (Véu de Água; III): Previne que o Pokémon usuário fique em burn (queimado).

Weak Armor (Armadura Fraca; V): Esta habilidade diminui a Defesa do usuário em um nível, após usar golpes físicos. Porém, aumenta a Velocidade em um nível. Ela é ativada a cada golpe atingido em ataques múltiplos.

[*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*][*]

White Smoke (Fumaça Branca; III): Essa habilidade previne que ocorra uma redução de habilidade causado pelos movimentos do Pokémon adversário, igual o Clear Body. O Pokémon usuário, entretanto, conseguirá reduzir seus status com seus próprios movimentos. Também reduz as chances de encontrar Pokémon selvagens quando o Pokémon usuário estiver em primeiro lugar, funcionando igual a habilidade Quick Feet e No Guard.

Wonder Guard (Guarda Maravilhosa; III): Shedinja só poderá ser atingido por ataques com dano super-efetivo. Ainda assim ele não bloqueará ataques que alterem status, como Tail Whip, e ataques que causam dano indiretamente, como PoisonPowder e Sandstorm.

Wonder Skin (Pele Maravilhosa; V): Esta habilidade fará com que movimentos que induzam alterações de status no usuário, tenham 50% de chances de funcionar. Esta habilidade não influencia os efeitos secundários dos movimentos, como Thunder (continuando a paralisar o alvo em 10% de chances).

[*][*][*]

Zen Mode (Modo Zen; V): Quando o HP de Darmanitan cai pela metade, ele ativa esta habilidade, ele se transforma em Darmanitan "Mode Zen" () no final do turno. Se ele perde esta habilidade ou ele recupera o seu HP (estando um pouco acima da metade) ele retorna à forma padrão. Esta habilidade funciona apenas no Darmanitan, mesmo que ela seja copiada em Role Play, Entrainment ou Trace. Ou então, a ability seja trocada via Skill Swap.

[*] [*]