TCG: Turnos

TURNOS

Você e o seu oponente jogam em turnos alternados. Durante o turno do seu oponente, você não faz nada, exceto substituir o seu Pokémon Ativo se ele for Nocauteado (veja abaixo). Durante o seu turno, siga os passos abaixo.

O que você pode fazer durante o seu turno?

Você pode fazer muitas coisas durante o seu turno! Você sempre compra o seu card primeiro e sempre ataca por último. Veja a lista de tudo o que você pode fazer:

1) Compre um card.

2) Siga os passos abaixo em qualquer ordem e quanto você desejar:

+ Coloque um Pokémon Básico no Banco.
+ Faça com que um Pokémon em jogo evolua.
+ Ligue um card de Energia a um Pokémon (uma vez por turno).
+ Use um card de Treinador.
+ Faça o seu Pokémon Ativo Recuar.
+ Use um Poder do Pokémon.

3) Ataque com o seu Pokémon Ativo (uma vez por turno).

4) O seu turno acaba aqui.

1) Compre um card.

Você sempre começa o seu turno comprando um card (se o seu deck não tiver mais cards no começo do seu turno, o jogo acaba e o seu oponente vence).

2) Siga os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes você desejar:

+ Coloque um Pokémon Básico no Banco

Escolha um Pokémon Básico da sua mão e coloque-o no seu Banco, voltado para cima. Você nunca pode ter mais do que 5 Pokémons no seu Banco; sendo assim, você só pode colocar um novo Pokémon Básico no Banco se houver no máximo 4 Pokémons nele.

+ Faça com que um Pokémon em jogo evolua

Você tem um card na sua mão que diz: “Evolui de “Fulano”. Se “Fulano” é o nome de um Pokémon seu que já está em jogo, você pode colocar aquele card na sua mão em cima do Pokémon “Fulano”. Quando isto acontece, diz-se que o Pokémon “evoluiu”.

Exemplo: Juliane tem um Pokémon chamado Ninetales, que diz: “Evolui do Vulpix”, e ela tem um outro Pokémon Vulpix em jogo. Ela pode colocar o card do Ninetales sobre o card do Vulpix.

Quando um Pokémon evolui, todos os cards ligados a ele continuam com ele (cards de Energia, de Evolução etc.), assim como qualquer quantidade de dano que ele possa ter sofrido, mas os ataques antigos e os Poderes do Pokémon do qual ele evoluiu vão embora. Além disso, todas as outras coisas relacionadas àquele Pokémon desaparecem – Sono, Confusão, Paralisia e Veneno, ou qualquer outro efeito que possa ser resultante de um ataque sofrido anteriormente.

É uma pena, mas você não pode fazer com que um Pokémon que você acabou de jogar, ou evoluir, evoluir de novo. Além disso, você não pode fazer com que um Pokémon evolua no primeiro turno do jogo. Finalmente, sim, você pode fazer com que um Pokémon no seu Banco evolua – ele conta como “em jogo”!

+ Ligue um card de Energia a um Pokémon

Tire um card de Energia da sua mão e ligue-o a um dos seus Pokémons em jogo (coloque-o embaixo do card do Pokémon).

Ao contrário da maioria das coisas que você pode fazer durante o seu turno, você só pode fazer isto uma vez durante o seu turno. Lembre-se, também, que você pode ligar um card de Energia a um Pokémon no seu Banco. Afinal, ele também está “em jogo”!

+ Use um card de Treinador

Quando você quiser usar um card de Treinador, faça o que ele manda e a seguir coloque-o na pilha de descarte.

+ Faça o seu Pokémon Ativo Recuar

Você pode substituir o seu Pokémon Ativo por um dos Pokémons que estão no seu Banco. Para fazer isto, você precisa descartar Energias ligadas ao Pokémon Ativo numa quantidade igual ao Custo para Recuar, que está indicado no canto inferior direito do seu card(você lerá mais sobre custos na seção “Ataque com o seu Pokémon Ativo”). Se você não puder fazer isto, então o seu Pokémon não pode Recuar. Os Pokémons que não têm um Custo para Recuar, não precisam descartar Energias quando Recuam – eles podem fazê-lo “de graça”.

Um Pokémon que está Adormecido ou Paralisado não pode Recuar. Um Pokémon Confuso pode tentar recuar, mas talvez ele não consiga (o porquê disto será explicado mais tarde, na parte das regras).

Quando o seu Pokémon Ativo vai para o Banco (seja porque ele Recuou para lá, ou porque foi colocado lá de outra maneira), ele mantém os seus cards de Energia, de Evolução e quaisquer marcadores de dano que ele já tenha. Todas as outras coisas relacionadas a este Pokémon vão embora – Sono, Confusão, Paralisia, Veneno, ou qualquer outra coisa que possa ser resultante de um ataque que ele tenha sofrido anteriormente. Todas estas condições desaparecem.

Mesmo que faça o seu Pokémon recuar, você poderá atacar durante este turno.

+ Use um Poder Pokémon

Alguns Pokémons têm “Poderes Pokémons”, poderes especiais que eles podem usar quando estão em jogo (lembre-se: Pokémons no Banco também estão “em jogo”). Muitos destes poderes podem ser usados antes do seu ataque. Cada Poder Pokémon é diferente dos outros, portanto você deve lê-los com atenção, para entender como cada um funciona. Um Poder Pokémon não é o mesmo que um ataque do Pokémon, por isso, mesmo que você use o Poder Pokémon, ainda assim você poderá atacar!

3) Ataque com o seu Pokémon Ativo

Se você desejar, pode fazer com que o seu Pokémon Ativo ataque o Pokémon Ativo do seu oponente (também chamado de “Pokémon Defensor”). Esta é a última coisa que você pode fazer durante o seu turno – depois disso, não pode fazer mais nada. Você só pode atacar uma vez durante o seu turno e o seu Pokémon só pode usar um dos ataques dele de cada vez. Para atacar, simplesmente diga ao seu oponente qual dos ataques do seu Pokémon você está usando. Você só pode usar um ataque se você tiver no mínimo as Energias necessárias para o ataque ligadas ao seu Pokémon Ativo.

A quantidade de Energia exigida para um ataque está escrita à esquerda do nome do ataque.

Para atender aos requisitos de Energia Incolor ({o}), pode-se usar qualquer tipo de Energia – {G}, {R}, {W}, {L}, {P}, {F}, ou {o}. No entanto, os requisitos de Energia de um tipo específico só podem ser atendidos por aquele tipo de Energia. Por exemplo, você só pode usar um ataque com requerimentos de {R} {R} {o}, se aquele Pokémon tiver pelo menos 3 cards de Energia ligadas a ele, das quais pelo menos 2 sejam Energia {R}.

Para poder usar um ataque de um Pokémon, a quantidade requerida de Energia precisa estar ligada a ele, mas você não precisa descartar estes cards para atacar. Os cards continuam ligados ao seu Pokémon, a menos que eles digam o contrário!

Quando atacar, leia o ataque que você está usando e faça o que ele manda. Para cada 10 pontos de dano causados a um Pokémon, coloque um marcador de dano nele. Se um Pokémon sofrer uma quantidade total de dano igual ou maior do que os seus Pontos de Vida, (por exemplo, 4 ou mais marcadores de dano num Pokémon com 40 PV), ele é imediatamente Nocauteado.

Alguns Pokémons têm Fraqueza ou Resistência em relação a certos Pokémons de outros tipos (por exemplo, o Charmander tem Fraqueza contra Pokémons {W}). Um Pokémon Defensor sofre dano em dobro quando luta com Pokémons contra os quais ele é Fraco; por outro lado, quando luta com Pokémons contra os quais ele é Resistente ele sofre 30 pontos de dano a menos.

Normalmente, o seu ataque não depende da ordem das suas ações mas, se depender, é assim que você irá usá-lo: primeiro, pague todos os custos (descarte os cards de Energia, por exemplo) antes de calcular os efeitos do ataque. Depois, calcule o dano – ele vem antes dos outros efeitos. Além disso, a Fraqueza é aplicada antes de outras coisas que possam alterar a quantidade de dano.

O que acontece quando o seu Pokémon é Nocauteado?

Toda vez que o seu Pokémon for Nocauteado, coloque o card do Pokémon Básico correspondente e todas os outros cards ligados a ele (cards de Evolução, cards de Energia etc.) na sua pilha de descarte. O seu oponente então escolhe um dos Prêmios dele (mesmo se você Nocautear o seu próprio Pokémon!) e o coloca na mão. Depois disso, você deve substituir o seu Pokémon Ativo por um Pokémon do seu Banco (se você não puder fazer isto porque o seu Banco está vazio, você perde o jogo). Se o seu Pokémon Ativo e o Pokémon Ativo do seu oponente forem Nocauteados ao mesmo tempo, o jogador a quem o turno pertence substitui o Pokémon dele por último. Este mesmo jogador também escolhe o seu Prêmio por último.

4) O seu turno acaba aqui.

Algumas vezes, há coisas para você fazer depois que o seu turno termina, mas antes que o turno do seu oponente comece. Quando você tiver feito estas coisas, o turno do seu oponente se inicia.

O que acontece após o turno de cada jogador?

Após o turno de cada jogador, se o Pokémon Ativo de qualquer um dos jogadores estiver Envenenado, ele sofre dano. Se estiver Adormecido ou Paralisado, ele pode se recuperar. Aí então, começa o turno do próximo jogador.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page