Detonado FireRed/LeafGreen
PALLET TOWN
O come�o � sempre igual, voc� � um garoto que sempre sonhou em ser um treinador de Pok�mons, e hoje chegou o dia de come�ar. Escolha o sexo do personagem, coloque seu nome e o nome de seu rival. O professor vai falar mais um pouco e o jogo come�ar�.
Voc� come�ar� em seu quarto, como em qualquer vers�o. L� tem o seu video game, uma estante, sua cama e o computador. V� at� o computador e pegue um item Potion que est� depositado l�. Depois, des�a e v� at� a porta de sua casa. Saia de l� e siga para o norte da cidade, onde tem um caminho com gramas, mas n�o conseguir� sair, pois algu�m ir� o chamar. � o professor Oak (Carvalho). Ele vai falar que � perigoso sair de uma cidade sem um pok�mon, e vai te levar para seu laborat�rio.
O professor vai lhe dar � escolha entre tr�s pok�mon diferentes: os famosos Charmander, Squirtle e Bulbasaur. Escolha entre um deles. O Bulbasaur � um pok�mon de grama e venenoso, o Squirtle � um pok�mon de �gua e o Charmander � um pok�mon de fogo. Cada um tem uma habilidade diferente e stats diferentes. Depois disso, seu rival tamb�m escolher� um pok�mon para ele. Se voc� pegar Bulbasaur, o rival pega o Charmander, se voc� pegar Charmander, o rival pega o Squirtle e se voc� pegar o Squirtle, o rival pega o Bulbasaur. Depois de tudo isso, o professor fala mais um pouco e voc� est� livre... ou n�o.
|
|
|
Quando chegar na sa�da da sala do professor Oak, seu rival o chamar� para a luta (chamaremos o rival de Gary como no desenho). Gary sempre usar� um pok�mon que ganha do seu pelo tipo, mas isso n�o importa nessa luta, pois nenhum pok�mon tem um golpe super efetivo ainda, por isso n�o se preocupe. Quando come�ar a luta, Gary aparecer� na tela de batalha.
O professor vai falar no meio da luta e vai te ensinar a lutar. Ele vai explicar tudo sobre o HP e se voc� apertar algum dos bot�es R ou L, aparecer� um menu de ajuda que te ensinar� tudo. O professor vai te explicar o que fazer, apesar de n�o ser muito dif�cil. Se voc� ganhar, voc� vai ganhar um dinheiro, e se perder, o professor vai te explicar sobre como voc� perde o dinheiro e tudo o mais. N�o se preocupe em perder, essa luta n�o vale em nada no jogo, apenas dinheiro...
Quando voc� ganhar ou perder a luta (espero que ganhe), voc� pode sair da cidade (finalmente aventura). Agora na sa�da da cidade tem uma menina. Ela vai te explicar algumas coisas, mas nada de muito importante. Voc� finalmente poder� conhecer a Route 1!
VIRIDIAN CITY
A Rota 1 (Route, no ingl�s) n�o tem muita coisa importante, no come�o do jogo, porque voc� n�o vai poder capturar nenhum pok�mon ainda, apenas ganhar level e ganhar um item com um carinha. Depois de passar pela rota, voc� vai chegar � uma nova cidade, Viridian City.
Em Viridian n�o h� muito o que fazer agora, apenas ir at� a loja da cidade, onde o pregui�oso do atendente simplesmente ir� pedir para voc� fazer uma entrega para ele, e a entrega � para quem??? Professor Oak. Ele resolveu comprar uma pok�bola e vai sobrar para quem entreg�-la? Voc�. Pegue-a e saia da loja, pois voc� n�o vai poder comprar nada. D� uma passagem na escola da cidade, se quiser, l� voc� aprender� coisas sobre o jogo.
Ap�s isso, v� ao Centro Pok�mon que est� diferente de antigamente, olhe por tudo e suba as escadas para voc� ver a sala de Link Cable. Fale com a enfermeira Joy para recuperar seu pok�mon e fale com todos l� para aprender coisas novas. Veja o mapa na parede e etc. Depois de tudo isso, volte para a Route 1, pois voc� deve entregar a encomenda para o professor Oak.
Agora que voc� j� fez tudo o que podia em Viridian, seu pr�ximo destino � Pallet, sua cidade natal. L� voc� ter� que entregar a pok�bola e logo depois disso, Gary vai aparecer no laborat�rio. O professor vai dar uma poked�x � cada um e vai dar 5 pok�bolas � voc� e Gary vai falar que sua irm� quer dar um Mapa � voc�. Saia do laborat�rio e v� na casa ao lado da sua e pegue o mapa. Agora voc� deve voltar para Viridian para continuar sua jornada que est� apenas come�ando.
N�o h� quase nada em Viridian, apenas ganhar alguns itens. E um velho vai te ensinar a capturar pok�mons, mas te aconselho a n�o usar o modo dele. Depois, o velho vai te dar um item muito legal e novo (Teachy TV). Voc� pode visitar a Route 22 saindo � esquerda de Viridian, onde aparecer�o alguns pok�mons novos, al�m de uma luta com Gary que n�o � obrigat�ria. O Gary ter� um Pidgey lv.9 e pok�mon inicial lv.9. Voc� encontrar� Mankey e Pidgey nos matinhos daqui. Depois disso, volte at� Viridian e saia de l� pelo norte.
VIRIDIAN FOREST
Saindo de Viridian pelo norte, logo achar� a entrada para uma floresta. Esta � a floresta do jogo, um dos lugares mais chatos que h�. Aqui tem v�rias lutas para enfrentar, por�m o dinheiro � muito pouco. Aqui voc� vai encontrar v�rios pok�mons insetos, apenas um tipo de pok�mon el�trico e alguns itens. Capture um de cada para ajudar a completar a poked�x no futuro. Voc� ter� 5% de chances de encontrar um Pikachu aqui, portanto, procure bem nos matinhos. Quando sair de l�, voc� chegar� em Pewter.
PEWTER CITY
Finalmente voc� chegou em uma cidade grande. Primeiro de tudo, v� no Centro Pok�mon. Em Pewter tem um museu de f�sseis, mas n�o h� nada de muito interessante l�, por enquanto. No futuro, voc� poder� ganhar um Aerodactyl ali, mas agora n�o tem nada de legal. Depois, v� na loja e recarregue seu estoque de Potion, pois o desafio ser� complicado. Se voc� pegou Bulbasaur ou Squirtle, a luta vai ser f�cil. Prepare seu time e v� at� o gin�sio.
L�der Brock - Tipo Pedra
Geodude lv.12
Onix lv.14
A luta ser� f�cil se usar golpes aqu�ticos ou golpes de planta. Quando ganhar, voc� ganhar� a primeira ins�gnia, Boulder Badge e o TM 39 - Rock Tomb. Agora voc� poder� sair de Pewter, pela direita, mas um homem vai te parar na sa�da. N�o se preocupe, ele vai te dar o Running Shoes, um item muito bom, que serve para voc� correr segurando o bot�o B.
A rota 3 est� cheia de pessoas querendo lutar, tem a entrada para o Mt. Moon, a primeira caverna do jogo. Voc� poder� achar Jigglypuff nos matinhos. Siga seu caminho at� encontrar o Centro Pok�mon. Recupere seus pok�mons e entre na caverna.
MT. MOON
Essa � a caverna onde voc� vai encontrar diversos itens e v�rios pok�mons para capturar. O caminho � meio chato, mas � cheio de novidades. Aqui voc� vai ganhar o f�ssil (Kabuto ou Omanyte), e vai lutar contra os primeiros Rockets. A caverna n�o � t�o complicada de passar, mas vai demorar um pouco. Se voc� jogou as antigas vers�es, voc� vai perceber que essa caverna � um pouco mais via que a outra. Nessa, voc� vai encontrar areia, fontes e etc. Dentro desta caverna, se tiver sorte, encontrar� Clefairy.
Para sair facilmente, a� v�o as dicas: Encontre uma escada no mesmo andar da entrada da caverna, onde tem um homem gordo por perto. Voc� chegar� em uma passagem. Passe por ela e des�a as escadas. Voc� ver� uma rampa. Des�a-a e voc� ver� outra rampa e um Rocket. Lute se quiser, e depois suba a outra rampa e siga o caminho at� o final, onde voc� ver� outro Rocket. Lute com ele, e siga para o norte onde voc� vai ver um homem de �culos e duas pedras estranhas. Essas pedras s�o os f�sseis. Voc� ter� que lutar contra o homem, e depois disso, voc� vai poder pegar um dos dois f�sseis, Helix F�ssil (Omanyte) e Dome F�ssil (Kabuto). Quando voc� pegar um, o homem vai pegar o outro. Siga o caminho, suba as escadas, e voc� ver� outra. Suba essa e voc� saiu da caverna. Estar� na Rota 4. Se estiver com dificuldades para atravessar a caverna, abaixo v�o os mapas:
Na Rota 4, voc� vai ver o primeiro Move Tutor. Eles ensinam os golpes Mega Punch e/ou Mega Kick. Voc� vai encontrar alguns itens, e tem alguns pok�mons para capturar, mas seu destino agora � Cerulean.
CERULEAN CITY
Voc� que nunca jogou as vers�es antigas, pode pensar que essa cidade � gigante, mas n�o �. Ainda veremos maiores. L�, tem o segundo gin�sio, e a loja de bicicletas, mas n�o poder� peg�-la ainda. Passe no Centro Pok�mon e agora voc� pode escolher entre ir no gin�sio agora ou depois, mas vamos primeiro no gin�sio.
L�der Misty - Tipo �gua
Staryu lv.18
Starmie lv.21
Se voc� come�ou com Bulbasaur (que j� deve ser Ivysaur) essa luta vai ser f�cil, pois todos usam pok�mons aqu�ticos. Se tiver um Pikachu, use-o. Quando vencer, Misty te dar� o TM 03 (Water Pulse) e a segunda ins�gnia do jogo, a Cascade Badge.
Agora que voc� ganhou a segunda ins�gnia, v� ao Centro Pok�mon e siga ao norte, pois voc� estar� preso em Cerulean. Perceba que tem um policial na frente de uma porta ao lado de uma sa�da. V� para a sa�da e ter� de lutar com Gary de novo. Ven�a-o para ganhar o Fame Checker e siga subindo, voc� vai sair de Cerulean, mas muitos desafios vir�o.
Pok�mons que o Gary usar� na batalha:
Pidgeotto lv.17
Rattata lv.15
Abra lv.16
Pok�mon inicial lv.18
A Rota 24 � a que leva voc� para a casa do Bill. Voc� precisar� passar pela casa do Bill para liberar a sa�da da cidade, para ganhar o S.S. Ticket e para ganhar uns itens e levels com seus pok�mons. A ilha come�a com uma ponte com v�rios desafios valendo um Nugget (item que voc� pode vender por $5000). Quando lutar com umas treze pessoas, voc� vai chegar na casa do Bill (ele vai estar fantasiado de Clefairy). L�, voc� vai ter que tirar a fantasia dele (mexendo no computador dele) para ele te dar o S.S. Ticket. Agora voc� pode voltar � Cerulean. Quando chegar, voc� vai perceber que o policial que estava na frente da porta, agora est� do lado dela. Pronto, voc� j� pode sair de Cerulean e poder� ir � pr�xima cidade.
Volte para Cerulean, prepare-se, pois o jogo n�o vai ficar f�cil. Daqui para frente, quanto mais voc� avan�ar, mais o jogo vai te trazer novidades (n�o s�o diferen�as do antigo para o novo, s�o novidades famosas). Entre na casinha onde tinha um policial na frente, e voc� ver� que a casa foi totalmente destru�da por dentro. Agora saia dela pelo buraco na parede e voc� vai ver um Rocket. Ele vai te desafiar para lutar. Lute com ele para ganhar o TM 28 - Dig. Quando vencer, voc� poder� seguir para o sul. Ver� uma entrada � direita, mas n�o vai poder entrar, pois tem uma �rvore na passagem. Des�a e cuidado para n�o cair em Cerulean e ter que voltar tudo de novo. Voc� vai chegar na rota 5
Na Route 5 n�o tem muito o que fazer, mas se voc� quiser deixar um pok�mon para ganhar level ali, voc� pode. Cada passo seu � igual � 1 ponto de experi�ncia. Descendo tudo, voc� vai ver uma casinha e uma casa grande. A casa grande � a passagem para Saffron, e a pequena � a passagem subterr�nea para Vermilion, seu pr�ximo destino. Voc� deve entrar na casa pequena e atravessar um grande corredor, at� chegar em Vermilion.
VERMILION CITY
Em Vermilion h� bastante coisas � fazer. V� ao Centro Pok�mon e recupere seus pok�mons, fale com uma menina aqui para receber o VS Seeker. Entre na casa � esquerda do Centro Pok�mon e ganhe a vara de pescar (Old Rod). Voc� deve ir no navio S.S. Anne ao sul da cidade, que � como os navios das outras vers�es, s� que voc� n�o viaja nele. Entre e explore todas as cabines, nelas tem treinadores, explore todo o navio. Logo na entrada, na pen�ltima cabine, tem uma mulher ao lado de camas, ela pode recuperar o seus pok�mons. Num certo ponto ter� de lutar contra Gary.
Pok�mons que o Gary usar� na batalha:
Pidgeotto lv.19
Raticate lv.16
Kadabra lv.18
Pok�mon inicial evolu�do lv.20
Ven�a-o, e suba as escadas. Voc� vai chegar na sala do capit�o. Fale com ele para ganhar o HM 01 - Cut. Depois disso, v� para o gin�sio, tenha ensinado a t�cnica Cut a um de seus pok�mons e use Cut numa �rvore diferente. Entre no gin�sio para lutar com Lt. Surge. Voc� ver� que a passagem est� bloqueada por 2 raios de luz. Voc� deve ir olhando lixo por lixo, em um deles est� uma coisa que apaga um raio de luz. Quando achar, salve o jogo. A outra coisa que ir� apagar o outro raio de luz est� no lixo do lado, mas caso olhe no lixo errado, a luz voltar� a acender e voc� n�o poder� passar, por isso � importante salvar, porque caso erre, bastas voltar do ponto salvo.
L�der Lt. Surge - Tipo El�trico
Voltorb lv.21
Pikachu lv.18
Raichu lv.24
Se tiver capturado um Diglett, basta us�-lo na batalhas. Quando vencer, voc� ir� ganhar a Thunder Badge e o TM 34 - Shock Wave. Assim que vencer o gin�sio, voc� n�o ter� mais nada obrigat�rio em Vermilion, mas poder� fazer uma das melhores coisas do jogo: ganhar a Bike.
V� na casinha em cima do gin�sio e fale com um homem de bigode e chap�u para ganhar o Bike Voucher. Depois, v� para Cerulean e entre na Loja de Bicicletas. Fale com o homem do caixa para ganhar a sua. Seu pr�ximo destino � Celadon e para chegar em Celadon, voc� precisar� passar pelo Rock Tunnel, para passar facilmente pelo Rock Tunnel, voc� precisar� do HM 05, e para ganhar o HM 05, voc� precisar� ir para Pewter e o caminho mais pr�ximo para Pewter � a Diglett Cave, mas voc� pode ir na Route 11 para ganhar alguns levels e capturar alguns pok�mons.
Na Route 11 (saindo � direita de Vermilion), voc� vai encontrar v�rios pok�mons, e v�rios treinadores. N�o h� nada para fazer aqui, � n�o ser batalhar com os treinadores e pegar alguns itens escondidos.
DIGLETT�S CAVE
A Diglett Cave � uma caverna que n�o tem itens, nem treinadores, apenas Diglett e Dugtrio para serem capturados. Ela est� � direita de Vermilion. Atravesse-a para chegar em Pewter. Aqui, voc� poder� ir em alguns eventos, at� ent�o proibidos. Se voc� seguir ao sul da Diglett�s Cave, usando Cut nas �rvores, voc� vai ganhar o HM 05 - Flash de um assistente do professor, quando achar o cientista � s� falar com ele para receber o HM. Mas ele s� dar� se voc� j� tenha capturado pelo menos 10 pok�mons diferentes (obs.: se voc� teve um Charmander e ele evoluiu em Charmeleon, isso j� conta como 2 pok�mons capturados).
Se continuar indo ao sul achar� alguns itens. Use Cut aqui e cair� denovo em Viridian. Tem um Move Tutor em Viridian (no sul-esquerdo, depois que voc� usa o Cut) em que seus pok�mon poder�o aprender o Dream Eater. Volte � sa�da da Diglett�s Cave e use Cut � esquerda e estar� em Pewter. Em Pewter, voc� pode entrar no museu por uma casinha do lado direito, basta usar Cut no norte-direito de Pewter. Se falar com um homem ao lado de uma pedra dourada, voc� vai ganhar o Old Amber, que futuramente, poder� ser trocado por um Aerodactyl.
ROCK TUNNEL
Agora volte � sa�da de Cerulean (logo depois daquela casa que foi destru�da), logo mais � direita tem uma �rvore para se usar Cut e chegar na pr�xima rota. A Rota 9 e 10 � apenas o caminho para o Rock Tunnel. L�, tem v�rios treinadores, e � bom voc� lutar com todos, pois o jogo vai come�ar a ficar dif�cil agora, pois voc� ir� enfrentar v�rios desafios e os levels crescer�o. Quando chegar ao Centro Pok�mon, recupere seus pok�mons.
A Rock Tunnel � uma caverninha escura e muito chata. Voc� foi pegar o HM 05 na rota 2, agora voc� vai us�-lo para iluminar o caminho da caverna. N�o h� como voc� se perder l�, pois o caminho � muito f�cil. Se voc� jogou R/S, voc� ir� perceber que t�m umas pedras de Rock Smash por ali, mas enquanto voc� n�o chegar no final do jogo, n�o vai poder quebr�-las, pois voc� s� pega o HM 06 nas Sevii Islands. Voc� ir� sair no final da rota 10, ande um pouco para o sul, voc� ver� a cidade de Lavander, a cidade mais misteriosa do jogo. Se ainda est� preso na caverna, aqui v�o os mapas:
LAVANDER TOWN
Agora n�o h� muito o que fazer em Lavander, a n�o ser passar no Centro Pok�mon e recuperar seus estoques de itens na loja. Voc� vai perceber que l� tem uma grande torre, mas se voc� entrar, n�o vai se dar muito bem por l�. Agora voc� deve ir para Celadon. Saia pela esquerda para chegar na Route 08. Depois ainda voltaremos nessa torre, para atravess�-la sem problemas, porque se entrar agora s� ir� arranjar encrenca.
Na Route 8, voc� vai poder ganhar v�rios levels, pois tem bastante gente para lutar. Voc� tem que se preparar, pois faz tempo que n�o vem uma luta importante. Logo, elas vir�o todas de uma vez, e voc� n�o vai poder fugir, se quiser "terminar" o jogo. Mas voc� deve encontrar uma casinha com a passagem secreta pr�xima � uma passagem para Saffron, onde voc� ainda n�o pode entrar. Quando voc� achar essa passagem, siga direto passando por um largo corredor at� o final para chegar na Route 7, que liga Saffron � Celadon. Obs.: N�o v� tentar fazer o bug do Mew por que n�o d� certo. Quando chegar � rota 7, apenas saia pela esquerda para chegar � pr�xima cidade.
CELADON CITY
A primeira coisa que voc� deve fazer � passar no Centro Pok�mon, como em qualquer cidade. A segunda � ir para a direita e subir numa passagem pequena, e chegar em um pr�dio, para subir at� o �ltimo andar e ganhar um bel�ssimo Eevee. Depois disso, entre no mesmo pr�dio, s� que pela frente para ganhar o Tea, que habilita sua ida para Saffron (at� que enfim), com uma velhinha. Agora voc� tem duas miss�es, ganhar a quarta ins�gnia e pegar o Silph Scope na base secreta da Equipe Rocket. Qual voc� quer fazer primeiro? Vamos come�ar pelo mais legal, a quarta ins�gnia. O gin�sio est� ao sul da cidade, use Cut e siga o caminho.
L�der �rika - Tipo Planta
Victreebell lv.29
Vileplume lv.29
Tangela lv.24
Para vencer a �rika, basta voc� usar golpes de fogo (se escolheu Charmander ou evoluiu seu Eevee para Flareon) ou golpes voadores (se pegou um Pidgey, que j� deve ser Pidgeotto, no come�o do jogo). N�o ser� muito dif�cil se voc� usar pok�mons que ataquem primeiro. Voc� vai ganhar a Rainbow Badge e o TM 19 - Giga Drain. Saia do gin�sio e recupere seus pok�mons.
Agora vem a parte chata, a base da Equipe Rocket (mais abaixo tem os mapas da base, aqui vou explicando o que deve ser feito): V� numa casa chamada Game Corner, e encontre um homem de preto virado para uma placa. � um Rocket. Lute com ele e ap�s venc�-lo, fale com a placa. Isso far� com que uma escada apare�a ali perto, des�a. Voc� vai chegar num lugar onde haver� outra escada para descer (lembre-se, procure lutar com todos os Rockets em todos os andares). Des�a-a e voc� vai chegar em uma sala com duas plantas. Mais ao lado tem umas setas, � um labirinto, n�o pise na seta ainda, apenas des�a as escadas.
No andar de baixo voc� ver� outro labirinto desses abaixo. Pise nas setas e ser� levado na dire��o em que elas apontam. Quando encontrar um Rocket no final do labirinto, v� para a direita para encontrar um item e outra escada para descer. Des�a-a e v� at� o lugar mais acima do andar. Voc� ver� um Rocket. Lute com ele e depois que vencer fale novamente com ele para ganhar o Lift Key.
Agora volte dois andares acima, passe pelo labirinto e procure por um elevador na parte inferior da base. Entre nele e aperte os bot�es (extrema esquerda-cima) para ir at� o B4F. Saia do elevador e siga para cima, at� encontrar dois Rockets ao lado de uma porta. Lute com os dois para poder prosseguir at� Giovanni. De prefer�ncia deixe um pok�mon aqu�tico ou de planta para lutar, que ser� mais f�cil, pois ele usar� pok�mons pedra/terra. Use golpes lutadores contra Kangaskhan.
L�der da Equipe Rocket Giovanni
Onix lv.25
Rhyhorn lv.24
Kangaskhan lv.29
Quando venc�-lo, ele ir� desaparecer e deixar� um item, o Silph Scope. Pegue-o e saia da base. Aproveite que est� saindo e use o elevador para ir ao B1F, lute com mais um Rocket aqui. Como eu disse, abaixo est�o os mapas, siga eles e toda essa minha explica��o.
Depois de tudo isso, voc� deve pegar o HM 02 (Fly). V� numa sa�da bem � esquerda de Celadon e use Cut. Voc� vai encontrar uma casinha. Entre e saia do outro lado para ver outra casa. Entre e fale com a menina. Ela vai falar que voc� encontrou seu lugar secreto e vai te dar o HM 02. Ali tamb�m tem uma batalha em dupla. Ensine o Fly para um de seus pok�mons e ele poder� voar para qualquer cidade que j� tenha visitado. Acabou em Celadon, agora, vem outra parte chata do jogo, hehe, n�o desista, voc� j� est� na metade.
DEVOLTA � LAVANDER
Agora voc� j� tem o que fazer em Lavander, pois com o Silph Scope voc� pode ver fantasmas. Entre na torre fantasma de Lavander para salvar o velho Mr. Fuji, que subiu na torre para tentar acalmar o esp�rito de um Cubone. Suba e no segundo andar, vai encontrar Gary. Ele agora vai ter pok�mons diferentes de acordo com o seu inicial. Lute com ele e quando vencer continue subindo.
Gary - Se voc� come�ou com Bulbasaur: Pidgeotto lv.25 |
Gary - Se voc� come�ou com Squirtle: Pidgeotto lv.25 |
Gary - Se voc� come�ou com Charmander: Pidgeotto lv.25 |
V� pegando os itens que encontrar e lutando com todos os treinadores que encontrar (lembrando que golpes normais e lutadores n�o causam dano nos pok�mons fantasmas). Quando chegar no pen�ltimo andar, uma alma penada n�o vai querer deixar voc� subir, e vai te chamar para lutar. � um Marowak. Ele n�o pode ser capturado, por isso nem tente. Quando vencer o Marowak continue subindo e vai encontrar uma s�rie de Rockets para lutar. Quando vencer todos, voc� ver� o Sr. Fuji. Ele te levar� para sua casa em Lavander e vai te dar uma Pok�Flute, que serve para acordar Snorlax, habilitando sua ida para Fuchsia.
Agora que fez isso tudo, voc� pode escolher entre dois destinos, Saffron City ou Fuchsia City. N�s escolhemos Saffron primeiro, pois � o mais chato, mas voc� ter� de passar pelos dois, voc� s� est� escolhendo a ordem.
SAFFRON CITY
Agora em Saffron, a Equipe Rocket atacou de novo. O bom � que o �ltimo desafio contra eles no continente Kanto (ainda tem sete ilhas para v�-los). O �nico caminho vago � a entrada para a Silph Co. ou o mini gin�sio, tamb�m chamado de Dojo de Lutas. Ele est� no norte-direito da cidade. Ver� que tem 2 gin�sios, o da direita (que � o oficial) est� sendo bloqueada por um Rocket (assim como a entrada de v�rios lugares da cidade). O Fighting Dojo � o gin�sio da esquerda. No Fighting Dojo, voc� enfrentar� v�rios pok�mons lutadores e quando vencer todos poder� escolher entre ganhar um Hitmonchan e um Hitmonlee, ambos s�o uma boa adi��o a sua equipe.
Agora voc� dever� subir a Silph Co. e chegar no �ltimo andar para enfrentar o Giovanni pela pen�ltima vez. Esta � a parte mais chata do jogo inteiro, espero que tenha uma boa paci�ncia agora. � importante voc� explorar o pr�dio por inteiro, pois aqui � um bom lugar para se ganhar bastante dinheiro e subir levels de seus pok�mons (neste ponto do jogo, seus pok�mons deveriam estar ao menos no lv.40-45 para se dar bem nos 2 pr�ximos gin�sios, portanto, agora � a hora de correr atr�s do preju�zo).
Entre no pr�dio, antes de sair batalhando com todo mundo l� dentro, fa�a o seguinte: V� para o 5� andar e siga para sul. Tem um cientista que voc� � obrigado a lutar com ele para prosseguir ao sul. Voc� ver� um Rocket que est� pr�ximo a um bot�o. Esse bot�o � um detalhe em um quadrado no ch�o, que quando voc� pisa nele, voc� � transportado para um outro andar. Pise nele e voc� vai para o nono andar, mas n�o explore aqui ainda, d� um passo e volte a pisar no bot�o para voltar onde estava. Ande para baixo e v� para a direita para ganhar o item chamado Card Key.
Pronto, agora saia da� e volte ao 1� andar, ent�o comece a explorar andar por andar, derrotando todos os que voc� encontrar pela frente e pegando alguns itens. Se precisar recuperar seus pok�mons, sinta-se livre de sair do pr�dio e ir ao Centro Pok�mon. Se preferir, ao sul-esquerdo do 9� andar, h� uma mulher ao lado de algumas camas que recuperam seus pok�mons. Ao explorar o pr�dio, cuidado, n�o pise naqueles bot�es no ch�o, que eles v�o te tranportar para andares diferentes e v�o acabar te confundindo. Voc� ver� tamb�m que tem algumas salas separadas por uma parede diferente, na verdade isso � um port�o. Todas as vezes que voc� encontrar um port�o, fale com o port�o e aparecer� a frase: "Bingo! The Card Key opened the door", e o port�o ir� se abrir para voc� explorar a sala por dentro. Lembrando que voc� n�o deve pisar nos bot�es.
Ap�s voc� explorar todos os 11 andares, volte para o terceiro andar e passe por um Rocket num corredorzinho bem abaixo do elevador. Depois vire num outro corredorzinho � esquerda e pise no 1� bot�o dali. Ande mais um pouco e voc� vai ver quem??? Gary. Lute com ele novamente, seus pok�mons agora est�o bem mais fortes, depois voc� s� lutar� com ele denovo tendo as 8 ins�gneas. Seus pok�mons:
Gary - Se voc� come�ou com Bulbasaur: Pidgeot lv.37 |
Gary - Se voc� come�ou com Squirtle: Pidgeot lv.37 |
Gary - Se voc� come�ou com Charmander: Pidgeot lv.37 |
Ap�s derrot�-lo, fale com o outro homem da salinha, ele vai te dar um Lapras. Pise no outro bot�o da salinha para chegar no �ltimo andar. V� para baixo e lute com o �ltimo Rocket. Ven�a-o e aperte A no port�o. Giovanni ir� te chamar para lutar.
L�der da Equipe Rocket Giovanni
Nidorino lv.37
Rhyhorn lv.37
Kangaskhan lv.35
Nidoqueen lv.41
Ven�a-o e fale com o homem sentado em um sof� na sala. � o presidente da Silph Co. Ele te dar� a Masterball, a melhor pok�bola que existe, que captura sem precisar enfraquecer o pok�mon. Nessas vers�es, o melhor � us�-la em um dos c�es lend�rios que v�o aparecer repentinamente pelos matinhos de Kanto. Agora a cidade toda est� liberada, inclusive o gin�sio.
Entre no gin�sio (o que est� � direita), neste gin�sio, para chegar at� a l�der � preciso sair pisando nos bot�es no ch�o. V� pisando nos bot�es indo para a esquerda ou direita, procure lutar com todos os treinadores.
L�der Sabrina - Tipo Ps�quico
Kadabra lv.38
Mr. Mime lv.37
Venomoth lv.38
Alakazam lv.43
Ven�a-a para ganhar a Marshbadge e o TM 04 - Calm Mind. Recupere seus pok�mons e vamos prosseguir jornada
PROSSEGUINDO JORNADA
Route 16, 17, 18 = Essas rotas n�o s�o obrigat�rias, pois ligam Celadon com Fuschia. Aqui voc� vai encontrar um dos dois Snorlax que tem no jogo, ele est� no lv.30. L� n�o t�m itens, apenas pok�mons e v�rios treinadores para enfrentar. � obrigat�rio que se tenha uma Bike nessas rotas. Eu prefiro ir por essa rota, pois aqui voc� enfrentar� menos batalhas, mas vale tamb�m o level de seus pok�mons...
Obs.: Ap�s derrotar os Snorlax, posicione-se no local onde ele estava e aperte A. Voc� receber� o item Leftovers.
Route 12, 13, 14, 15 = Essas s�o outras rotas alternativas que ligam Lavander, Vermilion e Fuchsia. Nela voc� vai encontrar pok�mons aqu�ticos (at� agora raros no jogo), mas vai precisar das varas de pescar encontradas em uma casinha na rota e uma outra em Fuschia. A casinha est� logo mais � frente do Snorlax, l� voc� recebe a a vara Super Rod. Aqui tem o segundo Snorlax do jogo. Depois vai encontrar v�rios treinadores, v�rios mesmo... Se tiver sorte, voc� poder� encontrar o Ditto nos matinhos dessas rotas.
Obs.: Ap�s derrotar os Snorlax, posicione-se no local onde ele estava e aperte A. Voc� receber� o item Leftovers.
FUSCHIA CITY
Em Fuchsia h� duas coisas � fazer, ir no Safari Zone e ir no gin�sio. Existe uma casa � direita de Fuschia que voc� pode receber uma Good Rod. Mas, o mais importante, � que voc� tenha uma Super Rod agora. Entre no Safari Zone (� a casa no extremo norte da cidade). Voc� � obrigado a encontrar os itens Gold Teeth e o HM 03 - Surf.
L� tem um guarda no balc�o. Se responder que voc� quer entrar, ele te cobrar� $500 e voc� poder� entrar. Voc� recebe 30 Safari balls, s�o as pok�bolas usadas para capturar pok�mons l� dentro. Voc� n�o precisa batalhar com os pok�mons para captur�-los, quando voc� encontra um pok�mon no safari, voc� tem 4 alternativas: fugir, jogar alimento, jogar pedra e jogar Safari ball. Quando entrar, siga exatamente as instru��es abaixo, pois voc� deve pegar o HM 03 e o Gold Teeth que s�o itens muito importantes que voc� s� encontra no fim do safari. E voc� s� poder� dar 600 passos dentro do safari, por isso, n�o fique passeando l� dentro, pois quando voc� der o 600� passo, voc� ter� que sair, e se n�o tiver com esses dois itens, ter� que come�ar tudo denovo.
Ao entrar no safari, v� na sa�da � norte-direita, siga � direita e suba o morrinho. Saia pelo lado da esquerda suba tudo at� chegar em outro morrinho. Suba-o e des�a pela direita. V� por tr�s do morrinho e siga � esquerda at� chegar em outra sa�da. Voc� ver� dois morros. Suba no da esquerda e saia pela esquerda dele. Suba e siga para o norte e depois direita, suba virando � esquerda e des�a tudo at� a sa�da. Se voc� descer um pouco, ver� um item no ch�o. � a Gold Teeth. Pegue-a e siga para a esquerda e voc� ver� uma casinha. Entre e fale com o carinha. Ele vai te dar o HM 03 - Surf. Se ainda com essas instru��es voc� est� perdido, a� v�o os mapas:
Agora n�o tem mais o que fazer no Safari Zone. Capture alguns pok�mons at� acabar o n�mero total de passos e quando acabar, n�o importa onde voc� esteja, voc� ser� levado para a casinha onde come�a o Safari Zone. Quando quiser entrar denovo, basta pagar mais $500. Abaixo v�o os pok�mons que voc� encontra no Safari Zone:
Comuns de serem encontrados no safari: Nidoran macho e f�mea, Nidorina, Nidorino, Paras, Venonat, Exeggcute, Rhyhorn e Doduo.
Raros de serem encontrados no safari: Parasect, Venomoth, Chansey, Kangaskhan, Tauros, Scyther (somente em FR) e Pinsir (somente em LG)
Pescando - Super Rod: Goldeen, Seaking e Dratini. Agora, se voc� tiver mesmo muita sorte, � poss�vel at� que voc� encontre Dragonair pescando (mais s� se voc� tiver muita sorte mesmo, as chances de um Dragonair ser pescado aqui � de 1%, e voc� precisar� de ter ainda mais sorte para captur�-lo, pois os pok�mons do safari tamb�m podem escapar sozinhos se eles quiserem).
Agora volte para Fuschia. Tem uma casa ao lado direito do Pok�mon Center, entre nela e fale com o velho l� dentro, ele � o Warden, dono da Safari Zone. Fale com ele, aquele item Gold Teeth � a dentadura do velho, d� para ele e voc� receber� em troca o HM 04 - Strenght. Essa t�cnica serve para empurrar grandes pedras redondas. Inclusive, tem uma dessas pedras dentro da casa, bloqueando um item, ensine Strenght para um de seus pok�mons e use-o na pedra, ent�o voc� poder� empurr�-la. O item ali � um Rare Candy, pra quem n�o sabe, ela aumenta um level de seu pok�mon. Seu pr�ximo destino � o gin�sio. Prepare-se pois voc� vai enfrentar o l�der dos pok�mons venenosos.
O gin�sio de Fuschia tem uma coisa muito estranha, paredes transparentes, mas se voc� olhar bem, ir� perceber que pode v�-las, mas nada que seja muito complicado... Voc� pode se deparar com uns pok�mons ps�quicos, mas use a cabe�a e ven�a. Se voc� tiver dificuldade s� por causa dessa parede invis�vel, abaixo tem um mapa do gin�sio mostrando as paredes.
L�der Koga - Tipo Veneno
Koffing lv.37
Muk lv.39
Koffing lv.37
Weezing lv.43
Koga ser� bem complicado, pois ser� muito f�cil de voc� ficar envenenado. Quando vencer, voc� ir� ganhar o Soul Badge e o TM 06 - Toxic.
AGORA VOC� TEM SURF!
Como voc� recebeu o HM 03 - Surf no safari e ganhou a ins�gnea do Koga; voc� pode usar essa t�cnica surf. Ela serve para voc� nadar pela �gua, portanto, ensine surf a um de seus pok�mons. As rotas 19 e 20 ligam Fuchsia com Cinnabar e voc� dever� ter Surf para poder passear nelas. Voc� encontrar� v�rios pok�mons aqu�ticos e v�rios treinadores. Se ao sul de Fuschia voc� ficar de frente pra �gua e usar surf, voc� poder� nadar pela �gua.
Se voc� explorar essas rotas ver� que no meio delas tem uma ilha com caverna, chamamos elas de Seafoam Islands. Aqui � o local onde voc� poder� encontrar o pok�mon lend�rio Articuno. Mais para o fim do detonado temos falando com mais detalhes sobre as Seafoam Islands. Se voc� quiser explor�-la agora � s� procurar "Seafoam Islands" pro fim do detonado.
E agora que voc� tem surf, � poss�vel que voc� capture outro lend�rio que ficou dispon�vel, Zapdos. Se quiser tentar captur�-lo agora, basta usar Fly at� o Rock Tunnel (est� mais � direita no mapa, depois de Cerulean). Subindo um pouco ver� uma �gua para surfar, voc� chegar� num lugar chamado Power Plant, � aqui onde se encontra o Zapdos. Aqui � uma usina el�trica, portanto, s� encontrar� pok�mons el�tricos por aqui, no fim encontrar� o lend�rio. Mais detalhes do Power Plant est� tamb�m pro fim do detonado.
Se quiser capturar os lend�rios desde j� pode capturar, mas nosso pr�ximo destino � a ilha de Cinnabar. A forma mais r�pida � voar at� a cidade de Pallet (sua cidade natal) e usar surf ao sul da cidade, atravessar a rota seguindo ao sul e chegar� numa ilha.
CINNABAR ISLAND
Nesta cidade voc� ganhar� sua s�tima ins�gnia e poder� finalmente usar os f�sseis que voc� pegou no come�o do jogo para ganhar o Kabuto/Omanyte e o Aerodactyl. V� numa casa grande na extrema esquerda-sul da ilha. Esta casa � um laborat�rio onde ressucitam os f�sseis. Ver� v�rias portas. Entre na �ltima e fale com um cientista no alto da sala. Entregue o f�ssil e saia daqui, volte carregando no m�ximo 5 pok�mons e v� falar com o cientista denovo, ele lhe dar� o pok�mon do f�ssil. Fa�a a mesma coisa com o outro f�ssil (Helix/Dome Fossil e Old Amber). Se voc� ir no gin�sio, ver� que est� trancado, ent�o entre na casa do lado. � a Pok�mon Mansion.
N�o � t�o complicado, mas � bem chatinha essa parte. Voc� vai encontrar pap�is contando a hist�ria do Mewtwo, mas nada muito impressionante. Haver� est�tuas que mudam o caminho, e ajudam ou atrapalham. Voc� dever� achar o Secret Key para poder abrir o gin�sio. L� tamb�m t�m alguns carinhas para lutar e alguns itens a pegar. Explore o 1� andar, tem umas est�tuas que quando voc� fala com elas, elas abrem e fecham as salas.
Depois, suba at� o 2� andar e voc� ver� outra escada, se quiser subir, tem apenas um treinador l�, depois volte. Explore o 2� andar, fale com a est�tua para abrir e fechar as passagens, depois, v� para o norte-esquerdo desse andar e suba a outra escada de cima. Fale com a est�tua para ela liberar o caminho e caia no primeiro buraco � esquerda da salinha.
Agora voc� ver� v�rias plantas, um cientista e uma escada. Des�a � escada e entre na salinha � esquerda por uma porta no norte dela. Fale com a est�tua para ela liberar o caminho e saia por uma porta � esquerda, pois a porta do norte vai estar trancada. Agora v� a uma porta que estava trancada pr�xima � escada e entre. Suba tudo at� ver outra est�tua. Fale com ela e siga para a esquerda. Voc� ver� uma mesa e um item em cima dela, � o Secret Key que abre o gin�sio de Cinnabar.
Agora volte tudo e volta � salinha � esquerda da escada para trancar o caminho, sen�o a sa�da vai estar bloqueada e voc� dever� voltar tudo. V� para a escada, des�a e saia pela direita da sala onde voc� est�. Aqui v�o alguns mapas para voc� se achar:
Ap�s sair da mans�o, recupere os seus pok�mons e v� ao gin�sio. Aqui existem algumas m�quinas que quando voc� fala com elas, elas fazem uma pergunta a voc�, se voc� responder corretamente, poder� atravessar a sala sem batalhar com o treinador, se errar, ter� que lutar com o treinador. Mas se quiser, lute com o treinador de uma vez, � at� bom para voc� ir ganhando dinheiro e exp. points. As portas v�o se abrindo assim que voc� responde corretamente ou derrote um treinador, no fim, chegar� ao l�der.
L�der Blaine - Tipo Fogo
Growlithe lv.42
Ponyta lv.40
Rapidash lv.42
Arcanine lv.47
Se voc� pegou Squirtle (que j� deve ser um Blastoise) vai ser muito f�cil. O golpe surf � muito bom aqui. Ven�a-o para ganhar a Volcano Badge e o TM 38 - Fire Blast.
Assim que voc� sair do gin�sio, Bill vai aparecer num barquinho (As primeiras mudan�as no jogo que veio com os remakes). Ele vai te convidar para ir �s Sevii Islands, e � l�gico que voc� vai aceitar. � opcional, caso responda que n�o, Bill vai ficar te esperando no Centro Pok�mon de Cinnabar. Mas diga sim, vamos cobrir essa parte do detonado agora. Bem-vindo �s Sevii Islands!
ONE ISLAND - A KNOT ISLAND
Na ilha 1 voc� ver� uma casa grande difrente, quando entrar, ver� que � um Pok�Center, s� que tem uma grande m�quina ao lado direito. Mais para frente ela pode permitir que voc� troque pok�mons com as vers�es compat�veis a FR/LG. Fale com o cara da maquina (o nome dele � Celio) no Centro Pok�mon e voc� ganhar� o Meteorite e o Tri-Pass que permite andar pelas tr�s primeiras ilhas. Voc� tamb�m receber� um novo mapa com as 3 ilhas, � s� ver na sua mochila o Town Map. O Bill estar� aqui tamb�m.
Voc� perceber� que o PC n�o est� funcionando nessas ilhas, se precisar usar o PC, v� ao porto que � ao sul da ilha e v� a Three Island. Por enquanto, vamos explorar a 1� ilha. Voc� achar� um lugar que d� para surfar, portanto, use surf aqui e siga a norte e encontrar� terra firme. Haver� treinadores e itens pelo caminho. Logo achar� uma caverna, entre. L�, tem uma piscina que quando voc� para no centro dela seus pok�mons s�o recuperados. Fale com o homem na frente da cachoeira aqui e voc� receber� o HM 06 - Rock Smash.
Saia da caverna. Voc� deve ter visto que do lado de fora tinha umas pedras que bloqueavam um item. Ensine a t�cnica Rock Smash a um de seus pok�mons e ele poder� quebrar essas pedras (lembra, l� atr�s do detonado, no Rock Tunnel, tinha essas pedras). Bom, agora voc� precisa estar carregando na sua equipe um pok�mon que tenha Rock Smash e Strenght.
Use surf seguindo pro norte at� encontrar terra firme denovo. Chegar� num lugar chamado Mt. Ember. Lute com os treinadores que encontrar, ver� dois Rockets, ignore-os por enquanto, numa das pr�ximas visitas �s Sevii Islands voltaremos aqui. Siga caminho para a esquerda. Achar� uma entrada de caverna. Quando precisar usar Rock Smash e Strenght, use. No topo chegar� num lugar com umas pedras de Strenght, posicionadas como na imagem abaixo. Empurre-as na ordem indicada pelos n�meros. Voc� encontrar� um pok�mon lend�rio, � o Moltres. Prepare suas Ultra balls, salve o jogo antes da luta, capture-o, ele estar� no lv.50.
TWO ISLAND - A BOON ISLAND
Volte para o porto da ilha 1 e pe�a para ir � Two Island. Voc� chegar� na Ilha 2. Siga ao norte da ilha, l� tem uma casa com o Move Tutor que ensina os golpes imperiais: Hydro Cannon, Frenzy Plant e Blast Burn, que s�o muito poderosos, mas tem o efeito igual o do Hyper Beam, tendo que recarregar depois do uso. Ele ensina esses golpes apenas para os iniciais.
Se voc� escolheu Bulbasaur e o evoluiu at� Venusaur, ele ir� te ensinar o Frenzy Plant.
Se voc� escolheu Charmander e o evoluiu at� Charizard, ele ir� te ensinar o Blast Burn.
Se voc� escolheu Squirtle e o evoluiu at� Blastoise, ele ir� te ensinar o Hydro Cannon.
Mas para que o Move Tutor possa ensinar o golpe para seu inicial evolu�do, � preciso que voc� o coloque em 1� lugar na sua equipe de pok�mons.
Ainda na segunda ilha, v� para a �ltima casa da direita-sul. L� tem um cara que � um amigo do Bill. Voc� descobrir� que uma menina (a filha dele, chamada Lostelle) sumiu, ela est� perdida na 3� ilha (e o nome dela j� significa estar perdida, Lost = Perder) ... e voc� ter� que salv�-la, ent�o dirija-se para a 3� ilha (Three Island).
THREE ISLAND - A KIN ISLAND
Logo na entrada da ilha tem uma caverna, mas n�o haver� nada l�, numa das pr�ximas visitas �s Sevii Islands voltaremos aqui. Na terceira ilha entre no Centro Pok�mon e fale com o cara do lado do PC para poder mexer nele (Ele estava fazendo a liga��o dos Centros Pok�mon de Kanto com os de Sevii). Depois saia do Centro e enfrente os homens de bicicleta (que na verdade s�o motoqueiros) para poder seguir para o norte, s�o v�rios homens e de uma vez, eles s� tem Grimer e Koffing e suas evolu��es nos lvs.37-39. Derrote-os para seguir a norte.
Ap�s derrotar os motoqueiros, fale com os carinhas ali perto. Traga algum pok�mon seu que tenha Surf e Cut, prossiga ao norte. Siga a trilha pela esquerda lutando com os treinadores e pegando os itens, at� chegar numa floresta (Berry Forest), v� abrindo caminho em dire��o ao Norte-esquerda, mas sem deixar de explorar a floresta.
Encontrar� uma menina que ser� atacada por um Hypno lv.30. Ven�a ou capture o Hypno para poder voltar � Kanto. A menina � a que estava desaparecida, voc� vai voltar � segunda ilha, na casinha onde voc� pode jogar joguinhos com outras pessoas via Wireless Adapter. Fale com o pai de Lostelle, lembra do Meteorite que voc� ganhou do Bill quando estava com o Celio? Entregue-o para o pai da menina e receber� uma Moon Stone.
Depois de ter explorado as 3 ilhas, volte para a primeira ilha, ent�o fale com o Bill l�, ele levar� voc� devolta para Cinnabar. Ele vai falar que se voc� quiser voltar �s ilhas das Sevii Islands, � s� ir no porto da cidade de Vermilion.
O �LTIMO GIN�SIO!
Agora que estamos em Kanto denovo, voe at� Viridian. Viridian agora � uma cidade com gin�sio, para quem n�o lembra onde �, fica no norte-direito da cidade. O gin�sio � cheio daquelas setas que te levam (lembram da base dos Rockets?), mas � bem simples de passar. O l�der dos Rockets Giovanni � que � o l�der desse gin�sio.
L�der Giovanni - Tipo Terra
Rhyhorn lv.45
Dugtrio lv.42
Nidoking lv.45
Nidoqueen lv.44
Rhyhorn lv.50
Ven�a-o para ganhar a EarthBadge e o TM 26 - Earthquake. Agora voc� j� tem oito ins�gnias e pode finalmente ir para a Liga.
Voc� deve sair pela esquerda de Viridian indo as rotas 22 e 23. Essas rotas ligam Viridian at� a Victory Road. Voc� dever� lutar com Gary pela pen�ltima vez aqui e ele estar� quase t�o forte quanto na liga. Se venc�-lo facilmente, voc� est� preparado para a liga.
Gary - Se voc� come�ou com Bulbasaur: Pidgeot lv.47 |
Gary - Se voc� come�ou com Squirtle: Pidgeot lv.47 |
Gary - Se voc� come�ou com Charmander: Pidgeot lv.47 |
Quando entrar na Route 23, voc� dever� apresentar suas ins�gnias para cada guarda at� a �ltima, onde no final haver� uma caverna, e entre na caverna traga um pok�mon que saiba usar Strenght e Surf.
A �LTIMA CAVERNA - VICTORY ROAD
Finalmente voc� chegou l�, na caverna mais legal do jogo. Voc� vai usar Strenght aqui. Tamb�m ver� v�rios treinadores para lutar e v�rios pok�mons � capturar. Antes o Moltres morava a�, mas agora ele est� morando nas Sevii Islands, portanto n�o h� nada o que fazer aqui, apenas achar a sa�da e claro, lutar com treinadores e pegar itens. Para sair, basta empurrar as pedras at� os bot�es brancos no ch�o. Atravesse toda a caverna, a� v�o os mapas:
Quando sair de l�, voc� estar� no Indigo Plateau, a liga pok�mon � bem ali. Uma observa��o: � importante, neste ponto do jogo, j� ter capturado 60 pok�mons, porque � importante para depois n�o ter problemas quando for receber uma Pok�dex nova.
PLANALTO �NDIGO
Aqui � o lugar onde fica a Liga Pok�mon. Voc� vai enfrentar cinco dif�ceis batalhas e dever� ganhar todas para finalmente "terminar" o jogo. Passe no Centro Pok�mon, equipe berries em seus pok�mons e compre v�rios itens como Full Restore, Revive e Max Potion, pois voc� vai precisar. A� v�o os pok�mons da Liga e do Gary, lembrando que sempre o pok�mon mais forte de cada um estar� equipado com uma Sitrus Berry!!! E se voc� deixar o HP do pok�mon deles muito baixo, eles ir�o usar Full Restore... Esteja com seus pok�mons ao menos no lv.65 e salve o jogo antes de entrar. Voc� n�o poder� voltar ao Centro Pok�mon entre as batalhas.
Elite 4 Lorelei - Tipo �gua/Gelo
Dewgong lv.52
Cloyster lv.51
Slowbro lv.52
Jynx lv.54
Lapras lv.54
Use golpes de planta e el�tricos para vencer, cuidado ao usar tipo planta, contra a Jynx, � melhor um tipo fogo.
Elite 4 Bruno - Tipo Lutador/Pedra
Onix lv.51
Hitmonchan lv.53
Hitmonlee lv.53
Onix lv.54
Machamp lv.56
Use golpes voadores e de �gua para vencer.
Elite 4 Agatha - Tipo Fantasma/Veneno
Gengar lv.54
Golbat lv.54
Haunter lv.53
Arbok lv.56
Gengar lv.58
Evite usar golpes normais e lutadores, contra Golbat � melhor um tipo el�trico e contra Arbok � melhor um tipo terra.
Elite 4 Lance - Tipo Drag�o/Voador
Gyarados lv.56
Dragonair lv.54
Dragonair lv.54
Aerodactyl lv.58
Dragonite lv.60
Use golpes de gelo e drag�o para vencer.
Seu Rival (Gary)
Se voc� come�ou com Bulbasaur: Pidgeot lv.59 |
Se voc� come�ou com Squirtle: Pidgeot lv.59 |
Se voc� come�ou com Charmander: Pidgeot lv.59 |
Tendo golpes de fogo, el�tricos e de �gua j� � o bastante para venc�-lo, outros tipos como gelo, voador e terra tamb�m poder�o ser usados
No final do jogo, o personagem principal passa novamente por todas as rotas e cidades do jogo, at� Pallet. Depois, escolha a op��o continue para continuar com o jogo.
CONTINUANDO O JOGO - SEVII ISLANDS
Depois que voc� terminar o jogo, voc� deve ter 60 pok�mons capturados. V� falar com o professor Carvalho (ele vir� at� voc�) e ele vai te dar a Natinal Dex, uma Pok�Dex melhorada, que pode armazenar os dados dos 386 pok�mon. Agora voc� pode capturar pok�mons do GSC e RS, mas como voc� vai captur�-los? Pegando o Ruby e a Sapphire, que est�o perdidos pelas Sevii Islands.
Entre no porto de Vermilion, voc� ser� levado para as Sevii Islands. V� para a ilha 1 e fale com o Celio. Ele dir� que precisar� dos itens Ruby e Sapphire para poder fazer aquela m�quina funcionar e permitir que voc� troque os pok�mons de Hoenn/Johto para essa vers�o. Voc� deve ir pegar o Ruby, ele est� naquele lugar onde tem dois Rockets na ilha 1 (bem ao norte, perto do Moltres, no Mt. Ember, lembrou?). Lute com os Rockets e entre numa caverna que agora se abriu ali perto.
Explore toda a caverna. Traga um pok�mon que use a t�cnica Strenght, pois vai precisar. Voc� pega o Ruby no fim dela. Quando chegar a um lugar com dois caminhos, pegue o do sul, o da direita leva a entrada da caverna. Pegue o Ruby, volte naquele caminho e pegue o da direita, � um atalho pra chegar mais r�pido a entrada da caverna. Saia, volte at� Celio e entregue o Ruby, e ele vai te dar um passaporte (Rainbow Ticket) para as ilhas 4, 5, 6 e 7. Voc� tamb�m receber� mapas das ilhas 4 e 5, 6 e 7.
Ainda falta a Sapphire, mas agora vamos explorar as Sevii Islands. V� at� a ilha 3. Lembra que logo na entrada da ilha tem uma caverninha que antes n�o tinha nada? Entre nela agora. Ver� que ela cresceu um pouquinho. Passe pela sa�da e chegar� numa �rea com matinho. Voc� poder� encontrar Dunsparce aqui, nada demais. Vamos explorar as demais ilhas agora.
FOUR ISLAND - A FLOE ISLAND
A quarta ilha � a menor de todas. Aqui voc� vai encontrar o Breeding Center (local onde voc� pode cruzar seus pok�mons) e uma caverna. Esta caverna � a Icefall Cave, est� localizada � direita da ilha, usando surf. Dirija-se a ela.
Nesta caverna, voc� ver� que h� pisos cristalinos que quando voc� pisa sobre eles uma vez, eles racham, pisando neles uma segunda vez, eles quebram, fazendo voc� cair no andar de baixo. Pegue todos os itens que voc� encontrar na caverna, um deles � o HM 07 - Waterfall, que serve para subir cachoeiras, como aquela que tem no come�o da caverna. Portanto, ensine Waterfall a um pok�mon seu e fa�a ele subir a cachoeira, des�a a escada e entre na caverninha. Voc� encontrar� Lorelei (aquela da elite 4) enfrentando alguns Rockets. V� l� e ajude ela a derrot�-los.
Voc� ainda ter� que ver Rockets nessas ilhas. Ainda nessa caverna, se voc� tiver sorte, poder� encontrar Delibird (se joga FireRed) ou Sneasel (se joga LeafGreen). Tamb�m v�o aparecer Swinub. N�o h� mais nada para fazer na ilha 4, vamos agora para a ilha 7. Prefiro deixar as ilhas 6 e 5 para depois, porque nelas � que est�o os Rockets, portanto, dirija-se � Seven Island.
SEVEN ISLAND - A QUEST ISLAND
Aqui tem 2 atra��es: A Trainer Tower e a Tanoby Ruins.
Tanoby Ruins s�o as ru�nas onde se encontram os Unowns, para chegar at� l�, basta seguir caminho ao sul da ilha. Traga pok�bolas se quiser ir capturando os Unowns. Traga pok�mons com Surf e Strenght. Encontrar� treinadores pelo caminho, em um certo ponto, ver� uma caverna. Entre nela e empurre as pedras, abaixo est� o mapa, siga a dire��o da seta vermelha primeiro, depois azul, depois roxa e depois verde:
Quando voc� empurrar as pedras pros locais indicados, acontecer� um terremoto. Isso quer dizer que agora � poss�vel que voc� encontre Unowns nas ru�nas. Siga para o sul da ilha at� encontrar �gua, usando surf por aqui voc� chega nas 7 ruinas. Voc� encontrar� os Unowns das 26 letras mais os novos Unowns ! e ?. Da esquerda para a direita, voc� encontra nas ruinas:
1�: Unowns ? e A
2�: Unowns C, D, H, O e U
3�: Unowns E, I, N e S
4�: Unowns J, L, P, Q e R
5�: Unowns F, G, K, T e Y
6�: Unowns B, M, V, W e X
7�: Unowns ! e Z
E para chegar a Trainer Tower, basta surfar ao norte da s�tima ilha. Ela � como o Trainer Hill da vers�o Emerald. A id�ia � chegar ao topo da torre o mais r�pido o poss�vel derrotando os treinadores. No final, chegar� ao telhado da torre, onde um cara te d� um item como pr�mio, de acordo com o tempo que voc� demorou para subir toda a torre. Use itens entre as batalhas para recuperar os seus pok�mons, pois, se voltar ao Centro Pok�mon da torre ir� perder muito tempo. Os levels dos pok�mons aqui v�o estar no mesmo level de seu pok�mon mais forte. Portanto, � melhor entrar aqui com os pok�mons todos no mesmo level. Boa Sorte, vai precisar ... Mas vou avisando, a Trainer Tower � uma �rea opcional, n�o � necess�rio passar por ela.
SIX ISLAND - A FORTUNE ISLAND
V� ao porto e siga em dire��o da sexta ilha. Chegando aqui, poder� ir a norte e a sul, vamos explorar o norte primeiro, basta usar surf pro norte e chegar� a terra firme. Enfrente tudo quanto � treinador que tem por aqui. � bom, porque voc� ainda ter� que enfrentar a Elite 4 mais uma vez, e seus pok�mons devem estar ao menos no lv.75.
Depois, volte a �rea do porto da ilha e siga em dire��o ao sul. Voc� precisar� das t�cnicas Cut e Strenght ao longo do caminho. Prepare-se para lutar com mais treinadores. Tamb�m h� itens a serem pegos. Voc� precisar� do Cut para abrir o port�o da caverna.
Dentro da caverna, siga os buracos do norte, esquerda, direita e por �ltimo sul. Qualquer outra combina��o far� voc� voltar ao come�o. Voc� encontrar� a Sapphire! Mas quando for pegar, vir� um cientista e tomar� de voc�, ele trabalha para os Rockets. Mas ele permitir� que voc� agora possa entrar num lugar da ilha 5 onde se escondem os Rockets.
N�o h� mais nada a fazer na ilha 6, ent�o parta para a Five Island!
FIVE ISLAND - A CHRONO ISLAND
Antes de mais nada, vamos acabar de vez com esse assunto dos Rockets. Siga caminho � direita do Pok�mon Center, haver� Rockets pelo caminho, siga em dire��o ao sul. Logo achar� um casar�o bem grande, aqui � o Rocket Warehouse. Se voc� passou por ambos os lugares onde estavam o Ruby e a Sapphire, voc� consiguir� entrar. Abaixo segue um mapa do lugar, siga as setas vermelhas primeiro, depois as azuis:
No final, lute com o cientista. Ele usa el�tricos e Porygon nos lvs.46. Derrote-o e voc� ficar� com a Sapphire. Leve-a at� Celio na ilha 1, e voc� poder� fazer trocas com R/S/E/Colosseum/XD. Agora que Celio tem o Ruby e a Sapphire na m�quina, foi liberado sua passagem para a Unknown Dungeon (ou Cerulean Cave). Tamb�m agora � poss�vel enfrentar novamente a elite 4, e eles estar�o com pok�mons novos e/ou mais fortes. Mas antes, aproveitando que ainda estamos nas Sevii Islands, vamos acabar de explorar a quinta ilha.
Esteja carregando no m�ximo 5 pok�mons. Surfe � esquerda da ilha, indo em dire��o norte-esquerda. V� seguindo as passagens entre as pedras na �gua, em dire��o � esquerda. Chegar� em uma ilhazinha. Aqui tem uma treinadora e um velho. Fale com um velho que ele te dar� um ovo, se voc� depois der 1000 passos carregando ele em sua equipe, nascer� um Togepi.
Volte a ilha, surfando a norte e indo em dire��o a direita, haver� treinadores para lutar. Depois, volte e siga em dire��o ao Rocket Warehouse. Use surf seguindo em dire��o sul-direita o m�ximo que voc� puder. Chegar� numa ilha com uma grande rocha. Se voc� deixar um item Lemonade ali, o cara que est� do lado te dar� o TM 42. No mais sul-esquerdo da ilha ter� o item Metal Coat.
Depois de explorar as Sevii Islands, volte pro porto e escolha a op��o Vermilion, e voc� estar� devolta a Kanto. Agora h� algumas coisas opcionais a fazer, se quiser, fa�a-as agora.
�reas Opcionais:
SEAFOAM ISLANDS
Nas Seafoam Islands voc� correr� o risco de capturar Articuno, mas isso � realmente chato. Voc� estar� habilitado de vir aqui assim que tiver o HM 03 - Surf e ganhado do l�der de Fuschia. Entre numa caverna que h� l� dentro. Voc� vai precisar de Surf e Strenght. Depois de muito trabalho, ver� que para sair de l� � bem f�cil. Para ver o que d� para voc� fazer, basta olhar os mapas abaixo:
Aqui voc� deve ir empurrando as pedras para os buracos, pois, nos �ltimos andares tem correntezas na �gua, que fazem voc� se desviar do caminho certo. Quando conseguir chegar no Articuno, salve o jogo, prepare suas Ultra balls. N�o use a Master ball aqui, acredite, haver� lend�rios mais dif�ceis. Boa sorte em suas tentativas de captur�-lo, ele estar� no lv.50.
POWER PLANT
A Power Plant � uma usina hidroel�trica, onde vive a ave lend�ria dos pok�mons el�tricos, chamado Zapdos. Para chegar nela, basta usar Fly at� o Rock Tunnel, ent�o suba e achar� um rio para surfar. Nade e chegar� no Power Plant. Aqui voc� n�o tem nada � fazer, apenas capturar v�rios pok�mons el�tricos mesmo. Cuidado para n�o se enganar com Voltorb, pensando que s�o itens...
Para este lend�rio, tamb�m use Ultra balls para tentar captur�-lo. Lembre-se sempre de salvar o jogo antes de come�ar a batalha, pois, caso n�o consiga captur�-lo, voc� poder� tentar denovo do lugar onde salvou. Voc� est� liberado para captur�-lo ao mesmo tempo que Articuno. Zapdos tamb�m est� no lv.50, boa sorte para captur�-lo.
OS C�ES LEND�RIOS
Sim, nestas vers�es voc� tamb�m poder� capturar os c�es lend�rios Raikou, Entei ou Suicune. Mas s� um deles poder� aparecer para voc�, e ser� da mesma forma que eles apareciam em G/S/C: aleatoriamente pelos matinhos de todo o continente Kanto. Eles poder�o aparecer logo ap�s que voc� derrotar a elite 4. Os matinhos que eles aparecem s�o os que est�o nas rotas dos arredores de Cerulean, Saffrom e Fuschia, ou seja, praticamente em todo o mapa. Conforme voc� ande ou voe de uma cidade/rota para a outra, eles mudar�o o local de onde est�o. � preciso de muita sorte para encontr�-los, e quando encontrar, n�o pense duas vezes: v� logo atirando a Master ball, assim, � certeza que voc� vai captur�-lo, sem precisar enfraquec�-lo. Mas caso n�o use a Master ball, ser� mais dif�cil, porque eles ir�o fugir no primeiro golpe dado neles e voc� ter� que encontr�-lo denovo para outras tentativas de enfraquec�-lo ou atirar a Ultra ball, de prefer�ncia.
|
|
|
O c�o que ir� aparecer para voc� vai depender do pok�mon inicial que voc� escolheu no in�cio da jornada. Assim como o inicial que o seu rival escolhe, o c�o lend�rio que vai aparecer ser� sempre aquele do tipo que tem vantagem ao seu inicial. Ent�o:
Se voc� escolheu Squirtle, aparecer� Raikou;
Se voc� escolheu Bulbasaur, aparecer� Entei;
Se voc� escolheu Charmander, aparecer� Suicune.
UNKNOWN DUNGEON (CERULEAN CAVE)
� uma caverna que fica em Cerulean. � l� que se captura o Mewtwo. Cheio de labirintos, � um lugar muito chato, por�m vem v�rios pok�mons, do mais legal, ao mais estranho. S� que voc� vai ter que ter a National Dex para entrar l�... Tamb�m vai precisar ter entregado o Ruby e a Sapphire para o Celio, ent�o, isso quer dizer que s� para entrar j� � dif�cil.
Para chegar l� basta sair pelo norte de Cerulean e procurar um lugar � esquerda para se usar Surf. Se voc� tiver entregado o Ruby e a Sapphire para o Celio e se tiver a National Dex, n�o haver� ningu�m na entrada da caverna. Se tiver um cara barrando a entrada da caverna, quer dizer que falta fazer essas coisas.
Quando a passagem estiver livre, entre. Lembre-se de trazer um pok�mon que saiba usar a t�cnica do Rock Smash. Lembre-se tamb�m de trazer um belo estoque de Ultra balls, pois al�m de precisar delas para capturar o Mewtwo, os pok�mons aqui est�o muito fortes, e para serem capturados com mais facilidade, precisa-se da Ultra ball. Assim como nas antigas vers�es de R/B/Y, a Unknown Dungeon � uma grande caverna com pok�mons em levels altos. Abaixo seguem os mapas da caverna. Para chegar diretamente ao Mewtwo, basta seguir as letras E, F e G.
Itens:
Pok�mons:
Geodude e Graveler - usando rock smash
Psyduck/Slowpoke e Golduck/Slowbro - usando surf
Wobbufet e Electrode - tendo sorte, s�o raros de serem encontrados
Golbat, Parasect, Primeape, Machoke, Kadabra, Magneton e Ditto - comuns
Explore bem a caverna, cuidado para n�o se enrolar nos labirintos. As letras indicam onde as escadas v�o dar. Use Rock Smash para chegar at� alguns itens, um deles � a Ultra ball, j� � uma ajuda para tentar capturar o Mewtwo.
Quando chegar ao fim da caverna encontrar� um pok�mon muito forte, isso mesmo, � o Mewtwo. Ele � o pok�mon lend�rio mais forte de todos, digo isso porque ele est� no level 70, ser� o lend�rio mais dif�cil de ser capturado, quanto mais alto o level, mais dif�cil � para capturar. Fique de frente para o Mewtwo e salve o jogo. Como captur�-lo � muito dif�cil, � importante salvar, para caso n�o conseguir, tentar denovo do lugar de onde salvou.
Para facilitar a captura, deve deix�-lo com o HP baixo e coloc�-lo para dormir (sleep). Mas � preciso fazer isso r�pido, porque caso ele use seu golpe Safeguard, ele n�o ser� afetado nem por sleep, nem por poison, nem por nenhuma outra condi��o de Status. Outro problema � que ele possui o golpe Recover. Isso quer dizer que, quando voc� estiver tentando abaixar o HP dele, ele vai l� e recupera uma parte do HP com essa t�cnica. N�o subestime o Mewtwo, quando eu falei que ele era dif�cil de ser capturado, � porque ele � mesmo, ainda mais que � um pok�mon lend�rio.
Ele tamb�m possui 2 golpes ofensivos: Psychic e Swift, que poder�o ir causando danos ao seu pok�mon. Quando achar que � a hora certa, atire a Ultra ball e tor�a para que ele seja capturado. Te desejo boa sorte, pois � bem mais prov�vel que ele escape do que seja capturado, mas n�o desista! Voc� ainda tem chances, e o Mewtwo vale muito a pena, pode at� ajudar na sua nova ida a elite 4, porque os pok�mons dos membros da elite v�o estar mais fortes e o Mewtwo est� em um bom level para enfrent�-los. Se quiser derrotar denovo os membros da elite 4, sejam igual ao Mewtwo, ou melhor, tentem ser melhor do que ele, Mewtwo � um exemplo de um pok�mon de level alto e voc� precisa estar em um level mais alto do que o dele para enfrentar denovo as elites.
Voc� pode ver que o Mewtwo � dif�cil de ser derrotado, ele dificilmente se d� por vencido, por isso � dif�cil de captur�-lo. Se voc� tem a Master ball e n�o quiser us�-la contra os c�es lend�rios, Mewtwo � o �nico outro lend�rio que vale a pena usar a Master ball. Assim que tiver capturado o Mewtwo (com um enorme sacrif�cio de tentativas), voc� zerou a Cerulean Cave. Use um Escape Rope para sair, ou fa�a seu caminho devolta para a entrada.
FIM DE JOGO - O �LTIMO DESAFIO � ELITE 4
Quando seus pok�mons estiverem bem fortes mesmo (ao menos at� o lv. 75), volte ao Indigo Plateau, pois voc� ter� que enfrentar a elite 4 denovo. Voc� j� sabe como se preparar. Na verdade, assim que voc� ajudar Lorelei a derrotar os Rockets na Four Island, a op��o de batalhar com a elite 4 melhorada est� aberta. Se achar que est� pronto, ent�o, vamos a liga!
Elite 4 Lorelei - Tipo �gua/Gelo
Dewgong lv.64
Cloyster lv.63
Piloswine lv.63
Jynx lv.66
Lapras lv.66
Agora Lorelei tem Pilowine, para ele, golpes de fogo e de �gua s�o bem efetivos.
Elite 4 Bruno - Tipo Lutador/Terra
Steelix lv.65
Hitmonchan lv.65
Hitmonlee lv.65
Steelix lv.66
Machamp lv.68
Agora Bruno tem Steelix, para eles, golpes de fogo e de �gua s�o bem efetivos.
Elite 4 Agatha - Tipo Fantasma/Veneno
Gengar lv.66
Crobat lv.66
Gengar lv.70
Misdreavus lv.65
Arbok lv.68
Agora Agatha tem Misdreavus, derrote-a da mesma forma que derrotaria o Gengar.
Elite 4 Lance - Tipo Drag�o/Voador
Gyarados lv.68
Kingdra lv.66
Dragonite lv.66
Aerodactyl lv.70
Dragonite lv.72
Agora Lance tem Kingdra, golpes el�tricos ou de gelo mesmo podem derrot�-lo.
Seu Rival (Gary)
Se voc� come�ou com Bulbasaur: Heracross lv.72 |
Se voc� come�ou com Squirtle: Heracross lv.72 |
Se voc� come�ou com Charmander: Heracross lv.72 |
Derrote o Gary da mesma forma que voc� sempre derrota.
NAVEL ROCK
Navel Rock � uma ilha, ela faz parte das Sevii Islands, seria a ilha 8. Voc� precisa ter o Mystery Ticket distribuido por um Evento da Nintendo. Se voc� o tem, poder� chegar a esta ilha pelo porto de Vermillion. Aqui ter� uma caverna. Siga o caminho todo at� encontrar um lugar que tem 2 caminhos: um para a esquerda e outro para a direita. Siga � esquerda para chegar em um Ho-oh em lv.70. Siga � direita para chegar em um Lugia em lv.70. Boa sorte para captur�-los.
BIRTH ISLAND
Birth Island � uma ilha, ela faz parte das Sevii Islands, seria a ilha 9. Voc� precisa ter o Aurora Ticket distribuido por um Evento da Nintendo... denovo. Se voc� o tem, poder� chegar a esta ilha pelo porto de Vermillion. Voc� ver� que tem um tri�ngulo aqui, aperte A nele e ele ir� se mover (salve antes de apertar A nele). Ande at� ele, dando o menor n�mero de passos o poss�vel, e v� apertando A nele at� aparecer um pok�mon. Caso voc� n�o der o menor n�mero de passos, o tri�ngulo voltar� a sua posi��o inicial e voc� ter� de come�ar tudo denovo. O pok�mon que ir� aparecer � Deoxys. Se for FireRed, ser� o Deoxys na forma ataque, se for LeafGreen, ser� o Deoxys na forma defesa. Boa sorte pra captur�-lo.