Detonado Let’s Go, Pikachu!/Let’s Go, Eevee!

PALLET TOWN
Assim que o jogo começar, escolha o idioma. Você terá um sonho com o Profº Oak (Carvalho) falando sobre o mundo dos pokémons. Escolha como será sua aparência no jogo (cabelo, cor de pele, sexo). Escreva um nome para você e para seu rival. Na sequência, você estará em seu quarto. Ao descer as escadas, seu rival virá cumprimentá-lo. Saia de sua casa. O professor não está no laboratório agora, tente sair de Pallet pelo norte. Você verá o professor pelos matinhos. Um Pikachu ou um Eevee irá aparecer (de acordo com sua versão).

Um tutorial de captura lhe será apresentado. Nestes jogos as capturas funcionam de maneira diferente. Segure seu Joy-Con horizontalmente, apontando-o para a tela de sua televisão/Nintendo Switch. Aperte A para preparar uma pokébola. Você pode balançar o Joy-Con, simulando o movimento do arremesso da pokébola. Isso fará com que a pokébola seja arremessada no pokémon. Seu Pikachu/Eevee será capturado. Pikachu/Eeevee sairá pulando, ainda dentro da pokébola, para o laboratório do professor. Lá, você encontrará três pokébolas na mesa. Escolha a do meio e Pikachu/Eevee se tornará seu pokémon. Seu rival escolherá a pokébola que contém o inicial oposto ao de sua versão. Você e seu rival receberão uma Pokédex cada.

Do lado de fora, você encontrará sua mãe. Receba dela o Town Map. Seu inicial irá te seguir fora da pokébola. Nesses jogos, você pode escolher um pokémon da sua equipe para te seguir fora da pokébola. Em alguns casos, quando o pokémon é muito grande, em vez de te seguir o que acontece é que você andará montado nele. Também pode acontecer do seu pokémon encontrar algum item pelo cenário, portanto fique sempre atento ao seu pokémon. É importante destacar também que seu Pikachu/Eevee inicial tem algumas funções importantes no jogo e, por conta disso, não podem evoluir.

Saia de Pallet pelo norte. Neste jogos, apesar de termos os matinhos, não é preciso andar sobre eles para encontrar pokémons. Os pokémons irão aparecendo aleatoriamente pelo cenário. Por aqui, podem surgir Rattata, Pidgey e Oddish (versão Pikachu) ou Bellsprout (versão Eevee). Quando você se aproxima deles, uma tela de captura será aberta e você poderá tentar capturar o pokémon. Não há batalhas com pokémons selvagens, apenas capturas. Cada captura que você fizer irá dar experiência para todos os pokémons de sua equipe. Fique atento, pois quando você atira a pokébola, existe a possibilidade de você errar o alvo ou o pokémon rebater a pokébola, fazendo com que você tenha que atirar mais e mais pokébolas até conseguir capturar. Quando seu time passar de 6 pokémons, os pokémons capturados serão colocados no Pokémon Box. O Box agora é um equipamento que fica em sua mochila. Não temos mas PCs nos Centros Pokémon. Passando por essa rota, você estará na próxima cidade.

VIRIDIAN CITY
Chegando na cidade, você pode visitar o Centro Pokémon. A enfermeira aqui cura os pokémons pra você, mas no momento você não precisará dela. Assim como no anime, ela possui uma Chansey como assistente. Ao norte da cidade você encontrará a dupla de vilões mais conhecida da franquia. Isso mesmo, Jessie e James, da Equipe Rocket! Até o Meowth está com eles. No entanto, eles estão aqui apenas para bloquear o seu caminho. No Poké Mart, você encontrará o atendente da loja logo na entrada. Ele lhe dará uma encomenda para ser entregue ao professor Carvalho. O jogo perguntará se você quer voltar ao laboratório, responda que sim caso não queira voltar todo o caminho andando. No laboratório, entregue a encomenda ao professor. Se o seu inicial é o Pikachu, ele irá subir em seu ombro. Se for Eevee, ele subirá em sua cabeça. Ele ficará sempre aí a partir de agora e o próximo pokémon de sua equipe irá te seguir fora da pokébola. Seu rival entrará no laboratório e Carvalho dará a você algumas Razz Berries. Você pode usar essas berries para facilitar a captura de pokémons. Em seguida, você será desafiado por seu rival numa batalha.

Seu rival usa:
Pikachu/Eevee lv.6

Vença-o e poderemos continuar nossa jornada. Ao sair de Pallet, a irmã de seu rival virá lhe dar uma roupa que você pode vestir em seu inicial. Você poderá interagir com o inicial em seu braço a partir de agora, basta acessar a opção Play with Pikachu/Eevee no menu. Em sua mochila, você encontrará a mala de roupas onde ficam as suas roupas e as de seu inicial. Você pode trocar de roupa a qualquer momento. Em seu caminho de volta à Viridian, fale com o atendente da loja e receba um Potion. Você poderá batalhar com um treinador agora e logo chegará em Viridian de novo.

VIRIDIAN FOREST
Seu rival irá apontar o Centro Pokémon. Recupere seus pokémons lá. Saia pela esquerda da cidade e você chegará a uma área onde é possível achar Spearow, Nidoran macho e fêmea. Encontre seu rival mais uma vez e lute com ele.

Seu rival usa:
Pidgey lv.3
Pikachu/Eevee lv.7

Se continuar andando, chegará na portaria da Liga Pokémon e não poderá continuar, pois você ainda não tem insígnias. Retorne à Viridian. Existe um ginásio aqui, mas no momento ele está fechado. Saindo da cidade pelo norte, passará por alguns matinhos onde Caterpie e Weedle já começam a aparecer. Logo achará a entrada para uma floresta. Teremos vários pokémons pelo caminho. Além dos pokémos que já encontramos, na floresta podem aparecer também Pikachu, Metapod e Kakuna. Na versão Pikachu há uma pequena chance de aparecer Butterfree, na versão Eevee, Beedrill. Enfrente os treinadores e pegue todos os itens que estiverem pela frente.

Um detalhe é que quando você segue capturando vários pokémons da mesma espécie consecutivamente, você vai aumentando uma "catch combo". Quanto maior for sua combo, maior as chances de um pokémon com IVs melhores aparecer. Isso também aumenta as chances de um pokémon shiny aparecer. Outro efeito que isso pode causar é a aparição de um pokémon mais raro. Aqui na Viridian Forest, há uma pequena chance de um Bulbasaur surgir caso consiga uma alta catch combo com algum pokémon. Usar itens de Lure também aumenta a chance de liberar um pokémon raro. Enfim, quando sair da floresta, você chegará em Pewter.

PEWTER CITY
Ao entrar na cidade, você será avistado por seu rival, que lhe dará 5 Potions. Vá curar seus pokémons no Centro Pokémon. Em Pewter tem um museu de fósseis, você pode visitá-lo se quiser, mas não há nada de muito interessante no momento. Tem uma mulher na cidade que pede para você tomar conta de um Slowpoke por um instante. Se você fizer isso, você irá ganhar uma Big Pearl. Volte aqui diariamente para ganhar mais Big Pearls, são boas para vender no Poké Mart e ganhar dinheiro.

Nesta cidade encontramos o ginásio de Brock. A essa altura, seu Pikachu/Eevee já deve ter aprendido o golpe Double Kick, que é super efetivo no ginásio de Brock. Contudo, isso não é o suficiente para desafiar o ginásio. Você precisará apresentar um pokémon de planta ou de água para poder entrar. Certifique-se de estar com um desses dois tipos na equipe (provavelmente você tem um Oddish ou Bellsprout aí) e apresente-o ao recepcionista. Não é necessário usar um tipo planta ou água durante a batalha se não quiser, eles são necessários apenas para você entrar. Contudo, esses tipos possuem vantagem nesse ginásio, não é uma má ideia usá-los. Derrote os treinadores do ginásio e vá desafiar Brock, o líder do tipo pedra.

Brock usa:
Geodude lv.11
Onix lv.12

Você deve passar sem muita dificuldade usando o Double Kick de seu inicial ou de Nidoran e golpes de planta de seu outro pokémon. Consiga a insígnia Boulder Badge e o TM01 Headbutt. Saindo do ginásio você encontrará Blue, o neto do Profº Carvalho. Receba dele 5 Great Balls.

Não temos mais o que fazer aqui, podemos sair pela direita da cidade. Nesta rota encontramos Sandshrew (versão Pikachu), Ekans (versão Eevee) e Mankey (versão Pikachu). Charmander é o pokémon raro que pode ser liberado por aqui. Teremos mais alguns treinadores para enfrentar. Você verá um Coach Trainer. Os Coach Trainers são treinadores mais fortes que os demais treinadores da área. Eles ficam com um balão de (...) sobre a cabeça e você deve ir falar com eles para poder batalhar. Você recebe um prêmio deles quando vence a batalha. Enfim, atravesse a rota, recolha os itens e logo encontrará um Centro Pokémon próximo a uma caverna. Recupere seus pokémons. Existe um rapaz vendendo Magikarp aqui dentro. Nestes jogos é mais fácil evoluí-lo em Gyarados, visto que toda sua equipe recebe experiência a cada captura. Compre um caso tenha interesse. Siga para a caverna.

MT. MOON
Assim que entrar, você irá avistar Jessie e James. Eles dirão que estão atrás de fósseis e sairão correndo. Diversos pokémons habitam essa caverna. Você poderá encontrar Zubat, Geodude, Paras, Clefairy e, procurando bem, Clefable e Onix. O pokémon raro que pode ser liberado aqui é Chansey. Enfrente alguns treinadores. Você irá trombar com Jessie, James e Meowth algumas vezes pelo caminho. Eles continuarão fugindo. Há uma pessoa na caverna que lhe dará pokébolas caso o seu estoque acabe. No fim da caverna você verá alguns membros comuns da Equipe Rocket. Batalhe com eles.

Mais adiante encontrará um Super Nerd com dois fósseis no chão. Derrote-o numa batalha e você poderá ficar com um dos fósseis. O Helix Fóssil poderá reviver em Omanyte e o Dome Fóssil revive em Kabuto. Escolha o que preferir. Ao tentar sair da caverna, Jessie e James virão para roubar o fóssil de você. Batalhe com eles.

Jessie e James usam:
Ekans lv.12
Koffing lv.12

Vença-os e os Rockets irão decolar. Saindo da caverna, encontrará mais alguns itens e pokémons. Como novidade, poderá aparecer Psyduck. Continue e chegará na próxima cidade.

CERULEAN CITY
Chegando em Cerulean, recupere seus pokémons no Centro Pokémon. Existe uma pessoa aqui que lhe dará um Alolan Rattata em troca de um Rattata comum. Se o seu inicial for Eevee, há uma pessoa aqui que pode ensinar a ele os golpes Bouncy Bubble (tipo água), Buzzy Buzz (tipo elétrico) e Sizzly Slide (tipo fogo). Se quiser aproveitar, ensine a ele o Buzzy Buzz, será útil no próximo ginásio. Se o seu inicial for Pikachu, essa pessoa poderá ensiná-lo o golpe Zippy Zap, tipo elétrico. Do lado do Centro Pokémon, existe uma menina que lhe dará um Bulbasaur lv.12 caso você já tenha 30 pokémons capturados (não é preciso ser 30 diferentes, apenas 30 no total).

Existe uma fonte no meio da cidade. Jogue dinheiro lá para deixar seu Pikachu/Eevee feliz. Existe uma loja de bicicletas. Você não poderá comprar uma, mas se falar com o homem aqui, receberá 5 Heart Scales. Já é possível enfrentar o ginásio, mas antes, vamos explorar o norte de Cerulean e ganhar um pouco mais de experiência enquanto isso. Note que há uma policial Jenny barrando a entrada de uma casa. Lembre-se desse lugar. Saindo pelo norte da cidade, você encontrará seu rival, correndo de assustado por ter visto um pokémon falante. Batalhe com ele.

Seu rival usa:
Pidgey lv.12
Oddish lv.12
Pikachu/Eevee lv.13

Passando por seu rival, você terá que derrotar 5 treinadores na ponte chamada Nugget Bridge. Vencendo os 5, você é premiado com um Nugget. O cara que vai te dar o Nugget na verdade é um membro da Equipe Rocket disfarçado e você precisará batalhar com ele também. Logo mais à frente você verá um cara com um Charmander lv.14. Se você tiver capturado 50 pokémons, o Charmander é todo seu! Continue andando pela rota, passando por mais alguns treinadores e recolhendo os itens. Nesta área começam a surgir alguns Venonat selvagens, além de Meowth na versão Eevee. Squirtle é o pokémon raro que pode ser liberado por aqui.

No fim você encontrará uma casa com o pokémon falante que o seu rival tinha visto. É um Nidorino! Contudo, você descobrirá que esse Nidorino na verdade é Bill. Ele havia feito um experimento e acabou combinando o seu corpo com um Nidorino. Ajude-o a se separar de Nidorino. Mecha no computador dele. Nirorino entrará numa máquina e irá se separar de Bill. Como agradecimento, receba de Bill um par de S.S. Ticket, passagens necessárias para entrar no navio S.S. Anne. Retorne para Cerulean.

Vamos finalmente para o ginásio. O requisito para entrar é apresentar um pokémon que esteja ao menos no lv.15. Uma curiosidade é que as treinadoras desse ginásio se chamam Daisy, Violet e Lily, em referência às irmãs sensacionais do anime (irmãs da Misty). Enfrente as treinadoras do ginásio e desafie Misty, especialista no tipo água.

Misty usa:
Psyduck lv.18
Starmie lv.19

Use golpes elétricos e de planta que esse ginásio será moleza. Quando vencer, receba de Misty a insígnia Cascade Badge e o TM29 Scald. Saia do ginásio e recupere seus pokémons.

Vá ao encontro daquela policial Jenny que vimos antes. Ela será perturbada por um Squirtle e irá liberar sua passagem. Entre na casa que ela estava guardando. Haverá um enorme buraco na parede, passe por ele. Enfrente um capanga da Equipe Rocket do lado de fora. Derrote-o e ganhe o TM10 Dig. A saída à direita está bloqueada. Mais ao sul haverá mais alguns matinhos, onde aparecem Jigglypuff, Abra, Growlithe (versão Pikachu) e Vulpix (versão Eevee). Você encontrará o Day Care Center, local onde você pode depositar um pokémon para ir ganhando experiência.

Existe uma saída ao sul que leva à Saffron, mas um guarda não te deixará passar. Um pouco à direita você verá uma passagem que leva ao Underground Path. Seu rival está aqui. Receba dele alguns Revives. Dê a ele uma das passagens do navio. Siga pela passagem subterrânea. Existem vários itens escondidos por aqui. Seu inicial (Pikachu/Eevee) irá balançar o rabo rapidamente quando você estiver diante de um item escondido, preste sempre atenção nele para localizar esses itens. Do outro lado, teremos mais alguns treinadores pela frente. Vá pegando os itens e continue pelo sul, chegando na próxima cidade.

VERMILION CITY
Por aqui você verá uma policial Jenny com um Squirtle. Ela lhe dará o Squirtle lv.16 caso já tenha capturado 60 pokémons. Vá curar seus pokémons no Centro Pokémon. Uma pessoa aqui aceita te dar um Alolan Geodude em troca de um Geodude comum. Nesta cidade encontramos o Pokémon Fan Club. Fale com o velho lá dentro e ganhe uma roupa de Pikachu ou Eevee. Do lado de fora, você encontrará uma pessoa que perguntará se você prefere Growlithe ou Meowth. Então, você será desafiado a capturar 5 Growlithe ou 5 Meowth. Growlithe só aparece na versão Pikachu e Meowth apenas na versão Eevee. Você deve ter encontrado alguns deles nas últimas rotas em que estivemos. Tendo 5 deles capturados, você receberá desta pessoa um Persian (na versão Pikachu) ou Arcanine (na versão Eevee).

Continue andando pela cidade. Existe uma saída à direita de Vermilion que leva à entrada da Diglett’s Tunnel. Esta é uma caverna onde é possível capturar Diglett e Dugtrio. Ele será útil no próximo ginásio, capture-o se quiser. Não se preocupe em atravessar essa caverna agora, teremos que voltar aqui depois. Continuando à direita de Vermilion existe uma área com mais alguns itens e treinadores. Entre os pokémons que podem surgir por aqui estão Drowzee e Mr. Mime. Mais adiante você encontrará um Snorlax bloqueando o caminho. Não é possível continuar por aqui, então retorne à Vermilion.

Ao sul da cidade você encontrará o porto. Um marinheiro estará guardando a entrada do navio S.S. Anne. Mostre a ele a passagem. Você ganhará uma roupa de marinheiro. Entre no navio. Você irá se deparar com seu rival e Blue. Blue lhe dará um Shalour Sable. Explore todo o navio. Entre em todas as cabines, em algumas delas você pode encontrar itens e treinadores. Logo na entrada há uma cabine com uma mulher próxima a duas camas, ela pode recuperar o seus pokémons. Num certo ponto seu rival aparecerá novamente e desta vez você irá lutar com ele.

Seu rival usa:
Pidgeotto lv.20
Oddish lv.20
Pikachu/Eevee lv.21

Basta vencê-lo e poderá entrar na cabine do capitão no navio. O capitão irá lhe ensinar uma Secret Technique. As Secret Techniques são equivalentes às técnicas dos HMs dos jogos clássicos. Seu Pikachu/Eevee irá aprender o Chop Down, técnica equivalente ao Cut, que serve para cortar pequenas árvores. Fique tranquilo, pois as Secret Techniques não tomam espaço na lista de golpes do seu inicial. Certifique-se de ter explorado todo o navio, então saia dele. O navio irá partir assim que você sair.

Se você prestar atenção, verá que uma garota apareceu aqui. Ela é Mina, especialista nos tipo fada e que futuramente será uma Trial Captain da região de Alola (esses jogos se passam anos antes dos eventos de Pokémon Sun/Moon). Ela acabou perdendo o navio. Você poderá batalhar com ela se quiser.

Mina usa:
Jigglypuff lv.21
Mr. Mime lv.22

Você verá o cara próximo ao ginásio acenar para você. Vá até lá e faça seu Pikachu/Eevee cortar a árvore com Chop Down. Fazendo isso você fica apto a desafiar o ginásio. Vá curar seus pokémons e siga para lá. Batalhe com os treinadores. Você encontrará diversos cestos de lixo. Existem dois feixes de energia elétrica bloqueando a passagem que leva até o líder. Você deve ir verificando cesto por cesto até encontrar um botão que desliga o feixe de energia elétrica. Como são dois feixes, você deve encontrar dois botões. O segundo botão geralmente fica num cesto próximo do primeiro. Se você errar o segundo cesto, o primeiro feixe irá religar. Você deve apertar os dois botões nos cestos um logo após o outro. Feito isso, a passagem para o Lt. Surge, líder do ginásio elétrico, estará aberta.

Lt. Surge usa:
Voltorb lv.25
Magnemite lv.25
Raichu lv.26

Caso tenha capturado Diglett ou Sandshrew, os golpes tipo terra serão de grande ajuda. Você também pode ensinar o TM Dig para um Geodude, por exemplo. Lt. Surge irá entregar a insígnia Thunder Badge e o TM36 Thunderbolt, além de um autógrafo.

DIGLETT’S CAVE
Saindo do ginásio, você avistará Misty no centro da cidade. Ela irá restaurar seus pokémons e de quebra te levará até a entrada da Diglett’s Cave. Atravesse a caverna. Saindo do outro lado, corte a arvorezinha que está logo à esquerda. Subindo um pouco você estará em Pewter novamente. Ao norte da cidade, perto do museu, existe mais uma árvore para cortar. Você terá acesso a um lugar onde poderá conseguir o Old Amber, fóssil que revive em Aerodactyl.

Feito isso, retorne à saída da Diglett’s Cave e ande um pouco para baixo. Você encontrará um dos assistentes do Profº Carvalho. Ele te chamará para dentro de uma casa. Não entre na casa ainda! Continue seguindo ao sul, cortando algumas árvores, você conseguirá alguns itens e chegará em Viridian. Existe mais uma árvore a ser cortada por aqui, você encontrará uma pessoa que lhe dará o TM11. Feito isso, retorne àquela casinha onde o assistente do professor entrou. Receba dele uma nova Secret Technique, chamada Light Up. Ela equivale à técnica Flash dos jogos mais antigos, servindo para iluminar uma caverna. Saia da casa e será surpreendido por seu rival. Ele lhe dará uma carona até a saída de Cerulean, onde poderemos continuar nossa jornada.

ROCK TUNNEL
Corte a árvore à direita e continue seguindo o seu caminho, passando por mais alguns treinadores e recolhendo mais alguns itens. Mais adiante, estará numa área próxima a um rio. Por aqui há uma chance de Krabby aparecer. Quando estiver chegando próximo a um Centro Pokémon, você será cercado por quatro membros da Equipe Rocket. Lorelei, da Elite 4, irá surgir para te ajudar. Ela irá enfrentar três dos bandidos e você só precisará batalhar com um deles. Após vencê-los, eles fugirão e Lorelei irá embora. Vá curar seus pokémons no Centro Pokémon daqui. Entre na caverna que está logo adiante, esta é a Rock Tunnel.

Assim que entrar, você verá que a caverna é bem escura, com uma grande neblina. Você conseguirá ver apenas o vulto dos treinadores, dos pokémons e de algumas rochas do cenário. Para resolver isso, basta fazer com que seu Pikachu/Eevee use a Secret Technique Light Up. A caverna irá se iluminar. Detone mais uma cambada de treinadores e pegue todos os itens que encontrar pela caverna. Alguns pokémons novos podem aparecer pelo seu caminho, entre eles estão Golbat, Graveler, Machop, Rhyhorn, Cubone e, procurando bastante, Kangaskhan. Por aqui também tem uma pessoa que te dá pokébolas caso suas pokébolas acabem. Quando você finalmente atravessar toda a caverna, terá que enfrentar mais alguns treinadores do lado de fora. Mais um pouquinho e chegará na próxima cidade.

LAVENDER TOWN
Assim que entrar na cidade, você verá um Cubone correr em direção à Pokémon Tower. Seu rival irá atrás dele. Siga para o Centro Pokémon e recupere seus pokémons. Aqui dentro, você pode encontrar uma pessoa que te dá um Alolan Diglett em troca de um Diglett comum. Saia e siga para a torre onde o Cubone e seu rival entraram. Por aqui haverá uma velha que dá uma roupa formal para você. No próximo andar você verá seu rival, querendo uma nova batalha.

Seu rival usa:
Pidgeotto lv.27
Gloom lv.27
Raichu/Jolteon lv.28

No próximo andar, você e seu rival encontrarão um fantasma! Seu rival irá correr de medo. Cubone irá ver o fantasma e irá embora cabisbaixo. Você pode continuar explorando a torre se quiser. Em vez de pokémons, o que vão aparecer em seu caminho são fantasmas. Se você encostar em algum deles, será levado de volta à entrada da torre. Basta ir passando pelos andares, evitando encostar nos fantasmas. Você pode batalhar com algumas treinadoras e pegar os itens pelo caminho. Em um dos andares existe uma área purificada que, quando você passa sobre ela, seus pokémons são curados e os fantasmas desaparecem. No último andar você encontrará um fantasma gigante que não deixará você continuar. Saia da torre, mais tarde voltaremos aqui.

Existe uma saída ao sul de Lavender, porém não conseguirá ir muito longe pois encontrará aquele mesmo Snorlax que vimos antes barrando o caminho. Saia então pela esquerda de Lavender. Você verá Jessie e James, que irão raptar o Cubone que vimos antes. Logo mais cuidaremos dele. Continue andando pela esquerda, lutando com alguns treinadores e pegando os itens. Você encontrará duas saídas, uma delas (a que leva a Saffron) está bloqueada por um guarda, a outra leva a uma outra passagem subterrânea. Atravesse este Underground Path e continue até chegar em nosso próximo destino.

CELADON CITY
Dirija-se ao Centro Pokémon para curar seus pokémons. Aqui dentro existe uma pessoa que, na versão Pikachu, te dá um Alolan Sandshrew em troca de um Sandshrew comum. Na versão Eevee, você recebe um Alolan Vulpix em troca de um Vulpix comum. Por aqui também tem um cara que ensina golpes especiais para seu inicial. Para Pikachu ele ensina Floaty Fall, golpe tipo voador, que por sinal é bastante útil no próximo ginásio. Para Eevee ele ensina Baddy Bad, do tipo noturno, e Glitzy Glow, do tipo psíquico.

Você encontrará Brock na cidade. O ginásio de Celadon é famoso por suas lindas garotas, Brock veio conhecê-las, mas foi rejeitado por elas. Brock lhe dará o item Pewter Crunchies. Você receberá também o item Tea. Brock sairá e você poderá acessar o prédio que estava atrás dele. Esse prédio também possui uma entrada por trás, basta seguir por uma passagem secreta que fica atrás do Centro Pokémon. Explore também o prédio do Department Store, é possível conseguir alguns itens interessantes lá. Você verá por aqui um Snorlax que bloqueia a saída à esquerda da cidade. Quando se sentir preparado, siga para o ginásio. Para chegar lá basta cortar uma árvore que fica ao sul da cidade.

O requisito para entrar nesse ginásio é apresentar um pokémon fofinho. Mostre seu Pikachu/Eevee e você poderá entrar sem problemas. Este ginásio é um tipo de labirinto com algumas plantas no caminho que podem ser cortadas. Vá cortando as plantas e enfrentando as treinadoras. No fim encontrará Erika, a líder do tipo planta.

Erika usa:
Tangela lv.33
Weepinbell lv.33
Vileplume lv.34

Possuem vantagem golpes do tipo fogo, voador, gelo, inseto e veneno. Vencendo-a, você recebe a insígnia Rainbow Badge e o TM53 Mega Drain. Saia do ginásio e recupere seus pokémons.

TEAM ROCKET HIDEOUT
Ainda em Celadon, temos que ir a um lugar chamado Game Corner. Aqui você verá Jessie e James jogando nos fliperamas. Eles dirão que um pôster com um foguete irá abrir uma passagem secreta para a base secreta da Equipe Rocket. Haverá um membro da Equipe Rocket em frente ao pôster na parede. Lute com ele e chute-o daí. Mexa no pôster e uma passagem secreta será aberta próximo de onde Jessie e James estão. Entre no esconderijo Rocket. Aqui você deverá lutar contra vários membros da Equipe Rocket. Um deles te dá uma roupa Rocket. Recolha todos os itens que encontrar. Em alguns andares você verá algumas setas no chão. Ao pisar em cima delas, você é arrastado para a direção onde elas apontam.

Em um determinado ponto, você encontrará um Rocket que possui o item Lift Key. Essa é a chave para você ter acesso a um elevador. Assim que vencê-lo, ele jogará a Lift Key num local alto, onde não pode ser alcançado. Contudo, é possível que seu parceiro Pikachu/Eevee a alcance caso você encontre alguma forma de fazê-lo subir. Existe uma mesa com um quadro na parede que diz que os pokémons podem entrar nos tubos de ventilação. Verifique o tubo de ventilação. Então, pegue uma cadeira e coloque em baixo do tubo de ventilação. Seu Pikachu/Eevee entrará no tubo de ventilação e você poderá guiá-lo até a Lift Key. Quando pegar a chave, siga para o andar onde está o elevador e use-o para descer ao último andar. Você enfrentará Jessie e James aqui.

Jessie e James usam:
Arbok lv.32
Weezing lv.32

Faça os dois decolarem e siga para a sala do chefe. Você irá se deparar com Archer, Admin da Equipe Rocket (este é aquele mesmo personagem que futuramente viria liderar a Equipe Rocket em Johto). Enfrente-o.

Archer usa:
Weezing lv.33
Weezing lv.33

Na sequência, você terá que derrotar Giovanni, o chefão da Equipe Rocket.

Giovanni usa:
Persian lv.35
Rhyhorn lv.35

Feito isso, o Cubone que estava com os Rockets será libertado. Cubone voltará para a Pokémon Tower de Lavender. Além disso, você conseguirá a Silph Scope, um equipamento necessário para revelar fantasmas. Com ele você poderá terminar de explorar a Pokémon Tower. Saia da base Rocket. Do lado de fora, você encontrará um homem com algumas bexigas. Fale com ele para ensinar uma nova Secret Technique ao seu Pikachu/Eevee. Seu inicial aprenderá o Sky Dash, técnica equivalente ao Fly dos jogos antigos. Com ela, você poderá voar para qualquer uma das cidades que você já visitou. Aproveite e voe de volta para Lavender. Vá curar seus pokémons no Centro Pokémon e siga para a Pokémon Tower.

POKÉMON TOWER
Quando se aproximar da torre, você encontrará o seu rival novamente. Entre na torre. No andar de cima, o Silph Scope fará com que você possa identificar todos os fantasmas. Agora eles serão Gastly e Haunter e você poderá capturá-los. Cubone também ficará acessível para ser encontrado. Suba até aquele andar onde encontramos o fantasma gigante. Use o Silph Scope e ele irá revelar que ele é um fantasma de uma Marowak, a mãe falecida do Cubone. A Marowak irá se despedir de seu filhote e sua alma voltará a descansar em paz (não será preciso lutar contra a Marowak como nos jogos clássicos). O seu rival e Cubone irão embora. Suba para o próximo andar. Chegando lá, você verá um careca. Ao se aproximar dele, Jessie e James aparecerão. Prepare-se para encrenca!

Jessie e James usam:
Arbok lv.34
Weezing lv.34

Vença-os e os Rockets fugirão. O careca é o Mr. Fuji. Ele lhe agradecerá por tudo e pedirá para segui-lo até a Pokémon House, uma casa de Lavender. Lá, você será premiado com a Poké Flute, a flauta necessária para acordar os Snorlax que bloqueiam os nossos caminhos. Agora temos dois destinos possíveis: acordar os Snorlax e seguir até Fuchsia, ou passar pelos guardas e entrar em Saffron. Eu recomendo ir para Saffron primeiro, pois é a cidade mais próxima e de mais rápido acesso, assim terminamos de explorar logo essa parte do mapa. Se você preferir ir para Fuchsia, terá que voltar para Saffron de qualquer maneira depois. A ordem é opcional, fica a seu critério. Saffron é a cidade que fica entre Cerulean, Vermilion, Celadon e Lavender. Existe uma entrada de Saffron perto de cada uma dessas cidades, próximo de cada uma das entradas dos Underground Path. Passe por uma dessas entradas. Dê para o guarda o Tea que você recebeu de Brock. Feito isso, você poderá entrar na cidade.

SAFFRON CITY
Você verá que a Equipe Rocket invadiu a cidade. Procure o Centro Pokémon e cure seus pokémons, caso precise. Aqui haverá uma pessoa que vai te dar um Alolan Raichu em troca de um Raichu comum. Numa das casas de Saffron você ganha o TM40 Psychic. Ao norte da cidade temos dois ginásios. O oficial é o da direita, mas ele está sendo barrado por um dos soldados da Equipe Rocket. O ginásio da esquerda é o Fighting Dojo, um lugar cheio de treinadores de pokémons lutadores. Enfrente todos eles e vença o líder daqui. Como prêmio, você poderá escolher entre um Hitmonlee ou um Hitmonchan, que virá no lv.30.

Aqui encontramos também o prédio da Silph Co. Um Rocket está bloqueando a entrada, porém Jessie e James chutam ele dali, permitindo que você entre no prédio. Assim que entrar, a recepcionista dirá que o prédio foi invadido. Seu rival e Blue chegarão aqui. Antes de prosseguirmos, você terá que enfrentar Blue numa batalha.

Blue usa:
Exeggutor lv.38
Charizard lv.40

Após derrotá-lo, você poderá explorar o prédio. É importante você explorar o prédio por inteiro, pois aqui é um bom lugar para se ganhar bastante dinheiro e subir levels de seus pokémons. Teremos membros da Equipe Rocket espalhados por todo o prédio, além de mais alguns outros treinadores e itens. Antes de sair batalhando com todo mundo, recomendo que siga direto para o 5º andar, use o elevador para chegar lá. Logo à esquerda, você verá Archer e uma Rocket. Seu rival irá te alcançar e vocês dois farão uma batalha em dupla contra os dois vilões.

Archer usa:
Electrode lv.37
Golbat lv.37
Weezing lv.37

Derrote-os e os dois fugirão. Eles irão deixar cair a Card Key. Seu rival irá apanhá-la e dar para você. Esse item serve para abrir alguns portões de aço que existem pelo prédio. Agora sim, retorne ao 1º andar, então comece a explorar andar por andar, derrotando todos os que você encontrar pela frente e pegando alguns itens. Ao longo do prédio você verá alguns "botões" circulares no chão que, quando pisados, fazem com que você seja transportado para um outro andar aleatório do prédio. Sugiro não pisar nesses botões, eles são meio confusos e você pode se perder. Explore o prédio subindo pelas escadas, somente. Se precisar recuperar seus pokémons, fique à vontade para sair do prédio e ir ao Centro Pokémon. Se preferir, no 9º andar você encontrará um espião disfarçado de enfermeira Joy ao lado de algumas camas, você pode ter seus pokémons recuperados aqui também. No 7º andar tem um homem que lhe dará um Lapras lv.34.

Após você explorar todos os 11 andares, volte para o 3º andar e passe por um Rocket num corredorzinho bem abaixo do elevador. Depois vire num outro corredorzinho à esquerda e pise no 1º botão dali. Você chegará em um lugar onde seu rival está. Archer virá em seguida, mas desta vez seu rival irá dar conta dele. Prossiga pelo próximo transportador. Siga por um corredor e você irá se deparar com Jessie e James novamente.

Jessie e James usam:
Arbok lv.36
Weezing lv.36

Dê mais uma surra neles e siga para a próxima sala. Você verá Giovanni discutindo com o presidente da Silph Co. Vamos a mais uma batalha!

Giovanni usa:
Persian lv.39
Rhyhorn lv.39
Nidoqueen lv.39

Vencendo-o, Giovanni vai embora. Fale com o presidente e você será recompensado com uma Master Ball, a melhor pokébola do jogo. Guarde-a para usar em um pokémon importante. Saia do prédio e seu rival virá informar que os Rockets deixaram a cidade. Vá curar seus pokémons no Centro Pokémon. Um homem surgiu do lado de fora do Centro Pokémon. Fale com ele e receba um Porygon lv.34. Procure a policial Jenny no norte da cidade e você irá ganhar dela uma roupa de policial.

O ginásio está finalmente acessível (o ginásio oficial é o da direita). O requisito para entrar é apresentar um pokémon que esteja pelo menos no lv.45. Se você ainda não tem nenhum pokémon nesse level, sugiro que vá para Fuchsia, pegue a próxima insígnia e retorne aqui depois, assim terá mais tempo para treinar seus pokémons. Se achar que está pronto para o ginásio, vamos a ele! Aqui teremos vários daqueles transportadores. Você terá que ir viajando por eles e enfrentando os treinadores pelo caminho até chegar na Sabrina, a líder do tipo psíquico.

Sabrina usa:
Mr. Mime lv.43
Slowbro lv.43
Jynx lv.43
Alakazam lv.44

Se você possuir golpes do tipo fantasma, noturno ou inseto, esta é a hora de usar! Lembre-se que Mr. Mime é parte tipo fada, Slowbro parte tipo água e Jynx parte tipo gelo, o que lhe dá mais opções de tipos para ter vantagem. Vencendo-a, você recebe a insígnia Marsh Badge e o TM33 Calm Mind.

SNORLAX E A POKÉMON ROAD
Agora teremos que acordar aqueles Snorlax para podermos seguir até Fuchsia. Vamos primeiro até Celadon, saindo à esquerda da cidade. Use a Poké Flute e Snorlax acordará e... batalhará com você! Sim, essa é uma das poucas batalhas contra um pokémon selvagem que existem nesse jogo. Você terá 5 minutos para derrotar Snorlax. Feito isso, será liberada a tela que lhe permite capturar o Snorlax. Se você não derrotar Snorlax em 5 minutos ele fugirá e você não poderá capturá-lo. Snorlax estará no lv.34.

Passando pelo Snorlax, corte a pequena árvore logo acima e você estará num lugar onde aparecem Doduo e Dodrio. Mais adiante você encontrará uma casinha onde uma pessoa lhe entrega o TM14 Fly. Em outra casa você encontrará um assistente do professor que lhe dará 30 Ultra Balls caso você já tenha capturado 40 pokémons diferentes. Mais adiante você estará na Pokémon Road. Nos jogos clássicos, este lugar era a Cycling Road, local que só poderia ser atravessado de bicicleta. Como não temos a bicicleta em Let’s Go, esta estrada se tornou um local onde você pode atravessar montado em seu pokémon. Por aqui, podem aparecer pokémons como Eevee, Ponyta e Rapidash. Vá derrotando os treinadores e recolhendo os itens pelo caminho. Logo estará em Fuchsia.

Antes de prosseguirmos, vamos explorar o outro caminho possível. Voe para Lavender e saia pelo sul. Lute com alguns treinadores pelo caminho. Acorde o outro Snorlax que existe por aqui e explore a área que existe a seguir. Existe uma casa logo depois do Snorlax. Nos jogos clássicos, era aqui que conseguíamos a vara de pescar. Como não podemos pescar em Let’s Go, aqui encontrará alguém que lhe dará o TM32 Dazzling Gleam. Do lado de fora, estará numa área onde aparecem Farfetch’d e Kingler. Continuando, você passará por um lugar com vários cercados e treinadores. Então chegará num local onde podem aparecer Tauros e Venomoth. Também pode aparecer Scyther (versão Pikachu) ou Pinsir (versão Eevee), porém são bastante raros. Continue lutando com os treinadores e pegando os itens e logo estará em Fuchsia novamente.

FUCHSIA CITY
Finalmente teremos algumas coisas mais interessantes para fazer. Vá para o Centro Pokémon e recupere seus pokémons. Aqui uma pessoa vai te dar um Alolan Marowak em troca de um Marowak comum. Aqui também encontraremos mais um Move Tutor de golpes especiais para seu inicial. Para Pikachu, ele ensina Splishy Splash, golpe do tipo água. Para Eevee, ele pode ensinar Freezy Frost (tipo gelo), Sappy Seed (tipo planta) ou Sparkly Swirl (tipo fada).

Entre na casa à direita do Centro Pokémon. Você verá um velho que perdeu sua dentadura. Saia pelo sul de Fuchsia e encontre Jessie e James numa praia. Eles darão a você o Gold Teeth, a dentadura do velho. Volte e entregue a dentadura ao velho. Como agradecimento, você será premiado com uma roupa de safari. Além disso, o velho vai ensinar uma nova Secret Technique a seu inicial. Trata-se do Strong Push, técnica equivalente ao HM Strenght dos jogos antigos. Com ela, você será capaz de empurrar grandes blocos de pedra. Tem um bloco desses aqui mesmo na casa do velho, empurre-o e encontrará um Diglett numa toca na parede. Fale com ele, você irá ganhar um Nugget. Venha visitar esse Diglett todos os dias para conseguir mais Nuggets.

Ao norte da cidade temos o GO Park Complex, substituindo o antigo Pokémon Safari. É neste lugar onde você recebe os pokémons transferidos de Pokémon GO. Mais tarde darei mais detalhes sobre esse lugar. Por ora, siga pela esquerda e verá um rapaz em frente a uma lagoa onde tem um Lapras nadando. Ouça a história dele e você receberá o Sea Skim, mais uma Secret Technique de seu inicial. Ela equivale à técnica do HM Surf. Mais tarde vamos utilizá-la. Entre na casa que leva à saída da cidade, do lado direito. Aqui encontrará o assistente do professor Carvalho, receba dele uma roupa de assistente caso já tenha 50 pokémons diferentes capturados.

Vamos então ao ginásio. Para entrar, o requisito também é ter 50 pokémons diferentes capturados. O ginásio é um labirinto de paredes invisíveis. No entanto, existe uma fumaça em torno do ginásio que permite você identificar as paredes invisíveis. Caminhe pelo ginásio enfrentando os treinadores. No fim estará Koga, o líder de tipo veneno.

Koga usa:
Weezing lv.43
Muk lv.43
Golbat lv.43
Venomoth lv.44

Contra o tipo dele, as melhores opções são golpes do tipo psíquico e terra. Derrote-o e você ganhará a insígnia Soul Badge e o TM27 Toxic. As paredes invisíveis do ginásio irão desaparecer após a batalha e você poderá sair do ginásio facilmente.

GO PARK COMPLEX
Se você quiser transferir seus pokémons do jogo Pokémon GO para as versões Let’s Go, Pikachu/Eevee!, você deverá vir até o GO Park, o lugar que substituiu o Pokémon Safari. Para conectar os dois jogos, antes de mais nada, abra o menu de Let’s Go apertando X. Então, aperte Y para abrir as opções. Escolha "Open Pokémon GO Settings". Siga as instruções na tela e o seu Nintendo Switch irá buscar uma conta do Pokémon GO para se conectar. Em seu Smartphone, abra a sua conta do Pokémon GO, toque no ícone da pokébola para abrir o menu, vá em opções... Nintendo Switch. O seu jogo do Let’s Go deverá se conectar com o seu jogo do Pokémon GO. Verifique se o Bluetooth de seu celular está ativado, pois é por ele que é feita a conexão.

Uma vez conectado, entre no GO Park e fale com o recepcionista. Escolha a opção "Bring Pokémon" e escolha para qual GO Park você quer enviar os seus pokémons. Existem 20 GO Parks, cada um capaz de ter no máximo 50 pokémons. Feito isso, escolha os pokémons que você tem no Pokémon GO e quer transferir para o Let’s Go. Após fazer a transferência, fale com o recepcionista e escolha a opção "Enter a GO Park". Escolha o GO Park onde você transferiu os seus pokémons. Feito isso, você deverá recapturá-los em Let’s Go. Atenção: os pokémons transferidos para o Let’s Go não poderão ser mandados de volta para o Pokémon GO.

POWER PLANT
Vamos finalmente usar a técnica de "surfar" de seu inicial. Vamos passar em alguns locais que se tornaram acessíveis agora que você pode surfar. Vá para Celadon e procure um laguinho onde você possa surfar. Atravesse-o e consiga o TM26 Poison Jab. Em seguida, voe até Lavender e saia pelo sul. Surfe por aqui e encontrará o TM24 X-Scissor. Alguns pokémons podem aparecer pela água, entre eles estão Magikarp, Horsea, Seadra, Tentacool e Tentacruel. Siga para Vermilion e vá para o porto. Veja um local para surfar e chegará a um lugar com um caminhão. Olhe debaixo do caminhão e encontrará um Revive. Agora, voe até Cerulean e saia pelo norte. Haverá uma área para surfar logo à esquerda, por aqui aparecem Poliwag e Poliwhril, caso tenha interesse. Você não poderá ir longe, pois tem um cara fechando a entrada de uma caverna. Volte para Cerulean e prepare suas melhores pokébolas. Saia pela direita da cidade, em direção àquela caverna Rock Tunnel. Por ali haverá mais um lugar para surfar. Surfando por aqui há uma pequena chance de aparecer Dratini e Dragonair, procure bem. Você chegará a uma usina de força abandonada, a Power Plant.

Entre no prédio. Diversos pokémons elétricos aparecem por aqui, entre eles estão Voltorb, Electrode, Magnemite, Magneton e Electabuzz. Na versão Pikachu, aparecem também Grimer e Muk. Na versão Eevee, aparecem Koffing e Weezing. Alguns itens que você encontrar pelo chão na verdade serão Electrodes. Atravesse todo o lugar, no final você encontrará Zapdos, um dos três pássaros lendários. Salve o jogo e interaja com ele. Assim como Snorlax, você terá 5 minutos para derrotá-lo numa batalha, para então liberar a tela de captura.

Zapdos estará no lv.50, boa sorte para capturá-lo.

Caso você não consiga capturá-lo, Zapdos irá reaparecer aqui após você ter vencido a Elite 4. Se você salvou o jogo antes de interagir com ele e perdeu a captura, você tem a chance de tentar de novo voltando a partir do ponto salvo.

SEAFOAM ISLANDS
Voe para Fuchsia e recupere seus pokémons. Estoque-se com as melhores pokébolas que conseguir. Saia pelo sul e use surf. Haverá alguns treinadores pela água para você enfrentar. Staryu e Starmie podem aparecer na água, além dos pokémons que já vimos. Aqui temos um novo pokémon raro que pode ser liberado assim como a Chansey das outras rotas. Este pokémon é o Lapras! Capriche em suas catch combos e Lures caso queira encontrá-lo. Ah, um detalhe que eu ainda não mencionei é que é possível montar em alguns pokémons na água! Se você tiver um Gyarados ou um Lapras, traga-o para fora da pokébola enquanto estiver surfando que a prancha de surf será substituída pelo pokémon.

Enfim, atravessando as águas, você chegará em uma ilha com a entrada pra uma caverna. Estas são as Seafoam Islands, local onde vive Articuno. Existe uma pessoa perto da entrada que irá curar seus pokémons. Entre na caverna de gelo. Aqui teremos mais alguns itens e treinadores. Entre os pokémons que vemos por aqui, estão Slowpoke, Slowbro, Seel, Deowgong e Jynx. Surfando pelas águas da caverna, podem aparecer também Shellder e Cloyster. A caverna é composta por vários andares e você terá que empurrar os blocos de pedra para dentro de buracos. Os blocos devem chegar até o andar mais profundo da caverna, bloqueando as correntes de água e permitindo que você chegue até Articuno. Salve o jogo antes de interagir com ele. Você terá 5 minutos para derrotá-lo numa batalha, para então liberar a tela de captura.

Articuno estará no lv.50, boa sorte para capturá-lo.

Saia da caverna e continue seguindo pela esquerda até chegar na próxima ilha.

CINNABAR ISLAND
Restaure seus pokémons no Centro Pokémon. Aqui dentro existe uma pessoa que, na versão Pikachu, te dá um Alolan Grimer em troca de um Grimer comum. Na versão Eevee, você recebe um Alolan Meowth em troca de um Meowth comum. Logo à esquerda do Centro Pokémon você encontra um laboratório onde você pode reviver os fósseis. Entregue os fósseis que você possui ao cientista e receba dele o pokémon pré-histórico correspondente. Se você for para o ginásio descobrirá que a porta está trancada. Pois bem. O requisito para desafiar esse ginásio é possuir a chave que abre a porta. Vamos procurá-la na Pokémon Mansion, o prédio imediatamente à esquerda.

Batalhe com os treinadores dentro da mansão e pegue todos os itens que encontrar. Magmar e Ditto são pokémons que podem ser encontrados aqui. Verifique as estátuas que estão espalhadas pela mansão. Elas irão liberar e bloquear algumas passagens, use isso para ir abrindo caminho. Em um determinado andar você encontrará algumas camas que você pode utilizar para recuperar seus pokémons. Explore toda a mansão e procure pelo item Secret Key. Esse item é a chave que abre a porta do ginásio. Com ele em mãos, saia da mansão, recupere seus pokémons e siga para o ginásio.

No ginásio, o líder Blaine fará um quiz com você. Se você errar as respostas, terá que enfrentar algum treinador. Se acertar, poderá continuar sem batalhar com treinadores. Se você precisa de experiência, responda errado para poder fazer as batalhas. Você receberá um Blaine Doll por cada pergunta que você acertar a resposta, ou por cada treinador que você derrotar. Com 5 Blaine Dolls você desafia Blaine, o líder do tipo fogo. (Respostas corretas: Magmar, Eight, Not Very Effective, False/What's That?!, qualquer uma)

Blaine usa:
Magmar lv.47
Rapidash lv.47
Ninetales lv.47
Arcanine lv.48

Aqui não tem segredo, é só focar em golpes do tipo água, pedra ou terra. Vença-o e conquiste a insígnia Volcano Badge e o TM46 Fire Blast.

Saia do ginásio e seu rival irá surgir. Ele dirá que o próximo ginásio é o de Viridian. Você pode voar para lá, mas recomendo que explore a área ao norte de Cinnabar. Você vai achar mais alguns itens e treinadores surfando ao norte e chegará em Pallet. É bom checar os matinhos que existem um pouco antes de chegar em Pallet, pois é só aqui que você encontrará Tangela. Feito isso, siga para Viridian.

MEGA EVOLUÇÕES E O ÚLTIMO GINÁSIO
Você encontrará o seu rival na entrada do ginásio. Contudo, o ginásio continua fechado. Vocês devem seguir até o laboratório do Profº Carvalho para perguntar como acessar o ginásio. Chegando lá, o professor irá apresentar o seu neto Blue, que ele ainda não se lembra do nome. Enfim, vocês já se conhecem. Blue lhe dará uma Key Stone como recompensa por ter vencido Giovanni na Silph Co. Você também receberá Venusaurite, Charizardite X e Y e Blastoisinite. Isso significa que você será capaz de mega evoluir os três iniciais de Kanto! Você não conseguirá saber de mais nada aqui, então saia do laboratório. Do lado de fora, um cidadão de Pallet irá lhe contar que o líder de Viridian voltou ao ginásio. Então, siga para lá!

O ginásio possui aquele mesmo pluzzle de setas que vimos no esconderijo Rocket. Vá batalhando com os treinadores e deslizando pelas setas até encontrar o líder, que é ninguém menos que Giovanni, o chefão da Equipe Rocket! A especialidade dele é o tipo terra.

Giovanni usa:
Dugtrio lv.49
Nidoqueen lv.49
Nidoking lv.49
Rhydon lv.50

Use golpes do tipo terra, água, planta ou gelo. Derrote-o e consiga a insígnia Earth Badge e o TM41 Earthquake. Com isso, você está apto a desafiar a Liga Pokémon! Giovanni irá desistir da Equipe Rocket e deixará o ginásio. Do lado de fora, você irá se deparar com Blue novamente. Ele irá se auto-declarar o novo líder de ginásio de Viridian. Seu caminho para a Liga Pokémon está livre. Cure seus pokémons no Centro Pokémon, traga suas melhores pokébolas e saia pela esquerda da cidade.

VICTORY ROAD
Você será alcançado por ser rival, que dirá que também já conseguiu todas as insígnias. Ele te desafiará numa batalha.

Seu rival usa:
Pidgeot lv.50
Vileplume lv.50
Marowak lv.50
Raichu/Jolteon lv.51

Depois de ganhar dele, você deverá seguir para a portaria da Liga Pokémon. Você passará por um caminho onde alguns guardas irão checar as suas insígnias para que você possa avançar para a Victory Road, a caverna final do jogo. Antes de chegar na caverna, existe uma área onde é possível achar Exeggcute e Exeggutor.

Entre na caverna. Os melhores treinadores estarão pela caverna, disponíveis para batalhar. Enfrente todos eles, pois seu próximo desafio será a Elite 4. Também encontrará itens importantes pela caverna, pegue todos que encontrar. Em algumas áreas da caverna, as catch combos e as Lures poderão liberar a aparição de Hitmonlee ou Hitmonchan, aproveite para pegar o lutador que você não escolheu em Saffron. Uma pessoa na caverna pode lhe dar pokébolas caso o seu estoque acabe. Tem uma policial Jenny aqui que irá curar seus pokémons. Existem alguns blocos de pedra que você deverá empurrar para cima de alguns botões que irão liberar o seu caminho. Em um determinado local você encontrará Moltres. Salve o jogo assim que encontrá-lo, então interaja com ele. Você terá 5 minutos para derrotá-lo numa batalha, para então liberar a tela de captura.

Moltres estará no lv.50, boa sorte para capturá-lo.

Termine de explorar a caverna até encontrar a saída.

INDIGO PLATEAU
Este é o lugar onde fica a Liga Pokémon. Recupere seus pokémons com a enfermeira e compre os melhores itens de cura que puder. Tem uma mulher aqui que fará seu pokémon se lembrar de qualquer golpe esquecido em troca de uma Heart Scale. Uma pessoa irá te dar um Alolan Exeggutor em troca de um Exeggutor comum. Quando estiver pronto, siga pela entrada central. Uma vez que entrar, não poderá mais sair até que tenha vencido ou perdido da Elite 4. Um detalhe é que, como nessas versões você carrega o BOX na mochila, você terá acesso aos outros pokémons que você tem depositado entre as batalhas. Utilize-os caso precise.

ELITE 4
A primeira que você terá que enfrentar é Lorelei. Ela usa pokémons de água e gelo.

Lorelei usa:
Dewgong lv.51
Jynx lv.51
Cloyster lv.51
Slowbro lv.51
Lapras lv.52

Use golpes do tipo lutador, pedra, planta e elétrico. Atenção ao usar um pokémon de planta, pois são fracos contra gelo. Contra a Jynx, você pode usar tipos como fogo e metálico.

Em seguida temos Bruno, especialista em tipo lutador e pedra.

Bruno usa:
Onix lv.52
Hitmonlee lv.52
Hitmonchan lv.52
Poliwrath lv.52
Machamp lv.53

Use golpes do tipo voador e psíquico. Em Onix, use água ou planta. Planta e elétrico também são úteis contra Poliwrath.

A seguir você encontrará Agatha. Ela usa tipos fantasmas e venenosos.

Agatha usa:
Arbok lv.53
Gengar lv.53
Golbat lv.53
Weezing lv.53
Gengar lv.54

Contra os Gengars, use golpes fantasmas e noturnos. Evite usar golpes normais e lutadores. Contra Golbat, use elétrico, pedra ou gelo. Contra Arbok, prefira o tipo terra.

Na sequência você enfrentará Lance, que luta com pokémons dragões (e outros relacionados a dragões).

Lance usa:
Seadra lv.54
Aerodactyl lv.54
Gyarados lv.54
Mega Charizard X lv.54
Dragonite lv.55

Use golpes de gelo, fada e dragão. Golpes elétricos também serão úteis contra Seadra, Aerodactyl e Gyarados.

Por fim, você deverá desafiar o campeão, que é ninguém menos do que seu rival!

Seu rival usa:
Mega Pidgeot lv.56
Vileplume lv.56
Marowak lv.56
Rapidash lv.56
Slowbro lv.56
Raichu/Jolteon lv.57

A equipe dele é bem variada, use um time equilibrado para vencer.

Após a batalha, o professor Carvalho virá cumprimentá-lo e seu time será registrado no Hall of Fame. Assista aos créditos do jogo.

VOANDO MAIS ALTO + MEGA EVOLUÇÕES
De volta a Pallet, seu rival entrará em seu quarto. Ele dirá que um pokémon poderoso foi visto ao redor de Cerulean e irá embora. Saia de casa e uma voz do além dirá que você poderá voar pelo céu com Charizard, Aerodactyl e Dragonite. Um treinador aparecerá em seguida e lhe contará sobre os Master Trainers. São treinadores que treinam um pokémon específico e que você deve derrotar usando o mesmo pokémon que eles usam. Você notará que vários treinadores apareceram ao redor de Kanto. Eles são os Master Trainers. Você verá um balão sobre a cabeça deles indicando qual o pokémon que eles utilizam. Mais adiante no detonado daremos mais detalhes sobre eles.

Charizard, Aerodactyl e Dragonite são pokémons voadores que você é capaz de montar quando eles estão fora da pokébola. Basicamente, o seu personagem fica voando montado nas costas deles. Agora que você venceu a Elite 4, Charizard, Aerodactyl e Dragonite serão capazes de voar mais alto que o normal. Você poderá sobrevoar algumas áreas do cenário e encontrar, inclusive, alguns pokémons voando pelo céu. Geralmente aparecem Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow e Fearow voando pelo céu. Em casos mais raros, Charizard e Dragonite também podem aparecer voando pelo céu. Em casos super raros, até mesmo Articuno, Zapdos e Moltres podem aparecer voando por aí. Vá aumentando sua catch combo para ter mais chances de encontrá-los!

Muito bem, existem alguns lugares onde podemos ir agora. Um local que eu recomendo é ir novamente ao Indigo Plateau. Calma, calma, não é para enfrentar a Elite 4 de novo, eles estão bem mais fortes agora e creio que você não queira enfrentá-los ainda. Contudo, você encontrará alguém aqui vendendo Mega Stones. Você poderá comprar as Mega Stones de Beedrill, Pidgeot, Alakazam, Slowbro, Gengar, Kangaskhan, Pinsir, Gyarados e Aerodactyl. Caso você treine algum desses pokémons e tenha interesse em mega evoluir algum deles, você poderá comprar a Mega Stone correspondente aqui.

A REVANCHE COM MINA
Antes de seguirmos para Cerulean encontrar o tal pokémon poderoso que seu rival mencionou, vamos ir encontrar algumas pessoas especiais pelo mapa. Uma delas é a Mina, aquela treinadora da região de Alola que encontramos em Vermilion. Siga para o porto de Vermilion e encontrará Mina de novo. Batalhe com ela. Ela estará com um time mais poderoso agora.

Mina usa:
Mr. Mime lv.54
Wigglytuff lv.54
Alolan Ninetales lv.55

Você poderá rebatalhar diariamente com ela. O item que ela te dá (Bottle Cap) te dá acesso ao Hyper Training com um velho do Pokémon Day Care, ao sul de Cerulean.

A REVANCHE COM JESSIE E JAMES
Você poderá desafiar a dupla de vilões numa última batalha na Pokémon Road, a estrada que liga Celadon a Fuchsia (antiga Cycling Road). Vá até lá e enfrente-os numa batalha.

Jessie e James usam:
Arbok lv.52
Weezing lv.52

Após a batalha, você receberá uma roupa parecida com o uniforme Rocket de Jessie e James.

A REVANCHE COM ARCHER
Volte para Celadon, entre no Game Corner e siga para o Rocket Hideout. Procure por Archer aqui. O vilão não quer desistir da Equipe Rocket e te desafiará numa batalha!

Archer usa:
Electrode lv.54
Golbat lv.54
Magmar lv.54
Weezing lv.54

Após a derrota, Archer deixará Kanto, prometendo reerguer a Equipe Rocket, desta vez ainda mais forte.

CERULEAN CAVE
Vamos então para Cerulean, saia pelo norte e surfe à esquerda. O rapaz que bloqueava a entrada da caverna irá deixar você entrar, agora que você é o campeão. Ele é um Coach Trainer e também um dos treinadores mais fortes do jogo. Enfrente-o caso esteja preparado.

Harjit usa:
Rhydon lv.52
Rapidash lv.52
Dewgong lv.52
Seaking lv.52
Nidoking lv.52

Feito isso, explore a caverna.

As Chanseys são mais comuns de aparecer por aqui, capture-as para ter uma boa quantia de experiência para os seus pokémons. Uma novidade que temos aqui é o Lickitung. Até mesmo Snorlax pode dar as caras nessa caverna, use Lures e consiga boas catch combos para liberá-lo. Recolha os itens que encontrar pelo caminho. Detalhe: Entre os itens escondidos estão algumas Berries Golden, os fósseis e até mesmo a Master Ball. Contudo, a possibilidade desses itens surgirem pra você é gerada aleatoriamente, portanto, retorne todos os dias para a caverna, pois os itens escondidos vão mudar. No fim do percurso estará o pokémon poderoso que seu rival havia mencionado. Trata-se de Mewtwo, nosso último lendário. Salve o jogo e interaja com ele. Você terá 5 minutos para derrotá-lo numa batalha, para então liberar a tela de captura.

Mewtwo estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.

Mewtwo tem uma aura que reflete pokébolas e remove o efeito de berries, você deve esperar a aura terminar para lançar a pokébola. Se você guardou sua Master Ball até agora, este é um bom momento para usá-la.

Assim que sair da caverna, seu rival irá aparecer. Ele verá que você capturou o Mewtwo e irá mencionar que uma garota também estava atrás dele. Mais tarde voltaremos aqui para ver quem é. Recupere seus pokémons e siga para Celadon.

COACH TRAINER MORIMOTO
Morimoto é um personagem que já apareceu em vários jogos da série, entre os treinadores mais poderosos do jogo. Em Let’s Go não é diferente, ele está nesse jogo como um Coach Trainer e estará disponível para te enfrentar em Celadon. Entre no prédio Celadon Condominiums e procure o escritório da Game Freak. Morimoto estará lá e poderá ser desafiado todos os dias.

Morimoto usa:
Kangaskhan lv.54
Flareon lv.54
Vaporeon lv.54
Jolteon lv.54
Machamp lv.54
Dragonite lv.54

Ainda aqui no escritório da Game Freak, procure o Game Director. A essa altura, é possível que você já tenha capturado os 150 pokémons originais. Se você tiver todos os 150 capturados, você receberá um diploma e o item Shiny Charm.

REVANCHE COM OS LÍDERES DE GINÁSIO
Você poderá batalhar novamente contra os líderes de ginásio, agora que se tornou campeão. Basta ir ao encontro deles em seus respectivos ginásios. Eles poderão ser desafiados uma vez por dia e estarão usando um time de pokémons mais fortes. Veja a seguir:

Brock usa:
Onix lv.56
Kabutops lv.56
Omastar lv.56
Aerodactyl lv.56
Golem lv.57

Misty usa:
Golduck lv.56
Dewgong lv.56
Starmie lv.56
Vaporeon lv.56
Gyarados lv.57

Lt. Surge usa:
Electrode lv.56
Jolteon lv.56
Electabuzz lv.56
Magneton lv.56
Raichu lv.57

Erika usa:
Tangela lv.56
Parasect lv.56
Victreebel lv.56
Exeggutor lv.56
Vileplume lv.57

Sabrina usa:
Mr. Mime lv.56
Jynx lv.56
Hypno lv.56
Slowbro lv.56
Alakazam lv.57

Koga usa:
Tentacruel lv.56
Golbat lv.56
Weezing lv.56
Venomoth lv.56
Muk lv.57

Blaine usa:
Magmar lv.56
Rapidash lv.56
Ninetales lv.56
Flareon lv.56
Arcanine lv.57

A BATALHA COM BLUE
Como Giovanni abandonou o seu ginásio após ter sido derrotado, Blue assumiu o posto de líder. Portanto, será ele que você encontrará no ginásio de Viridian. Esteja preparado, pois ele é bem mais forte se comparado aos demais líderes.

Blue usa:
Tauros lv.66
Gyarados lv.66
Aerodactyl lv.66
Alakazam lv.66
Exeggutor lv.66
Mega Charizard Y lv.68

A BATALHA COM GREEN
Retorne para a Cerulean Cave e siga todo o caminho até o local onde Mewtwo estava. Lá, você encontrará uma garota. Lembra que seu rival havia mencionado que uma garota também estava à procura de Mewtwo? Pois bem, ela é a Green. Assim que encontrá-la, ela irá atirar uma pokébola em você. Ela se desculpará e perceberá que você já capturou o Mewtwo. Então, você será desafiado numa batalha.

Green usa:
Clefable lv.66
Gengar lv.66
Kangaskhan lv.66
Victreebel lv.66
Ninetales lv.66
Mega Blastoise lv.68

Depois de derrotá-la, ela irá pedir que você e Mewtwo sejam pokémons dela!?! Ela lhe dará as Mega Stones de Mewtwo. Ela vai tacar algumas pokébolas em você e irá embora. Você poderá pegar para você as pokébolas que ela jogou. No dia seguinte, Green irá aparecer em Cerulean. Então, sempre que você vencer a elite 4, você poderá desfiá-la para uma nova batalha.

MASTER TRAINERS
Os Master Trainers estão espalhados por Kanto. Você deve desafiá-los numa batalha de um contra um e usar o mesmo pokémon que eles. O pokémon que eles usam é de lv.65-80, portanto, esteja bem treinado quando for desafiá-los. Os Master Trainers se diferenciam dos demais treinadores por estarem sempre vestidos de vermelho. O balão que aparece sobre a cabeça deles indica qual o pokémon que eles são especialistas. Você não poderá usar itens durante as batalhas e também não ganhará experiência. É permitido mega evoluir e usar as formas de Alola.

Quando você os derrota, você ganhará o título de mestre daquele pokémon em específico. Por exemplo, se você vencer uma batalha de Metapod vs. Metapod, você recebe o titulo de Metapod Master. Quando você receber o título de mestre dos 150 pokémons originais, você receberá o título de Grand Master. No caso específicos dos mestre de Ditto, Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Mew, Meltan e Melmetal, você não terá que batalhar, mas deverá mostrar a eles o pokémon com um alto CP para receber o título.

A BATALHA COM RED
Já encontramos Blue e Green, mas... e o Red? Para que ele apareça, será necessário que você derrote pelo menos 6 Master Trainers. Feito isso, vá até a entrada do Indigo Plateau. Red estará aqui e você finalmente poderá batalhar com ele. Fique esperto, pois ele é o treinador mais forte do jogo.

Red usa:
Pikachu lv.85
Machamp lv.85
Arcanine lv.85
Lapras lv.85
Snorlax lv.85
Mega Venusaur lv.85

Depois de vencê-lo pela primeira vez, ele irá reaparecer aqui do lado de fora do Indigo Plateau sempre que você vencer a elite 4, permitindo que você o desafie para uma nova batalha.

REVANCHE COM A ELITE 4
Quando se sentir preparado, retorne ao Indigo Plateau e desafie mais uma vez a Elite 4. Eles também estarão usando pokémons mais fortes. Cada membro terá também um pokémon forma de Alola em seus times.

Lorelei usa:
Dewgong lv.61
Jynx lv.61
Cloyster lv.61
Slowbro lv.61
Alolan Sandslash lv.61
Lapras lv.62

Bruno usa:
Onix lv.62
Hitmonlee lv.62
Hitmonchan lv.62
Poliwrath lv.62
Alolan Golem lv.62
Machamp lv.63

Agatha usa:
Arbok lv.63
Gengar lv.63
Golbat lv.63
Weezing lv.63
Alolan Marowak lv.63
Gengar lv.64

Lance usa:
Seadra lv.64
Aerodactyl lv.64
Gyarados lv.64
Alolan Exeggutor lv.64
Mega Charizard X lv.64
Dragonite lv.65

Seu rival usa:
Mega Pidgeot lv.66
Vileplume lv.66
Marowak lv.66
Rapidash lv.66
Slowbro lv.66
Raichu/Jolteon lv.67