XY: Pokémon Amie

Pokémon Amie

O Pokémon Amie é uma forma de interagir com seu pokémon. Com essa ferramenta, você é capaz de alimentar seu pokémon, acariciá-lo e brincar com ele. Você pode imitar seus movimentos e controlá-los através da touchscreen. A comida que fica disponível para seu pokémon chama-se PokéPuff. Você segura o PokéPuff com a stylus e aproxima-o da boca do pokémon, que irá comê-lo. Para fazer carinho no pokémon, basta esfregas a stylus em sua cabeça ou barriga. Alguns mini-games podem ser jogados utilizando os pokémons de sua equipe. Essa é a forma de brincar com eles.

Stats do Pokémon Amie

Existem três stats exclusivos do Pokémon Amie: o afeto, a fome e a diversão. O afeto (ícone coração) determina a afeição que o seu pokémon tem por você, a fome (ícone PokéPuff) determina quantos PokéPuffs seu pokémon precisa comer e a diversão (ícone nota musical) determina o quanto o seu pokémon brincou com você. Existem os medidores desses stats. São cinco ícones de coração, PokéPuff e nota musical. Brincar com um pokémon, por exemplo, pode deixá-lo com fome. Isso aumentará os ícones de nota musical e diminuirá os ícones de PokéPuff.

Quando você dá comida ou faz carinho nos pokémons, ele soltam alguns coraçõezinhos no ar. Para aumentar o afeto, o stat mais importante e que nunca diminui, você deve fazer com que seu pokémon vá soltando esses coraçõeszinhos. Para acender o primeiro ícone de coração do medidor, basta que seu pokémon solte um coraçãozinho. Para acender o segundo ícone, 50 coraçõeszinhos são necessários. Para acender o terceiro, são necessários 100. Para o quarto, 150. E para o quinto, 250.

Decorações e Tela do Amie

Conforme você joga Pokémon Amie, você pode obter várias decorações. Muitas das decorações estão relacionadas com o tipo do pokémon que você está brincando. Essas decorações podem ser colocadas na tela inicial do Pokémon Amie da maneira que preferir. Quando você estiver online, pokémons de outros jogadores poderão aparecer para brincar com o seu pokémon. Além disso, se você estiver caminhando no jogo com a tela do Pokémon Amie aberta, o seu pokémon também caminhará pela tela. Se você deixar um PokéPuff na tela para os pokémons dos outros jogadores pegarem, você poderá conseguir coisas como novas decorações, papéis de parede e até mesmo PokéPuffs especiais.

Interagindo com seu Pokémon

Quando você está interagindo com seu pokémon, as características de alguns pokémon podem te atrapalhar. Você não pode fazer carinho, por exemplo, no corpo de um Slugma (pois ele queima), nas bochechas de Pikachu (pois podem dar choque), num espinho de Bergmite (pois pode congelar) ou no chifre de Pawniard (pois pode cortar). Se o pokémon estiver desmaiado ou com algum problema de status, ele pode aparecer dormindo e você não conseguirá brincar com ele. Alguns pokémons, como Shedinja, não conseguem comer PokéPuffs.

Os PokéPuffs Você pode conseguir mais PokéPuffs possuem cinco tipos de sabor: Mint, Citrus, Mocha, Spice e Sweet (as cinco colorações diferentes). Cada pokémon individual tem o seu sabor preferido. Além disso, existem quatro categorias de PokéPuffs: Basic, Frosted, Fancy e Deluxe (as quatro formas diferentes). Quanto melhor a categoria, mais afeição você recebe de seu pokémon. Você vai obtendo mais PokéPuffs brincando com os pokémons nos mini-games. Quanto melhor a pontuação, melhores os PokéPuffs.

Mini-Games

É jogando os mini-games que você aumenta o stat de diversão do pokémon (ícone nota musical). Cada mini-game possui níveis de dificuldade. Quanto maior a dificuldade, mais aumenta o stat de diversão.

Berry Picker: Nesse mini-game, você deve usar a stylus para colher berries para os seus pokémons. Seus pokémons aparecem na tela pedindo por uma das berries da árvore, basta dar para ele a berry que ele está pedindo. Conforme o tempo vai passando, ele fica mais agitado e os pokémons pedem por berries mais rapidamente. Você ganha pontos com base na sua velocidade e precisão para dar as berries aos seus pokémons e também na quantidade de berries colhidas.

Head It: Nesse mini-game, algumas bolas de novelo de lã irão cair. Seus pokémons estarão em baixo, na direção onde os novelos caem. Sua tarefa é fazer seu pokémon cabecear o novelo de lã, rebatendo-o. Basta tocar em seu pokémon quando o novelo encostar nele. Conforme você vai fazendo isso sem deixar o novelo cair, você vai fazendo combos e a velocidade vai aumentando.

Tile Puzzle: Nesse mini-game você precisa resolver um quebra-cabeça com a imagem de seus pokémons. A imagem que você precisa montar não é estática, os pokémons da imagem ficam em constante estado de movimento, deixando o jogo um pouco mais difícil. O desafio é completar o quebra-cabeça mais rápido e com menos movimentos o possível. Quanto mais rápido, melhor.

Fazendo Caretas

Às vezes pode acontecer de seu pokémon pedir para que faça algumas caretas, como sorrir ou piscar. Se você acertar 5 dessas caretas, o afeto do pokémon também aumentará. Quando esse recurso é liberado, um smiley aparecerá no canto inferior esquerdo da tela, indicando que a câmera do 3DS reconheceu o jogador. Para isso acontecer, é importante que o local esteja bem iluminado e que seu rosto esteja claramente visível (óculos ou cabelo na frente do rosto podem atrapalhar). Além disso, a lente da câmera deve estar limpa. É bom manter o 3DS a uma certa distância do rosto. Mexer a cabeça ou fazer uma careta pode ajudar a câmera a te identificar.

Efeitos em Batalhas

O Pokémon-Amie não é serve apenas para brincar de bichinho virtual com seus pokémons e jogar mini-games. Se você não gosta dessa ideia, aqui vai um motivo para usá-lo: se você tiver bastante afeto com seu pokémon, alguns benefícios podem ocorrer durante uma batalha. Esses benefícios podem acontecer a qualquer momento durante a batalha de forma aleatória. Se o medidor de afeto de seu pokémon tiver 2 ícones de coração, ele tem chances de ganhar mais exp. em batalhas. Com 3 ícones de coração, seu pokémon pode sobreviver com 1 HP um dano que iria derrotá-lo. Com 4 ícones de coração, seu pokémon pode desviar de alguns ataques (mesmo daqueles que nunca erram) e também se curar sozinho de algum problema de estado (perdendo a paralisia, a queimadura, o veneno, descongelando, acordando ou saindo da confusão). Com todos os 5 ícones de coração, seu pokémon tem mais chances de causar um Critical Hit.

Esses benefícios, no entanto, não acontecem com um pokémon mega evoluído, nem em batalhas online ou aquelas feitas na Battle Maison. Em algumas ocasiões, após um pokémon com bastante afeição terminar uma batalha, uma mãozinha poderá aparecer esfregando sua cabeça pelo bom trabalho. Para Eevee evoluir para Sylveon, é necessário 2 pontos de afeição (2 ícones de coração) e ter aprendido um golpe do tipo fadaa. Você notará que um pokémon com 2 pontos de afeição, ao entrar numa batalha, balançará duas vezes. Com 3 pontos dará dois pulinhos. Com 4 ou 5 pontos, o pokémon olha para o lado ao entrar numa batalha.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page