Detonado Platinum

O INÍCIO - CIDADE TWINLEAF
Como todo jogo pokémon, começa com o professor falando sobre como é o mundo pokémon. Ele mostrará 3 opções, escolha a terceira. Uma hora, a tela de baixo do seu DS mostrará uma pokébola, clique no centro dela para que saia um Buneary de lá e o professor continue a explicação. Diga se você é menino ou menina, escolha um nome para você e para seu rival. O jogo começa com uma notícia na televisão. Logo que você começar a andar, seu rival aparecerá no seu quarto, falará com você, irá ver seu novo PC e irá embora. Desça de seu quarto e fale com sua mãe. Ela dirá para ir à casa de seu rival (a que está na esquerda da cidade, mais para cima). Saindo de casa, repare que nevou bastante na cidade. Ao chegar na casa do rival ele trombará com você e depois entrará de novo. Fale com ele dentro da casa. Saia da casa e vá para norte, na rota 201, converse com ele lá, ele tentará atravessar o matinho sem ter Pokémons, mas Rowan aparecerá gritando para ele não fazer isso. Responda "Yes" para Rowan e seu rival, então aparecerá Lucas/Dawn trazendo uma maleta com 3 Pokéballs (se você começou como menino, será Dawn, se começou como menina, será Lucas). Abra a maleta e escolha um dos 3 Pokémons, Rowan vai emprestá-lo a você. Seu rival ficará com um que tem vantagem contra o seu. Os Pokémons disponíveis são: Turtwig do tipo planta, Chimchar do tipo fogo ou Piplup do tipo água. Após escolher, Rowan e Lucas/Dawn irão embora. Então, seu rival o desafiará para uma batalha. 

Ataque apenas utilizando o primeiro golpe de seu pokémon para ganhar sem demoras. Após a partida, você aparecerá em casa, e sua mãe lhe dará o Running Shoes, agora você poder correr apertando o botão B. Saia de casa e da cidade, e encontrará novamente seu rival, que irá te seguir. Vá pelo caminho da esquerda e entre na "floresta" no fim desse caminho. Você irá chegar à um lago (Verity). O líder da Equipe Galactic estará olhando o lago, e irá embora. Vocês ouvirão o ruído de um Pokémon, mas não verão nada. Saia da floresta e volte pelo caminho de onde veio.

A CIDADE SANDGEM
Agora podemos ir nos matinhos e encontrar pokémons selvagens. Por enquanto ainda não pode capturar, vá lutando com os selvagens para subir de nível. Para ir à Sandgem, saia de Twinleaf e pegue agora o caminho à direita. Esta é a rota 201.

No caminho tem um garoto que lhe dará um potion, agora pode não ser algo necessário, mas é bom ter um potion no bolso, é um bom amuleto... Quando chegar em Sandgem, Lucas/Dawn estará esperando e te levará até a casa do professor. Seu rival estará saindo de lá. O Profº Rowan verá que você cuidou de seu Pokémon e por isso o deixará com você. Você receberá a Pokédex. Lucas/Dawn ficará com o último pokémon da maleta. Saindo do laboratório, Rowan ainda te dará o TM 27. Depois disso, Lucas/Dawn irá te mostrar a cidade e então, ficará bloqueando a saída da rota 202.

Volte à sua casa e fale com sua mãe para receber um journal, um item que serve para ver um resumo do que você fez das últimas vezes que jogou. Logo depois a mãe de seu rival aparecerá. Ela te dará um item (parcel) para você entregar a seu rival quando encontrá-lo. Volte a rota 202. Fale com Lucas/Dawn, ele(a) te ensinará como se captura pokémons. Então você receberá 5 pokébolas dele(a). Agora pode explorar a rota 202.

Há 3 treinadores para lutar nessa rota. Aqui também é um bom lugar para encontrar Shinx nos matinhos.

A CIDADE JUBILIFE
Ao chegar a cidade, Lucas/Dawn perguntará se capturou algum pokémon. Indo ao norte, uma pessoa estará se escondendo nos postes de luz. Ele é Looker, um agente secreto que está investigando a Equipe Galactic. Após conversar com ele, ele te dará o Battle Recorder. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon e vá até a Escola Pokémon, logo a esquerda do Centro. Quando entrar, veja seu rival. Fale com ele para entregar aquele item (parcel). Ele receberá um mapa do continente (Town Map), e dará um para você também. Antes de sair da escola, lute com os treinadores da direita. Fale com eles de novo, um deles lhe dará Potion.

Saia da escola, vá pelo caminho que fica entre a Escola e o Centro e um senhor virá falar com você. Ele dirá que te dará um Pokétch se recolher 3 cupons de 3 pessoas. Essas 3 pessoas são palhaços e estão espalhados pela cidade. Ache-os, quando falar com eles, eles farão uma pergunta, basta respondê-la corretamente para receber o cupom. Feito isso, fale com o senhor e ele te dará o Pokétch. Verá que seu Touch Screen mostrará as horas.

ROTAS 203 e 204
Tem uma casa à esquerda da cidade, lá é uma saída da cidade e tem um pescador. Fale com ele e receberá a Old Rod. Nestas versões, para pescar você deve lançar a vara e esperar aparecer o ponto de exclamação, e então apertar A para lutar. Agora saia da cidade pelo norte. Lá tem alguns treinadores para lutar e alguns itens. No fim dela tem uma caverna, mas não dá para explorá-la no momento. Aqui você pode até encontrar Budew. Então, volte para a cidade e vá para a direita. Antes de sair da cidade por esse lado, entre numa casa e uma mulher lhe dará o ítem Quick Claw, que quando equipado ajuda seu Pokémon a atacar primeiro o oponente. Agora sim saia da cidade.

Ao entrar nesta rota, seu rival chamará para lutar. Esteja preparado, pois ele tem um Starly lv.7 e o inicial (com vantagem ao seu) no lv.9. Espero que seus pokémons já tenham passado do lv.10! Derrote-o e se precisar, volte ao Centro para recuperar seus pokémons, mas volte para continuar explorando a rota.

Tem mais treinadores para lutar aqui. No fim dela tem uma caverna, é bom que seus pokémons estejam recuperados antes de entrar.

Quando entrar na caverna, um homem verá o seu Pokétch e dará o HM 06 - Rock Smash, que você só poderá usá-lo quando tiver sua 1ª insígena. Vá seguindo seu caminho pela caverna, lute com os treinadores. Não é muito difícil, logo encontrará a saída.

A CIDADE OREBURGH
Um jovem te levará até o ginásio da cidade, onde já está seu rival, e este lhe dirá que não tem ninguém no ginásio. O líder está numa espécie de mina. Tem uma pessoa no primeiro prédio da cidade que te dá uma Dusk Ball. Vá ao Centro Pokémon, recupere seus pokémons, ande ao sul e chegará numa área que parece estar em obras. Antes de entrar na mina, à direita há um homem ao lado de um Machop que te dá Super Potion (para chegar a ele, procure uma passagem pelas sombras). Desça as escadas e chegará a mina.

Você poderá encontrar pokémons selvagens pelo caminho (até mesmo Onix). Procure um caminho a esquerda e vá lutando com os treinadores. Vá andando até encontrar um homem de capacete vermelho, ele é o líder do ginásio. Fale com ele, ele usará Rock Smash em uma pedra e irá para o ginásio. Lute com os demais treinadores aqui. Depois pode sair.

Recupere seus pokémons e prepare-se para ir ao ginásio. Recomendo que seus pokémons estejam no lv.20 neste ginásio, assim, sempre vá subindo 5 levels e estará pronto para o ginásio seguinte (no caso do próximo ginásio, lv.25, do ginásio seguinte, lv.30, desta forma, sempre poderá enfrentar os líderes de ginásio num level equilibrado).

Roark usa:
Geodude lv.12
Onix lv.12
Cranidos lv.14

Os iniciais tem vantagem aqui, se você tiver golpes de planta ou de água, vão ter vantagem. Se você pegou o inicial de fogo, basta evoluí-lo e ele aprenderá um golpe do tipo lutador, que tem vantagem contra o de pedra. Após derrotar o líder, recupere seus pokémons no Centro. Volte àquela caverna da entrada da cidade, encontrará seu rival, mas ele não quer luta. Atravesse de volta a caverna para voltar a Jubilife.

LUTANDO COM O TEAM GALACTIC
Agora a rota 207 está acessível, você não é obrigado a passar por ela, mas tem uns pokémons selvagens bons aqui (Ponyta já está disponivel)... e também itens. Como você ainda não tem sua bike, não poderá prosseguir. De qualquer jeito, terá que voltar à cidade de Jubilife. Se ainda não ensinou Rock Smash a um de seus pokémons, ensine agora para poder quebrar as pedras. Na caverna que fica na entrada de Oreburgh, use a técnica Rock Smash para quebrar as pedras que bloqueiam uma passagem da caverna, e explore o que puder no caminho que você abrir, você encontrará alguns itens aqui, inclusive o TM 70 (Flash). Você ainda não pode explorar esta caverna por completo, por isso mais pra frente poderemos voltar aqui. Tendo explorado essa área da caverna e a rota 207, volte à cidade Jubilife.

Chegando em Jubilife, Looker aparecerá novamente, somente para conversar. Depois de ter conseguido sua 1ª insígnea, vá até o Pokétch Company conseguir uma função nova para o seu Pokétch (Memo Pad). Recupere seus pokémons. Na cidade, vá em direção à rota 204 (ao norte). Verá que na entrada estará o Profº Rowan e Lucas/Dawn sendo atacados pelo Team Galactic. Fale com o professor e então começará uma batalha em dupla, realmente 2×2, você e Lucas/Dawn contra os 2 membros do Team Galactic.

Eles temGlameow lv.11 e Stunky lv.11.

Lucas/Dawn, para te ajudar na batalha, tem um inicial lv.13. Quando derrotá-los, sairão correndo. Eles estavam falando com o profº sobre fontes de energia. Logo, ele e Lucas/Dawn sairão. Um homem chegará e dirá que a TV Station está aberta e te dará um item para vestir seus pokémons. Antes de prosseguir, você deve voltar e dar uma olhada na Jubilife TV (um prédio com uma TV enorme na frente). Diferente de Diamond e Pearl, no primeiro andar agora não há treinadores para batalhar. No segundo andar uma pessoa te presenteia com uma Mask, para ser usado em Contests. Ele pode te dar um Turtwig Mask, um Chimchar Mask ou um Piplup Mask, dependendo do seu inicial. Depois, siga de novo para a rota 204 e entre na caverna.

 

 

Use Rock Smash nas pedras. À esquerda estará um item, o TM 39 (Rock Tomb) e à direita a saída. Ao sair, verá mais alguns treinadores para lutar, pegue também os itens que encontrar. O TM 09 é encontrado aqui (Bullet Seed). No fim, chegará a próxima cidade.

 

A CIDADE FLOAROMA
Não há muito o que fazer. Entre numa casa que tem uma Clefairy e receba da menina o TM 88 (Pluck). Tem uma casa com duas árvores de berry lá. Recolha as berries e entre na casa. Fale com as mulheres aqui. A 1ª te dá o Psyduck Pail, que serve para regar as berries quando plantadas. A outra te dá uma berry todos os dias, venha aqui diariamente para receber uma berry. A última te vende acessórios para vestir seu pokémon, mas isso não é necessário agora, pois serve para ser usado nos Super Contests. Não há mais nada a fazer, siga à rota 205.

Ao entrar na rota, uma garotinha estará chorando, sentindo falta de seu pai. Pegue as berries aqui. O team Galactic estará bloqueando a passagem da ponte para o norte, então siga à direita, onde fica o Valley Windworks. Verá grandes hélices de moinhos de vento. No matinho daqui tem Shellos, Buizel e Pachirisu. Tem um fantasma (Drifloon) que aparece toda sexta-feira parado na frente do moinho de vento, ele vem no lv.22.

Um membro do team Galactic está bloqueando a entrada do moinho de vento, lute com ele, que tem um Glameow lv.13, ao derrotá-lo, entrará no moinho. Você não poderá entrar, pois precisa de uma chave. Volte à cidade Floaroma e vá ao norte da cidade, verá que abriu-se uma entrada para uma nova área.

O MOINHO DE VENTO
Ao entrar nessa nova área (Floaroma Meadow), terão dois membros da team Galactic ameaçando um velho. Derrote-os e o velho lhe dará a chave do moinho de vento (esta é a Works Key). Ele também te dará um item que serve para por mel e fazer que apareçam certos pokémons em certos tipos de árvores. Volte ao local do moinho de vento e abra com a chave que você recebeu dele.

Dentro do moinho, terá que lutar com mais membros do team Galactic. Derrotando-os, verá um cientista e uma mulher de cabelo vermelho, responsável pelo sumiço do pai da garotinha que estava chorando. Lute com a mulher, ela é uma commander do Team Galactic.

Mars usa:
Zubat lv.15
Purugly lv.17

Derrotando ela, todos os membros do team Galactic irão embora, inclusive Charon, um cientista da Equipe Galactic (que aparece na abertura do jogo junto com Looker). A garotinha virá e agradecerá a ajuda, por ter salvo seu pai. Ao sair, Looker aparecerá, entrará no moinho e depois sairá, sem ter encontrado os Galactics. Agora, o caminho da ponte que estava sendo bloqueado pelos membros do team Galactic na rota 205 está livre. Recupere seus pokémons e vá para lá agora.

ROTA 205
Nesta rota tem vários treinadores. Lute com todos para ganhar experiência e dinheiro. Vá pegando todos os itens também. O Pokémon mais forte deles está no lv. 15. No meio da rota tem uma casa onde a mulher cura os seus pokémons. Siga todo o caminho desta rota e chegará numa floresta.

Ao entrar na floresta, uma treinadora pokémon chamada Cheryl pedirá sua ajuda para atravessar a floresta. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Chansey lv.20 dura na queda. Não esqueça depois de recolher os itens que encontrar pelo caminho. Cheryl não é muito ofensiva, portanto, você terá que atacar bastante.

Cheryl lutará ao seu lado comChansey lv.20

Ela te ajudará a derrotar os treinadores que aparecerem pela floresta. E até as batalhas com pokémons selvagens aqui é em dupla! Não capture pokémons ainda, ainda mais porque você só pode atirar a pokébola se haver só 1 pokémon selvagem, e a Chansey também não irá ajudar, ela poderá acabar derrotando o pokémon que você queira capturar. Nesta floresta aparecem alguns Buneary, e, raramente, pode aparecer Gastly. À noite tem Hoothoot. Se tiver muuuuita sorte, mas muita mesmo, ainda é possível encontrar beautifly e dustox pela floresta. Você vai notar um novo visual nesta floresta, as árvores farão sombras no cenário.

Mas bom em tudo isso é que seus pokémons recuperarão todo o HP quando cada luta terminar. E os exp. points ganhos nas batalhas serão só seus, a Chansey vai ficar chupando o dedo (pelo menos a mão, porque dedo ela não tem mesmo). Quando atravessar a floresta, Cheryl vai te agradecer com um ítem e irá embora. Se estiver seguro, saia da floresta também, ou se quiser capturar um pokémon ou pegar algum item que esqueceu, volte, mas de qualquer jeito terá de sair da floresta. Ao sair da floresta, tem alguns pescadores para lutar, eles tem mais Magikarps, alguns Goldeen também. Pegue o item que achar e siga para a próxima cidade.

A CIDADE ETERNA
Em Eterna verá membros do team Galactic espalhados pela cidade. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon (aqui tem uma mulher que adiciona uma nova função no seu Pokétch). Entre na casa do lado e fale com o velho, ele lhe dará 1 item (Explorer Kit) que serve para cavar em Sinnoh e ir para seu subterrâneo, para poder encontrar algo como fósseis e itens. Do lado do PokéMart, tem um prédio, lá tem um menino que troca Buizel por Chatot, também tem uma velha que te dá TM 67 (Recycle).

Agora, indo a norte como se fosse sair da cidade, seu rival aparecerá (ao invés de Cynthia em D/P). Ele te levará até a estátua de Palkia, onde também estará o líder da Equipe Galactic. Após falar sozinho, ele irá embora, sendo seguido pelo seu rival. Olhe atrás da estátua e encontrará um ítem escondido, que ao ser equipado aumenta o poder de golpes do tipo Dragão. Um pouco para trás, tem um Herb Shop onde você encontra itens muito bons, mas que vão baixar a felicidade do pokémon. Usar um item desses num Budew por exemplo pode ser muito mal, já que ele evolui por felicidade, caso contrário, não vejo muito mal em usar um item desses.

Se você continuar seguindo, chegará na rota 211, mas só poderá explorar o lado oeste desta rota. Tem treinadores por aqui, é bom se você precisar treinar mais um pouco antes da batalha do próximo ginásio. Há também alguns ítens escondidos, incluindo o TM 12 (Taunt). Nos matinhos daqui podemos encontrar Medidite, Chingling, Machop e Bronzor. Se você ainda não tem um pokémon de fogo (que tem vantagem agora no gym de planta), pode optar por um Ponyta (que agora não aparece mais aqui, mas sim no sul da cidade). E se vier aqui de noite você ainda encontra Hoothoot. Tem ainda uma caverna, você não poderá ir muito longe, mas é possível encontrar Cleffa aqui. De manhãzinha aparece Cleffa mais facilmente.

Então, depois de tudo isso, volte para a cidade. No caminho, aparecerá uma mulher, seu nome é Cynthia, campeã da Elite 4. Ela verá sua pokédex e te dará o HM 01 - Cut, que poderá ser usado depois de derrotar o líder da cidade. Ela também irá mencionar sobre a Pokémon Mythology. Agora vá ao ginásio. Do lado tem um item, é o Super Potion. Na porta do ginásio estará a líder, que falará a respeito do seu rival e e depois entrará. O Ginásio é do tipo planta, traga um pokémon de fogo e voador para ter vantagem. Desta vez, diferente de D/P, há 3 treinadoras para você derrotar antes da líder, ao invés de 4. Assim que entrar, lute com a primeira treinadora. Após a partida, um grande relógio começará a girar e parará. Seus ponteiros formarão uma "ponte" para que você chegue à próxima treinadora (é um ginásio só de mulheres). Derrotando a segunda treinadora, além do relógio girar novamente também será desligado a barreira de jatos d'água abaixo dela. Derrotando a terceira treinadora, os ponteiros liberarão caminho finalmente para a líder.

Gardenia usa:
Turtwig lv.20
Cherrim lv.20
Roserade lv.22

Apenas tome cuidado com Roserade, você pode acabar paralisado ou até mesmo envenenado. Prefira usar golpes do tipo inseto, fogo, veneno, gelo ou voador. Derrote-a, e ela te presenteará com o TM 86 (Grass Knot) e com a Forest Badge, que permitirá que você use o HM 1 (Cut) fora das batalhas. Volte à cidade e lembre-se de recuperar seus pokémons.

A BATALHA DO TEAM GALACTIC
Agora que tem a insígnea, trate de ensinar a técnica Cut a um de seus pokémons. Com essa técnica, corte a arvorezinha ao norte da cidade para acessar o prédio do Team Galactic. Fora do prédio, do lado direito, pegue o TM 46 (Thief), e depois entre no prédio. Ao entrar, um membro do Team Galactic virá falar com você, mas espere! Na verdade ele é o Looker, disfarçado! O prédio ficou um pouco mais complexo comparado a D/P. Procure passar por todas as escadas, voltando ao andar anterior se for preciso. É bom, pois você pode achar itens pelo caminho. Converse com todos lá dentro até chegar ao último andar.

Aqui você verá a Jupiter, uma Comandante do Team Galactic, tentando roubar os pokémons de um homem. Lute com ela e derrote-a, que ela deixará os pokémons dele em paz.

Jupiter usa:
Zubat lv.21
Skuntank lv. 23

Após derrotá-la, o senhor lhe agradecerá e dirá para ir visitá-lo em sua loja de bicicletas. Pegue ao lado o ítem Up-Grade (), que serve para evoluir Porygon para Porygon 2 quando trocado. Agora, certifique-se que você esteja com no máximo 5 Pokémons (caso tenha 6, deposite um) e procure a loja de bicicletas na cidade (ela fica abaixo do PokéCenter). Ao chegar lá, Cynthia aparecerá e lhe dará o ovo do Togepi. Ele nasce depois de se dar 2.560 passos. Lembrando que agora os pokémons nascem dos ovos no level 1, e não mais no level 5 como era nas versões anteriores. Agora fale com o homem da loja e ele te dará a sua bike. Nestas versões, a bike tem 2 marchas. Se você apertar o botão B quando estiver andando com ela, perceberá que ela anda mais rápido do que o normal. Quando precisar subir uma rampa ou pular "lombadas" de terra por exemplo, basta apertar B usando a bicicleta. Agora sim você poderá ir a rota ciclista saindo ao sul da cidade.

Ao passar pela saída receba o Exp. Share do cientista, ele irá te dar se já tiver visto ao menos 35 pokémons. Esse item serve para dar metade dos exp. ganhos numa batalha para o pokémon que estiver segurando-o. Você estará agora na rota 206. Apenas atravesse a rota descendo de bicicleta, os treinadores aqui usam o tipo voador, fogo e elétrico. Lute com todos. No fim, fale com uma menina loira e receba Flag. Use Cut mais à direita e chegará a rota 206. Lute com um único treinador aqui. Não saia da rota 206 ainda, em Platinum, este é o único lugar onde existe Gligar para capturar. Ainda na rota 206 é possível encontrar uma caverna (Wayward Cave), ela é meio chata, mas já é possível explorá-la, se não quiser não precisa explorar agora, explore quando quiser, temos um guia dessa caverna no final do detonado. Detalhe que é nessa caverna que vc faz batalhas em dupla ao lado de Mira e que a área escondida dessa caverna, onde se encontra Gible, agora está acessível, não é necessário strenght como em D/P.

Volte à saída do Cycling Road. Antes de continuar, podemos fazer algumas coisas agora:

- Naquela caverna que fica na entrada de Oreburgh, use Rock Smash e procure por uma espécie de rampa (lombada) que tem lá. Você pode subí-la com sua bike, lembre-se que ela tem que estar rápida (apertando B). Aqui você consegue o TM 31 (Brick Break).
- Na Rota 204, depois da caverna, tem um lugar onde dá para usar Cut, fale com a menina lá e receba o TM 78 (Captivate).
- Na rota 205, imediatamente na saída da Eterna Forest, vá pro sul e use cut, por aqui uma menina te dá um acessório, você encontra 1 item e o TM 82 (Sleep Talk), além de berries.
- Dentro da floresta tem um lugar para usar Cut, você encontrará Ether e o Old Chateau, onde se encontra Rotom, saiba mais no fim do detonado.

Lembrando que todas essas áreas são opcionais, você não precisa ir se não quiser.

Descenco a rota 206 e virando à direita, chegará na rota 207. Siga caminho lutando com todos os treinadores. No final da rota, antes de entrar na caverna, Lucas/Dawn irá te encontrar. Fale com ele(a), ele(a) lhe dará um VS Seeker, que serve para batalhar com treinadores que você já enfrentou uma vez (para isso, vá à rota onde eles estão e use-o para ver se alguém quer luta) e uma nova função para o Pokétch (Dowsing Machine, funciona como o Item Finder das versões antigas).

Você encontrará o Mt. Coronet. Não há muito o que fazer, só se pode acessar a parte sul por enquanto, já que ainda não temos o HM do Surf. Siga caminho até ver o líder do Team Galactic Cyrus falar com você e ir embora. Se quiser, capture algum pokémon. Nosepass e Clefairy estão disponíveis aqui.

Saindo, chegará na rota 208. Aqui haverá mais treinadores para lutar. É bom mesmo, para ir treinando e subindo levels de seus pokémons, e alguns treinadores usam pokémons que você ainda não viu, é bom vê-los para no fim do jogo poder ter a National Dex. Por aqui aparece Ralts e Bibarel nos matinhos. Tem um lugar onde você usa Rock Smash e encontra um item.

Você encontrará uma casa com uma plantação de berries do lado de fora. É a casa do Berry Master, ele te dá uma Berry todos os dias, se você vier falar com ele. Tem também uma menina que se você falar com ela, você ganha uma nova função do Pokétch (Berry Searcher). A mulher vende adubo para berries. Você também pode conseguir o ítem Odd Keystone com o homem perto da árvore amarela, bem ao sul da casa do Berry Master (este ítem será necessário caso deseje capturar futuramente o Spiritomb). Siga um pouco mais à direita e chegará na próxima cidade.

A CIDADE HEARTHOME
Quando entrar na cidade, verá uma mulher (Keira) atrás de seu Buneary, mas não é nada de importante. O ginásio da cidade não está acessível ainda. Ao norte da cidade tem um estádio onde se realizam os Super Contests (Contest Hall). Lá encontrará sua mãe e Keira. Você receberá acessórios delas. Verá aqui também uma mulher na frente do Contest Hall, fale com ela e ela dirá que é a líder do ginásio. Ela irá embora. Se você ainda não foi, vá ao Centro Pokémon e recupere seus pokémons.

Agora entre na casa à direita do centro pokémon. Você encontrará Bebe (ela é como Bill e Lanette das versões anteriores). Converse com ela tendo apenas 5 Pokémons com você, e ela lhe presenteará com um Eevee lv. 20! Então entre na casa logo à direita do PokéMart. Este é o Pokémon Fan Club. Fale com o velho de chapéu, ele te dará um item (Poffin Case) que serve para guardar Poffins.

Saia e entre no casarão ao lado. Vá ao elevador e suba ao último andar. Lá fale com a menina e você receberá um item que se equipado a um de seus pokémons, começa a restaurar um pouco do HP quando ele estiver baixo (Shell Bell). Se quiser também, é possível explorar o Amity Square, há duas entradas ao norte da cidade. Há um mini-guia sobre o Amity Square no fim do detonado, caso queira explorá-lo agora.

Vamos agora ao ginásio da cidade Hearthome. Em D/P, este era o 5º ginásio, mas agora em Platinum ele já fica disponível logo após conversar com Fantina no Contest Hall (lembra quando a encontrou?). O ginásio foi totalmente redesenhado, agora ele é escuro e os treinadores do gym usam lanternas para te achar. Para prosseguir, procure no chão um símbolo azul, e depois entre na porta que tenha o mesmo símbolo, caso contrário você sempre voltará ao começo. Cuidado com os Drifloons dos treinadores, eles possuem a hability Aftermath, que quando você os derrota com golpes físicos, seu Pokémon recebe 1/4 do dano causado. Se preciso, volte ao Centro Pokémon antes de lutar com a líder.

Acertando 2 portas você chegará na líder do ginásio.

Fantina usa:
Duskull lv. 24
Mismagius lv. 26
Haunter lv. 24

Nestes pokémons fantasmas, nem pense em usar golpes do tipo normal, terra e lutador. Vencendo-a, receba a Relic Badge e o TM 65 (Shadow Claw).

Recupere seus Pokémons. Agora a saída da cidade (à direita) estará liberada. Quando você tentar passar por lá, seu rival aparecerá e te desafiará.

Ele terá pokémons diferentes de acordo com seu inicial:
Se você escolheu Piplup:
Staravia lv.25,Buizel lv.23,Ponyta lv.23 eGrotle lv.27
Se você escolheu Turtwig:
Staravia lv.25,Buizel lv.23,Roselia lv.23 eMonferno lv.27
Se você escolheu Chimchar:
Staravia lv.25,Roselia lv.23,Ponyta lv.23 ePrinplup lv.27

Derrote-o, ele dirá que o ginásio seguinte é o da cidade Veilstone. Agora poderá sair, vá pela rota 209.

ROTA 209, E A TORRE PERDIDA
Nesta rota, é comum achar Ralts nos matinhos. À noite, pode ser encontrado Duskull por aqui. Se encontrar uma Chansey, não deixe de batalhar com ela, ela dá bastante experiência comparado aos outros pokémons selvagens. Procure falar com um pescador que está pescando na ponte. Ele perguntará se gosta de pescar. Responda que sim e receberá a Good Rod. Já é possível pescar Goldeen e Barboach com essa vara, e também Magikarps em lv.15-20, ficando mais fácil de evoluí-lo para Gyarados, se você quiser um desses para você. Continue, apenas atravesse a rota, lutando com os treinadores e pegando os itens. Aguns desses treinadores, os joggers, uns que ficam andando de um lado pro outro, só aceitam batalhar com você de manhãzinha (04:00-09:59). No fim, achará a Torre Perdida. (hehe, agora que achou não está mais perdida...)

A Torre Perdida (Lost Tower) é o cemitério pokémon. Aqui, encontrará pokémons fantasmas, alguns treinadores e itens. O Oval Stone pode ser encontrado aqui, se quiser evoluir uma Happiny, dê para ela segurar este item e deixe-a feliz. Lute com todos os treinadores aqui. Nos últimos andares, é possível até encontrar Golbat. Também poderá encontrar o TM 27 (Return), um golpe que é mais forte quando seu Pokémon está mais feliz. No topo, tem duas velhas. Ao contrário de D/P, em Platinum a da esquerda não lhe dá o HM 04 (Strenght), que agora estará disponível na Iron Island. Não há mais nada a fazer na torre. Ao lado da Torre Perdida está a cidade Solaceon, basta andar um pouco e chegará lá.

A CIDADE SOLACEON
Chegando à cidade, seu rival aparecerá, mas é apenas para conversar. À esquerda da cidade tem uma casa de telhado laranja. É um criatório Pokémon (Day Care, ou Breeding Center, como preferir!). Fale com a velha, ela perguntará se você quer deixar um pokémon com ela, diga que sim. Ela perguntará se quer deixar outro, diga que sim e saia da casa. Entre de novo e verá um homem, fale com ele e receberá uma nova função no seu Pokétch, que serve para ver os pokémons que você deixou no Day Care, se eles botaram um ovo, etc. Agora, recupere seus pokémons. Vá até o meio da cidade Solaceon, fale com um homem de verde (é logo ao lado esquerdo do Centro Pokémon). Ele te dará mais uma função para o seu Pokétch, é tipo um histórico de seus pokémons, que mostra os últimos pokémons seus que evoluiram, foram capturados, que saíram de um ovo, etc.

Os pokémons que você deixa no Day Care ganha 1 exp. a cada passo que você dá, para ter seu pokémon de volta, você terá que pagar $100, e a cada level que seu pokémon subir, são mais $100 por level. Para cruzar pokémons, deve-se deixar um pokémon macho e uma fêmea que sejam do mesmo Egg Group (para saber se os pokémons são do mesmo Egg Group, visite a nossa página de Grupos de Cruzamento). Assim que você der 100 passos, o velho que fica do lado de fora vai ter dado um passo a frente, se você falar com ele e estar com um espaço vago em sua equipe, você receberá um ovo dos pokémons que você deixou lá para cruzar. O Pokémon que nascer do ovo é da "família" da sua mãe, ou seja, do pokémon fêmea que você deixar lá. Por exemplo, se você cruzar um Charizard fêmea com um Seviper macho, nascerá Charmander do ovo. Se fosse Charizard macho com Seviper fêmea, nasceria Seviper.

Entre na casa ao lado do Centro Pokémon. Aqui tem um cara que pergunta por um pokémon, se você mostrar a ele o pokémon que ele descreve, ele te dará um item. Ele fará isso todos os dias. No lado direito da cidade tem uma casa onde você pode receber Seal Case, é um ítem para guardar selos para personalizar suas Pokébolas. Nesta cidade também existe as Ruinas Solaceon, onde podemos encontrar os Unowns e o HM 05 - Defog, mas no momento é opcional explorá-la, se não estiver afim, não precisa, tem um pequeno guia no fim do detonado. Não há mais nada o que fazer aqui, então, saia da cidade pelo norte (se quiser, pode pegar os pokémons do Breeding Center se não era a sua vontade deixá-los lá...)

ROTAS 210 E 215
Nesta rota você encontrará grama alta (e nesta grama alta não é possível andar de bicicleta sobre ela), mas mesmo assim você pode precisar da bicicleta nesta rota. Aqui haverá mais treinadores para se lutar, é bom já ir treinando mesmo que a próxima cidade é a do ginásio. É possível achar Scyther nos matinhos. Uma pessoa nessa rota lhe dá o TM 51 (Roost). No fim da rota 210 tem uma casa (Cafe Cabin), onde tem mais alguns treinadores para batalhar. Lá vendem o Moo-Moo Milk, um item que recupera 100 HP e chega a ser mais barato que um Super Potion. Do lado de fora verá os Psyducks bloqueando a passagem ao norte, então saia pela direita em direção a rota 215.

Na rota 215 começará a chover. No matinho pode aparecer Kadabra e Lickytung. Aqui tem uns treinadores de tipo lutador. Com um deles você consegue o TM 66 (Payback). Usando Cut naquelas arvorezinhas você poderá achar alguns itens. Apenas preocupe-se em atravessar a rota, a saída fica mais à direita, lá tem berries e mais à direita chegará na cidade.

A CIDADE VEILSTONE
Haverá membros do team Galactic pela cidade. Por enquanto, vá ao centro Pokémon recuperar seus pokémons. Fale com as pessoas pela cidade, algumas delas te darão itens. Esta cidade é como Celadon, Goldenrod e Lilycove das versões anteriores. Aqui encontra-se o Game Corner, logo ao sul do centro Pokémon. Para poder jogar no Game Corner, entre na segunda casa mais próxima do ginásio e fale com um palhaço, se responder corretamente a pergunta dele, ele lhe dará o Coin Case. Existe uma casa acima do centro Pokémon onde é possível receber de uma pessoa um Porygon lv.25! Visite o MegaMart (Department Store) da cidade, lá, além de poder comprar alguns itens, você poderá falar com algumas pessoas e receber algumas coisas: um senhor no primeiro andar lhe dá uma mask (para uso em Contests), e no último andar um dos gêmeos lhe dá Sticky Barb (item de equipar que te machuca todo turno, mas o inimigo também quando este usa um golpe físico). É possível conseguir uma nova função do Pokétch com uma das balconistas. No último andar tem as máquinas de bebidas (Lemonade, Fresh Water, Soda Pop). Nota: É possível que possa cair uma bebida extra na máquina, quando isso acontecer, aparece uma mensagem de bônus, falando que é possível pegar uma bebida que caiu sozinha. Isso pode ocorrer duas ou três vez em cada 500 bebidas compradas.

Já podemos ir ao ginásio da cidade, esteja bem preparado. Você verá Lucas/Dawn quando estiver chegando próximo ao ginásio, mas não é nada importante por enquanto. Após encontrar ele/ela, Crasher Wake, líder do ginásio da cidade de Pastoria, sairá do ginásio desta cidade e irá embora, seguido por Lucas/Dawn. O ginásio é do tipo lutador, para ter vantagem, traga um pokémons com golpes psíquicos ou voadores. Este ginásio também foi alterado em Platinum: agora há vários "ringues de boxe" cada um com um capanga. Lute com eles, eles usam pokémons como Machoke e Meditite. Empurre os sacos de pancada para destruir os obstáculos para poder avançar pelo ginásio. Concentre-se em destruir as 3 pilhas de obstáculos do lado de cima à esquerda, e depois empurre várias vezes o que está mais ao norte, destruindo o obstáculo na frente da líder.

Maylene usa:
Meditite lv.28
Machoke  lv.29
Lucario lv.32

Evite usar pokémons do tipo Normal, Pedra ou Metálico contra ela. Derrote a líder (pode-se usar golpes de fogo ou de terra no Lucario, já que ele também é do tipo metálico), e ela lhe entregará a insígnia e o TM 60 (Drain Punch). Ao sair do ginásio, virá Lucas/Dawn e dirá que sua Pokédex foi roubada e pedirá sua ajuda. Vá para o centro e recupere seus Pokémons.

Lucas/Dawn estará na entrada da cidade junto com 2 membros do Team Galactic. Você e ele/ela irão lutar numa batalha em dupla contra o Team Galactic. Para te ajudar na batalha, Lucas/Dawn usará Clefairy lv.25, Kadabra lv.25 e inicial evoluído lv.27.

Eles tem:

Zubat lv.25,Zubat lv.25,Stunky lv.26 eCroagunk lv.26

Após derrotá-los, irão entrar numa casa e Handsome aparecerá, levando você junto com ele para dentro da casa. Lá dentro você achará o HM 02 - Fly. Agora poderá voar à qualquer cidade de Sinnoh já visitada antes, basta ensinar esta técnica a um de seus pokémons. Não há mais nada de tão importante a fazer nessa cidade. Antes de mais nada, aproveite que agora você pode usar Fly e voe para Jubilife, entre no Pokétch Company e fale com o president, ele vai dar outra nova função pro seu Pokétch (Marking Map). Nosso destino agora é a cidade Pastoria, mas diferente de Diamond/Pearl, a rota 212, ao sul de Hearthome, não estará liberada, portanto vá para a cidade Veilstone e siga em direção ao sul, entrando na rota 214.

ROTA 214, VALOR LAKEFRONT e ROTA 213
Explore a rota 214 agora, lute com os treinadores e pegue os itens. Nesta rota já é possível encontrar Graveler, Rhyhorn e Houndour. Aqui você verá a Ruin Maniac Cave, uma caverna que você pode encontrar Hippopotas, mas na maioria das vezes aparece Geodude mesmo, mas, conforme a quantidade de Unowns de diferentes letras que você tenha capturado, aumentam as chances de você encontrar Hippopotas nesta caverna. Aqui tem um cara fanático por Unowns, dependendo de quantas letras de Unowns você tem capturado, ele irá cavando um túnel maior. Assim que você capturar todas as 26 letras dos Unowns, o túnel estará completo e o carinha irá parar de cavar, então, será aberta uma passagem para Solaceon Ruins onde você poderá encontrar os Unowns ! e ?. E é aqui também que você encontra o TM 28 - Dig, e você pode usar este TM como se fosse uma técnica de HM. Quando você estiver dentro de uma caverna ou de um prédio, use Dig e irá parar na entrada do lugar, assim você não precisará mais de usar Escape Rope. Isso tudo além de ele ser um ótimo golpe, funciona como o Fly nas batalhas.

No final da rota, você chegará ao Valor Lakefront. No momento, a entrada do lago estará bloqueada por 2 cameramen. Descendo mais um pouco você chegará a um lugar, tem uma casa aí que na verdade é um restaurante, haverá 5 batalhas em dupla aqui, os pokémons dos treinadores estão todos ao redor do lv.22, não deve ser difícil derrotá-los neste ponto do jogo, portanto, enfrente-os, eles darão exp. à seus pokémons e dinheiro. Este restaurante fica aberto das 9:00 às 23:00 e você poderá lutar com 5 duplas de treinadores aqui uma vez por dia. Tem um palhaço numa casa que te dá o TM 92 (Trick Room), um ataque que inverte a ordem de quem ataca primeiro por 5 turnos (mais lentos primeiro).

A saída à direita para a rota 222 está bloqueada. Aqui não há Centro Pokémon, mas um guarda que fica ao sul cura seus Pokémon. Perto da porta onde fica o guarda, do lado de fora, use o Dowsing Machine do seu Pokétch para encontrar um ítem escondido chamado Suite Key. Entregue o ítem para a garota loira mais ao norte do local para que ela possa entrar na casa. Fale com ela lá dentro e receba a White Flute (item que aumenta as chances de aparição de pokémons selvagens).