Treinamento Pokémon

Treinamento é tudo aquilo que um treinador pokémon faz em sua busca para se tornar um mestre pokémon. Sobretudo, se refere a elevar força, poderes e habilidades dos pokémons em batalhas. Para entender o treinamento pokémon, é preciso saber qual deve ser o relacionamento entre treinador e pokémon e qual a melhor maneira de promover essa relação. Dependendo de seus pontos de vista individuais sobre treinamento, diferentes treinadores seguem diferentes métodos de treino, focando em diferentes áreas. Na verdade, não existe uma maneira exata de se treinar, já que muitos dos métodos têm razões válidas por trás deles, com suas próprias vantagens e desvantagens.

Dentre as diversas formas de treinamento, podemos resumi-las em duas categorias. A primeira consiste em focar na amizade e no bem-estar dos pokémons e no desenvolvimento de um vínculo de amizade. A segunda consiste em desenvolver a força e as habilidades de seu pokémon e ser capaz de controlá-lo com maestria. Muitas vezes vemos treinadores discutirem entre si sobre qual é o melhor ponto de vista. De fato, este é um tema comum na série, muitas vezes apoiado na ideia de que a amizade é a coisa mais importante no relacionamento de um treinador com seu pokémon. Um bom treinador seria capaz de extrair o verdadeiro potencial de qualquer pokémon com seu amor e carinho.

Esse debate também ocorre entre os fãs da série pokémon, especialmente entre os jogadores dos games. Alguns seguem a mensagem que a série transmite, treinando com amor e carinho e dando o seu melhor para vencer batalhas, sem se preocupar muito com a força do pokémon. Outros se concentram em treinar pokémons com o único propósito de torná-lo bem competitivo, buscando por diversas artimanhas para garantir que a capacidade que cada pokémon tem seja aproveitada da melhor forma possível. Não há uma resposta clara sobre qual dos dois métodos é melhor, visto que ambos possuem vantagens e desvantagens.

Conseguindo pokémons

Geralmente, quando um treinador começa sua jornada, ele vai até o professor da região e obtém o seu pokémon inicial, juntamente com uma pokédex e algumas pokébolas. Com o seu pokémon inicial, o treinador pode fazer batalhas pokémon e usar as pokébolas para capturar outros pokémons, enquanto adiciona informações dos pokémons capturados em sua pokédex. Como pesquisadores, os professores dão a missão para os treinadores de ajudá-los a conhecer mais sobre os pokémons.

Capturar pokémons não é benéfico apenas ao professor, como também aos treinadores. É capturando pokémons comuns que o treinador consegue a habilidade que precisa para capturar pokémons mais raros e poderosos, e quem sabe até lendários. Ter muitos pokémons também dá aos treinadores várias opções para escolher qual deles quer treinar, além de acrescentar mais informações úteis em sua pokédex sobre as diferentes espécies dos pokémons.

Nem todos os pokémons são encontrados na natureza ou evoluem de outros pokémons. Por conta disso, treinadores também precisam fazer trocas, embora isso não seja considerado treinamento. Treinadores que estão mais preocupados em aumentar sua coleção de pokémons acabam caindo na classe de colecionadores. Muitas outras classes procura colecionar pokémons de um determinado tipo ou que possuem características em comum.

Montando uma equipe

Embora seja possível capturar centenas de pokémons, treinadores não podem carregar consigo mais do que seis pokémons, nem usar mais do que seis pokémons numa batalha. Por causa disso, costumam não treinar mais do que seis pokémons de cada vez. Certos treinadores, tal como Ash, não ligam muito para isso e simplesmente escolhe qual pokémon quer que viaje com ele e qual vai usar em batalhas. Outros, como Gary, prepara uma equipe com bastante cuidado, selecionando pokémons que podem trabalhar melhor juntos e que sejam capazes de encarar uma variedade de adversários, o que chamamos de manter uma equipe equilibrada. Ainda há outros treinadores que preferem montar uma equipe de pokémons poderosos, como Paul, encontrando aqueles com natureza e características individuais que sejam mais benéficas para eles, ou cruzar pokémons para conseguir melhores golpes.

Cuidando dos pokémons

O treinador é responsável pela saúde e felicidade de seus pokémons. Portanto, eles devem alimentá-los, levá-los aos Centros Pokémon regularmente, curar seus problemas de status, reanimá-los quando são desmaiados, e dar a devida atenção e carinho. Os treinadores que se especializam com esses tipos de cuidados são conhecidos como criadores pokémon.

Negligenciar e abusar de pokémons é uma falta grave de responsabilidade do treinador. Algumas equipes criminosas organizadas, no entanto, acreditam que abusar dessas criaturas pode realmente fazer delas mais fortes. Alguns levaram essa ideia ao extremo, “fechando a porta dos corações dos pokémons”, transformando pokémons normais em pokémons sombrios. Portanto, restaurá-los em seu estado natural através de uma purificação também é considerada uma forma de cuidar dos pokémons.

Adquirindo força e habilidades

Embora alguns treinadores fiquem satisfeitos por tratar dos pokémons deixando-os felizes e saudáveis, muitos treinadores querem batalhar com seus pokémons, logo, precisam desenvolver suas habilidades de combate. Isso também é benéfico para os pokémons, uma vez que eles também são vistos com desejo de lutar e ficarem mais fortes. Geralmente, esse é o aspecto que está mais associado ao treino de pokémons.

A maneira mais fácil de aumentar a força de um pokémon é por meio de uma batalha pokémon, que irá lhe dar experiência e permitir que ganhe níveis, melhorando assim suas estatísticas e geralmente, tornando-o mais forte. Treinadores também ensinam golpes novos para seus pokémons usarem em batalhas. Alguns treinadores ainda monitoram os valores de esforço de seus pokémons para garantir que seu pokémon ganhe as estatísticas mais benéficas.

Evolução

Gerir a evolução de um Pokémon é uma parte importante do treinamento. Um treinador pode ter um grande controle para decidir quando e como seu pokémon vai evoluir. Isso concede-lhes um grande controle sobre a força de seus pokémons. No entanto, nem todos os treinadores evoluem seus pokémons apenas para deixá-los mais fortes, alguns optam até por deixá-los sem evoluir.

Batalhas pokémon

Embora outros aspectos de treinamento sejam tão importantes quanto batalhar, muitos acreditam que a forma como um treinador batalha é a melhor maneira de demonstrar como eles treinaram. Isso levanta a questão se aqueles treinadores que se destacam em áreas específicas de treinamento são piores treinadores. Talvez seja esse o motivo de que a definição de um campeão pokémon é bem definida, enquanto a de um mestre pokémon é bastante ambígua.

Ainda assim, a habilidade em batalha é amplamente considerada como um resultado do treinamento pokémon, pois testa a saúde e força do pokémon, a tática do treinador e a relação que eles possuem, tudo de uma vez. Batalhar é uma parte essencial do treinamento em outros sentidos também, uma vez que a maior parte dos pokémons são capturados em batalhas e são desenvolvidos em batalha.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...