Tazos, Caçulinha e Jo-Kén-Pokémon

Muitos dos produtos destinados mais especialmente a crianças se renderam à febre Pokémon no fim da década de 90 e início dos anos 2000. Esses produtos traziam diversos itens colecionáveis que ficaram populares entre os fãs durante meses. Convido vocês a se lembrarem de três coleções que marcaram época quando a série era sucesso no Brasil.

Tazos Pokémon:

Os tazos eram pequenos discos colecionáveis que viraram febre entre as crianças no fim da década de 90. A maioria deles ilustravam séries infantis famosas da televisão. Como pokémon tornava-se um sucesso mundial na época, não poderia deixar de ter ganhado sua própria coleção de tazos. Os primeiros tazos de pokémon eram encontrados nos pacotes de salgadinho da Elma Chips, como Cheetos, Fandangos, Stiksy e Pingo d’Ouro.

Existiam 70 tazos diferentes com ilustrações dos pokémons, sendo 45 tazos normais e 25 tazos lenticular, conhecidos como “evolutazos”, nos quais os pokémons “evoluíam” entre 55 pokémons, perfazendo um total de 100 personagens diferentes. Hitmonlee e Hitmonchan, apesar de não serem evoluções, faziam parte de um dos evolutazos. Contudo, vieram a fazer parte da mesma linha evolutiva mais tarde na 2ª geração.

Além da figura do pokémon, os tazos possuíam uma imagem de plano de fundo que indicava o tipo do pokémon. No verso do tazo havia a imagem de uma pokébola e as imagens dos tipos que aquele pokémon ganhava. Os pokémons normais não “ganhavam de:” nenhum tipo de pokémon, já o tipo gelo era o tipo que mais “ganhava de:” outros tipos, ganhando de 7 tipos diferentes de pokémons. Eram um tanto raros, pois só haviam Jynx e Articuno com esse tipo nos tazos. Era comum crianças disputarem para ver qual pokémon ganhava de qual, e claro, a prática de aposta de tazos, onde quem ganhava, levava os tazos.

Diversas versões dessa promoção foram lançadas no mundo todo, com tazos de outros pokémons, além dos 70 tazos lançados no Brasil na época. Alguns países tiveram inclusive tazos de alguns pokémons da 2ª geração.

Guaraná Antarctica Caçulinha Pokémon:

A empresa de bebidas Antarctica também resolveu investir nos monstrinhos de bolso e lançou o guaraná Caçulinha Pokémon. Na região da tampinha da garrafa vinha um recipiente em forma de pokébola. Dentro da pokébola vinha uma miniatura de algum pokémon/personagem surpresa. Eram 40 miniaturas diferentes para colecionar. Além das miniaturas, os rótulos das embalagens do guaraná Caçulinha Pokémon também podiam ser colecionados. Eram 5 rótulos, cada um estampando um pokémon diferente: Pikachu, Meowth, Charmander, Squirtle e Caterpie.

Mais tarde foi lançada uma nova edição do guaraná Pokémon: Guaraná Caçulinha Pokémon – Jornada de Johto. Nesta série, alguns pokémons da 2ª geração podiam ser encontrados.

Jo-Kén-Pokémon:

A 2ª geração de pokémon chega ao Brasil e as promoções sobre a série continuavam bombando. Desta vez a Elma Chips lança a promoção Jo-Kén-Pokémon, uma nova coleção composta por 60 cards no total, sendo 57 com figuras de pokémons da nova geração e apenas 3 com pokémons da primeira temporada.

No verso dos mini cards havia um “card game” baseado no famoso joquempô. Além dos tradicionais pedra, papel e tesoura, o game contava também com a corda, o fogo e a água. Havia ainda dois anuladores especiais, o anti-chamas e o impermeável. Como no jogo original, ganha quem jogar o elemento mais forte.

Cada pokémon poderia vir com uma de duas variações diferentes de elemento, por exemplo, no verso do card do Entei poderia tanto estar estampado o papel como a água.

No fim da década de 90 e no início dos anos 2000 o sucesso de Pokémon rendeu muitos produtos, como revistas, figurinhas, cards, entre outros. Os tazos, o guaraná Caçulinha e o Jo-Kén-Pokémon foram só algumas coleções que marcaram época.

Agradecimentos ao blog Coisas Olds pelas informações.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...