TCG: Começando

COMEÇANDO

No Pokémon Trading Card Game (ou Pokémon Estampas Ilustradas), um dos seus objetivos é ter a coleção completa de cartas; isto é parecido com o jogo do Game Boy, onde você também coleciona os Pokémons. As suas cartas de Pokémons, de Evolução e de Treinador existem em quatro raridades: as cartas círculo marcados no canto inferior direito, com um desenho de um círculo. As cartas losango estão marcados com um símbolo de losango e as cartas estrela estão marcados com uma estrela de cinco pontas. Além disso, algumas cartas estrela são impressos usando uma imagem holográfica.

Para completar, uma quantidade limitada de cada suplemento de Pokémon é impressa com o símbolo de 1ª edição, o que mostra que estas cartas pertencem à primeira edição daquela expansão. As mesmas cartas poderão ser reimpressos no futuro, mas nunca com o símbolo de 1ª edição.

Se você está interessado principalmente em jogar, há sempre boas cartas encontradas em todos os tipos (muitos dos Pokémons mais populares – como Pikachu, Charmander, Squirtle e Bulbasaur – são cartas círculo).

O que você precisa para jogar?

Tanto você, como o seu oponente precisarão de baralhos próprios, cada um com 60 cartas, uma moeda para tirar “cara ou coroa”, e alguns marcadores para indicar a quantidade de dano causada aos seus Pokémons. (Você pode, por exemplo, usar marcadores de duas cores diferentes, uma valendo 30 pontos de dano e a outra 10.)

Como vencer?

No Pokémon, você pode vencer de três maneiras diferentes. Primeira: no começo da partida, você separa 6 dos seus cards e eles contam como Prêmios. Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega 1 dos seus Prêmios e põe na sua mão. Quando você tiver recebido todos os seus 6 Prêmios, você vence a partida (você irá vencer a maioria delas assim)! Segunda: você também vence se o seu oponente não tiver mais Pokémons para continuar a lutar contra os seus Pokémons. Finalmente, você vence se, no início do turno do seu oponente, o baralho dele(a) não tiver mais cartas.

Como é o jogo?

Você e o seu oponente jogam em turnos alternados, usando as cartas que têm nas mãos. Algumas destas cartas serão de Pokémons Básicos, outros serão cartas de Evolução que podem transformá-los em Pokémons maiores e mais fortes e outros ainda, serão cartas de Energia que ajudam os Pokémons a lutar. Você também pode usar as cartas de Treinador – e estas cartas permitem que você faça muitas coisas diferentes, que o ajudam a vencer.

Você pode ter vários Pokémons na mesa ao mesmo tempo, mas apenas um deles (chamado o seu “Pokémon Ativo”) estará lutando para você, de cada vez. Os outros estarão sentados no seu Banco de Reservas, no caso de você precisar deles para lutar. A cada turno, você terá uma chance de atacar com o seu Pokémon Ativo, o que, ou causará dano ao Pokémon Ativo do seu oponente (que durante o seu ataque é chamado de “Pokémon Defensor”), ou causará algo mais a ele, assim como fazer com que ele fique Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado. Se o seu ataque causar uma quantidade de dano suficiente para Nocautear o Pokémon Defensor, você recebe um dos seus 6 Prêmios. Quando você receber o seu sexto Prêmio (ou seja, quando você tiver Nocauteado 6 Pokémons do seu oponente), você vence!

Quais são os tipos diferentes de cartas?

Os Pokémons Básicos são os suas cartas mais importantes. Eles lutam para você, a cada turno, contra os Pokémons do seu oponente.

As Cartas de Evolução são colocados sobre as suas cartas de Pokémons Básicos (ou, às vezes, em cima de outras cartas de Evolução). Eles fazem com que os seus Pokémons evoluam, se tornem maiores e mais poderosos!

As Cartas de Energia são ligados aos seus Pokémons para fornecer a Energia que eles necessitam para usar seus ataques.

As cartas de Treinador são cartas que fazem algo apenas uma vez e depois são descartados. Você pode jogar vários por vez.

As cartas de Apoiador são semelhantes aos de Treinador, mas você pode jogar apenas um por vez.

As cartas de Estádio representam arenas de batalhas especiais, mantidas até que outro carta de Estádio seja jogado. Você pode apenas colocar uma carta de Estádio por turno.

Começando o jogo

Embaralhe o seu baralho e compre uma mão inicial de 7 cartas. Coloque o resto do seu baralho na sua frente, com as cartas voltadas para baixo.

+ Se você não tiver uma carta de Pokémon Básico na sua mão (ele dirá “Pokémon Básico” no canto superior esquerdo), mostre suas cartas para o seu oponente, embaralhe-os de novo com o resto do seu baralho e compre 7 cartas novamente. O seu oponente pode, então, comprar até 1 carta extra. Se você ainda não tiver um Pokémon Básico dentre as suas cartas novas, repita este processo, mas o seu oponente poderá comprar 1 carta a cada vez que você não possuir Pokémon Básico na mão inicial!

+ Tanto você como o seu oponente escolhem um Pokémon Básico da própria mão e os colocam na mesa, voltados para baixo. Estes serão os seus Pokémons Ativos que iniciarão o jogo.

+ Cada jogador pode, se desejar, escolher até 5 Pokémons Básicos da própria mão e colocá-los, voltados para baixo, no seu próprio Banco (o Banco é onde os Pokémons que não são os Pokémons Ativos esperam).

+ Coloque as seis primeiras cartas do topo do seu baralho, voltados para baixo, na sua frente. Estas cartas servirão como seus Prêmios, que você receberá quando os Pokémons do seu oponente forem nocauteados. Você não poderá olhar estas cartas até recebê-los como um Prêmio.

+ Tire “cara ou coroa” para decidir quem joga primeiro.

+ Desvire todos os Pokémons, Ativos e nos Bancos, que foram colocados na mesa.

Como a sua Área de Jogo deve se parecer

+ O baralho do seu oponente
+ Os Pokémons do seu oponente, no Banco
+ A pilha de descarte do seu oponente
+ O Pokémon Ativo do seu oponente
+ Os Prêmios do seu oponente
+ Área de Jogo
+ Seu baralho
+ Seu Banco
+ Seus Prêmios
+ Seu Pokémon Ativo
+ Sua pilha de descarte

Deixe um espaço reservado para a sua pilha de descarte. Todas as suas cartas que forem descartadas durante o jogo, por quaisquer razões, irão para esta pilha.

Durante o jogo, você colocará mais e mais cartas na mesa. Todas as cartas que estiverem na mesa, na área onde os Pokémons Ativos estão, ou no Banco, são chamados “em jogo”. O seu baralho, seus Prêmios e as cartas na sua pilha de descarte não são considerados “em jogo”.

As cartas de Pokémon, de Evolução e de Energia ficam na mesa – “em jogo” – depois que você retirá-los da sua mão e colocá-los na mesa. Você pode continuar usando estas cartas turno após turno. No entanto, as cartas de Treinador são usados uma vez e depois descartados.

Carta de Pokémon

+ Nome
+ Estágio de Evolução
+ Pontos de Vida
+ Tipo de Pokémon (ou Incolor)
+ Poder Pokémon (ou Custo de Ataque e Texto)
+ Custo de Ataque e Texto
+ Texto Ilustrativo
+ Nome do Ilustrador
+ Nível
+ Número do Monstro
+ Número da Carta
+ Símbolo do Tipo
+ Dano do Ataque
+ Dados sobre o Pokémon

Card de Treinador

+ Nome
+ Texto das Regras
+ Nome do Ilustrador
+ Número da Carta
+ Símbolo do Tipo

Card de Energia

+ Símbolo de Energia
+ Número da Carta
+ Nome do Ilustrador

Legenda dos Símbolos de Energia

{G} Planta
{R} Fogo
{W} Água
{L} Raios
{P} Psíquica
{F} Luta
{D} Escuridão
{S} Metal
{Y} Fada
{N} Dragão
{o} Incolor

Símbolos de Energia

(Exemplo no Livro de Regras ptbr de Pokémon Estampas Ilustradas, baixe por aqui)