TCG: Status

STATUS

Alguns ataques fazem com que o Pokémon Defensor fique Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado. Estas condições não afetam os Pokémons no Banco, somente os Pokémons Ativos – na verdade, se um Pokémon vai para o Banco, estas condições são removidas dele. Além disso, quando um Pokémon evolui, ele não fica mais Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado.

Adormecido

Se um Pokémon está Adormecido, ele não pode atacar nem recuar. Vire o card daquele Pokémon para o lado esquerdo, para mostrar que ele está Adormecido. Após o turno de cada jogador, tire “cara ou coroa”. Se der “cara”, o Pokémon acorda (coloque o Pokémon na posição original novamente), mas se der “coroa”, o Pokémon continua Adormecido e você tem que esperar até depois do próximo turno para tentar acordá-lo de novo.

Confuso

Se um Pokémon está Confuso, você deve tirar “cara ou coroa” toda vez que tentar atacar com ele, ou toda vez que você tentar fazê-lo recuar. Coloque o Pokémon com a cabeça dele virada para você, para mostrar que ele está Confuso.

Quando você tenta fazer um Pokémon Confuso recuar, primeiro você precisa pagar os Custos para Recuar: descarte os cards de Energia exigidas. Agora, tire “cara ou coroa”. Se der “cara”, o seu Pokémon recua normalmente. Se der “coroa”, a tentativa de Recuar falha e o Pokémon não pode mais tentar recuar durante aquele turno.

Quando você atacar com um Pokémon Confuso, tire “cara ou coroa”. Se der “cara”, o ataque funciona normalmente, mas se der “coroa”, o seu Pokémon ataca a si mesmo, sofrendo 20 pontos de dano (se o seu Pokémon tem Fraqueza ou Resistência ao seu próprio tipo, ou se há algum outro efeito que altera o ataque, aplique estas condições como de costume).

Se der “coroa”, o Pokémon Ativo causa 20 pontos de dano a ele próprio, mesmo se o seu ataque normalmente não causar dano (como o ataque de Retirada do Squirtle).

Paralisado

Se um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Vire o Pokémon à direita para mostrar que ele está Paralisado. Se um Pokémon Ativo está Paralisado, ele se recupera depois do turno do Treinador dele. Vire o card para a posição original novamente.

O que isto quer dizer é que, se o seu Pokémon ficar Paralisado, ele não poderá agir no seu próximo turno, mas depois disso ele volta ao normal.

Posições dos cards:

+ Posição Normal
+ Adormecido Virado para esquerda
+ Paralisado Virado para esquerda
+ Confuso Virado para baixo (de cabeça para baixo)

Envenenado

Se um Pokémon estiver Envenenado, coloque um “marcador de veneno” nele, para mostrar que ele está Envenenado.

Enquanto estiver Envenenado, o Pokémon sofre 10 pontos de dano após o turno de cada jogador, ignorando qualquer Fraqueza ou Resistência. Se um ataque for Envenenar um Pokémon que já está Envenenado, ele não fica duplamente Envenenado; ao invés disso, o novo Veneno substitui o anterior.

Atenção! Os seus marcadores de veneno devem ser bem diferentes dos seus marcadores de dano, para que não sejam confundidos.

Queimado

Se um Pokémon estiver queimado, coloque um “marcador de queimadura” nele para mostrar que ele está queimado. Enquanto ele estiver queimado, lance uma moeda depois do turno de cada treinador. Se o resultado for coroa, coloque dois marcadores de dano nele, ignorando a fraqueza e a resistência. Se um ataque fosse queimar um pokémon que já estava queimado, ele não ficará queimado em dobro; em vez disso, a nova condição de queimadura substitui a antiga. Use marcadores diferentes para dano e para queimadura.

O seu Pokémon pode estar adomercido e confuso ao mesmo tempo?

Se um novo ataque faz com que um Pokémon que já está Adormecido, Confuso ou Paralisado fique Adormecido, Confuso ou Paralisado, a condição anterior desaparece e apenas a nova vale – mas estas são as três únicas condições que se anulam mutuamente. Por exemplo, um Pokémon pode estar Confuso e Envenenado ao mesmo tempo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page