Zoroark: Mestre das Ilusões

A introdução do filme conta um pouco sobre o mundo dos pokémons. Vemos Ethan usar seu Donphan numa batalha contra Ash. Na cena seguinte, Ash, Dawn e Brock aparecem junto aos seus pokémons. Ash e companhia resolvem parar em um Centro Pokémon para assistir a um jogo da Copa do Mundo Pokémon Baccer entre os jogadores da linha evolutiva da Elekid e Beldum. Durante a partida, Jessie, James e Meowth, disfarçados de faxineiro, perguntam o que estão assistindo. Brock explica o que é a Copa do Mundo Pokémon Baccer e a imagem de uma pessoa misteriosa aparece após a partida na TV. Essa pessoa apresenta uma equipe formada por Raikou, Entei e Suicune! Ash e seus amigos decidem ir ver pessoalmente a partida das feras lendárias, enquanto a Equipe Rocket decide querer capturá-los. A enfermeira Joy aparece, dizendo também estar muito empolgada com o jogo. Ash e seus amigos então decidem tomar um atalho para chegar o quanto antes na cidade Crown, local onde ocorrem as partidas do Pokémon Baccer.


Enquanto isso, uma Zoroark está dormindo em um avião. Um Zorua aparecem em sua cabeleira, aparentando ser seu filhote. Uma porta se abre e os três cães lendários aproximam-se de Zoroark. Atrás deles estava um homem chamado Grings Kodai e sua assistente Rowena. A fim de testar a habilidade de ilusão de Zoroark, Kodai manda suas projeções de Raikou, Entei e Suicune atacar o pokémon. Mais que depressa, Zoroark transforma-se em Raikou e encobre o lugar com nuvens de tempestade para atacar Kodai e Rowena. No entanto, não passavam de ilusões criadas por uma pulseira do verdadeiro Kodai. Ele rompe a ilusão dos cães lendários, fazendo Zoroark se transformar de volta a sua verdadeira forma. Zorua pula da cabeleira de sua mãe e observa o local. Kodai mostra-se satisfeito com o seu teste. Ele envia um Ninjask para raptar Zorua e paralisa Zoroark para impedi-la de salvá-lo. Kodai irá controlar Zoroark, ameaçando prejudicar seu filhote. Zorua consegue driblar os pokémons de Goone, o capanga de Kodai, e escapa, caindo fora da aeronave onde estavam. Durante a queda, ele encontra um grupo de Hoppip, Skiploom e Jumpluff, permitindo-o se transformar num deles e flutuar até o chão com segurança.


Dentro do avião, Goone diz a Kodai que Zorua escapou, mas isso não irá inteferir nos seus planos, uma vez Zoroark não sabe disso, resolvendo continuar sua viagem para a cidade Crown. Zorua cai num grupo de Vigoroth, deixando-os zangados. Ash e seus amigos aparecem e ajudam Zorua a se livrar dos Vigoroth. Zorua ri e diz que não precisava da ajuda deles. Eles percebem então que o pokémon é capaz de se comunicar via telepatia. Zorua conta como se separou de sua mãe e diz que precisa ir para a cidade Crown para reencontrá-la. Ash e os outros decidem ajudá-lo. Zorua mostra sua habilidade para eles, transformando-se em Ash e Pikachu. Após ser provocado por Kodai, que utilizou-se de uma ilusão de Zorua preso numa cela, Zoroark aceita criar ilusões de Raikou, Entei e Suicune destruindo a cidade. Ao mesmo tempo, Kodai começa a anunciar na cidade que Zoroark é o responsável por essa confusão, fazendo os habitantes fugirem da cidade. Enquanto isso acontece, um Raikou, um Entei e um Suicune, os verdadeiros lendários em sua forma shiny, guardiões da cidade, pressentiram o perigo e seguiram rumo à cidade para defendê-la.





Um Celebi, que havia se afastado da cidade há 20 anos, reaparece, cumprimentando alguns pokémons e fazendo flores desabrocharem. Quando Ash e companhia chegam na cidade, ficam surpresos ao verem a guarda Jenny evacuando a cidade, dizendo estarem sendo atacados pelo trio lendário. Zorua vê o anúncio de Zoroark na cidade, transforma-se em Brock e sai correndo. A turma se reúne a Karl, um investigador, atualmente muito interessado em Kodai. Karl o chama de "o homem que pode ver o futuro". Enquanto isso, Kodai tem uma visão com um relógio de contagem regressiva e de Ash e seus amigos impedindo-o de tocar numa "ondulação do tempo" que surgirá nesse relógio. Enquanto estava na cidade, Zoroark tenta escapar de seus sequestradores, mas é enganada com uma projeção de Zorua, sendo recapturada por Goone. Ash e os outros descobrem que as ilusões de Zoroark faziam parte do plano de Kodai. Assim que descobriu que Ash estava na cidade, Kodai manda Goone usar os seus pokémons para encontrá-lo e capturá-lo.




Zorua tenta sair correndo desesperadamente para encontrar Zoroark por conta própria, mas é interceptado por Mightyena e Tangrowth, pertencentes respectivamente a Joe, o avô de Karl, e Tammy, dona de uma floricultura da cidade. Os dois começam a contar como Celebi havia salvado a vegetação da cidade no passado. Ao ouvir um grito de Zoroark, Zorua corre novamente para tentar encontrá-la. Pikachu e Piplup resolvem segui-lo. Eles se deparam com um grupo de pokémons irritados com o que Zoroark fez na cidade. Nesse instante, Celebi aparece e tenta acalmar as coisas. Zorua faz amizade com Celebi, que concorda em ajudar a procurar sua mãe. Pouco depois, Ash, Dawn, Brock e Karl, que vinham mais atrás, são capturados por uma jaula de Kodai. Kodai tem uma visão de que se encontrará com Celebi em breve. Ele e Goone saem à procura de Celebi e de todos os relógios de contagem regressiva da cidade, deixando Rowena com os nossos heróis.




Rowena está procurando nos arquivos de Kodai algo que a ajudasse a descobrir sobre a cidade e Celebi. Ela encontra Ash e os outros e os liberta, fugindo com eles num bote. Rowena revela ser amiga de Karl e que trabalhava em segredo para saber mais sobre Kodai. Ela começa a contá-los tudo o que descobriu. Há 20 anos, Kodai havia tocado nas ondulações do tempo produzidas por Celebi ao fazer uma viagem no tempo. Isso lhe deu o poder de ter visões do futuro. Ele chegou a atacar Celebi, revertendo o fluxo do tempo e matando a vegetação ao redor. Hoje o seu poder de ver o futuro está desaparecendo e por isso quer encontrar novamente a ondulação do tempo. Enquanto isso, Zorua, Celebi, Pikachu e Piplup continuavam sua procura por Zoroark, quando são encontrados por Kodai. Zorua tenta proteger Celebi com suas ilusões, mas é derrotado. Antes de desmaiar, Zorua envia uma mensagem final para sua mãe. Isso deu forças para Zoroark se libertar de sua prisão, que saiu em disparada para encontrar-se com Zorua.





 

Zoroark consegue escapar da aeronave, mas se encontra de cara com os shiny cães lendários, que acreditam que ela seja um verdadeiro problema para a cidade. Kodai ataca Celebi violentamente, forçando-o que invoque as ondulações do tempo. Zorua recobra a consciência e enfrenta Kodai novamente, com Pikachu e Piplup fazendo o que podem, porém não são páreos para ele. Felizmente, Karl, Rowena, Ash, Danw e Brock chegam para salvá-los. Enquanto isso, Zoroark enfrentava os verdadeiros cães lendários, destruindo a aeronave de Kodai no processo. A batalha se prolonga pela cidade Crown, com Zoroark provando ser muito hábil com suas ilusões, conseguindo passá-los para trás. Ash e os outros conseguem salvar Celebi e Zorua e escapar de Kodai. Eles vão encontrar-se novamente com Joe e Tammy e descobrem que os guardiões da cidade Crown Raikou, Entei e Suicune estavam atacando Zoroark no intuito de proteger a cidade. Descobrem também a ondulação do tempo irá aparecer no relógio próximo ao estádio do Pokémon Baccer. Um aparelho espião de Kodai estava li, dando a ele a informação que precisava. O grupo notou a presença do aparelho e agora têm que correr para o estádio.



Zoroark encontra-se cercado pelas feras lendárias novamente e utiliza suas ilusões para prendê-los em cristais, tentando impedi-los de atacar. A ilusão é rapidamente quebrada com um aparelho especial de Rowena, libertando os lendários que estavam prestes a atacar Zoroark. Contudo, os pokémons que viviam na região apareceram e ficaram entre Raikou, Entei, Suicune e Zoroark, tentando explicar que Zoroark não é uma ameaça. Dawn e Brock travam uma batalha com Goone para dar tempo a Ash chegar na ondulação do tempo. Kodai prossegue tentando pegar Ash e Celebi. Ash diz para que Celebi fuja e faça uma viagem no tempo antes que Kodai o alcance. Kodai começa a perseguir Celebi, ignorando Ash. Mais tarde, ele percebe que Celebi na verdade é Zorua transformado, que voava com a ajuda do Bronzor de Karl. O verdadeiro Celebi estava na mochila de Ash. Kodai captura Zorua e volta para alcançar Ash. Dawn e Brock ainda enfrenvam Goone, quando Zoroark surge e acaba com todos os pokémons dele com facilidade.



Quando Ash estava chegando ao estádio, Kodai e faz ele para com os poderes de seu Mismagius. Ele segue em direção à ondulação do tempo. Zoroark aparece para se vingar de Kodai e recuperar seu filhote. Kodai ameaça machucá-lo, fazendo Zoroark não se aproximar. Kodai se aproxima da onda do tempo e começa a absorver o seu poder, sem se importar se a vegetação em sua volta irá morrer como aconteceu no passado. Quando ele já estava clamando vitória, Zoroark ri e o tempo se reverte. Tudo não passava de uma ilusão para enganá-lo. Karl e Rowena, que filmavam a cena, descobrem então que Kodai era o responsável de ter matado a vegetação da cidade no passado. Sem saber como foi afetado por essa ilusão, Kodai percebe que Zorua havia quebrado a sua pulseira bloqueadora de ilusões. Enquanto ele estava destraído, Zorua corre para os braços de sua mãe. Kodai manda o seu Shuppet atacar Zorua por trás, apenas para Zoroark se jogar na frente do ataque. Kodai aproveita para eletrocutar Zoroark com o seu aparelho, porém Zoroark consegue revidar. Brock e Dawn chegam e libertam Ash de Mismagius com a ajuda do Bronzor de Karl. Em desespero, Kodai tenta escapar para encontrar a verdadeira ondulação do tempo, mas é surpreendido por Raikou, Entei e Suicune defensores da cidade Crown.







Enquanto Kodai fugia, Zoroark prepara mais uma ilusão. Kodai se via seguro numa aeronave. Zoroark cancela a ilusão e Kodai cai de uma grande altura no campo do estádio. Zoroark, sem ter boas condições físicas, sorri por ter derrotado Kodai e fecha os olhos desmaiada no chão. Zorua chora, suplicando para que sua mãe acorde. Zorua cria uma ilusão de um belo campo ao redor deles. Celebi então usa o seu verdadeiro poder de viajar no tempo e usa as ondulações para curar a si e a Zoroark. Ela acorda e abraça Zorua, que agradece Celebi. Após fazer a vegetação do local florir, Celebi faz uma viagem no tempo e se despede.





Kodai recobra a consciência e vê no telão do estádio tudo o que havia sido filmado no momento em que tinha absorvido a falsa ondulação do tempo. O vídeo estava sendo transmitido em toda a cidade. A oficial Jenny, vendo sua verdadeira natureza, prende Kodai por seus crimes e Zoroark ruge para ele, feliz de vê-lo perante a justiça. Após isso, Zorua e Zoroark sobem a bordo de um navio para voltar para a região Unova com Karl e Rowena. Eles se despedem de Ash, Dawn e Brock, com Zorua e Zoroark transformando-se rapidamente em Ash e Pikachu enquanto acenavam. Ash então promete que um dia irá visitar a terra natal de Zorua e Zoroark. O filme termina com Jessie, James e Meowth flutuando num riacho.



Nos créditos, vemos Ash e seus amigos assistindo das arquibancadas uma partida no estádio do Pokémon Baccer. Kodai e Goone sendo presos. Raikou, Entei e Suicune observam o barco onde estavam Zorua, Zoroark, Karl e Rowena. É exibido também todos os rivais de Ash e Dawn em Sinnoh, os líderes de ginásio, os membros da elite 4, Cynthia e Palmer, assim como um de seus respectivos pokémons.