Spin-off: Pokémon Shuffle Mobile

Pokémon Shuffle Mobile

Continuando com o grande sucesso que foi a versão para Nintendo 3DS, Pokémon Shuffle agora possui uma versão Mobile para Android e iOS. Ele segue o mesmo estilo do Pokémon Shuffle original: um jogo de puzzle onde você deve ir combinando 3 ou mais peças iguais para marcar pontos. As fases, os pokémons encontrados e toda a jogabilidade seguem iguais à versão do console. Para jogar o Pokémon Shuffle Mobile, é necessário estar conectado à internet o tempo todo. Uma mensagem de erro aparecerá caso você se desconecte. Uma diferença entre a versão mobile e a versão do Nintendo 3DS é o layout. Os estágios com os pokémons agora seguem de baixo para cima (no 3DS era da esquerda para a direita).

O preço dos itens também mudaram de uma versão para a outra. Eles custam bem mais moedas na versão mobile. Esses itens servem para conseguir alguns benefícios na partida, como obter mais movimentos, mais experiência, mega evoluir no início da partida, diminuir complexidade, bloquear as interrupções e aumentar o poder de ataque. Além disso, a Great Ball também está mais cara. Ela fica disponível para compra quando a pokébola comum falha. No 3DS ela custava 2500, no mobile ela custa 3500. Veja uma comparação dos preços da versão mobile (à esquerda) e da versão do 3DS (à direita).

Para compensar esse aumento, o preço das Jewels está ligeiramente menor (para você que estar disposto a comprar usando seu cartão de crédito ou algo similar). Veja a seguir o comparativo (preço em euros):

Além disso, as Jewels podem ser trocadas por mais corações e mais moedas do que a versão para Nintendo 3DS:

Para compensar a ausência do StreetPass, na versão mobile é possível fazer login em sua conta do Facebook e enviar mini-corações aos seus amigos que também estão jogando e fizeram login no jogo. Cada mini-coração enviado irá encher um pouco uma barra que, quando estiver totalmente cheia, se transformará num coração. Os mini-corações que você recebe também ajudam a encher essa barra. Através dessa conectividade, você pode visualizar o progresso de seus amigos no jogo, com detalhes de quantidade de pokémons capturados, fases completadas, etc.

O estágio 37 (Meowth), está um pouco diferente da versão para o console. Esta fase é famosa por se conseguir moedas. No entanto, o Meowth da versão mobile pode, além de soltar uma moeda, soltar um bloco de madeira, que por azar tem chances de cair numa das bordas e sobrepor uma de suas moedas. Por outro lado, também há chances de ele soltar duas moedas ao invés de uma. Além disso, as fases 21 (Buneary) e 130 (Ampharos), por terem mais movimentos, são famosas por darem mais experiência a seus pokémons que as outras fases. Porém na versão mobile elas dão 5 pontos a menos (25 e 45 respectivamente).

O estágio especial dos fins de semana, o Meowth’s Coin Mania, famoso por ter várias moedas no campo, agora pode se jogado novamente no dia em troca de uma Jewel. Outro detalhe é que quando você vence os estágios das mega evoluções, em vez de você receber uma Jewel, você receberá 5 corações – e esses corações não serão adicionados no contador de vidas extras como no Nintendo 3DS, mas no contador principal, podendo inclusive ultrapassar o limite de 5 corações. Outra diferença é que agora, para desafiar o estágio de uma mega evolução, existe um número mínimo de pokémons que precisam ser capturados.

A opção de Check in do 3DS equivale ao seu login. Basta que você abra o jogo e você receberá 500 moedas por dia, 1000 moedas a cada 10 login. Existe também uma opção separada onde os seus prêmios ficarão, sempre que você usar um código ou ganhar uma competição, por exemplo. Outro detalhe a ser notado é a taxa de captura dos pokémons. Quando ela é muito baixa, será exibida como ?%. Também o percentual de ativação de algumas habilidades foi modificada.

Prós:

– Finalmente um jogo de Pokémon para celular.
– Integração com o Facebook.
– Tão divertido quanto a versão do Nintendo 3DS.

Contras:

– É obrigado a estar conectado na internet para jogar.
– Os itens do jogo custam mais moedas do que a versão para Nintendo 3DS.
– Alguns recursos estão mais limitados em comparação à versão para Nintendo 3DS.

Screenshots:

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page